televisão fica preta e só da son

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

televisão fica preta e só da son

Mensagempor Américo » segunda dez 03, 2012 4:31 pm

Boas companheiros,
Gostava de saber as vossas opiniôes e pedir a vossa ajuda sobre o que me tem vindo acontecer com a tv da minha casinha rolante
passo a explicar:
á umas semanas atrás estive com problemas nas baterias que estavam a ficar cansaditas e estavam a ir-se abaixo(falei aqui na altura sobre isso com voçês) e então depois de ouvir as vossas sugestoês e as de outras pessoas,lá meti 2 baterias novas na casinha,as que estavam lá eram,uma de 100 amperes e outra de 75 amperes,e eu fazendo mais ou menos o que estavam feito meti uma de 92 amperes,e uma de 70 ameperes(na altura e onde me derigi para mas meterem não tinha de 100 e 75 como as que estavam e foi-me dito que era praticamente a mesma coisa),só que mesmo com as baterias novas,tem sensivelmente 4 semanas,a tv á noite voltou a ficar preta,e de dia se estiver de chuva tb,nas 2 semanas seguintes em que meti as baterias tudo bem,depois começou a ficar assim,as luzes tudo dentro da normalidade,aínda este fim de semana foi dar uma volta como é habitual,saí de casa e fiz +- 80 klm,quando cheguei ao local já nao estava sol,estava ja a anoitecer,a esposa ligou a televisão e ela passado uns minutos (poucos) ficou preta e só com son,o painel de control das baterias acusava carregadas,estava as 2 no verde,e só tinha a televisao ligada,as luzes estavam apagadas,portanto,não tive direito a televisão,no Domingo(ontem) estava um bonito sol e liguei-a e ela trabalhou 5 estrelas e durante mais ou menos 3 horas seguidas sem problemas,deduso que talvez tenha sido porque o painel solar como estava sol ia recarregando e compensando os gastos,mas e a noite sendo as baterias novas não era de dar também? durante a semana quando estava parada(autocaravana) esteve até por acaso ligada a luz,toda a semana,e nem assim?alguém já teve alguma situação semelhante?
se fosse algum fusivel nao dava nada,
não entendo nada já, se estiver sol dá,só não esta a dar mesmo é a noite ou de dia se não estiver sol e estiver chuvoso e escuro o tempo.
qual a vossa opinião sobre isto?
andei a ver as baterias e os fios que dá para a televisão estão na de 92 amperes,a de 72 esta junto ao carregador debaixo do banco do passageiro.
se alguém me puder ajudar fico imensamente agradecido
abraços rolantes para todos.
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Re: televisão fica preta e só da son

Mensagempor danibeja » segunda dez 03, 2012 6:21 pm

Boa noite,

Eu tentava ligar os fios da televisão diretos á bateria, para ver se dessa forma dava imagem, pois podem ser os fios com pouca secção (demasiado finos), ou algum fusivel oxidado, ou até mesmo outras coisas, por isso é necessário iliminar hipoteses....

Por fases:
1º com um voltimetro (ou multimetro) verificar se as baterias estão com mais de 12 Voltes.
2º ligava os fios da televisão diretamente á bateria, se der perfeitamente o problema é na instalação da AC, se não der, poderá ser na própria televisão.
3º caso a tv ligar e der boa imagem, verificar todos os apertos (ou ate mesmo desapertar e voltar a apertar os fios), assim como tirar e voltar a colocar os fusiveis, pois a AC é muito antiga (como a minha) e os fios começam a fazer mau contacto...
4º caso a tv não der imagem, experimente mudar o fio da tv, ou até mesmo mudar o fusivel que se encontra na ficha....

Espero que seja util...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Américo » segunda dez 03, 2012 6:48 pm

danibeja Escreveu:Boa noite,

Eu tentava ligar os fios da televisão diretos á bateria, para ver se dessa forma dava imagem, pois podem ser os fios com pouca secção (demasiado finos), ou algum fusivel oxidado, ou até mesmo outras coisas, por isso é necessário iliminar hipoteses....

Por fases:
1º com um voltimetro (ou multimetro) verificar se as baterias estão com mais de 12 Voltes.
2º ligava os fios da televisão diretamente á bateria, se der perfeitamente o problema é na instalação da AC, se não der, poderá ser na própria televisão.
3º caso a tv ligar e der boa imagem, verificar todos os apertos (ou ate mesmo desapertar e voltar a apertar os fios), assim como tirar e voltar a colocar os fusiveis, pois a AC é muito antiga (como a minha) e os fios começam a fazer mau contacto...
4º caso a tv não der imagem, experimente mudar o fio da tv, ou até mesmo mudar o fusivel que se encontra na ficha....

Espero que seja util...
boas companheiro Dani;
é claro que são uteis as suas ideias,
mas os fios ja estão praticamente ligados a bateria,estão ligados juntos com o fio que encaixa nos bornos da bateria,também reparei que a meio dos fios tem la umas fichinhas e um fusivel parece-me,mas o que me intriga é que ontem estava solsinho a tarde e ela trabalhou bem,daí penso não ter a ver com contacto,caso contrario nao deveria dar na mesma,ou estarei errado?não percebo nada disto,hehehehe :D ,

Grande abraço,

Danibeja
Américo Pereira
Américo

Mensagempor alexandrechora » segunda dez 03, 2012 7:24 pm

Boas

Subscrevo o que o Daniel afirmou, no entanto acrescento mais algumas questões:

O alternador está a carregar os amperes suficientes???? pode dar voltagem mas pode estar a gerar poucos amperes...

Apenas 1 painel solar no inverno é curto.... porque carrega muito pouco devido á inclinação do sol nesta altura do ano e ao céu nublado.... o painel está bem montado????

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor lino » segunda dez 03, 2012 7:57 pm

Já me aconteceu com o meu lcd ficar só com som sem imagem quando o sinal TDT é fraco!
Quando chove ou mesmo de noite o sinal fica mais fraco! Pode ser esse o problema e não das baterias ou mesmo das ligações!
Temos de considerar todas as hipoteses começando pelas mais simples!
lino

Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm

Mensagempor jrainha » segunda dez 03, 2012 10:26 pm

Boa noite companheiro, até a pouco tempo tambem me acontecia o mesmo, e o problema foi resolvido, quando a levei a um tecnico de televisões, e ele simplesmente reforçou as soldas dentro do aparelho, a partir dai nunca mais falhou. Pelo que me explicou, era devido as vibrações provocadas durante as viagens.
Espero ajudar com esta informação, mas pode não ser o caso, é uma questão se calhar a experimentar, e que não é caro.

Saudações Autocaravanistas

J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha

Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm

Mensagempor Mcas » segunda dez 03, 2012 10:42 pm

Vivam!
Aconteceu-me o mesmo e resolvi a questão com uma bateria nova. Sem problemas... A outra já estava moribunda...
No entanto as sugestões apresentadas parecem-me de seguir por tentativa e erro.Boa sorte.
Aproveitando a resposta do Alexandre (e sem querer roubar o tópico) deixo uma pergunta: os painéis solares direcionáveis são-no mecanicamente ou eletronicamente?
Obrigado.
Boas ideias, boas soluções e boas saídas.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Goncalves » terça dez 04, 2012 1:19 am

Boa noite:

Há dois anos aconteceu-me o mesmo, tinha a ligação da tv num ponto de luz da AC.
Quando acendia alguma lâmpada a cor "fugia" sá ficava o som.
Liguei com cabos bem fortes directos à bateria, nunca mais tive problemas.

Saudações autocaravanistas

Acácio Gonçalves
Goncalves
Goncalves

Registado: quarta dez 10, 2008 1:26 am

Mensagempor Américo » terça dez 04, 2012 2:46 pm

alexandrechora Escreveu:Boas

Subscrevo o que o Daniel afirmou, no entanto acrescento mais algumas questões:

O alternador está a carregar os amperes suficientes???? pode dar voltagem mas pode estar a gerar poucos amperes...

Apenas 1 painel solar no inverno é curto.... porque carrega muito pouco devido á inclinação do sol nesta altura do ano e ao céu nublado.... o painel está bem montado????

Cumps

Boas companheiro
a unica coisa que sei e posso dizer é que quando comprei a autocaravana o painel solar ja vinha montado,e andei uns bons meses sem problema algum nem na tv nem com nada,daí levar-me a pensar que provavelmente estará,caso contrario daria logo problemas,penso eu,so quando as baterias ficaram com pouca carga,devido a idade já,pois tinha 6 anos já começou a aparecer os problemas na tv e depois até na luz,troquei as baterias e pensei que o problema estaria resolvido,mas pelos vistos não,só estive tranquilho sem problemas nas 2 ou 3 primeiras semanas seguidas a troca das baterias,mas com a luz sem problemas,e no quadro da carga das baterias dá sempre verde,o que me leva a pensar que estejam com boa carga.
agradeço as suas sugestôes e a sua atenção em tentar ajudar-me
muito obrigado mesmo
Américo Pereira
Américo

Mensagempor Américo » terça dez 04, 2012 2:50 pm

lino Escreveu:Já me aconteceu com o meu lcd ficar só com som sem imagem quando o sinal TDT é fraco!
Quando chove ou mesmo de noite o sinal fica mais fraco! Pode ser esse o problema e não das baterias ou mesmo das ligações!
Temos de considerar todas as hipoteses começando pelas mais simples!

Boas companheiro
não sabia disso,do sinal ficar mais fraco a noite ou quando chove,pode ser de facto uma hipotese
muito embora anteriormente nao ter tido esse problema,mas pode o local onde me encontrava este fim semana nem receber de facto um bom sinal,e depois de manha como saí de la e foi para outro local o sinal ter melhorado e ja ter dado,é uma questão a considerar..
muito obrigado pela opinião,obrigado mesmo.
Américo Pereira
Américo

Mensagempor Américo » terça dez 04, 2012 2:59 pm

Obrigados a todos os companheiros pelas opiniôes dadas sobre o problema da minha tv,todas as ideias serão equacionadas
adianto só,que nada alterei na autocaravana desde que a comprei,e que no incio a tv trabalhava bem sem problema algum,passava horas e horas ligada sem problemas,só depois de varios meses e quando as baterias começaram a ficar fracas é que começou a surgir problemas com a tv,só me limitei a trocar as baterias(nem fui eu,foi numa oficina)mas estive a ver,o que foi feito foi somente mesmo tirar umas e meter outras mais ou menos da mesma amperagem,como disse antes tinha 1= 100 amperes e outra de 75 amperes e como nao encontrei iguais meti de 92 e 70 amperes respetivamente,foi so isso,pensei eu que para muito tempo estaria novamente tranquilho,mas pelos vistos enganei-me.
Américo Pereira
Américo

Mensagempor cookie » terça dez 04, 2012 3:56 pm

nao sei que lhe diga...isso só nos acontece quando a bateria fica fracota, sem carga... e no inverno para que a bateria recuper da carga é custoso pois o sol pouco incide no painel... e os gastos energéticos sao mto elevados, a começar com o aquecimento sempre ligado, algumas luzes (embora led), bomba de água, tv...

leve um scrable, um pictionary e um micado para poder dar folga à bateria. é bastante divertido!
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor curto » terça dez 11, 2012 11:03 pm

Caro companheiro
Não há razão aparente para o que lhe está a acontecer.
Sugiro que visite em electricista auto (se houver algum que tenha experiencia de autocaravanas melhor) para verificar o real estado de carga das baterias pois algo se passa com elas.
As baterias que comprou são de marca fiável ? tem havido casos de marcas brancas ou equivalentes em que apesar de novas vêm sem electrolito.
Mande verificar as condições de carga quer do carregador quer do painel.
Confirme se os condutores do circuito onde liga a televisão têm secção adequada.
Mesmo de inverno e só com um painel deveria ter mais reserva de carga.
Eu tambem só tenho um painel e tenho resultados satisfatórios mesmo de Inverno-

Cumprimentos
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Mensagempor Américo » quarta dez 12, 2012 6:55 pm

OBRIGADO A TODOS OS COMPANHEIROS PELAS OPINIOES DADAS E PELA SOLIDARIEDADE DEMONSTRADA

ABRÁÇOS ROLANTES PARA TODOS.
Américo Pereira
Américo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes