motores

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Nuno Pires » sexta Oct 23, 2009 10:56 pm

Boa noite a todos.

Companheiro Nuno quanto a traseira penso que o Amigo José já disse o essencial mas a nível de motor pode ter ai algum trabalho que pode fazer, coisas simples que se souber fazer pode poupar muitos €€€

Em primeiro e já aqui foi dito substituir toda a água do sistema e se conseguir limpar todo o circuito, coisa "simples", vazar pelo tubo inferior do radiador tirar toda a água e depois sem o tapar colocar com uma mangueira água corrente pela entrada superior, ai pode ver o "caudal" de saída e perceber se tem algum tipo de retenção, nesse caso pode ter o radiador entupido.
Se assim for insista com o procedimento pode ser que consiga que algumas melhorias e de uma forma "natural" a sujidade saia.
Existem produtos para o efeito mas na minha opinião pessoal é um "pau" de dois bicos, pode desentupir "demais" se o radiador estiver em mau estado pode provocar fugas, mas claro é a minha opinião pessoal.
Depois pode limpe o resto dos tubos, atenção abra a chaufage, colocar no interior a temperatura na posição mais quente para que desta forma liberte a água que está no seu interior.
Ainda pode tentar limpar o que está no bloco, aqui já pode trazer mais trabalho, mas nada demais motor a trabalhar e água abundante directamente para o radiador pela parte superior deixando o tubo que vem do motor "solto" sem estar ligado ao radiador para quando o termostato abrir a água que estava no interior do motor sair e não entrar novamente no circuito aqui tem o sistema "todo" renovado depois é só tirar a água e colocar liquido refrigerador está feito.

Também pode ver se a segunda ventoinha está a bombar, caso contrario pode ter ai problemas eléctricos e aqui pode entar uma válvula nova ou então mais chatices...

Também pode colocar um botão SOS (eu tenho na Ramona) este botão serve para activar-mos a ventoinha de uma forma manual sem termos que estar a espera que a válvula +faça o seu trabalho desta forma pode antecipar o arrefecimento da água, mas se não perceber de electricidade auto deve falar com pessoal habilitado, este sistema tem um senão não se pode esquecer que ligou a ventoinha, em caso de esquecimento e uso excessivo pode queima-la, não há bela sem senão.
Vaso espansor como está??? Muito castanho???
Se assim for desmonte na sua totalidade, fora do motor coloque um pouco de água e areia, sim areia normal do rio e tampe todos os orifícios depois abane vai ver que toda a sujidade sai, repita esta operação até sair tudo e depois tem que limpar até toda a areia sair.

Isto todo partindo do pressuposto de não ter a junta já queimada :shock:
Não existe passagem de óleo para a água???
Não existe aumento do nível de óleo????
Não tem no interior da tampa das válvulas uma espécie de massa???
Não quero assustar mas.....

Espero ter ajudado mas se precisar de alguma coisa apite.
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor Nuno Sousa » sábado Oct 24, 2009 6:40 am

Obrigado pelas dicas.
Vou realmente tratar da traseira brevemente. Em relação á temperatura, o radiador foi colocado novo pelo antigo proprietário. Creio não haver problemas de maior o óleo está sempre ao nível (não consome óleo), a água do radiador também esta limpa.
Vou falar com o mecânico e provavelmente efectuar uma boa limpeza e verificar o termóstato/válvula e colocar o tal botão de SOS.
De qualquer forma obrigado pela vossa disponibilidade.
Votos de boas saídas.
Nuno Sousa

Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm

Refrigeração do motor

Mensagempor Rula » segunda nov 09, 2009 9:57 pm

Olá companheiros AC'istas.
Também têem o método do apalpão para verificar se o sistema de refrigeração do motor está em condições. É simples e eficaz.
:wink:
Ao apalpar os tubos de borracha(apertar mesmo), se sentir algo do tipo crostas a partir, então será necessário uma limpeza no sistema.
Caso contrário, ao apertar, sentirá um tubo limpo e a instalação estará em condições. :D
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Rula

Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm

Aumento potência motor 1.9 TD

Mensagempor mafranco » segunda fev 15, 2010 11:29 am

Sentindo na m/ AC 1.9 TD os mesmos problemas referidos neste tópico fiz uma busca para um eventual aumento de potência e encontrei este Powersystem que o vendedor português diz ser uma maravilha (???).
Alguém conhece, ou tem opinião, sobre o seu interesse ?
Poderá afectar a fiabilidade dum motor já com 150.000 kms ?
Abaixo deixo o site para poderem ver o tal sistema.

http://www.powersystem.fr/FR/fiche_prod ... 2&tracteur

A informação do construtor é a seguinte:
Voici les gains apportés :
+18cv
+3.00mKg
Tarif : 460 € TTC posé

Obrigado desde já pela v/ colaboração.
mafranco

Registado: segunda mai 01, 2006 6:32 am

Aumento de potência

Mensagempor josegon_calves » terça fev 16, 2010 8:55 pm

Companheiro mafranco,

Não sou técnico em mecânica nem nada que se pareça.

Contudo, quero apenas alertá-lo que acrescentar mais uns cavalinhos num motor que está quase sempre em esforço, dada a tonelagem da viatura, não creio que seja boa ideia. O resultado poderá ser mesmo o colapso do mesmo com custos deveras significativos.

Uma autocaravana de 1.9, vai onde todas as outras vão. Mais devagar, mas vai. Eu já tive uma e sei do que falo.

Na minha opinião, uma autocaravana de 1.9, é o ideal para percurso de planicie e litoral, onde os esforços solicitados são menores e este tipo de motor responde muito à altura, até em termos de velocidade de ponta.

Agora na montanha...

De qualquer forma Companheiro, não procure a opinião de quem vende, que poderão ter mais interesse em vender do que em servi-lo. Procure antes a opinião de um mecânico de grande confiança.

E é só, da minha experiência.

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor mafranco » terça fev 16, 2010 10:38 pm

Obrigado pela ajuda companheiro Gonçalves,

Precisamente por ter dúvidas na opinião do vendedor procurei aqui alguém que me possa dar tb uma opinião ou, o que seria o ideal, tenha montado o tal powersystem e possa dar uma opinião c/ a sua experiência própria.
Já fiz diversas viagens na Europa, inclusive até à Polónia, na minha 1.9 TD e até agora nunca me deixou mal :) , nas subidas é um pouco lenta mas em autoestrada plana faz-me 100/120 km/h sem grande esforço. Mas queremos sempre mais, né ? :wink:
mafranco

Mensagempor RUYMORAIS » quarta fev 17, 2010 1:23 am

caro companheiro
milagres nao existem e o que esta feito feito esta

podera sim conseguir alguns cavalos na sua AC 1.9cc mas tudo tem um preço e garanto-lhe que nao e o anunciado pelo vendedor

todos os motores a diesel actuais tem muito espaço de manobra e os motores 1.9tdi que veem a equipar os carros do grupo VAG teem mais para dar doque realmente estao a dar

pena e que as ACs nao se equipam com esses motores mas com os montados pela Fiat e nao so

os novos motores do grupo VAG , 2.0tdi , ja nao sao a mesma maravilha que os seus antecessores

sera possivel para si imaginar um Audi A4 1.9tdi de 2001 com 192cv , quando inicialmente tinha 130cv , so mexido electronicamente ? pois a verdade e que e realmente possivel

o que muitos vendedores de milagres vendem nao e nada mais do que uma resistencia dentro de uma caixa toda XPTO e que se liga entre a centralina e o medidor de massa de ar do carro , essa resistencia vai enganar a centralina dizendo-lhe que a tempartura do ar esta a XXº , e como todos sabem o ar frio e mais denso que o ar quente , levando a centralina a debitar mais gasoleo e com isso fazer o carro ficar mais rapido nas baixas rotaçoes , nao lhe da potencia , da-lhe essa sensaçao porque o carro responde mais rapido que o normal

agora se for uma reprogramaçao feita ao cerebro da centralina e mudando determinados valores , ai sim a coisa resulta em potencia verdadeira

voce na sua AC pode fazer pequenas coisas e gastar algum dinheiro , pode , desde que o turbo nao seja de geometria variavel , afinar o turbo para abrir mais cedo e com isso conseguir uma resposta mais rapida abaixo das 2000RPM , pode mudar tambem o mesmo e colocar um maior e com isso conseguir mais potencia e resposta , pode tambem mandar abrir a bomba injectora e conseguir umas respostas mais rapidas em baixas , aumenta o consumo tambem

enfim pode fazer muita coisa mesmo sendo um 1.9cc mas tudo tem um preço

quanto as ACs a coisa ja muda de figura porque elas nao sao equipadas com estes motores
Editado pela última vez por RUYMORAIS em quarta fev 17, 2010 10:38 am, num total de 1 vez.
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor mafranco » quarta fev 17, 2010 9:47 am

Obrigado pela sua colaboração companheiro Morais.
mafranco

Mensagempor Aleluia » quarta fev 17, 2010 8:26 pm

Companheiro mafranco, eu já tive uma RollerTime Capucine de 1.9cc. Pensei tambem em fazer a alteração falada, mas falando com mecanicos amigos, desaconselharam-me a fazer, pois segundo me foi dito, é uma cilindrada muito baixa. É sim, em veicúlos com cilindradas superiores.

Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor mafranco » quarta fev 17, 2010 10:22 pm

Obrigado pela ajuda companheiro Aleluia,

Eu tb não estou muito entusiasmado com a ideia por isso ter vindo aqui ouvir as v/ opiniões. O meu maior receio é não só a veracidade do ''ganho de potência'', mas principalmente o que pode afectar na duração do motor.
mafranco

Motores 1.9TD

Mensagempor zepo » segunda fev 22, 2010 5:20 pm

Boa tarde.
Já alguém pensou na possibilidade de trocar motor?
Colocar um 2.5TD por exemplo? Ou outro, não sei se é possível.
Que acham da ideia?
zepo

Registado: quinta fev 26, 2009 1:11 am

Mensagempor RUYMORAIS » segunda fev 22, 2010 11:17 pm

eu

na minha Ford de 1988 tenho o motor 2.5D e ando a pensar quando este der o berro colocar um 2.5TD os apoios sao os mesmo e eles andam a ser vendidos por volta dos €700 , reparar este fica dentro dos mesmos valores
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor joaquim » terça fev 23, 2010 12:25 pm

Ruymorais:
Reparar um motor desses por 700 euros é uma pechincha...Não se esqueça que uma reparação para um motor "cnsado" implica, pelo menos, retirar e abrir motor, facear bloco e cabeça, retirar vávulas, e retfficar cilindros, depois peças novas, pistons e segmentos, bielas passando pela reparação da cambota...Se a bomba de água já for velhinha lá terá que ser uma nova não falando na bomba injectora que decerto terá tambem de ser vista... Isto tudo assim por alto...se conseguir fazer isso tudo por 700euros...
A troca de motor é sempre a melhor opção num caso desses...digo eu, claro!
Um abraço!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes