Parecer publicado no Boletim da FCMP

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Parecer publicado no Boletim da FCMP

Mensagempor Teresa Paiva » quinta mar 29, 2012 11:09 pm

Caro Henrique Fernandes

Parece que o mundo autocaravanista apenas começou a girar com o aparecimento da FPA e que tudo o que vai acontecendo é, imagine-se, por resposta á criação da FPA.

Acha realmente que uma Federação com centenas de associadas estará realmente preocupada com a FPA? Ou que perderia muito, mesmo que todos os autocaravanistas se mudassem para a FPA? O que lhe garanto nunca aconteceria. Uma grande parte ainda se encontra filiada nos seus Clubes de Campismo onde se iniciaram no campismo até evoluírem até ao autocaravanismo.

Henrique Fernandes Escreveu:da absurda tentativa de impugnação judicial da FPA por parte da FCMP

E esta não é uma questão absurda mas de legalidade e não é primeira vez que a FCMP o faz em relação a outras modalidades que tutela (e deixe dizer-lhe que ganhou).

Muitos pensarão que sou uma defensora da FCMP. Não o sou, apenas considero que as instituições se devem mudar intervindo nelas e que somos um País pequeno demais para andarmos a tropeçar uns nos outros, criando organismo em cima de organismo que só se atrapalham uns aos outros, desperdiçando energias apenas a ver quem tem os saltos mais altos.

Reconheço todo o direito á existência da FPA não reconheço é, que seja nos outros, que encontrem as desculpas pelos resultados não terem correspondido ao esperado e que encontrem em todos os acontecimentos a influencia da FPA.

Para nós que já somos crescidinhos os papões já não nos fazem comer a sopa.

Saudações
Teresa Paiva
Teresa Paiva

Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 30, 2012 12:17 am

Companheiro Zé Jorge:
Relativamente à sua dúvida [«Tem o companheiro a certeza do que afirmou ? - Foi mandatado por alguma daquelas entidades para assim se manifestar ?»], tenho a dizer-lhe o seguinte: tenho a certeza absoluta do que afirmei. Não fui mandatado por ninguém, nem preciso. Neste fórum exprimo-me a título puramente pessoal. Quando assim não for, eu aviso durante a própria intervenção. A propósito, atente no facto de ainda ninguém pertencente aos clubes 100% itinerantes ou à FPA ter vindo aqui opinar ou criticar-me por eu ter manifestado esta minha OPINIÃO 100% PESSOAL (também era só o que faltava…).
Em relação à sua outra dúvida [«Quanto à reacção da FCMP à constituição da FPA, colocar-lhe-ia outra pergunta, - e se fosse ao contrário ? - Como reagiria a FPA ? - Será que aqui o abismo "ideológico" que diz que existe, não provocaria uma reacção idêntica?»] a minha resposta é NÃO! Explicando melhor: se existisse uma FPA e depois surgisse uma FCMP, e a FPA tentassse na passada impugnar judicialmente a nóvel FCMP, eu demitia-me imediatamente da FPA! Considero que quem não deve não teme, e que uma atitude revanchista da FPA em relação a uma hipoteticamente recém criada FCMP seria sobretudo uma demonstração de fraqueza. E por esse princípio me bateria. Este esclarecimento é suficiente para o companheiro?
Quanto ao «significado» do parecer da FCMP, estou de acordo consigo, até porque acabou por vir ao encontro daquilo que defendi desde o início: é importante apenas do ponto de vista “político” (como aliás afirma, e muito bem, o CPA), nunca do ponto de vista legal. Nesse contexto muito específico tem a sua importância. Mas para mim, mais importante do que as manifestações de intenção, são os atos. Por isso esperemos para ver o que esta abertura promete.
Reportando-me ao seu comentário [«Desconhecia, isso sim, a sua importância e saber»], peço-lhe, por favor, que resista à tentação do ataque pessoal. Que mais não seja porque a maior parte dos companheiros que frequentam este Fórum, desconhecendo à partida o contexto de que o companheiro Zé Jorge procurou socorrer-se para tentar atabalhoadamente enfiar-me uma farpa, não percebeu mesmo nada daquilo que o companheiro queria dizer. Se quiser "farpar" a sério, peça ajuda, que eu dou...
Editado pela última vez por Henrique Fernandes em sexta mar 30, 2012 6:53 am, num total de 1 vez.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 30, 2012 12:28 am

Cara companheira Teresa Paiva:
É claro que o mundo autocaravanista não começou a girar apenas com o aparecimento da FPA. Há um trabalho que está para trás, sobretudo ao nível do CPA, a quem todos (autocaravanistas 100% itinerantes, ou não) muito devemos. E continuamos a dever no dia a dia.
Quanto à FCMP, na minha humilde opinião, a dívida é substancialmente menor.
Mas acredite que muito do que vai acontecendo, doa a quem doer, é, também, consequência da criação da FPA em Junho de 2010. Basta olhar para este tópico para perceber como tenho razão…
Ao contrário da companheira, acho mesmo que uma Federação com centenas de associados está realmente preocupada com a FPA. Se assim não fosse, não teria sobrevindo a tentativa de impugnação judicial, que continuo a considerar absurda (nunca a considerei ilegal).
Quanto à filiação de centenas de autocaravanistas nos «seus Clubes de Campismo onde se iniciaram no campismo até evoluírem até ao autocaravanismo», acho muito bem. Assim como acho bem que aqueles que não partilham desta visão (eu, por exemplo) se filiem noutro lado, sejam eles muitos ou poucos. Como diz o povo, amigo não empata amigo.
Relativamente à sua afirmação [«apenas considero que as instituições se devem mudar intervindo nelas e que somos um País pequeno demais para andarmos a tropeçar uns nos outros, criando organismo em cima de organismo que só se atrapalham uns aos outros, desperdiçando energias apenas a ver quem tem os saltos mais altos»], não conseguiria discordar mais da companheira. Considero que somos um país "pequeno" exatamente por falta de iniciativa e de diversidade associativa.
Para não nos atolarmos no autocaravanismo, permita-me, ainda que de forma um pouco espúria, que traga aqui um exemplo da sociedade civil que sustenta melhor aquilo que defendo. Em Portugal a eletricidade é fornecida em regime de monopólio ou de quase monopólio (EDP, Iberdrola, mais alguém?). Na Noruega há mais de 3 mil pequenas empresas produtoras e distribuidoras de eletricidade. Nenhuma com 1/10 da dimensão da EDP, nem nada que se pareça. E a eletricidade é incomparavelmente mais barata do que em Portugal…
Eu, nesta questão do autocaravanismo, sou daqueles que caminham descalços. Diga-me por isso a companheira quais os cargos que acha que ocupo (no CGA ou na FPA), ou o tamanho dos saltos que uso, para que eu tente perceber se a sua afirmação me era intencionalmente dirigida, ou não.
Quanto às questões de «legalidade», pendentes do seu muito louvável e público reconhecimento do direito à existência por parte da FPA e simultaneamente da legítima opinião que tem acerca da impugnação da criação da FPA,já estou como o ceguinho: a ver vamos aquilo que o futuro nos reserva…
Em relação aos «crescidinhos e papões», nem nós somos papões, nem os crescidinhos fizeram todo o trabalhinho de casa. Caso contrário não teriam surgido três novos clubes e uma federação! Ou não será assim?
Henrique Fernandes

Mensagempor forum_admin » sexta mar 30, 2012 10:12 am

Bom dia,

Como por mais do que uma vez se referiu, a equipa de administração gosta de ver estes importantes temas do autocaravanismo, serem aqui debatidos, contribuindo para informar e esclarecer todos os autocaravanistas que consultam este fórum.

Contudo, vimos apelar a que todos os intervenientes se foquem nos factos e ideias, deixando de lado as questões pessoais, as quais deverão ser tratadas directamente entre os interessados, quer através de MP’s ou e-mail’s, mas nunca aqui, já que as mesmas em nada contribuem para a troca de opiniões, a qual se quer salutar e esclarecedora.

Aliás nas Regras e normas de utilizaçao do fórum, pode encontrar-se entre outros os seguintes pontos:

forum_admin Escreveu:
7. Neste fórum o objecto de discussão não são as pessoas. São isso sim, as nossas ideias, as nossas autocaravanas, as nossas opiniões, etc.

19. Da mesmo forma é aconselhável que evitem entrar em “dialogo directo”, contribuindo por um lado para a diminuição de uma série de mensagens que só interessarão aos visados, por outro também se diminui a possibilidade de ocorrência de mal-entendidos entre os intervenientes. Usem para o efeito as MP ou o e-mail.

Lembramos ainda, que não se deve colocar aqui, questões internas de clubes. Aqui devemos reportar-nos a discutir todos os assuntos que tenham impacto em todos os autocaravanistas, que não só nos respectivos associados.

Obrigado pela compreensão
Os melhores cumprimentos
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
forum_admin
Site Admin

Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 30, 2012 10:18 am

Pela parte que me toca apresento a todos os intervenientes e leitores do Fórum as minhas desculpas, enquadráveis na intervenção da moderação.
Henrique Fernandes

Mensagempor joaquim » sexta mar 30, 2012 2:00 pm

Vamos somar todas estas intervenções...igual a zero! Não aprendemos nada, ou seja, aprendemos que assim nunca iremos a lado algum...!
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 30, 2012 2:52 pm

Ora, aqui está um português de gema!!
A moderação opinou que «a equipa de administração gosta de ver estes importantes temas do autocaravanismo, serem aqui debatidos, contribuindo para informar e esclarecer todos os autocaravanistas que consultam este fórum».
Vários companheiros intervieram, e as suas intervenções merecem o respeito de todos nós, concordemos ou não com elas.
Eu, pela minha parte, aprendi até muito com as intervenções aqui postadas. Acredito que muitos outros companheiros, que aqui nem se manifestaram, possam também ter aprendido alguma coisa.
Mas o companheiro Joaquim entendeu de outra maneira, o que temos todos também de respeitar...
Mas, para poder aprender mais alguma coisa, aguardo que o companheiro Joaquim não perca a oportunidade para nos ensinar, a todos nós (aos que estão de um lado e de outro da barricada, bem como aos "neutros") um pouco daquilo que certamente já sabe.
Fico à espera...
Henrique Fernandes

Mensagempor Teresa Paiva » sexta mar 30, 2012 7:46 pm

O problema da escrita é que muitas vezes nem sempre nos fazemos compreender, falta o olhar que espelha a intenção das palavras.

Henrique Fernandes Escreveu:Eu, nesta questão do autocaravanismo, sou daqueles que caminham descalços. Diga-me por isso a companheira quais os cargos que acha que ocupo (no CGA ou na FPA), ou o tamanho dos saltos que uso, para que eu tente perceber se a sua afirmação me era intencionalmente dirigida, ou não.

Teresa Paiva Escreveu:criando organismo em cima de organismo que só se atrapalham uns aos outros, desperdiçando energias apenas a ver quem tem os saltos mais altos.

Não creio que seja um organismo, por isso óbvio que não poderia estar a referir-me a si, nem a ninguém em particular.

Henrique Fernandes Escreveu:do seu muito louvável e público reconhecimento do direito à existência por parte da FPA

Vai uma grande distância entre o direito à existência (quem sou eu para não o reconhecer) e o reconhecimento, propriamente dito.

Pessoalmente não reconheço a FPA como uma real Federação de Autocaravanismo, por razões que me dispenso de enunciar, mas que penso o companheiro conhecerá.

Um abraço
Teresa Paiva
Teresa Paiva

Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta mar 30, 2012 10:34 pm

Companheira Teresa Paiva:
Solicitando desde já a condescendência da moderação (com a promessa de não falar de questões internas dos clubes ou federações), permito-me agradeçer-lhe pessoalmente, no que me poderia dizer respeito, o esclarecimento que teve a gentileza de aqui trazer. Só aumentou a consideração que tenho por si.
Reconheço também, e talvez não imagine com que sinceridade, o seu direito a não reconhecer a FPA como uma real federação de autocaravanismo. Como eu a compreendo! É exatamente aquilo que eu, pelos vistos ainda antes da companheira, já sentia em relação à FCMP...
Como diria Voltaire, posso não concordar com uma só palavra sua (felizmente, garanto-lhe, nem sequer é o caso!), mas defenderei até a morte o seu direito a dizê-las. Tenho a certeza de que a companheira faria o mesmo por mim.
Quanto ao «direito à existência» ou ao «reconhecimento», sou muito liberal: reconheço-o (ou reconheço-os) sem ambiguidades, sem limites, e a quem quiser simplesmente dele(s) desfrutar.
Saudações gardingas
Henrique Fernandes

Mensagempor Haddock » sábado mar 31, 2012 11:17 am

Só mais uma pequen achega para a discussão.
Este parecer chega numa ocasião magnifica! O pedido do ACP também; estas "manobras" dizem-me qualquer coisa, mas vou deixar essas impressões para mim.
Não é necessário mostrar "ódio" pela FCMP. Ela encarrega-se de se mostrar odiosa. Os sócios do CPA tiveram recentemente acesso às atitudes incríveis que se registaram numa AG daquela Federação.
Apesar das minhas afinidades (bem conhecidas) com a actual Direcção do CPA, senti-me obrigado a apoiar a atitude que o respectivo Presidente tomou naquela AG. Ficou bem demonstrado o que é a FCMP. É claro que logo a seguir estragaram tudo, ao publicar:
"O CPA entende que não obstante algumas divergências, que não são escamoteadas e que são assumidas com frontalidade, é na FCMP e através desta na FICC, que o autocaravanismo em Portugal e na Europa será progressivamente reconhecido e respeitado."
É capaz de ser mais uma "impressão" das minhas mas cheira-me que anda no ar mais uma tentativa de "tomada de poder"!
Um óptimo fim de semana para todos

Vitor
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Haddock

Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm

Mensagempor decarvalho » segunda abr 02, 2012 10:31 pm

Boas noites.....
Excepcionalmente, volto aqui à escrita num intervalo do silencio a que me tenho voluntariamente remetido.
Excelentes são os comentarios de esperança, e que subscrevo, de quem aqui ja se pronunciou sobre este tema.

Apenas um comentário ou anotaçao adicional: o parecer foi pedido pelo...ACP-Automovel Clube de Portugal....e após dois anos de funcionamento do ONGA -Observatório Não Governamental para o Autocaravanismo... presidido pelo ACP, e criado no I Encontro Nacional do Autocaravanismo, que teve lugar em Cascais em Maio de 2009, promovido pelo MIDAP e com o apoio do Turismo de Portugal e da CM de Cascais, ACP e da Subcomissão Parlamentar de Turismo da AR, outras entidades.
Por esse motivo, já o ONGA cumpriu a sua missão de sentar em dialogo construtivo, a sua mesa, varios interlocutores que observaram a situaçao actual, e contribuem para o Desenvolvimento do Autocaravavanismo em Portugal, muitas vezes perante a incompreensão e ate animosidade, de certos sectores de opinião.
De facto, o caminho faz-se caminhando, mas por quem é caminheiro, e neste particular chegaram agora mais alguns frutos
que recompensam os esforços de dialogo cobstrutivo desenvolvido aolongos dos ultimos anos pelo ACP, PRP, ACAP,FCMP, AECAMP, MIDAP e CAB no seio do ONGA.
Tempo portanto de virar a página, e deixar que outros continuem a corrida de obstáculos a percorrer pelo Movimento dos autocaravanistas, que privilegiam a cooperaçao e o trabalho de estudo de gabinete, ás publicas quezilias de auto-promoção.
Boas noites, aos que assim me compreendem.
Decarvalho, simplesmente, sem mandato de quem quer que seja.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Henrique Fernandes » terça abr 10, 2012 4:08 pm

Companheiros:
Para melhor compreensão dos problemas que (ainda) enfrentamos, não posso deixar de reproduzir aqui parte de um texto publicado no Fórum do CPA, sob o título «A visão do CPA da Assembleia Geral da FCMP». Chamo a vossa particular atenção para a parte que sublinhei e realcei a negrito. O resto vai junto, para contextualizar:

«Foi ainda questionada a Direção da FCMP, pelo representante do CPA, sobre a razão por que não tinha ainda sido nomeada a Comissão Autocaravanista e, após esta intervenção, de alguns setores da Assembleia Geral ouviram-se comentários pouco abonatórios para pretensão do CPA.
(Recordamos que a institucionalização de uma Comissão Autocaravanista no seio da FCMP resultou de conversações com o Presidente da Federação e que culminaram com uma reunião com a Direção da federação na sede da mesma. Desde o início destas conversações passaram-se cerca de 10 meses.)
Sobre esta matéria fomos violentamente “atacados” pelo representante de uma das associadas da FCMP que, inclusive, apelou a que a Federação interviesse junto das autoridades para que os autocaravanistas fossem “colocados” dentro dos Parques de Campismo.
O representante do CPA recordou, de forma pedagógica, que a FCMP já tinha tornado público o apoio às regras básicas que o CPA defendia sobre o autocaravanismo (Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade) e que um recente parecer do Gabinete Jurídico da Federação era conforme a posição da Federação e do CPA sobre a matéria».

Porque a visão "obrigacionista" de alguns sectores que integram a FCMP é claríssima (!!), dando razão a todos os "alertas" e posições que venho assumindo neste fórum, abstenho-me, para já, de mais comentários. Naturalmente com excepção dos agradecimentos que não posso deixar de endossar aqui ao representante do CPA por ter na circunstância "defendido" uma posição sensata e realista sobre o assunto em debate, em oposição aos dislates da autoria de algumas cabeças tontas!
Henrique Fernandes

Mensagempor ruca » quarta abr 11, 2012 2:32 pm

Boas companheiros, estranho ainda não ter visto os comentarios dos " defensores " da FCMP, ou da sua suposta boa fé em relação ao autocaravanismo itenerante ou ... nem por isso... mas continu a aguardar.
boas voltas a todos
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor zejorge » quarta abr 11, 2012 3:37 pm

Boa tarde

É curioso verificar que os incondicionais defensores da FPA , e "anti" FCMP, se apressaram a divulgar as intervenções do representante do CPA na Assembleia Geral da FCMP, mas tal rapidez não se verificou, aquando da publicação do parecer jurídico daquela mesma entidade sobre o estacionamento das ACs.
Nessa altura, denegriu-se esse parecer, desvalorizando-o e não lhe dando qualquer valor.......
Em meu entender, o que me pareceria louvável era ver os "pseudo" autocaravanistas 100% itinerantes, neste momento, a saudar a intervenção do representante do CPA, naquela Assembleia, em defesa do Movimento Autocaravanista, dando a cara por esse Movimento.
É essa dignidade e frontalidade, que escasseia, e por isso, sempre entendi que é nos locais próprios que os assuntos devem ser discutidos e resolvidos, ao contrário daqueles que preferem de uma forma subtil ignorar as realidades.
Mas, aguardemos tranquilamente, que a verdade venha ao de cima, para que possamos saber de que lado está a razão, se daqueles que dão a cara nos locais certos defendendo a causa do autocaravanismo, ou se os outros, que através da criação de "fantasmas", procuram justificar a criação de entidades, que ainda há pouco nascidas, a sua existência e utilidade já são questionadas.

Cumprimentos
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor ruca » quarta abr 11, 2012 4:14 pm

Boa tarde companheiro, em relação a posição assumida pelo representante do CPA na assembleia da FCMP parce que na intervenção do companheiro Henrique Fernandes, a mesma é elogiada.
Tambem em relação ao parecer da FCMP depois desta intervenção não é preciso ninguem vir denegrilo pois a intervenção dos membros da FCMP na dita assembleia sobre o autocaravanismo itenerente diz tudo o que esses senhores na realidade pensam e querem, pelo que este parecer dado por essa entidade vale o que vale ou seja NADA.
Em relação ao " anti FCMP " não sei a quem se refere a mim não pois não sou anti essa entidade, simplesmente defendo que cada macaco no seu galho e esses senhores nada têm a ver com o mundo AC, pelo que não têm de meter bedelho como nós não metemos o bedelho no no mundo deles . E sim sou a favor de uma federação que defenda os interesses dos autocaravanista por isso sou a favor da existência da FPA.
gratos a todos e boas voltas
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes