Parque de Autocaravanas da Foz do Arelho

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Parque de Autocaravanas da Foz do Arelho

Mensagempor Manel » domingo jul 29, 2012 10:16 am

danibeja Escreveu:Boa noite,

Caros amigos/companheiros, julgo que o preço está bom, por vezes os autocaravanistas querem dado e arregassado....

....

Caros companheiros, eu sou forreta mas não tanto, queixar-me de pagar 0,1875€ Hora (24 horas) com direito a Pernoita, Area de Serviço e WC, já para não falar que está a 5 metros da lagoa, estão a exagerar um pouco, ou então já estão a ficar muito mal habituados, por autarquias que dão tudo e mais alguma coisa...........
Na Amadora 10 horas de parquimetro são cerca de 7 euros, como diz na rádio: " vale a pena pensar nisto".

Os meus parabens à Junta de Freguesia de Foz do Arelho.

Grande abraço

Danibeja

Assino por baixo
Eugenio Reis
Manel

Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm

Mensagempor rmsnegrao » domingo jul 29, 2012 12:10 pm

Ora bem, sou autocaravanista (turismo itinerante) e habito próximo desse "parque" de autocaravanas, pelo que posso tecer alguns comentários sobre a temática.

Devo em 1º lugar afirmar que até à data nunca me passaria pela cabeça estacionar a minha viatura nesse espaço devido às situações degradantes que me fartei de assistir sempre que lá passava ao lado: desde caravanas (roulottes) devidamente acampadas, barracas montadas, autocaravanas com toda a sua parafernália devidamente colocada no exterior, a já conhecida situação de duas ou mais famílias se reunirem com as suas ACs e as colocarem estrategicamente de modo a que, com os toldos abertos formarem um verdadeiro condomínio, os já referidos barbecues, enfim, tudo o que conseguirem imaginar de mau para a imagem do autocaravanismo, eu vi ali acontecer! De tal maneira que nos primeiros tempos julguei tratar-se de um qualquer acampamento da etnia cigana, mas enganei-me!

Penso que a grande vantagem desta ideia da autarquia instalar ali uma AS, será a de minimizar essas situações tristes e degradantes que vinham a acontecer cada vez mais, isto é, se houver a lucidez por parte da autarquia de criar regras rígidas de utilização, tal como acontece na grande maioria das AS nacionais e no estrangeiro, nomeadamente no tempo de permanência e no modo de estar na AS (proibindo o campismo), entre outras.

O espaço em si, principalmente devido à sua localização privilegiada, tem imensas possibilidades. Havendo investimento a nível do equipamento (limpeza do local, embelezamento paisagístico com jardinagem, acessos, sanitários, etc.) pode vir a tornar-se uma AS de referência mesmo a nível internacional, com as vantagens para a região daí inerentes. Se isso vier a acontecer, pode ser que mude a minha actual opinião sobre o local.

Quanto ao pagamento: enfim, para quem estava habituado a plantar a sua AC ou mesmo a sua roulotte naquele local durante dias a fio, utilizando-o como parque de campismo pela módica quantia de 1,5€, é claro que é caro. Principalmente se agora lhes for exigido 4,5€ pela sua utilização com regras rígidas! :wink:

Já conheci imensas AS em Portugal, França e Espanha e devo afirmar que 4,5€ é um valor médio (muito baixo para algumas zonas que visitei) que é cobrado, às vezes só mesmo pelo estacionamento. Em muitas AS a água e electricidade é cobrada à parte.

Espero sinceramente que a autarquia consiga fazer daquela área uma referência e exemplo a ser seguido por outras autarquias (apesar de saber que é necessário dinheiro para estes investimentos, coisa que actualmente é muito complicado). Acima de tudo, haja bom senso no ordenamento do estacionamento em toda a área envolvente sem entrar em proibições marginalizantes, etc. Por toda a Europa (França principalmente) existem bons exemplos de como minimizar estas situações que infelizmente se verificam um pouco por toda a nossa costa, nas nossas localidades mais concorridas.

Em resumo: se for para acabar com o que se vinha a passar naquela área, aplaudo de pé! Se for apenas para gerar mais uma receita para autarquia mantendo-se o que ali se passava, então aí deixem-se estar sossegados!

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
rmsnegrao

Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo jul 29, 2012 12:39 pm

Comentário: nada como dar a palavra a quem conhece o local.
Obrigado, companheiro rmsnegrao, subscrevo totalmente aquilo que defende.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor luis jorge » segunda jul 30, 2012 10:14 am

amigo rmsnegrão no fim de semana que lá estive os"condominios" ainda lá estavam.....
luis jorge

Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am

Mensagempor spinto » segunda jul 30, 2012 11:31 am

rmsnegrao Escreveu: desde caravanas (roulottes) devidamente acampadas, barracas montadas, autocaravanas com toda a sua parafernália devidamente colocada no exterior, a já conhecida situação de duas ou mais famílias se reunirem com as suas ACs e as colocarem estrategicamente de modo a que, com os toldos abertos formarem um verdadeiro condomínio, os já referidos barbecues, enfim, tudo o que conseguirem imaginar de mau para a imagem do autocaravanismo, eu vi ali acontecer! De tal maneira que nos primeiros tempos julguei tratar-se de um qualquer acampamento da etnia cigana, mas enganei-me!
RN

Pois ... acho que começa a não adianta andar aqui a lutar contra a maré, já está no sangue de alguns tugas a javardiçe e egoismo.
Enquanto não se multarem as pessoas, elas simplesmente não sabem estar, mas tem de ser multas pesadas para lhes pesarem na carteira e fazerem ver como é.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda jul 30, 2012 11:52 am

Companheiro Spinto:
O problema é que as autoridades geralmente não atuam, apesar de existir legislação mais do que suficiente.
À pala dessa inércia, estas situações vão-se agravando e depois sustentam a demagogia no debate sobre a regulação do autocaravanismo, com o lobby campista a aproveitar lindamente a situação.
O ano passado, na Barra (Aveiro), vi um autocaravanista ACAMPADO, junto a umas 20 ou 30 ACs, todas elas estacionadas dentro dos parâmetros da lei (ou, quando muito, com pequeníssimas infracções).
Até um tapa-vento à mesa exterior das refeições, esse companheiro tinha instalado!!
Imaginem a parafernália de alguidares, botijas de gás, toldo, mesas, cadeiras, jerricans com água, roupa estendida, etc., etc.
Chegou um jipe da GNR, estacionou ao lado, e nada aconteceu! Passados uns 10 minutos os agentes foram-se embora e eu fiquei estupefacto. Ainda bem, para quem duvidar da história, que fiz duas fotos que mostram a GNR e a AC "feirista" devidamente enquadrados.
Quando passei em direcção à praia, dei, juntamente com um outro companheiro gardingo, um "chá" ao referido autocaravanista-campista. Prometeu-me que desmontava a feira depois do almoço, mas não cumpriu.
À tarde encontrei o mesmo jipe no paredão da barra. Juntamente com um outro companheiro explicámos aos agentes a indignidade da situação, também para a imagem da GNR. Confessaram desconhecer totalmente a temática e estarem desprovidos de instruções superiores, mas recoenheceram que teriam, face às nossas explicações, de atuar. E fizeram-no!
Quando regressei à AC a "feira" já tinha sido desmontada e o autocaravanista-campista estava com um amuo do tamanho da ria de Aveiro.
Desde então a situação melhorou substancialmente, com o pessoal a cumprir praticamente sem mácula.
A pergunta que fica, é: e então no resto do país?...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor spedy » segunda jul 30, 2012 12:43 pm

Henrique Fernandes Escreveu:Companheiro Spinto:
O problema é que as autoridades geralmente não atuam, apesar de existir legislação mais do que suficiente.
À pala dessa inércia, estas situações vão-se agravando e depois sustentam a demagogia no debate sobre a regulação do autocaravanismo, com o lobby campista a aproveitar lindamente a situação.
O ano passado, na Barra (Aveiro), vi um autocaravanista ACAMPADO, junto a umas 20 ou 30 ACs, todas elas estacionadas dentro dos parâmetros da lei (ou, quando muito, com pequeníssimas infracções).
Até um tapa-vento à mesa exterior das refeições, esse companheiro tinha instalado!!
Imaginem a parafernália de alguidares, botijas de gás, toldo, mesas, cadeiras, jerricans com água, roupa estendida, etc., etc.
Chegou um jipe da GNR, estacionou ao lado, e nada aconteceu! Passados uns 10 minutos os agentes foram-se embora e eu fiquei estupefacto. Ainda bem, para quem duvidar da história, que fiz duas fotos que mostram a GNR e a AC "feirista" devidamente enquadrados.
Quando passei em direcção à praia, dei, juntamente com um outro companheiro gardingo, um "chá" ao referido autocaravanista-campista. Prometeu-me que desmontava a feira depois do almoço, mas não cumpriu.
À tarde encontrei o mesmo jipe no paredão da barra. Juntamente com um outro companheiro explicámos aos agentes a indignidade da situação, também para a imagem da GNR. Confessaram desconhecer totalmente a temática e estarem desprovidos de instruções superiores, mas recoenheceram que teriam, face às nossas explicações, de atuar. E fizeram-no!
Quando regressei à AC a "feira" já tinha sido desmontada e o autocaravanista-campista estava com um amuo do tamanho da ria de Aveiro.
Desde então a situação melhorou substancialmente, com o pessoal a cumprir praticamente sem mácula.
A pergunta que fica, é: e então no resto do país?...

A Gnr aqui parece alguns árbitros de futebol, cartão amarelo a pedido!!! :lol:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor rmsnegrao » segunda jul 30, 2012 1:01 pm

luis jorge Escreveu:amigo rmsnegrão no fim de semana que lá estive os"condominios" ainda lá estavam.....

He he he!!! Era o que eu suspeitava! Como não estou em posição de poder confirmar o que se está a passar actualmente (estou a 7000Km de distância) ainda acalentei a esperança de uma mudança! Santa ingenuidade! :(

Nós em Portugal não somos muito diferentes dos outros países do norte e centro da Europa. A diferença é que nesses países já chegaram à conclusão de que a "repressão" é a única forma de "civilizar" o ser humano. Lá, quem pisa o risco é devidamente repreendido e em tempo útil. A prova disso é o comportamento desses "estrangeiros" quando estão em solo português: não há fiscalização logo fazem o que querem (republica das bananas). Não é preciso ter dois dedos de testa para perceber isso, e as nossas autoridades sabem-no! Penso que o problema é bem mais profundo e transversal a toda a sociedade portuguesa, não se cinge a uns milhares de nhurros que não sabem comportar-se em sociedade nem demonstram qualquer respeito pelo próximo (vemos tanto disso nas nossas estradas, por exemplo): simplesmente as coisas não funcionam no nosso país! Mas isso agora levava-nos para outras discussões que já saem fora do âmbito deste post...

O que interessa é que o pessoal se continue a divertir... :wink:

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
rmsnegrao

Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am

Mensagempor chicojo » terça jul 31, 2012 7:21 am

bom dia a todos :
na minha opinião,julgo que o pagamento na ronda dos cinco euros=manutenção e pernoita ,està correto::mas os despejos devem ser de borla,evitam despejos nas valetas e matas e outros lugares ::
porquê que deve ser pago?____prara evitar certos utentes de permanecerem ,tempos ifinitos,e a tarifa deveria ser progressiva a partir de 48 h
por aqui em França,pouco a pouco as AS gràtis vão acabando,devido ao uso e utilisação das mesmas
havia algumas que durante o inverno eram gràtis exemplo Biarritz,luz e todos os serviços,et certos passavam là o inverno,quem pagava?
E tmbèm estou em pleno acordo,quem quizer sair cadeiras mesas ou qualquer material de campismo,irem para os parques do mesmo nome
e em Portugal,o preço é razoàvel;mas por vezes a disolusão acontece :paga-se e os serviços são longe do que deveria ser,aconteceu-me este ano ,num parque altamente recomendado,no dia 13 de Junho deste ano,o parque é entre Azambuja e Torres Vedras nacional-9,resolvi fazer utilização da sala de banho e w.c
da casinha,inmundice!-Mas cotinuei a frequentar,outros parques que me deram inteira satisfação,pois todas as semanas,vamos a um parque de campismo
para lavar roupa ,e sempre assim pratiquei ::fazemos auto-caravanismo desde 1985:antes era rulota e tenda

espero que sejam indulgentes com os meus erros de escrita,sempre desponivel___________Chicojo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Mensagempor Jose Freitas » quarta ago 08, 2012 9:58 pm

Sou mais um a dizer o que penso sobre esta AS
Esta AS é "única" em Portugal, e porquê(?) pois não tenho qq duvida que esta AS só ira servir aqueles que durante o verão irão trabalhar para o bronze (como eu) protegida das nortadas com agua e areia a 10 mts, ...e não exclusivamente para libertar aguas ou fazer uma passagem para dormir. Para isso têm AS ali perto (Obidos (2), Outeiro da Cabeça,etc, etc)
O preço para mim está correto para "esta utilização"
Quanto pagariam para alugar um apartamento para gozar uns bons dias de praia..hem? e ainda teriam que andar com a marmita atrás.
Vá lá... não chorem por pagar este preço.
Por 1,5 € tinham, direito a todo tipo de viaturas, a um piso montanhoso, a ralis noturnos, e imensa poeirada... digam lá, não esta mais calmo e exclusivo???
Bem haja Junta de freguesia
Jose Freitas

Registado: segunda jul 19, 2010 12:59 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes