Ora bem, sou autocaravanista (turismo itinerante) e habito próximo desse "parque" de autocaravanas, pelo que posso tecer alguns comentários sobre a temática.
Devo em 1º lugar afirmar que até à data nunca me passaria pela cabeça estacionar a minha viatura nesse espaço devido às situações degradantes que me fartei de assistir sempre que lá passava ao lado: desde caravanas (roulottes) devidamente acampadas, barracas montadas, autocaravanas com toda a sua parafernália devidamente colocada no exterior, a já conhecida situação de duas ou mais famílias se reunirem com as suas ACs e as colocarem estrategicamente de modo a que, com os toldos abertos formarem um verdadeiro
condomínio, os já referidos
barbecues, enfim, tudo o que conseguirem imaginar de mau para a imagem do autocaravanismo, eu vi ali acontecer! De tal maneira que nos primeiros tempos julguei tratar-se de um qualquer acampamento da etnia cigana, mas enganei-me!
Penso que a grande vantagem desta ideia da autarquia instalar ali uma AS, será a de minimizar essas situações tristes e degradantes que vinham a acontecer cada vez mais, isto é, se houver a lucidez por parte da autarquia de
criar regras rígidas de utilização, tal como acontece na grande maioria das AS nacionais e no estrangeiro, nomeadamente no tempo de permanência e no modo de estar na AS (proibindo o campismo), entre outras.
O espaço em si, principalmente devido à sua localização privilegiada, tem imensas possibilidades. Havendo investimento a nível do equipamento (limpeza do local, embelezamento paisagístico com jardinagem, acessos, sanitários, etc.) pode vir a tornar-se uma AS de referência mesmo a nível internacional, com as vantagens para a região daí inerentes. Se isso vier a acontecer, pode ser que mude a minha actual opinião sobre o local.
Quanto ao pagamento: enfim, para quem estava habituado a plantar a sua AC ou mesmo a sua roulotte naquele local durante dias a fio, utilizando-o como parque de campismo pela módica quantia de 1,5€, é claro que é caro. Principalmente se agora lhes for exigido 4,5€ pela sua utilização com regras rígidas!
Já conheci imensas AS em Portugal, França e Espanha e devo afirmar que 4,5€ é um valor médio (muito baixo para algumas zonas que visitei) que é cobrado, às vezes só mesmo pelo estacionamento. Em muitas AS a água e electricidade é cobrada à parte.
Espero sinceramente que a autarquia consiga fazer daquela área uma referência e exemplo a ser seguido por outras autarquias (apesar de saber que é necessário dinheiro para estes investimentos, coisa que actualmente é muito complicado). Acima de tudo, haja bom senso no ordenamento do estacionamento em toda a área envolvente sem entrar em proibições marginalizantes, etc. Por toda a Europa (França principalmente) existem bons exemplos de como minimizar estas situações que infelizmente se verificam um pouco por toda a nossa costa, nas nossas localidades mais concorridas.
Em resumo: se for para acabar com o que se vinha a passar naquela área, aplaudo de pé! Se for apenas para gerar mais uma receita para autarquia mantendo-se o que ali se passava, então aí deixem-se estar sossegados!
RN