Federação Portuguesa de Autocaravanismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Federação Portuguesa de Autocaravanismo

Mensagempor time_out » terça jul 19, 2011 10:03 am

Bom dia

Tomei conhecimento através de respostas neste forum que foi criada a FPA - Federação Portuguesa de Autocaravanismo.
Dou os meus parabens aos intervenientes e para todos membros do forum os que não têm Facebook, como eu, aqui deixo a informação sobre a FPA que consegui retirar de vários locais virtuais.

Criação da FPA:
A FPA tem como fim apoiar a prática do Autocaravanismo como modalidade de Turismo Itinerante nas suas actividades turísticas, culturais e de lazer, fomentar e apoiar a formação de clubes com personalidade jurídica, que associem os seus praticantes, reunindo-os numa federação, podendo também apoiar outras associações afins que promovam, pratiquem ou contribuam para o desenvolvimento do autocaravanismo, bem como, pugnar junto dos poderes públicos, pela regulação e prática disciplinada da actividade, através da criação de legislação e sinalética que proteja a pratica do autocaravanismo itinerante.

Contacto da FPA:
Estrada Nova,20, ULGUEIRA, Colares
2705-349 Sintra
Telefone - 934143666
Email autocaravanismo.fpa@gmail.com

Corpos sociais:

No dia 16/07/2011, em São Mamede, freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, foram eleitos os corpos sociais da FPA- Federaçao Portuguesa de Autocaravanismo, para o triénio de 2011-2014.

Lista dos corpos sociais eleitos:
Direcção:
Presidente da FPA – José Ricardo da Silva Pires (CAS);
Vice-presidente – Jorge Manuel Guerra (CGA);
Tesoureiro – Humberto Maldonado (CAS);
Secretário – Maria João Amaral Rodrigues Marques (CGA);
Vogal – Maria Odete Sousa (CGA);

Mesa de Assembleia Geral
Presidente – Rui Jorge Ratinho Padre Santo (CAI);
Primeiro Secretário – Vera Lúcia Pinto Santos Coelho (CAS);
Segundo Secretário – Henrique Manuel Sacramento Fernandes (CGA);

Conselho Fiscal
Presidente – Fernanda Maria Ferreira Faria (CAI);
Vogal – Anabela Belo Lopes Carvalho (CAI);
Vogal – José Fernando Teixeira Paulo (CAS).
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor joaquim » terça jul 19, 2011 1:48 pm

Olá boa tarde!
Desconhecia por completo esta criação...Alguém do CCP pode colocar mais esclarecimentos sobre este assunto e da credibilidade do mesmo de tanto interesse para todos nós ACs...?
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor GOLFINHO » terça jul 19, 2011 2:22 pm

Boa tarde

Companheiros do Autocaravanismo itinerante

Na minha modesta opinião,penso que já estava na hora da formação de uma Federação Portuguesa de Autocaravanismo,

Mas.... o Universo dos Autocaravanistas Itinerantes é imenso, com companheiros de muito valor.

Não menosprezando os corpos sociais actuais,só encontro companheiros de 3 clubes( CAI, CAS, CGA ), aliás gente muito simpática.

A médio/curto prazo esta posição deverá ser alterada.

Bem Hajam
GOLFINHO

Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm

Mensagempor time_out » terça jul 19, 2011 2:38 pm

joaquim Escreveu:Olá boa tarde!
Desconhecia por completo esta criação...Alguém do CCP pode colocar mais esclarecimentos sobre este assunto e da credibilidade do mesmo de tanto interesse para todos nós ACs...?
cumptos!

Boa tarde

Este forum não recebeu qualquer informação oficial da parte da recém criada federação. Desconheço os motivos que impediram essa informação neste forum que tanto tem dado à causa autocaravanista.
Pelo post, noutro local, colocado por um dos membros da administração do CCP pude verificar que o mesmo foi tambem surpreendido pela informação!
Para mais informações sobre a FPA sugiro que os contacte para autocaravanismo.fpa@gmail.com
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor alexandrechora » terça jul 19, 2011 3:13 pm

Boas a todos

A verdadeira Federação dos autocaravanistas itinerantes nasceu, poucos acreditavam que tal pudesse acontecer, mas aconteceu e ainda bem, só peca pela demora mais nada. Compreendo perfeitamente que tal intenção não tenha sido amplamente divulgada, até por que á muito que se conhecia os anticorpos e a resistência da constituição de tal estrutura... Acredito que não é preciso ser mais concreto e objectivo.... a opção está e o direito á diferença também...

Eu até á data não era filiado em nenhum Clube, por que sentia que a minha individualidade enquanto autocaravanista não estava acautelada, pois isso mudou... com a criação da Federação, e por isso e para isso que essa representatividade cresça... já tenho aqui a ficha de sócio do CAI, e escolhi este como poderia ter escolhido outro dos três da Federação...

Para os mais resistentes... acreditem ou não o aumento da representatividade é inevitavel....

A pluralidade é um direito constitucional, assim como o direito de escolha, como agora existe, exerci o meu direito....

Parabéns Federação.... e anseio que este forum e outros grupos de autocaravanistas informais que connosco saudavelmente interagem, procedam em conformidade...

Existem por aqui pessoas com grande carisma e que muito podem contribuir para esta Federação e para a nossa causa, este é o momento...

Cumprimentos respeitosos a todos, mesmo aos companheiros que tem todo o direito por discordar com o nascimento esta Federação.

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Eugénio Rodrigues » terça jul 19, 2011 7:32 pm

Boa tarde

Nasceu uma federação de autocaravanismo...

Será motivo de festa?

Penso que os três clubes em questão reúnem cerca de 150 autocaravanistas (corrijam-me se estiver enganado)

O CPA conta com cerca de 1500 sócios (corrijam-me se estiver enganado)

No total estimam-se cerca de 18000 autocaravanistas em Portugal... (corrijam-me se estiver enganado)

Ora esta federação, à nascença, representa apenas cerca de 1% dos autocaravanistas portugueses...

Mesmo de mãos dadas com o CPA, esta federação não chegaria a representar 10% do total dos autocaravanistas portugueses...

Ora representar 10% ou 1% dos autocaravanistas é muito pouco...

Fico a aguardar os estatutos
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor alexandrechora » terça jul 19, 2011 8:44 pm

Boas a todos

Companheiro Eugénio, eu até percebo de alguma forma a questão da representatividade que alega, mas com toda a frontalidade deixe-me lançar alguns factos a serem alvo de reflexão:

Como em tudo na vida, como reza a Historia da Humanidade, uns lideram processos e outros acompanham.
Haverá outros pelo desconhecimento, pela apatia, pela individualidade, pela conflitualidade, nunca contribuiram em nada pelo desenvolvimento do autocaravanismo, muitas vezes até pelo contrario em vez de ajudarem, contribuem precisamente com o inverso... atenção que de forma alguma estou a direccionar-lhe estas ultimas palavras e afirmações...

O companheiro Eugénio é dos tais que no meu anterior post, considero que pode em muito contribuir, se sentir essa necessidade, contribuir para a causa do autocaravanismo itinerante e ajudar a fazer a diferença....

Nos ultimos tempos o cerco ao Autocaravanismo estava a aumentar e ninguém estava a fazer nada apenas comentários cheios de palavras e sem qualquer acto, ou seja nada vezes nada....

Quando alguém tenta pragmaticamente fazer algo surge esta questão e surgirão outras..... como em tudo na vida, o crescimento e amadurecimento são fases existenciais, e minha Federação que me efectivamente representa, hoje é pequena mas amanhã será grande, mesmo que não seja pelo numero de associados, será e isso é o que manifestamente importa, pela obra feita, pelo respeito e a dignidade que um verdadeiro autocaravanista merece.... E todos nós autocaravanistas, conhecedores ou não, filiados em clubes ou não, crentes ou não, iremos beneficiar.....

O direito de escolha é sempre motivo de festejo...

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor Eugénio Rodrigues » terça jul 19, 2011 10:11 pm

Boa noite

Companheiro Alexandechora

... como em tudo na vida, o crescimento e amadurecimento são fases existenciais, e minha Federação que me efectivamente representa, hoje é pequena mas amanhã será grande, mesmo que não seja pelo numero de associados, [url]será e isso é o que manifestamente importa, pela obra feita, pelo respeito e a dignidade que um verdadeiro autocaravanista merece....[/url]E todos nós autocaravanistas, conhecedores ou não, filiados em clubes ou não, crentes ou não, iremos beneficiar.....

É de louvar todo o tipo de iniciativas em prol da dignificação e do respeito do autocaravanismo em Portugal, venham elas de privados, clubes ou federações. Pessoalmente, gostaria de ver todos os clubes unidos e empenhados em torno do autocaravanismo, dos interesses dos autocaravanistas... seria talvez a melhor forma de crescermos e ganharmos voz.

A questão que levantei, a da representatividade, não deixa de ser preocupante, pois 90% dos autocaravanistas portugueses, não pertencem a qualquer clube.

E porque será?

Uns filiam-se para usufruir de regalias, seguros mais baratos, etc. , outros, porque se revêm na estratégia e na linha de pensamento do clube (serão talvez poucos)...

A maioria, estou em crer, que não se filia por não se rever na "Declaração de princípios"... O pessoal quer fazer o que bem lhe apetece e onde lhe apetece... e estes, acredito que permanecerão à margem de todo e qualquer movimento autocaravanista, que pugne pela defesa do bom nome do autocaravanismo...

Só temos uma alternativa: aderir aos clubes e ganharmos efectivamente representatividade, brevemente também farei a minha opção...

Desejo uma longa vida a esta federação e a todos os clubes que desinteressadamente, promovem o autocaravanismo de forma sustentada e responsável.

Espero que esta federação apresente soluções concretas e eficazes para resolver os problemas que temos dentro do autocaravanismo, nomeadamente:
- Politica/estratégias para "lavar" a má imagem associada aos autocaravanistas.
- Politicas/estratégias para a obtenção de infraestruturas para o desenvolvimento desta actividade.

Ficarei a aguardar pelos estatutos...

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor zejorge » terça jul 19, 2011 10:37 pm

Boa noite

Acho perfeitamente legítimo que três Clubes de autocaravanistas, legalmente constituídos, tenham tomado a iniciativa, de constituírem uma Federação de autocaravanismo. Considero no entanto no mínimo estranho, a forma envergonhada como tal aconteceu.
E senão vejamos, a mesma foi constituida no passado dia 20 de Junho, e só passado quase um mês, a noticia surge no maior e mais representativo Portal de Autocaravanismo existente no País, não através de uma informação oficial da própria Federação, mas sim pela iniciativa de um nosso companheiro, a constituição dos seus orgãos sociais foi anunciada por esse mesmo companheiro e não pela própria entidade criada, não houve qualquer anuncio antecipado por parte dos Clubes que a formaram, pois, seria certamente, um motivo de regozijo para todos aqueles que, defendem o movimento autocaravanista, saberem dessa iniciativa, ou seja, tudo foi feito no segredo dos deuses.........
Em meu entender, foi na verdade um processo talvez pouco visível, para não empregar outro termo, mas certamente que foi feito com a melhor das intenções e resta-me pois aguardar pela publicação dos seu programa de acção e saber fundamentalmente quem vão ser os seus interlocutores privilegiados.
Temos que dar, tempo ao tempo.....
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça jul 19, 2011 10:49 pm

Boa noite,

"A maioria, estou em crer, que não se filia por não se rever na "Declaração de princípios"... "

Já cá faltava... :roll:

Entendam uma coisa...a maioria de nós não se revê no associativismo......não se revê no sentido de comunidade...ninguém precisa de se filiar num clube para ser autocaravanista...a nossa mentalidade é a lei da oferta e da procura...não fômos educados desta forma...olhem ao vosso redor nas coisas mais simples...

Façam uma grelha de nomes e coloquem em cima dos orgãos sociais da Federação...são as mesmas pessoas que encontram nos orgãos sociais desses clubes...desde de 2005 que aderi a este fórum e os intervenientes são sempre os mesmos...o defeito não é dessas pessoas...mas é com esta realidade que temos de viver

Peça-se a um sócio do CPA para pagar mais que uns miseros 30€ por ano de quota...cai o Carmo e a Trindade...no entanto olhem para a quantidade de apetrechos que colocam nas autocaravanas para as tornarem melhores que a do vizinho...

Alexandre Chora pergunte áquelas pessoas que lhe compram paineis solares...baterias...conversores...se estão dispostas a gastar esse dinheiro na quota para um clube se erguer e lutar por áreas de serviço para usufruto de todos...e ouça as respostas!!!

Olhem para as jóias e as anuidades que se pagam nos clubes que fundaram a federação...

No entanto nos descontos que esses clubes conseguiram/negociaram e que os sócios usufruem só de uma vez... amortizam o valor da anuidade e já alguém se preocupou com isso?!?!

Já alguém pensou que ao poupar no seguro de vários carros ou apetrechos para as autocaravanas esse valor ultrapassou em muito a misera quota que paga... para o clube se andar ali a arrastar e não conseguir dar um salto qualitativo...

Qual associativismo...nós queremos é descontos...

Mudem-se mentalidades.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor alexandrechora » terça jul 19, 2011 10:59 pm

Companheiro Eugénio

Neste seu ultimo post, fiquei completamente elucidado e identifico-me na integra com o que afirmou. Também eu gostaria que esta Federação congrega-se todos os clubes, nomeadamente o CPA, mas isso não é possivel da parte do CPA, pela dualidade de interesses instalados...

Talvez á cerca de 5 ou 6 meses atrás, tive oportunidade de conhecer um ex-dirigente do CPA, que me elucidou o porquê do CPA não sair da FCMP e ajudar a criar uma verdadeira Federação de Autocaravanistas. Este companheiro que refiro mas não identifico, é um verdadeiro senhor, no seu ser, estar e relacionar, explicou-me a impossibilidade de tal, e começa logo pelos seus estatutos e organica existencial, finalizando nas "facções internas existentes".... nada existe de prejurativo nas minhas palavras relativamente ao CPA, apenas que compreendam outra escolha, também é previsivel que muitos socios do CPA, venham contribuir para a Federação Portuguesa de Autocaravanismo.

Eugénio, mais uma vez percebo-o perfeitamente os seus receios, também são os meus, acredite, mas nesta altura sinto que todos temos de contribuir, para evitar que o cerco se complete.... sempre acreditei no direito de opção e esta é a principal motivação que só agora me levou a filiar, tal como tinha afirmado anteriormente noutro post...

Companheiros, Porquê este debate neste forum do CAMPINGCAR, naturalmente pela pluralidade que sempre senti existir nesta familia, pelo respeito á diferença e porque é o unico forum para o qual escrevo ou escrevi... e porque sinto que este é o meu lugar, foi aqui que encontrei as minhas respostas.... e tem sido através deste forum que tenho tentado ajudar com aquilo que sei todos os companheiros sem excepção...

Cumps a todos, Eugénio temos de acreditar que é possivel...

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor alexandrechora » terça jul 19, 2011 11:26 pm

Companheiro Luis Agostinho

Percebo e partilho em parte a sua opinião, realmente tenho falado com muitos companheiros nossos, telefonam-me por diversos motivos, entre eles, a questão dos paineis solares naturalmente... Mas sinto que as mentalidades estão a mudar, lentamente mas estão... e aí nós especialmente aqueles que postam com regularidade e se expoêm publicamente, sujeitando-se ao juizo de valor dos outros, e aí temos tido algum mérito na nossa contribuição mesmo naquelas menos conseguidas, acredito vivamente nisto.

Efectivamente o CPA tem muitos sócios apenas pelos descontos que os seus associados podem usufruir no seguro da AC... o que é um argumento de massas com pouca conceptualização racional...

Mas Luis perante este argumento, e se este for o meio para atingir a tal legitima representatividade, e em vez de muitos companheiros nossos através de iniciativas individuais, muitas das vezes gastarem dinheiro proprio, perderem o seu tempo e sabe-se lá mais sacrificios que fazem para conseguirem instalar mais Areas de Serviço, através dos clubes e da Federação será mais facil.... Então concerteza que vão aparecer muitas iniciativas para as massas e cativando aqueles que só olham aos descontos....

Luis eu tento ajudar naquilo que sei, parte aprendi aqui, outra parte por mim, e por isto acredito que podemos ajudar a mudar mentalidades.... mesmo sem ter de utilizar os argumentos para massas....

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta jul 20, 2011 8:53 am

alexandrechora Escreveu:Mas Luis perante este argumento, e se este for o meio para atingir a tal legitima representatividade, e em vez de muitos companheiros nossos através de iniciativas individuais, muitas das vezes gastarem dinheiro proprio, perderem o seu tempo e sabe-se lá mais sacrificios que fazem para conseguirem instalar mais Areas de Serviço, através dos clubes e da Federação será mais facil....
Alexandre

Será?

Companheiro e amigo Alexandre, quem dera que todos os autocaravanistas lutassem por uma AS nas suas localidades de residência, independentemente de pertencerem a A ou B. Pode crêr que apoios de companheiros não vão faltar, desde que a divulgação e pedido de ajuda se necessário for paneado com a devida antecedência.
Quer dizer que a partir de agora com a criação da FPA, vai ser um "mar de rosas"?
Não pertenço a clubes, a associações nem a nada parecido, e não tenho intenções...
Sou sim autocaravanista, amigo do meu amigo, e vejo os outros autocaravanistas de forma igual pertençam a que organização for.

Há, não vou perder oportunidades de abertura de Áreas de Serviço, nem que para isso não conte com a ajuda de outros companheiros.

Cumpimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta jul 20, 2011 12:31 pm

Boas a todos

Companheiro e amigo Fernando

O companheiro é outro dinamizador incansavel, um autocaravanista plural e incondicional.... Estamos muito proximos na contextualização do que deve ser a atitude de um autocaravanista, o amigo de uma forma eu de outra...

E digo eu de outra porquê... de todos os que me telefonam, todos são tratados de igual forma, todos são aconselhados com a mesma dedicação e atenção, independentemente do ano da sua ac.... Tenho orgulho sendo eu um particular, com as suas actividades profissionais que em nada estão relacionadas com o autocaravanismo, conseguir ajudar os companheiros, a conseguirem equipar as suas ACs, a um preço de custo.... e este tem sido o meu contributo..... como deve calcular o meu retorno é minimo, o que move é o prazer de ajudar os outros e a carolice, e o reconhecimento envolvido, esta é uma satisfação pessoal.
Tudo o que afirmei não é no sentido do narcicismo, mas apenas para ilustrar o acredito que tem vindo a ser o meu contributo para esta causa.... Para isso até á data não senti a necessidade tal como o companheiro Fernando, estar filiado em nenhum clube, sempre fui plural, e me relacionei com todos os autocaravanistas da mesma forma e nunca perguntei a nenhum que clube pertencia, não é um aspecto minimamente importante, pelo menos para a minha pessoa... Já relativamente ao nosso forum CAMPINGCAR, tento sensibilizar a todos os que encontro pelo caminho a procurarem resposta neste "nosso cantinho", e com toda a razão como diz frequentemente o nosso companheiro Aleluia.

Com a criação de uma Organização (FPA), sinto que realmente pode fazer a diferença e que se inverta a tendência instalada nos ultimos tempos, e estou-me a recordar da CM de Odemira.....
Por isso e para isso vou-me filiar (já tenho a inscrição), num clube dos três fundadores....

"mar de rosas", amigo nem pensar... antes de se ver algum botão de rosa, vão aparecer muitos espinhos....

Nunca lhe disse, mas digo-o agora, muito tem feito por todos nós, espero que continue o seu hobby/trabalho em prole de todos... Seja individualmente e ou em grupos informais, seja através da FPA....

O importante é acreditar nas nossas convicções, ainda mais como é o seu caso que muitas delas se materializam....

Um Bem haja

Cumps

Alexandre
alexandrechora

Mensagempor EFSILVA » quarta jul 20, 2011 2:07 pm

Segundo informação a FPA já comunicou a sua existência á agência Lusa
EFSILVA

Registado: quinta dez 06, 2007 4:53 pm

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 84 visitantes