Gás Propano - onde encontrar ou recarregar?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Gás Propano - onde encontrar ou recarregar?

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda dez 21, 2009 7:28 pm

Caros companheiros:

Venho pedir a vossa ajuda para o seguinte: antigamente usava Propano da Shell (o famoso cubo). Posteriormente a Repsol comprou a Shell. Agora a Repsol apenas comercializa gás Butano, seja nas garrafas/botijas de tamanho normal, seja nas de 6 kg, conhecidas como K6.
A Galp, a acreditar nas informações que me deram, também não vende Propano, pelo menos em garrafas pequenas.
Podem então dizer-me que marcas estão a vender Propano em garrafas pequenas, de mais ou menos 6 kg? É que tenho um conflito de espaço no compartimento do gás quando se trata de garrafas maiores...
Por outro lado o cubo permitia o encaixe de um fogareiro portátil extremamente cómodo para cozinhar no exterior, em campings, sobretudo no verão (neste caso uso o cubo de Butano). Com o fim do cubo lá se vai o fogão exterior, a não ser que seja possível recarregar o cubo nalguma oficina ou vendedor especializados. Na CONGAL da Guarda sugeriram-me que essa recarga, a poder ser feita, seria ainda assim ilegal. Talvez tenham razão. Mesmo assim alguém sabe dizer-me se conhece quem faça esse tipo de recargas, para eu poder depois informar-me melhor sobre a legalidade e viabilidade dessa possível estratégia de abastecimento?
Muito agradecido a quem puder ajudar-me.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor J.Sanches » segunda dez 21, 2009 10:13 pm

Companheiro:

Penso que a Esso tem garrafas pequenas.

J.Sanches
J.Sanches

Registado: quarta Oct 25, 2006 8:07 pm

Mensagempor J.Sanches » segunda dez 21, 2009 10:15 pm

Companheiro:

Penso que a Esso tem garrafas pequenas, de Propano

J.Sanches
J.Sanches

Registado: quarta Oct 25, 2006 8:07 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça dez 22, 2009 8:05 am

Caro J. Sanches:

Muito obrigado pela informação, vou tentar resolver o problema na Esso.
Relativamente à possibilidade de recarga do cubo da Shell (para poder aproveitar o fogareiro...) alguém sabe onde fazê-lo?
Boas festas a todos.
Henrique Fernandes

Mensagempor Duarte » terça dez 22, 2009 10:36 am

Olá companheiro
E com muito espanto que me diz que a Repsol não comercializa garrafas de gás propano, pois no Algarve elas continuam á venda e já perguntei ao revendedor da Repsol acerca do fim da comercialização das garrafas de propano e ele disse-me que não vão acabar.

Não sei qual a estratégia da Repsol mas por aqui há Repsol propano com fartura.

saudações
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça dez 22, 2009 10:49 am

Caro Duarte:

Talvez comercializem as garrafas grandes, mas informaram-me de que as K6 não. Ou seja, pelo menos aqui na região, o vendedor não conhece Propano da Repsol em garrafas de 6 Kg. Procurei em vários locais e todos me disseram o mesmo: não há.
Não sei se isto tem ou não a ver com alguma política regional da Repsol (muitas pessoas da Guarda têm o hábito de ir comprar o gás - e cimbustível - a Espanha, por serem muito mais baratos, prática que a GNR aliás agora combate com zelo atrvés da fiscalização frequente das viaturas).
Daqui decorre a minha necessidade de obter garrafas pequenas de propano através de outra marca (parece que vai ser a ESSO), mas também de avaliar a possível recarga do cubo da Shell (de butano) para poder continuar a beneficiar do óptimo fogão de exterior que lhe está associado.
Se souber alguma coisa, avise pf.
obrigado.
Se souber alguma coisa avise-me.
Henrique Fernandes

Gás Propano

Mensagempor psalreta » terça dez 22, 2009 6:27 pm

Boas. Em relação ao gás propano, a Repsol não comercializa em portugal as garrafas K6, apenas existe nas garrafas maiores tradicionais, aquelas de ferro. Depois de muito procurar e de em todo o lado me dizerem que não tinham, enviei um email para a Repsol Portugal a questionar e foi esta a resposta que obtive. No entanto em Espanha existe neste formato. Já enviei para a Repsol uma reclamação pelo facto deste formato não ser comercializado em Portugal. Como informação adicional, os redutores da Repsol série K também servem na BP light, mas estes também não têm propano :( . Por isso reclamações são bem vindas!
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor majv » quarta dez 23, 2009 12:38 am

Neste aspecto, e felizmente em muitos outros, dos quais destacaria o factor peso da AC, tive muito sorte com a minha Joint (publicidade áparte, que ninguém me paga para tal...)
Supostamente, ela vinha preparada para garrafa e meia de gaz...e "supostamente" seria Repsol (ou não fosse tudo espanhol...)
Quando fui a experimentar, e em total desacordo com o que vem nos catalogos...tenho lá 2 garrfas da Galp.
Garrafas normais, pesadinhas, que as meninas da Pluma ainda não se dedicaram ao propano.
Portanto, Companheiros, em situações idênticas, tirem bem as medidas e vejam lá se não cabem lá das grandes (normais).
E lembrem-se....de Espanha, nem bons ventos, nem ........(já sabem o resto)
Boas voltas
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta dez 23, 2009 11:31 pm

Companheiros:

Entendimos que estamos relativamente à dificuldade em encontrar garrafas pequenas de Propano da Repsol, Galp, etc. (parece que apenas a ESSO comercializa em Portugal garrafas de 5 kg), alguém me sabe dizer se é tecnicamente possível recarregar manualmente aquelas que temos e que já não são comercializadas no nosso país?
A palavra a quem perceba alguma coisa de gás, porque nessa matéria acho que sou mesmo um zero.
Obrigado.
Henrique Fernandes

Mensagempor Rula » domingo dez 27, 2009 4:00 pm

Boas companheiro.
Em Leiria posso indicar-lhe uma casa de acessorios de ACismo que tem essas botijas.
Se passar por cá, procure pelo Camping 2000.
Boas Ruladas.
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Rula

Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda dez 28, 2009 12:13 am

Caro Rula:
Obrigado pela informação, vou fazer bom uso dela.
Henrique Fernandes

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes