Legalização de autovivendas

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Legalização de autovivendas

Mensagempor paulofgf » domingo mar 25, 2007 1:25 am

Lanço aqui este tópico porque me parece de estrema importancia, ainda hoje passados 3 anos, ainda ando às turras para legalizar a carrinha, se alguem me podesse ajudar com a documentação e principalmente os desenhos era bestial, a carrinha é uma trafic de teto sobreelevado.

Obrigado
paulofgf

Registado: domingo mar 11, 2007 10:25 pm

Mensagempor EMAN » segunda mar 26, 2007 9:35 am

Bom dia

Paulofgf

Em 1º lugar essa de andar “às turras”, quer dizer exactamente o quê? :shock:
Projecto mal feito, e problemas na DGV?
A viatura já está transformada?
Penso que com descrição de alguns pormenores do estado da viatura, possa ajudar para tentarmos com dicas ajudar a resolver então esse “problema”.
Assim só com a descrição mencionada é tudo muito vago e :?: :!: :?:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor paulofgf » terça mar 27, 2007 11:18 pm

na realidade a carrinha esta quase pronta, o grande problema é a minha fobia a "papelada", de todos os documentos exigidos, só os desenhos e que estão a dar-me dor de cabeça, isto porque já ando atrás deles à bastante tempo.

Sempre que encontro alguem que já fez uma autovivenda com uma Trafic, esse alguem invariavelmente já a vendeu com desenhos e tudo.
Ora desenhar a carrinha por dentro e por fora, pra mim não é problema, só queria mesmo era saber como "faze-los" para apresentar na DGV. Logo, se eu tiver uns na mão, esse problema deixa de o ser.

Entretanto existem tambem alguns problemas técnicos sim, por exemplo:
os depositos de águas residuais são 3, e embora ligados entre si através de tubos, eles encontram-se distantes uns dos outros e eu não sei se isto representa um problema.

desde já obrigado pela sua atenção.
paulofgf

Mensagempor Teresa » quinta mar 29, 2007 8:45 am

Qualquer Transformação das viaturas,obriga á entrega de projectos devidamente assinados por um técnico(Eng.Mecânico),o mesmo terá de elaborar o termo de responsabilidade,e juntar ficha técnica da viatura(oficio de homologação)só assim poderá dar entrada do processo na DGV.Alerto ainda que com a extinção da DGV os processos estão muito mas mesmo muito demorados,existem viaturas a aguardar homologações desde finais de Dezembro/2006.

Saudações :cry:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Teresa

Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm

Mensagempor EMAN » sexta mar 30, 2007 8:47 am

Bom dia

Além do esclarecimento da Teresa, acrescento ainda a minha experiência.

Quando transformei a AV que tive, a nível de plantas (feitas por desenhador amigo) entreguei o seguinte:

Planta da viatura em si, (alçados laterais) e como o tejadilho da dita era móvel, tive que apresentar (demonstrar) em planta o movimento de abertura (posição de utilização quando elevado).

Depois planta do interior (fogão, banca lava loiça, armários, camas) ou seja como nós vemos nos folhetos publicitários dos representantes de AC/AV. (c/ indicação de medidas).

Entreguei também memória descritiva de "equipamento não vísivel" que faziam parte da AV (depósitos água, quadro eléctrico, extintor, etc).

Tudo isto à escala de 1:20.

Tive também que indicar os pesos por eixo, tara, P.B..

Esclarecimentos de dúvidas na altura, foram-me prestados na delegação da DGV onde tratei da dita.

Neste momento não sei como eventualmente funciona, porque na altura e no local fiz como me exigiram.

Também me exigiram um IPO, visto ter "alterado" um furgão de 3 lugares para AV, e depois é que me inspeccionaram a AV para aprovação.

Informo que desde a entrega da documentação e respectivo livrete até à recepção do livrete alterado para AV, andei a circular c/ uma guia que validava (carimbava) de 3 em 3 meses.
Andei nisto cerca de 12 meses.

Agora o feito por nós tem outro sabor é verdade, mas que dá trabalho dá. (muitos dias e FS a bulir na menina) :wink:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
EMAN

Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm

Mensagempor paulofgf » sexta mar 30, 2007 9:07 pm

Amiga Teresa, Amigo Eman

Obrigado a ambos, foram bastante esclarecedores.

entretanto mexi um pouco as pernas e já comecei à procura de um Eng. Mecanico, ainda assim como sou desenhador, talvez junto da DGV eu consiga mais respostas.

E é uma grande verdade, uma AV feita por nos, é outra coisa, eu não a trocaria por nenhuma AC.

Obrigado a ambos.
paulofgf

Mensagempor pedro novais » segunda abr 02, 2007 6:55 pm

Eu tb legalizei a minha recentemente e posso lhe mostrar os planos que foram para aprovação da minha AV. Tive que esperar algum tempo mas foi aprovado e ficou oprocesso todo de legalização por cerca de 800 € isto já com as plantas e novos documentos. Mas tem outras opções existem casas que transformam qualquer furgão em AV e tratam de todo o processo de legalização, quem sabe estes também o puderam ajudar.

boa sorte mas ñ desespere.
Viver em liberdade é bom
fordfafe@iol.pt
pedro novais

Registado: quinta nov 17, 2005 7:32 pm

Mensagempor paulofgf » segunda abr 02, 2007 9:09 pm

ola

Por 800 euros eu já estou desesperado. Palavra que pensei que fosse mais barato, mas afinal ainda fica mais caro que montar a autovivenda.
Bem, não é de todo verdade, mas anda lá proximo.

Quanto ao envio dos seus documentos incluindo os desenhos, isso era ouro sobre azul, se puder fazer um scan deles e envia-los para o meu mail, Ficava-lhe gratissimo e devedor para toda a vida. Nem queira saber o que estas burocracias me fazem à caixa dos pirulitos, e assim eu já me familiarizava com a coisa.

No que toca a pedir ajuda a quem faz autovivendas para eu fazer uma, nunca me pareceu uma boa ideia, por isso só pensei nisso um par de vezes e isto durante alguns segundos a seguir varreu-se-me.

Já agora pedemos trocar informações, eu gosto de fazer aerogeradores, e inclusive estou a montar um para a minha AV, se estiver interesado em montar o seu proprio aerogerador, tenho a certeza de que posso vir a ser util.

E aqui vai o meu mail: pauloFGF@hotmail.com

Obrigadão e até breve.
paulofgf

Legalização Autovivendas

Mensagempor engenherio » quinta jun 09, 2011 9:33 pm

Para legalizar um veiculo furgão para autovivenda é necessário:

Projecto e documentação no IMTT por Engenheiro Mecânico.

Regularização do ISV junto da alfandega (valor de imposto a pagar por alteração de categoria de furgão para autovivenda), no caso de o veiculo ser de passageiros fica isento de imposto, porque a categoria passageiros é idêntica a de autovivenda.
( ex: Veiculo Cilindrada 2445 cm2, Gasóleo, Ano: < 2000 =>680€+ IVA( Valores de 2011)),

Se precisarem de mais alguma informação contactem-me. bologna03@sapo.pt
engenherio

Registado: sábado nov 22, 2008 5:59 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes