Olá Daniel,
Obrigado pelo bom contributo, que correspondeu ao processo de reflexão que pretendia.
Mas pensei que este post já estava morto... até porque reconheço que não é um tema fácil.
O Daniel escreveu:
“… no entanto vai-se permitir num lado e proibir do outro ?”
E eu respondo claramente que sim, porque esse é o princípio básico de todo o raciocínio, e porque acredito que situações diferentes devem ter tratamento diferente.
Mas o objectivo deste tópico não era para já obter conclusões, era apenas iniciar um processo de reflexão e discussão que posteriormente permitisse obter conclusões e regras de conduta objectivas e válidas.
Voltando às questões essenciais deste tópico:
1) É possível estabelecer critérios objectivos que permitam definir o que é considerado campismo na via pública?
Eu digo que sim.
2) Quais?
Eu refiro 3 (mas podem existir mais):
- Local onde estamos;
- Tipo de objecto;
- Período de tempo que o objecto permanece fora da Autocaravana.
E como resultado dum processo de reflexão podem-se obter as seguintes matrizes/tabelas:
Legenda:
L - Local (público)
L1 a L5 - Exemplos de Locais (parque de estacionamento, passeio, parque de merendas, zona campestre, etc.)
O - Objecto
O1 a O5 - Exemplos de Objectos (mesa, cadeiras, churrasqueira, estendal, etc.)
t - tempo (em minutos) que o objecto permanece no local
Depois disto, outras questões pertinentes se levantam.
Será isto utópico? Ou será possível preencher os campos destas matrizes/tabelas?
Eu penso que é exequível, embora seja de opinião que o espaço ideal para o fazer não será num fórum de internet, mas sim eventualmente através, por exemplo, duma sessão de brainstorming (troca de ideias) onde a interacção é maior, ou então por outra metodologia, e sempre com o envolvimento das entidades do sector.
Eu vou dar 2 exemplos de preenchimento da tabela:
Exemplo1 – É proibido colocar cadeiras num parque de estacionamento dentro duma localidade nem que seja por 1 minuto.
Exemplo 2 – É permitido colocar cadeiras numa zona campestre sem movimento durante 2 horas (120 minutos)
E o que poderá gerar grande controvérsia é precisamente o preenchimento destas matrizes/tabelas.
E será isto útil?
Eu sou de opinião que será preferível ao critério subjectivo do “bom senso”.
E haverá interesse em aprofundar o tema?
Não sei.
Estarei certo???
Ou errado???
Cumprimentos,