QUAL O REGULADOR INDICADO

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

QUAL O REGULADOR INDICADO

Mensagempor joao rafael santos » sábado jan 28, 2012 5:08 pm

Companheiros boa tarde
Agradecia que me informassem da aeguite duvida; Na minha A/C tenho o gaz butano e tenciono mudar para o Propano, o regulador pindicado para o propano é o 30mb ou o de 37mb ?
Estou com duvidas se algum companheiro sober informar-me agradecia

Cumps João Rafael
joao rafael
joao rafael santos

Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm

Re: QUAL O REGULADOR INDICADO

Mensagempor profzeca » sábado jan 28, 2012 7:05 pm

Boa Noite
Como também procedi à mudança do tipo de gás, posso informar o companheiro que o redutor apropriado para gás propano é o de 37. Antes de mudar fui informado, por um técnico, de todas as características, desde o tipo de redutor, pressões, capacidade calorífica, resistência a temperaturas negativas etc.
Um abraço
JC
"Só devemos olhar o outro de cima, se for para o ajudar a levantar-se."
profzeca

Registado: sexta jan 21, 2011 6:55 pm

Mensagempor fluis » sexta fev 03, 2012 3:49 pm

Boa tarde,

As marcas estabelecidas em Portugal que comercializam gás, só disponibilizam efectivamente redutores de 30 MBar para butano e 37 Mbar para propano. A excepção a isto é a Repsol cujo redutor de 29,5 MBar tanto funciona para butano como para propano (aliás ou é a caixa ou é o redutor que diz butano/propano), estou a falar das bilhas laranjas, já que as azuis (as ex-shell), utilizam outro tipo de adaptador.

Agora para que fique com a instalação correcta na sua Ac, deve ver primeiro se a sua AC, já trazia acoplado um redutor de pressão de 30 MBar, caso não o tenha deve adquiri um. Após ter esse redutor de pressão acoplado no circuito, deve adquirir um adaptador de pressão livre (praticamente todas as marcas têm este adaptador), e liga-lo ao redutor acoplado à ac, quer se trate do que já vinha ou adquiriu. Se não conseguir ligar o adaptador da bilha directamente ao redutor de pressão, deverá comprar numa casa da especialidade as lyras (tubo roscados na ponta), mas atenção que devem ser para alta pressão, já que é essa a situação que se verifica entre a saída do adaptador e a entrada do redutor.
Atenção nunca coloque um redutor na bilha se já existir outro no circuito, já que esta redução em dois passos é proibida pelas normas regulamentadoras.

Poderá esclarecer mais algumas dúvidas, no documento que está disponível no portal CampingCar Portugal (http://www.campingcarportugal.com) na secção Técnica & Bricolage, com o nome O Gás nas autocaravanas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor THOR » domingo fev 05, 2012 11:18 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Poderá esclarecer mais algumas dúvidas, no documento que está disponível no portal CampingCar Portugal (http://www.campingcarportugal.com) na secção Técnica & Bricolage, com o nome O Gás nas autocaravanas.

Boas,

na secção Técnica & Bricolage só falta lá uma coisa que é: todas as garrafas que tenham fecho de segurança não nacionais podem por lei ser abastecidas de GPL.
Como a minha AC veio da Alemanha e, as garrafas também eu, quando estão vazias só tenho que as encher. Só me basta saber quais os locais onde posso faze-lo e, não me chateio com o gás.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor zejorge » terça mar 20, 2012 4:17 pm

Boa tarde

Resolvi finalmente, substituir o gás butano pelo propano, tendo adquirido uma botija da OZ antiga (Esso), tendo-me sido oferecido o redutor, coisa que nas outras marcas não acontece.
Tenho como hábito, ler todos os manuais de instruções, de todos os equipamentos que adquiro, e neste caso não houve excepção, do que resultou uma dúvida.
No manual do redutor diz textualmente "este redutor não deverá ser utilizado em atrelados de campismo ou autocaravanas". Será que se deve ao facto de a sua pressão nominal ser de 37 mbar e a lei vigente exigir 30 mbar ??
Agradeço me dêem umas dicas sobre o assunto.

Cumpts

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 23, 2012 7:53 am

Editado pela Moderação
Editado pela última vez por forum_admin em sexta mar 23, 2012 9:21 am, num total de 1 vez.
Razão: Editado ao abrigo da regra nº8 do fórum.
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor zejorge » sexta mar 23, 2012 9:35 am

Bom dia

Verifiquei agora que o post do companheiro José Gonçalves foi editado pela Administração. Como não tive oportunidade de o ler, desconheço as razões que levaram a Administração a tal decisão.
No entanto, continuo com a dúvida que coloquei, e assim sendo se alguém me puder dar uma ajuda, fico grato.

Cumpts
zejorge

Mensagempor fluis » sexta mar 23, 2012 10:03 am

Bom dia Companheiro ZeJorge,

Primeiro que tudo deve verificar se a sua AC já dispõem de um redutor de pressão genérico, em caso afirmativo nunca poderá ter outro redutor para ligar à garrafa, mas sim um adaptador de pressão livre, já que a redução é feita no referido redutor genérico e nunca poderão existir dois no circuito.

Caso não tenha nenhum redutor na sua AC, consulte as etiquetas que estão no frigorífico, boiler, etc, e certamente lá estarão escritas as pressões admitidas quer para butano quer para propano. Normalmente eles estão preparados para funcionar com 30 Mbar de butano e 37 Mbar de propano. A questão é que as normas comunitárias que regulamentam o gás nas AC’s e que entram em vigor após 2000 (2001, 2002, 2003 não me recordo bem) dizem que deve ser 30 MBar, independentemente de ser butano ou propano.
Ou seja para ficar com a instalação 100% correcta deveria adquirir um redutor genérico de 30 MBar, que dá para butano e propano, uma lyra (tubo de borracha roscado) de alta pressão para fazer a ligação entre o redutor e o adaptador de pressão livre que liga na garrafa.
Quanto a estar escrito que esse redutor não deve ser usado em autocaravanas e caravanas, não se preocupe muito com isso, também o adaptador de pressão livre da repsol, que é o mais utilizado por todos os autocaravanistas, tem isso escrito na literatura que vem com o mesmo..

Por falar em repsol, caso não tenha um redutor genérico de 30 MBar, esta é outra solução possível, se mudar para bilhas da repsol, o respectivo redutor de 30 MBar de butano, pode ser usado sem qualquer problema com o propano.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 23, 2012 1:20 pm

Editado pela Moderação
Editado pela última vez por forum_admin em sexta mar 23, 2012 1:36 pm, num total de 1 vez.
Razão: Editado ao abrigo da regra nº21 do fórum
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 23, 2012 1:27 pm

Editado pela Moderação
Editado pela última vez por forum_admin em sexta mar 23, 2012 1:37 pm, num total de 1 vez.
Razão: Editado ao abrigo da regra nº21 do fórum
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor zejorge » sexta mar 23, 2012 4:03 pm

Boa tarde

Obrigado Fernando Luís, pelas explicações dadas.

Um abraço

Zejorge
zejorge

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 5 visitantes