Locais de estacionamento dedicados às AC'S

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Parque de Autocaravanas de Vila Real de Santo António

Mensagempor Duarte » quinta jan 26, 2012 9:51 pm

fj2011 Escreveu:
Desde que comprei uma autocaravana, tenho lido com atenção, muitas das vezes com alguma dificuldade em compreender o que está escrito, (não pelos erros entenda-se) as várias opiniões sobre o assunto, e penso que alguns dos srs, em minha opinião, lamentávelmente, falam em nome de uma comunidade como se dela fossem representantes...

Companheiro aqui neste forum ninguêm é representante de uma comunidade, mas pense bem numa coisa companheiro imagine que vive no Algarve como eu e como outros deste forum e que ao fim de semana resolve ir fazer uma pequena "Balade" pelo Algarve e o que encontra só já são interdições por tudo quanto é sitio, pois uma grande parte da comunidade e acredite que são muitos não respeitão as As Regras de Ouro do Autocaravanismo" poisam" 2 ou 3 meses num local, abrem toldo tiram cadeiras e até churrasco fazem na via pública. È claro que o companheiro como não vive no Algarve e só vêm cá uma vez por outra, não vê os "Abarracamentos" que se vê aqui no verão e no Inverno. Olhe só agora em SIlves estão para cima de 80 Ac's.

As autarquias nestes locais de grande afluência são obrigadas a disciplinar uma parte dessa comunidade, pois essa comunidade não cumpre as regras do autocaravanismo e assim desta forma ainda bem que criam um espaço para que nós possamos estacionar, pois bem podiam fazer uma proibição e ai é que estavamos mesmo tramados.

Enquanto não haver uma mudança de ATITUDE por parte dos autocaravanistas em CUMPRIR AS REGRAS DE OURO DO AUTOCARAVANISMO vamos certamente a continuar a assistir cada vez mais a cenários destes em que a maior parte das autarquias vão criar um local destinado para as Ac's, o que eu não discordo, mesmo pagando desde que esse local tenha as devidas condições para nós parqueamos, pernoitar, fazer a manutenção etc.

As autarquias no Algarve começaram agora a perceber o potencial do Autocaravanismo especialmente na Estação Baixa (inverno), e vão tirar partido disso.
Vamos ver o que vai acontecer no futuro mas na minha opinião acho que em grandes zonas de afluência turistica não há outra solução senão criar as áreas destinadas ás Ac's.

Dentro de dias o Algarve têm mais para dar, fiquemos a aguardar o ventos que sopram ao meu ouvido e dos Administradores deste Forum, são ventos de bonança por parte de alguns autarcas.

Duarte
Guru do GPS
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Re: Parque de Autocaravanas de Vila Real de Santo António

Mensagempor Paulo » quinta jan 26, 2012 11:45 pm

Boa noite,

Acho interessante o facto de apenas ver relutância nos estacionamentos para autocaravanas quando os mesmos são pagos. Quando tudo é gratuito não vejo resistência. Assim, parece-me que o problema não é a localização, a vista, a distância, mas….os 4€.

Vejamos:

Estacionamento em VRSA: Tem serviços, situa-se ao lado do centro, com vista para a o rio Guadiana, tem transportes mesmo ao lado, ou seja, autocarro, comboio, barco e táxis. Temos cafés, restaurantes, mercado, pastelarias, esplanadas, isto é, tudo o que normalmente procuramos neste tipo de paragem.

Estacionamento de Manta Rota: Está “dentro” da própria praia e ao lado da pequena zona de comércio. Tem serviços incluídos. O que se pode pedir mais? Neste local há mais interdições do que havia? Não há! Pelo contrário, o estacionamento reservado às AC deixou de ter interdições, as quais não estamos aqui a discutir se eram ou não (i)legais. O tema “Verão”, será outra matéria, mas se o município cria alternativas temos de entender o enquadramento desta situação e não ver só o nosso lado nem querer Roma e Pavia, pois há bem pouco tempo nada tínhamos.

Outra situação que deve ser entendida é que o Algarve tem mais ACs de Outubro a Maio do que de Verão. Teremos de entender que o Verão se esgota em pouco mais de 1 mês (15/Jul a 15/Ago) e o resto do ano representa uma fatia temporal importantíssima, pelo que, contrariamente ao que possa ser pretendi do ou pensado, talvez em matéria de autocaravanismo a bitola de dimensionamento e organização tenha de ser direccionada para o grande período fora da época alta.

Sejamos sérios e não olhemos só para o nosso umbigo! Valorizemos a mudanças que estão a acontecer e reconheçamos os passos em frente!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Re: Locais de estacionamento dedicados às AC'S

Mensagempor zejorge » quinta jan 26, 2012 11:51 pm

Boa noite

Tenho acompanhado com curiosidade as diversas opiniões aqui expressas, e nesse sentido, gostaria de levantar uma questão que também me parece pertinente.
Na verdade, é já com alguma frequência, que vão surgindo noticias da construção de Áreas de Serviço um pouco por todo o País, o que vai ao encontro das nossas ambições.
É também verdade, que as noticias de proibição de estacionamento para autocaravanas são uma constante, o que contribui de alguma forma para a nossa "revolta", relativamente a esses casos.
Mas, permitam-me que levante uma questão: - Não é verdade, que muitas das Autarquias e Juntas de Freguesia, fizeram o investimento numa área de serviço para autocaravanas, com o objectivo de disciplinar o transito nas suas diferentes vertentes, nas suas localidades?.
Penso que ninguém tem dúvidas que a resposta é afirmativa, apesar de, obviamente, haver outro tipo de objectivos que se pretendem alcançar tais como o desenvolvimento económico e social das suas terras.
Assim sendo, será correcto que nós autocaravanistas, esqueçamos a existência desses locais destinados exclusivamente a nós, e estacionemos as nossas Acs. num outro local, só porque temos direito a ele, mas fundamentalmente porque é mais cómodo para nós?.
Não necessitarão de me dizer que as autocaravanas são veículos legais, que pagam impostos etc,etc, porque isso eu sei, mas também sei que devo respeitar aqueles que investiram para nos receber.
Vivo a 3 kms de Constância, onde há cerca de um ano foi inaugurada uma A.S. e por isso é com relativa frequência que verifico as autocaravanas estacionadas junto ao rio Zêzere e a A.S. está vazia.
Recentemente. Presidente do Município em conversa informal dizia-me " afinal fizemos a A.S. e os seus companheiros continuam a estacionar aqui em baixo dificultando por vezes o estacionamento dos autocarros", que acha que devo fazer ?
A minha resposta foi simples " Proíba o estacionamento de autocaravanas aqui junto ao rio".
Certamente que, irão surgir um coro de protestos, por eu, como autocaravanista, ter proposto esta medida, mas creiam que neste caso especifico, me parece uma atitude correcta.
Não podemos querer ser mais papistas que o Papa.....

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Rui Correia » sexta jan 27, 2012 12:24 am

aqpagado
Editado pela última vez por Rui Correia em terça fev 07, 2012 12:32 pm, num total de 1 vez.
Rui Correia

Registado: quarta dez 28, 2011 5:57 pm

Mensagempor fluis » sexta jan 27, 2012 1:33 am

Boa noite,

Foram agrupados neste tópico, alguns post's colocados nos tópicos Parque de Autocaravanas de Manta Rota e Parque de Autocaravanas de Vila Real de Santo António, em virtude de a troca de opiniões/argumentos neles contida pela importância merecia sem dúvida um maior destaque, para além de que não versavam em exclusivo o assunto da área de serviço do tópico onde foram criados, desviando-se do tema original. Alguns post's ficaram duplicados neste e no respectivo tópico original, de modo a algumas respostas não perdessem o sentido.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor txinho » sexta jan 27, 2012 10:12 am

zejorge Escreveu:Boa noite

Recentemente. Presidente do Município em conversa informal dizia-me " afinal fizemos a A.S. e os seus companheiros continuam a estacionar aqui em baixo dificultando por vezes o estacionamento dos autocarros", que acha que devo fazer ?
A minha resposta foi simples " Proíba o estacionamento de autocaravanas aqui junto ao rio".
Certamente que, irão surgir um coro de protestos, por eu, como autocaravanista, ter proposto esta medida, mas creiam que neste caso especifico, me parece uma atitude correcta.

Zejorge

Bom dia a todos,

Nem mais, companheiro estou completamente de acordo, se algumas autarquias nos criam locais para nos acolher porque não usa-los?? :roll: :evil:
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor danibeja » sexta jan 27, 2012 11:22 pm

zejorge Escreveu:Vivo a 3 kms de Constância, onde há cerca de um ano foi inaugurada uma A.S. e por isso é com relativa frequência que verifico as autocaravanas estacionadas junto ao rio Zêzere e a A.S. está vazia.
Zejorge

Boa noite,

Concordo plenamente com esta parte, mas com uma pequena alteração, se existe a vontade de estacionar naquele local outro tipo de veículos, deve-se reservar locais só para esses veículos (autocarros), e não proibir um só tipo de veículos (autocaravanas) de estacionar naquele local, pois se estiverem lá veículos de mercadorias semelhantes ás ACs também provocam estorvo aos autocarros (por ex.).

Eu próprio, também já fui a Constância, e por inúmeros motivos, preferi estacionar a minha AC junto ao rio... como é óbvio, após esta chamada de atenção, não o voltarei a fazer...

Mas não concordo que se discipline/obrigue o transito com base nas Áreas de Serviço, pois aqui teríamos um pau de dois bicos,... se um concelho cria uma Área de Serviço seriamos obrigados a estacionar dentro do seu parque, e não concordo com esta obrigação...

Para isso prefiro que me obriguem a ir para um Parque de Campismo...

Por outro lado, ainda mais grave, que eu tenha conhecimento ainda não foi revogado o Regulamento Municipal para Licenciamento da Actividades de Campismo Ocasional e Caravanismo no Concelho de Vila Real de Santo António : http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=v ... Lg&cad=rja

Logo, se ainda não foi revogado, a CMVRSA está a fazer o que o companheiro Zejorge pretende, para pernoitar (artigo 14º) no concelho, ou pernoitamos no parque de campismo ou nos parques devidamente sinalizados para o estacionamento de ACs... e se eu quiser estacionar noutro local do concelho sou autuado...

Eu sou contra todas as obrigações impostas desta forma, gosto de ser livre de escolher onde estacionar, no entanto enalteço a atitude da CMVRSA, por ter criado este parque, agora só falta revogar a alinea h) do artigo 14º do referido regulamento, e aí sim, ficarei 100% grato...

Onde as autarquias não querem que eu estacione, coloquem sinais verticais (de forma legal), e criem soluções como fez a CMVRSA (por exemplo, mas existem muitas outras), pois não concordo com o proibir, por proibir...

Mas entenda-se que nos locais onde a CMVRSA criou estes parques, julgo que foi a melhor solução, pois são locais de "massas" Autocaravanistas na forma Campista, que é o que não se pretende num local destes... (campismo, é nos Parques de Campismo)

Como disse anteriormente, com um regulamento da actividade do Autocaravanismo com base nas regras de ouro, as praticas campistas iriam acabar, e já não era necessário grandes "invenções" por parte das Autarquias...

Por alguma coisa, sou apoiante de Áreas de Serviço "Low Cost", pois dessa forma não existe o argumento :
"- Não é verdade, que muitas das Autarquias e Juntas de Freguesia, fizeram o investimento numa área de serviço para autocaravanas"
Com muito pouco dinheiro se cria uma boa AS.

O INVESTIMENTO NÃO PODE SER NA ÁREA DE SERVIÇO, TEM QUE SER NO SEU CONCELHO, COM O TURISMO QUE GERA!

Se não for para atrair novos "clientes/turistas" ao seu concelho, não existe investimento, nem lucro para a população, logo não faz sentido a existência da AS.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor spinto » sábado jan 28, 2012 9:28 am

Para serem criadas Areas de Serviço e depois os autocaravanistas não as utilizarem, acho um desperdiçio e falta de respeito, somos livres de as usar ou não, mas acho um contra-senso gritante.

Podem discordar, mas se fosse eu (autarquia ou junta freguesia) a criar uma area de serviço num local seguro e com todas as condições de apoio e depois os autocaravanistas frequentassem outro local perto que não esse, fecharia a area de serviço de imediato, é sinal que não é util nem necessária sendo por isso um desperdiçio.

Por vezes estacionam-se autocaravanas a 100m ou 200m de uma area, dá que pensar, é um sentimente de indiferença por quem trabalhou no desenvolvimento do autocaravanismo e vê todo o trabalho não ser reconhecido.

Não podemos ser nós próprios autocaravanistas o próprio entrave ao nosso crescimento, faça-se também um esforço de frequentar os locais próprios para as proprias autoridades verem que valeu a pena o trabalho feito.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Manias minhas

Mensagempor caraujo » sábado jan 28, 2012 1:18 pm

Boas tardes companheiros,

Não é a primeira vez que ando por esse Portugal fora e sempre que posso, e o desvio não é muito, faço questão de passar e parar numa AS.
Nem que seja por pouco tempo, mas para fazer ver aos Autarcar e habitantes, que passam/estacionam lá ACs.

Por exemplo:

Ainda à poucos dias fui ter com o companheiro Alexandre Chora e como tinha um pouco de tempo, no meu regresso...fiz questão de fazer um desvio de 10km para parar lá, tomar um café e seguir viagem, fazendo uma paragem na Repsol da Vila para meter gasóleo, que estava a precisar.

Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara...temos que ser solidários, com quem o foi para conosco.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor zejorge » sábado jan 28, 2012 3:48 pm

Boa tarde a todos

Lançada que foi a questão do estacionamento das ACs, concluo que afinal o tal coro de protestos a que me referi, não surgiu o que muito me satisfaz, pois é demonstrativo de que afinal somos compreensivos para com aqueles que gostam de nos receber, e que por isso pouco ou muito investiram.
Apenas o companheiro Danibeja invocando a sua liberdade, que ninguém contesta, levanta algumas questões que considero pertinentes, mas que perdem razoabilidade, porque quando se cria uma zona exclusiva para o estacionamento, pernoita e manutenção de uma AC, será de bom senso, que nós autocaravanistas a utlizemos, aliás na sequência daquilo que o companheiro Caraujo afirma.
Deixo uma questão ao companheiro Danibeja: - Se um dia chegar a uma AS para estacionar, e ela estiver ocupada por um outro qualquer veículo, qual será a sua reacção? - Aceita pacificamente o facto, ou reclamará ?
Neste caso, o veículo que lá está estacionado (em transgressão ?), também foi cerceado das suas totais liberdades, afinal tal como nos acontece, quando nos obrigam a estacionar no local previamente reservado às nossas ACs, ou não será assim ????

Cumpts
zejorge

Mensagempor danibeja » sábado jan 28, 2012 5:51 pm

Boa tarde,

Consoante as nossas aptidões e qualidades, damos ênfase só a determinados pontos do que vemos ou lemos, por exemplo:
Num acidente de transito, um polícia verifica quais as transgressões, um médico se existem feridos, um mecânico o orçamento para arranjar as viaturas, etc...

E assim estamos nós... só vemos/lemos o que nos interessa...

Eu não sou contra os parques de estacionamento exclusivos a Autocaravanas, sou contra a obrigação de os Autocaravanistas apenas poderem estacionar nesses locais, já para não falar que se o parque estiver cheio, teria que escolher outro parque (provavelmente noutro concelho), uma autocaravana é um automóvel, e como tal tem os mesmos direitos e regalias que os demais... assim como proibições e obrigações.

Por exemplo, existem parques de estacionamento exclusivos a veículos pesados, no entanto, salvo sinalização vertical, os mesmos podem estacionar noutro local, cumprindo as regras de transito... é isto que eu gostava de ver no Autocaravanismo...

Eu não disse que não utilizava as AS e parques exclusivos para Autocaravanas... nem coloquei ênfase nessa matéria, mas pelos vistos é essa a mensagem que querem passar de mim.

Se bem me recordo, a AS de Constância não tem parque/lugares exclusivo a Autocaravanas, logo qualquer outra viatura lá pode estacionar...

Já em relação à questão que coloca, é da competência das autoridades locais a fiscalização, mas como é óbvio não ficarei muito satisfeito, no entanto, quando existem lugares exclusivos a Autocaravanas, os mesmos devem ser apenas uma percentagem desse parque de estacionamento, logo eu estacionava no lugar livre que existisse perto...

SOU COMPLETAMENTE A FAVOR DA CRIAÇÃO DE ÁREAS DE SERVIÇO E PARQUES DE AUTOCARAVANAS.

É importante que os Autocaravanistas utilizem essas infraestruturas, no entanto não deve ser obrigatório.

À semelhança do companheiro Caraujo, eu faço pior, traço os destinos com base nas Areas de Serviço e PC com AS...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » sábado jan 28, 2012 8:01 pm

Boas a todos

Caro amigo Danibeja

A questão fundamental é exactamente essa.... por isso é que afirmo que corremos o risco efectivo de ficarmos aprisionados á nossa propria criação ou seja ás áreas de serviço.... quando implicitamente se sente pelo menos eu sinto que existe uma real tendência de obrigatoriedade de estacionarmos ou nos parque de campismo ou nas áreas de serviço exclusivas para Acs.... eu já não acredito no Pai Natal nem na ingeniudade dos autarcas.... e cada vez menos.... esses senhores não dão ponto sem nó.... e não estou a ser depreciativo apenas realista no meu entendimento e pragmatismo observado quando tenho de me relacionar com esses senhores....

Relativamente aos nossos moderadores e afins nomeadamente ao Paulo e Fluis que tanto se tem esforçado para implementarem Areas de serviço como é o caso da Manta Rota, aproveito para agradecer o esforço e dedicação á causa, percebendo eu que seria isto nestes locais ou nada.... mas ainda assim as minhas resalvas são muitas relativas ao rumo que poderemos estar a tomar, isto relativamente á obrigatoriedade que inicialmente me referia....

Tal como tu referencias.... Há quem veja a arvore e há quem veja a floresta.... quem tem razão sinceramente ainda não sei...... apenas desconfio....

Um abraço e sim uma autocaravana é um veiculo ligeiro com caracteristicas especiais, e deve ser utilizada com bom senso e olhando para o umbigo dos outros para não sermos criticados e apeliados de....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Paulo » domingo jan 29, 2012 12:49 pm

Caros amigos, Daniel, Alexandre, Zé, e restantes,

Compreendo e partilho os vossos pontos de vista relativos aos possíveis abusos na obrigatoriedade de as ACs estacionarem em pontos específicos. Reparem que estou/estamos a falar em estacionamento (habitado ou não). Para se implementar um sistema desses teria de haver um regulamento municipal ou outro, certamente ilegal e discutível em sede própria, que indicasse essa restrição, pois através da sinalização vertical a mesma não seria exequível.

O que pode sim acontecer é que havendo n locais com motivações para a paragem das ACs (vista de rio, mar, etc), se forem criadas condições equivalentes e alternativas, haja municípios que de uma forma ou de outra nos levem aos locais que prepararam nesse sentido.

É claro que esta situação tem que ser prevista com alguma dose de bom senso. Neste ponto entendo que:

• Estamos a atingir um limiar em que há uma transição no entendimento do autocaravanismo, em que de “estorvo” passa a ser correctamente visto como uma oportunidade de negócio.

• As nossas associações devem continuar e intensificar um arregaçar de mangas que analise, proponha e intervenha nos casos que se mostrem descabidos em termos da gestão do estacionamento das ACs.

Se tivermos em atenção, pelo menos, os pontos acima referidos, então a probabilidade de proliferação de abusos de poder, será certamente reduzida e controlada.

Tal como o Daniel, eu também
SOU COMPLETAMENTE A FAVOR DA CRIAÇÃO DE ÁREAS DE SERVIÇO E PARQUES DE AUTOCARAVANAS.

É importante que os Autocaravanistas utilizem essas infraestruturas, no entanto não deve ser obrigatório.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor zejorge » domingo jan 29, 2012 7:44 pm

Boa noite

Parece-me a mim, que nesta troca de impressões sobre os locais de estacionamento para as ACs, há um aspecto que todos reconhecemos mas......... procuramos não encarar de frente e, digamos, a sermos talvez desonestos intelectualmente, e porquê ? - porque, ansiamos e quase exigimos, que exista uma Área de estacionamento, com possibilidade de pernoita e manutenção, se possível em cada Concelho, mas nunca abdicando do nosso legítimo direito de poder estacionar em qualquer lugar existente para esse fim.
Não estaremos a passar de "vitimas" a privilegiados, passando a usufruir de estacionamento exclusivo, e também de todos os restantes?
É curioso verificar, que quando este assunto se discute, logo o "fantasma" dos parques de campismo surge, a invocação do "turismo itinerante", e outras argumentações, são enaltecidas no sentido de justificarmos as nossas exigências " CRIEM-SE ÁREAS DE SERVIÇO E ESTACIONAMENTO PARA AUTOCARAVANAS, MAS NÓS SÓ AS UTILIZAREMOS SE ASSIM O ENTENDER-MOS...".

Ponto final......parágrafo ....
zejorge

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 29, 2012 8:04 pm

Boas a todos

Existem convicções que estão enraizadas no nosso ser, que não são alvo de discussão ou mudança, são valores irredutiveis...

No seu caso companheiro Zéjorge, ainda não percebi se quer ter o direito á opção do estacionamento.... no meu é inequivoco, eu quero ter esse direito e dele não abdico. As nossas potenciais diferenças não são discutiveis, porque estão enraizadas no nosso intelecto e vivência....

Existe uma gaiola lindissima com um pardal telhado, há quem veja a gaiola e depois o passaro, eu nitidamente vejo o pardal e a sua falta de opção.... agora se eu visse o pardal a entrar e a sair da gaiola quando entende-se, talvez eu começasse a valorizar a gaiola em comunhão com o passaro....

Companheiro todos diferentes todos iguais, desde que todos nós possamos respeitar as opções dos outros, assumindo em plenitude a liberdade alheia.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 48 visitantes