120 ou 130 CV?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

120 ou 130 CV?

Mensagempor vitor » segunda mai 14, 2012 8:38 pm

A minha Ducato (Challenger Vany) de 2007 vem com o motor 2.3 de 120 cv.
Alguém me pode informar se as versões que desde aquela data vêm com 130cv, podem passar para 130, sem problemas. Por outras palavras, trata-se apenas de reprogramação da centralina, ou há algo mais?
Na Fiat disseram-me que eu podia reprogramar a centralina mas sempre que lá fosse o computador deles reprogramaria para os 120.
É assim, ou estão simplesmente a vender o peixe deles?
Obrigado pelas vossas dicas.
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Re: 120 ou 130 CV?

Mensagempor spedy » segunda mai 14, 2012 10:04 pm

boas,

reprogramando a centralina vai tirar ate mais do que 10cv embora nao convenha abusar por questoes de fiabilidade

quanto ao colocarem novamente com 120 e preciso que eles façam uma no instalaçao do software original, o que na minha opiniao vejo dificil dado que muitas vezes nem os erros memorizados tiram quanto mais reinstalar software...

de qualquer forma muitas das casas que fazem as chamadas "repros" normalmente assumem no caso de ser necessario voltar a fazer dado que ficam com o ficheiro gravado e e so voltar a descarregar.

abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor vitor » terça mai 15, 2012 9:08 am

Já agora, quanto pode custar essa reprogramação?
Obrigado.
vitor

Mensagempor vitor » terça mai 15, 2012 9:10 am

E... em eventual economia de combustível (se for o caso), estamos a falar de que valores?
De novo, obrigado.
vitor

Mensagempor spedy » terça mai 15, 2012 11:45 am

Neste momento não estou por dentro de preços mas nada como uma pesquisa no Google.

A reprogaramaçao permite ajustar o que pretende mais binário mais cv mais consumo enfim basta dizer qual o resultado pretendido que o técnico faz a alteração pedida.
Imagem
spedy

Mensagempor spedy » terça mai 15, 2012 11:48 am

Não sou a pessoa mais indicada para descrever consumos mas haverá companheiros com essa experiência que podem dar o seu testemunho. Se bem que falar em consumos engloba sempre muitas variáveis.

Abraço
Imagem
spedy

Mensagempor jotex » terça mai 15, 2012 6:39 pm

Companheiro Vitor

Já ponderou a instalação do chip de aumento de potência ???

A minha autocaravana Challenger Capuccino tem um motor Fiat 2.8 JTD de 140CV POWER (de origem), andava bem o problema era o mesmo os consumos, eu ficava contente quando me fazia medias de 15L/100, até que lendo os feedback´s do nosso fórum decidi fazer uma visita ao nosso companheiro Alexandre (a que mando um abraço de solidariedade pelos momentos de terror que viveu e faço votos que se recomponha o mais rápido possivel).

Depois de instalado o chip o meu testemunho é este, se ela andava bem agora é um avião :twisted:,em teoria ficou com 180CV e os consumos baixaram para os 12L à média de 110/120Km, já percorri mais de 3.500Km.

Para concluir julgo que a reprogramação da centralina além de comportar mais riscos para o motor fica mais cara que o chip.

Um abraço
JOTEX
Jorge Teixeira
jotex

Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm

Mensagempor spedy » terça mai 15, 2012 9:59 pm

companheiro jotex, riscos de reprogramar sao identicos ao do "chip" desde que os parametros de segurança nao sejam alterados nao havera problemas.

antes de existir as reprogramaçoes existia a substituiçao do chip na centralina que ai sim comportava mais riscos uma vez que a centralina tinha de ser aberta para a dita substituiçao. com a reprogramaçao isso nao acontece.

nao querendo por em causa mas passar de 140 para 180cv parece me algo puxado em termos de fiabilidade mas é so uma opiniao.

abraço
Imagem
spedy

Mensagempor alexandrechora » terça mai 15, 2012 11:46 pm

Boas

Apesar da motivação nesta fase da minha vida, não estar em perfeita sintonia com a minha habitual atitude. Aqui vai a minha breve resposta baseada como habitualmente em experiência pragmática.

Qualquer reprogramação, seja ela qual for, ligeira, média ou de alta performance, envolve sempre mais riscos que o chip, já expliquei isto no inicio do post especifico de Chip de potência, basta ler... ainda assim aqui vai muito sinteticamente.

A reprogramação é uma introsão no software original do funcionamento do motor. O que envolve sempre mais riscos, porque, mexe numa série de parametros que o chip não mexe, um deles é por exemplo a pressão do turbo em que se aumenta a pressão, e a entrada em funcionamento de desempenho é antecipada.... e só por aqui o risco e desgaste é sempre superior.... já não falo noutros parametros......

O chip pode ser montado e desmontado em qualquer momento, ficando tudo original, apenas recebe informação da centralina, não envia nada para a mesma... O chip pelo menos este, apenas faz uma gestão mais eficiente na injecção do combustivel, mete mais quando precisa e tira quando não percisa, não mexe em mais nenhum parametro, ou seja o risco de desgaste precoce do motor e embraigem não se verifica. Quem tem sabe que por exemplo que a emissão de gases (fumo preto) é semelhante ao funcionamento do motor.

Por exemplo: os motores JTD de 85cv, 100cv, 110cv, 120cv e 128cv (neste ultimo têm uma versão especial de 146cv que é o motor do companheiro Jotex), nenhum apresenta qualquer tipo de problemas e dura muito tempo com ou sem chip.
O mesmo no motor JTD de 131cv de 2007 a 2010, já não acontece... muitos deste tipo de motor com ou sem chip, apresentam geralmente problemas nos sensores de gases (EGR), sensor de pressão de combustivel, de posicionamento da cambota e também no entanto, embora menos frequentemente mau isolamento da propria centralina. Isto para dizer o quê, se existir uma avaria deste tipo, retira-se o chip antes, troca-se o sensor defeituoso, e depois monta-se novamente o chip e segue viagem.... Se esta avaria ocorrer num motor reprogramado, mesmo a avaria do sensor não estando relacionado com a reprogramação, a reprogramção é reposta para os paramentros originais e lá se vai pagar novamente para ter uma nova reprogramação da centralina. Isto acontece quase sempre porque após a montagem de qualquer sensor o mesmo tem de ser calibrado por software e apaga a informação pré-existente.

Spedy espero que tenha percebido a minha explicação, poderia dar mais evidências mas neste momento, como deve compreender, não estou para aí virado. Cada um acredita naquilo que quer....
Mas ainda vou-lhe responder á pergunta que me fez no outro post " porque os criminosos preferem BMW carrinha a qualquer outra marca de carro", não sou eu que afirmo, são os numeros que se evidenciam, como deve calcular não posso revelar a minha fonte, aliás ultimamente, passo mais tempo em determinados sitios do que em casa....
Mas se ler o Correio da manhã deste o dia 12 do corrente até ao presente, verifica que os Alvos preferenciais de Carjacking são BMW carrinha, mas se ler verá que existiram 3 BMW incluindo o meu, e uma tentativa a um Golf, porque será....?????
eu digo-lhe sumariamente, potência, segurança a alta velocidade, manobrabilidade especialmente em piso seco.... Também devido á tracção traseira, que quando carregada com por exemplo, uma máquina de tabaco ou uma caixa multibanco, não perdem tracção como acontece na tracção dianteira como é o caso das AUDI A4 e A6, mas eles não se fazem rogados relativamente a este ultimos no entanto preferem BMW. Eu já tive AUDI e as ultimas duas foram BMW, e sinceramente prefiro BMW carrinha.... Ultimamente, carros apenas pontualmente foi um Jaguar e um mercedes... O dono do jaguar andou na mala e até assaltos fizeram como homem lá dentro, este caso aconteceu na semana antes do meu e aconteceu na Benedita.... Nesta fase é tudo o que lhe posso dizer....

No meu caso, acho que dificilmente voltarei a ter BMW, o risco é muito elevado.... e pode fazer mal á saude....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor spedy » quarta mai 16, 2012 9:43 am

Companheiro alexandrechora, não vou argumentar com o companheiro nesta fase como bem disse.

Quem sabe um dia num encontro trocamos ideias, e assim eu aprendo mais qualquer coisa!

De resto obrigado pela sua ultima resposta, suspeitava que fosse pela mala mas nunca me lembrei da questão da traçao... O porque das minha pergunta e perceptível....

Abraço
Imagem
spedy

Mensagempor vitor » quarta mai 16, 2012 2:22 pm

Vejo que, quer o chip quer a reprogramação, têm vantagens e desvantagens. Falando de euros, qual é realmente a diferença?
vitor

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes