Botija de Gás sem redutor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Botija de Gás sem redutor

Mensagempor nomukaiki » quarta nov 02, 2011 12:27 pm

Comprei a minha AC na Alemanha e ela vinha equipada com um sistema de gás SecuMotion tal como este: http://www.southdownsmotorcaravans.co.u ... motion.php
e uma botija pequena de 6kg que ainda tinha algum gás propano.
A botija em vez do tradicional encaixe para um redutor tem uma torneira para o corte de gás e onde se faz a ligação da mangueira ao secumotion/redutor através de uma rosca.

Onde posso comprar em Portugal botijas já com esta torneira ou com um encaixe destes?
Obrigado
João
nomukaiki

Registado: sexta Oct 21, 2011 1:10 am

Mensagempor cookie » quarta nov 02, 2011 9:15 pm

companheiro, se não me engano, o secumotion é um sistema que permite usar em segurança o aquecimento a gás em andamento, algo proibido a quem não tem esse sistema.

as botijas das ac´s não têm redutor mas sim saídas livres. o redutor está mais "acima" e não na botija. as saídas livres não são todas compatíveis... p.ex. as da esso são diferentes das da repsol...

o que procura é mesmo um redutor? ou uma saída livre?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor nomukaiki » quarta nov 02, 2011 9:23 pm

Obrigado pela resposta.

O Secumotion é também um redutor. Pode ler nas caracteristicas http://www.southdownsmotorcaravans.co.u ... motion.php Ele tem entrada de gás entre 0.4 e 16 Bar e faz saída a 30mbar.
O que não se pode fazer é acumular redutores, por isso, com este secumotion, tem de se ligar directamente è garrafa sem mais nada.
Ou seja, eu necessito é comprar garrafas de propano com saída livre.
Isso vende-se em qualquer posto de venda?

Obrigado
João
nomukaiki

Mensagempor cookie » quarta nov 02, 2011 9:33 pm

exacto, não pode acumular redutores.

as únicas botijas que conheço não trazem a saída livre. esta tem que ser comprada num representante da marca (galp, repsol etc.) e nem todos têm esse material... convém talvez telefonar para o apoio ao cliente das marcas para que lhe digam onde pode comprar a saída livre.

lamento não ser de grande ajuda...
cookie

Mensagempor Rula » quarta nov 02, 2011 9:50 pm

Companheiro, experimente instalar um deposito GPL recaregavel à medida do compartimento...
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Rula

Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm

Mensagempor VítorEsteves » quarta nov 02, 2011 10:10 pm

Companheiro,
a minha ac tambem foi importada da Alemanha. Trazia gás propano (1 de 13 kg e uma de 6kg de cor cinza). Nao tinha sistema secumotion mas sim apenas um redutor aplicado na lira (tubo) e no final uma rosca que apertava na botija.
Ou seja, o sistema é igual com a diferença de em vez do sistema secumotion tinha apenas um redutor.

O que fiz foi dirigir-me ao depósito da repsol, em Palmeira (Braga) e trocaram-me a garrafa de 13 kg alemã, deram-me um encaixe de saida livre que apliquei na rosca, mantive o redutor e fiquei com tudo a funcionar na perfeição.

Uma vez que reside em Braga, caso pretenda que eu o acompanhe a este depósito, basta que me contate por MP.

Disponha

VitorEsteves
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor Nuno Sousa » quarta nov 02, 2011 11:41 pm

Também fiz o mesmo na minha autocaravana, que é igual á do Vítor Esteves e mantive o redutor de 50mBar (acho que é assim que se chama), uma vez que tem no compartimento do gaz, um autocolante que diz para usar sempre o redutor de 50mbar. Comprei apenas um redutor livre da Repsol que encaixa no tal redutor que vinha com a autocaravana e utilizo aquelas garrafas mais leves da Repsol de gaz butano (já há aproximadamente 3 anos sem qualquer problema).
Sei de alguns colegas que trocaram os redutores de 50Mbar por redutores de ( 30 ou36Mbar) e os aparelhos funcionam na mesma ,uma vez que em Portugal não existem redutores de 50Mbar. Mas eu pessoalmente não acho conveniente fazer essa troca mas também nunca percebi muito bem o porque de os veículos importados da Alemanha usarem os tais 50 Mbar e os nacionais não, se houver alguém que possa explicar melhor!!!
Nuno Sousa

Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm

Mensagempor nomukaiki » quinta nov 03, 2011 1:01 am

Obrigado a todos pelas rápidas respostas.

A ideia é mesmo acrescentar o depósito GPL mas também vou manter o sistema das garrafas para poder ter mais versatilidade. Enquanto andar só por Portugal não preciso de carregar o peso da garrafa e ganho mais um bom espaço de arrumo. Quando for para fora levo uma garrafa para poder trocar caso não encontre enchimento GPL.

Entretanto ainda não instalei o GPL mas preciso de tratar de reabastecer a garrafa pois as noites já são bem frias e há umas festas e magustos que não podem aguardar :wink:

Caro Vítor Esteves agradeço imenso a sua disponibilidade e ajuda mas não precisa de se incomodar a ir lá comigo. Penso que sei onde fica esse depósito da repsol e vou tentar dar lá um salto amanhã.

Já agora para esclarecer a questão dos 50 ou 36 ou 30 milibar. De facto deve-se usar o redutor adequado à instalação que existe instalada pois é uma característica de trabalho dos aparelhos. Ou seja, se o frigorífico ou outro aparelho necessita de 50mbar para operar, se lhe fornecer gás a 30mbar ele apenas vai estar a trabalhar a 60% da sua capacidade e isto é se chegar a trabalhar ou acender. O inverso seria bastante pior, perigoso até, haveria um excedente enorme de gás no aparelho. Os sistemas de 50mbar são bastante antigos e apenas se utilizava na Alemanha. Para se converter um sistema desses de 50mbar para um de 36 ou 30mbar deve-se fazer troca dos bicos internos dos aparelhos, aquelas pequeninas porcas/tampas com um furinho no centro.
A diferença dos 30 e 36 mbar existe para equilibrar o diferente poder calorífico do propano e do butano. O butano é 12% mais 'potente' que o propano. Por isso, os equipamentos são desenhados para trabalhar a 30mbar com butano ou 36mbar propano tendo a mesma prestação calorífica. De qualquer forma se for utilizado butano a 36mbar não tem problema pois os equipamentos têm (ou deveriam ter) uma margem de manobra de segurança para poder ter esse excedente de energia. O fogão da cozinha neste caso teria até uma chama bastante maior. Mas a minha opinião é que por motivos de segurança deve manter-se o tipo de gás para o regulador existente e para as características dos aparelhos.

Um abraço e novamente obrigado pelas dicas
João
nomukaiki

Mensagempor Miguel1975 » quinta nov 03, 2011 10:25 am

Bom dia companheiro nomukaiki.

Penso que em portugal não é autorizado o GPL em vez da Botija, ma se realmente estiver interessado em colocar um depósito a GPL, não tenha receio de quando for para Europa não ter bombas a GPL, na Europa existe bastantes.
Tenho uma auto-caravana a GPL de fábrica, Ford, nos Últimos 12 messes fiz cerca de 4000km e sempre a GPL, tanto em Portugal como fora.
Mas para o ajudar tirar algumas duvidas consulte:
www.autogas.pt ou www.maisgasolina.com
Miguel1975

Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm

Mensagempor nomukaiki » quinta nov 03, 2011 10:45 am

Bom dia Miguel.

Porque é que o GPL não pode substituir a botija? Existe alguma lei sobre o assunto?
A instalação de GPL possui os requisitos legais e é bastante mais seguro até que as botijas.
O que já li que é ilegal é encher botijas com o abastecimento GPL dos automóveis, apesar de isso ser possível em todos os outros países da Europa. Portugal é assim sempre tão 'especial', até no estacionamento dos veículos com GPL só é proibido em PT. Os nossos governantes e legisladores gostam de mostrar o quanto Portugal é único, quase que caminhamos como a Grécia de tão bons e excentricos que somos.

Quando pedi orçamentos para a colocação do depósito GPL todos os instaladores me disseram que já fizeram em bastantes AC, por isso estranho que seja ilegal.
João
nomukaiki

Mensagempor cookie » quinta nov 03, 2011 11:32 am

já agora aproveito o tópico para colocar outra questão relacionada com o GPL. até que temperatura é que ele funciona? nós usamos sempre propano porque congela apenas a partir dos -30ºC (o butano começa a dar problemas a partir dos +5ºC).

já estivémos em locais com -12ºC e não tivémos qualquer problema com o propano, tudo funcionou na perfeição.
cookie

Mensagempor nomukaiki » quinta nov 03, 2011 11:46 am

O propano congela aos -42.1ºC e o butano congela a -0.5ºC

Acontece que o butano possui outro problema que é o facto da descompressão interna da garrafa fazer também um arrefecimento. Por isso, apesar de serem por exemplo +10ºC de temperatura ambiente, a utilização de gás butano durante algum tempo pode fazer com que a temperatura interior desça o suficiente para ele congelar e deixar de 'sair'.
Muita gente devolve/troca de garrafa butano por pensar que já está vazia apesar de ela ainda ter uns 10% de gás. Com o propano isso já não acontece, a garrafa quando deixa de libertar gás é porque já não tem mesmo nada lá dentro. Isto é, às temperatura normais habitáveis, acima de uns -20ºC.

O GPL é uma mistura de propano+butano, para ter um poder combustivel elevado (devido às octanas do butano) e ter uma capacidade de anticongelamento (devido ao propano).
No entanto, todas as marcas de combustivel fazem apenas o GPL com propano por motivo de custos de produção. Isso é o que eles dizem. Se calhar convém-lhes que as viaturas tenham menos rendimento com o GPL e que necessitem de mais gás para andar os mesmos kms.
João
nomukaiki

Mensagempor cookie » quinta nov 03, 2011 7:29 pm

com 5ºC já o butano começa a dar problemas. sentimos bem esse problema na nossa casa da aldeia...
cookie

Mensagempor RMGM » quinta nov 03, 2011 11:14 pm

Boa noite a todos
Em relação ao gás butano e propano não se trata de os mesmos congelarem mas sim do ponto de ebolição dos mesmos (passagem do estado liquido ao estado gasoso) que no butano é aos -2º e no propano é de -42º assim como a sua capacidade de expanção que no propano é muito superior á do butano que leva a que este não se deva utilizar a uma distancia superior a 2 metros (comprimento da mangueira ) da botija com prejuizo da perda de qualidade.
Em relação aos redutores de 50mb á luz da lei portuguesa não são legais pois esta só deixa utilizar 30mb para o butano e 36mb para o propano
No que diz respeito ao uso das botijas de propano só é premitido quando o compartimento onde estas estão colocadas está isolado do interior e com fuga directa para o exterior
O uso de propano leva á utilização de material adquado ás suas caractersitas assim como a verificação de que os aparelhos utilizados tambem permitem o seu uso e a preção dos redutores de 36mb
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Miguel1975 » sexta nov 04, 2011 12:05 am

Boa noite companheiros.
nomukaiki, sendo a minha auto-caravana a GPL de fábrica, porque razão vem equipada com botija!!!
Uma coisa tenho a certeza antes de estalar GPL deve falar com um técnico de auto-caravanas especializado, O GPL pode danificar muitos equipamentos das nossas auto-caravanas, por ex: entupir bicos do fogão, frigorífico, mas o mais grave o do Boiller, essa foi a informação dada pelo um técnico.
Boas Viagens
Miguel1975

Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes