Autocampismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Luis Almeida » quinta abr 07, 2011 9:31 pm

Companheiros,

No que diz respeito aos autocaravanistas estrangeiros que visitam o nosso país, e porque em muitos casos passa a ideia de que Portugal é um país sem legislação e onde tudo é permitido, continuo a pensar que devería ser efetuada uma ação de divulgação das « regras de ouro » e outra informação útil, logo à entrada nas nossas fronteiras.

Uma ação deste tipo, levada a cabo por um clube como o ACP, que tem toda a capacidade organizativa e de logística para o efeito, com a colaboração das entidades e autoridades competentes, sería um passo importante para informar quem nos visita, esclarecer eventuais equívocos, no fundo, melhorar a imagem do turismo itinerante.

Uma breve leitura pelos fóruns estrangeiros permite facilmente perceber a imagem que deixamos passar para o exterior sobre a realidade do autocaravanismo nacional.

Saudações a todos.
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor danibeja » quinta jun 30, 2011 6:33 pm

joaof Escreveu:Boa noite companheiros Daniel e José Gonçalves,

Percebi o v/ ponto de vista. Na v/ opinião a colocação de objectos fora da autocaravana constitui sempre uma prática de autocampismo, que pode ou não ser tolerado consoante as situações (opinião do companheiro José Gonçalves) mas que constitui sempre uma violação da lei (opinião do companheiro Daniel).

E sob esse ponto de vista a minha pergunta dos critérios objectivos para distinguir autocampismo perde relevância...

Mas pelo contrário, assume relevância a outra questão que coloquei inicialmente:

O que será praticar campismo no espaço público?

O Daniel vai-me desculpar mas assentar arraiais não é um conceito objectivo.

Se eu me sentar 10 minutos numa cadeira, no exterior da autocaravana, estou a assentar arraiais?

Há companheiros que dirão que sim e outros que não.

E lá entramos no campo da subjectividade...

Obrigado e cumprimentos,

O companheiro interpretou mal o que escrevi no dia 4 abril : Se coloca objectos no exterior, com o objectivo de assim permanecer (acampado) constitui Autocampismo.

Boa tarde,

Após muita reflexão e várias leituras, julgo que percebi o companheiro, e vou tentar dar o meu contributo, sem demagogias.

No entanto, á medida que vou estudando esta matéria, vão me surgindo novas dúvidas e novas respostas, que me levam, a ir mudando alguns factores da minha opinião, sendo esta, actualizada para os novos conhecimentos.

João Farrim disse no primeiro post:
"E será possível estabelecer um critério objectivo em função dos 3 factores que enumerei (local onde estamos, tipo de objecto, e período de tempo em que o objecto permanece fora da autocaravana)? Ou então em função de outros critérios?"

Na minha opinião ao se estabelecer estes critérios, os mesmos devem ter aplicabilidade a todos os tipos de automóveis.

1º Local onde estamos:
- Se for dentro de uma localidade julgo que é unânime que se deve aplicar as regras de ouro na íntegra, pelos motivos que praticamente todos expuseram anteriormente…
- Num local isolado compreendo que existe sempre uma enorme vontade de usufruir, e na minha opinião, se utilizar objectos fora da AC não vai incomodar ninguém, abrir uma janela também não haverá perigo… no entanto vai-se permitir num lado e proibir do outro ?

2º Tipo de Objecto:
- Quando os autocaravanistas se encontram afastados da AC, independentemente das cadeiras e mesas, muito provavelmente estão a fazer um piquenique, a menos que a sua intenção seja deixar esses objectos permanentemente nesses locais, aí sim, não existe dúvidas que estão acampados.
-Janelas remeto para o ponto 1º.

3º Período de tempo:
- Este ponto deveria enquadrar-se no segundo parágrafo do 1º ponto, pois se os objectos e apetrechos se encontram no exterior, e é perceptível (através de fixações, estacas, etc…) que existe a intenção de assim permanecerem, é obvio que existe um acampamento.

Espero que seja uma resposta deste tipo que o companheiro João Farrim procure… e aprofunde.

Grande abraço,

Danibeja

PS: Voltei a este tópico em virtude de ter lido algo semelhante num blog.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor paulobraz » quinta jun 30, 2011 7:01 pm

"A nossa liberdade acaba quando começa a dos outros"

"Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós."

(Benjamin Franklin)

"Os sábios são os que mais buscam a sabedoria. Os tolos pensam tê-la encontrado."

(Napoleão Bonaparte)
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor joaof » quinta jul 07, 2011 6:01 pm

Olá Daniel,

Obrigado pelo bom contributo, que correspondeu ao processo de reflexão que pretendia.

Mas pensei que este post já estava morto... até porque reconheço que não é um tema fácil.

O Daniel escreveu:

“… no entanto vai-se permitir num lado e proibir do outro ?”

E eu respondo claramente que sim, porque esse é o princípio básico de todo o raciocínio, e porque acredito que situações diferentes devem ter tratamento diferente.

Mas o objectivo deste tópico não era para já obter conclusões, era apenas iniciar um processo de reflexão e discussão que posteriormente permitisse obter conclusões e regras de conduta objectivas e válidas.

Voltando às questões essenciais deste tópico:

1) É possível estabelecer critérios objectivos que permitam definir o que é considerado campismo na via pública?

Eu digo que sim.

2) Quais?

Eu refiro 3 (mas podem existir mais):
- Local onde estamos;
- Tipo de objecto;
- Período de tempo que o objecto permanece fora da Autocaravana.

E como resultado dum processo de reflexão podem-se obter as seguintes matrizes/tabelas:

Imagem

Imagem

Legenda:
L - Local (público)
L1 a L5 - Exemplos de Locais (parque de estacionamento, passeio, parque de merendas, zona campestre, etc.)
O - Objecto
O1 a O5 - Exemplos de Objectos (mesa, cadeiras, churrasqueira, estendal, etc.)
t - tempo (em minutos) que o objecto permanece no local

Depois disto, outras questões pertinentes se levantam.

Será isto utópico? Ou será possível preencher os campos destas matrizes/tabelas?

Eu penso que é exequível, embora seja de opinião que o espaço ideal para o fazer não será num fórum de internet, mas sim eventualmente através, por exemplo, duma sessão de brainstorming (troca de ideias) onde a interacção é maior, ou então por outra metodologia, e sempre com o envolvimento das entidades do sector.

Eu vou dar 2 exemplos de preenchimento da tabela:

Exemplo1 – É proibido colocar cadeiras num parque de estacionamento dentro duma localidade nem que seja por 1 minuto.

Imagem

Exemplo 2 – É permitido colocar cadeiras numa zona campestre sem movimento durante 2 horas (120 minutos)

Imagem

E o que poderá gerar grande controvérsia é precisamente o preenchimento destas matrizes/tabelas.

E será isto útil?

Eu sou de opinião que será preferível ao critério subjectivo do “bom senso”.

E haverá interesse em aprofundar o tema?

Não sei.

Estarei certo???

Ou errado???

Cumprimentos,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor danibeja » quinta jul 07, 2011 9:09 pm

joaof Escreveu:
Depois disto, outras questões pertinentes se levantam.

Será isto utópico? Ou será possível preencher os campos destas matrizes/tabelas?

Eu penso que é exequível, embora seja de opinião que o espaço ideal para o fazer não será num fórum de internet, mas sim eventualmente através, por exemplo, duma sessão de brainstorming (troca de ideias) onde a interacção é maior, ou então por outra metodologia, e sempre com o envolvimento das entidades do sector.

Boa noite,

Simplesmente espectacular, pode contar comigo, julgo que só falta encontrar o local para a troca de ideias (brainstorming), pois companheiros parece-me que não vão faltar...

A ideia é excelente, e parece-me que dá para enquadrar no conceito de Itinerante...

E mesmo que não se consiga colocar em prática, as ideias perduram no tempo, e podem até gerar outro tipo de entendimentos... não haja dúvidas que é necessário regras...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor cookie » quinta jul 07, 2011 9:40 pm

não tinha ainda vindo a este tópico porque o título desmotivou-me à partida. já escrevi várias vezes a minha opinião acerca deste assunto e não em apetecia voltar "a bater no ceguinho" - e não o vou fazer.

mas hoje decidi espreitar e... as tabelas podem não ser milagrosas mas... parecem-me um excelente ponto de partida para se conseguir efectivar um pouco o "bom senso" e dar algum rei e roque a algo que desde sempre esteve "sem rei nem roque".

parabéns pela ideia.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor seco » quinta jul 07, 2011 9:48 pm

Caros Amigos

Este tema interessante poderá ser discutido numa próxima tertúlia 1 AC e 1Café. É sempre útil e proveitosa a discussão olhos nos olhos. Podemos assim se estiverem de acordo marcar para o retorno das férias : a partir de Setembro!
É só combinarmos
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor joaof » quinta jul 07, 2011 10:31 pm

Óptimo.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Re:

Mensagempor time_out » sábado set 08, 2012 8:14 am

joaof Escreveu:Caros Companheiros,

Agradeço a todos os comentários que efectuaram, mas eu queria direccionar a discussão no seguinte sentido:

Todos concordamos que deve haver bom senso, mas também penso que todos concordamos que este é um critério subjectivo.

Assim, e tendo em consideração aquilo que referi no inicio do tópico, será possível estabelecer critérios objectivos que delimitem a fronteira entre aquilo que é ou não Autocampismo?

Obrigado e cumprimentos,

Bom dia

No meu entender não é possivel delimitar essa fronteira. Depende de inumeros factores. Muitos dos que visitam o forum, deixando ou não comentários, já assistiram ao que se pretende que não aconteça mas que irá continuar a acontecer por força da natureza humana.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Re: Autocampismo

Mensagempor time_out » sábado set 08, 2012 8:28 am

joaof Escreveu:...Mas o que é ser autocampista?

Todos nós neste fórum condenamos a prática de Autocampismo, mas eu ainda não encontrei uma definição clara deste termo, e também não encontrei essa definição em nenhum dicionário. E para podermos condenar, temos de definir claramente o conceito.

Mas sendo esta palavra formada pela conjugação de duas outras (auto + campismo) julgo que uma boa definição poderá ser:

Autocampismo é quando um automobilista (independentemente do tipo de veiculo) pratica campismo no espaço público.

E o que será praticar campismo no espaço público?

“Campismo - Actividade de lazer, turística ou desportiva, que consiste em acampar ao ar livre, em recintos próprios (parques de campismo) ou livremente em locais naturais (campismo selvagem)” (http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/Campismo)

Há quem defenda que a simples abertura duma janela da autocaravana pode configurar a prática de campismo, o que eu discordo em absoluto.

Também há companheiros que defendem que a colocação de qualquer objecto fora da autocaravana é considerado Autocampismo.

E ainda há companheiros que defendem que se nos afastarmos da autocaravana podemos estar a fazer um pic-nic, e não Autocampismo.

Eu sou de opinião que a resposta depende de 3 factores: local onde estamos, tipo de objecto, e período de tempo em que o objecto permanece fora da autocaravana.

Exemplo 1: Se eu estiver numa planície alentejana, completamente sozinho, e se me sentar numa cadeira debaixo dum chaparro a ler um livro, mesmo ao lado da autocaravana, durante 30 minutos ou 1 hora, estou a fazer Autocampismo? Eu digo que não.

Exemplo 2: Se estiver num parque de estacionamento, e colocar uma mesa e cadeiras no exterior, ao lado da autocaravana, para ir almoçar, estou a fazer Autocampismo? Eu digo que sim.

A dificuldade deste tema está portanto em estabelecer claramente a fronteira entre aquilo que pode ou não ser considerado como Autocampismo.

Poderemos dizer que essa fronteira deve ser definida individualmente, em função do bom senso, civismo e regras de boa conduta. O que sendo verdade pode ser insuficiente e bastante subjectivo.

Portanto, penso que seria bastante vantajoso para o autocaravanismo que se estabelecesse um critério objectivo que delimitasse essa fronteira. Será possível?

Uma solução será enumerar um conjunto de situações que são consideradas Autocampismo, mas que terá o inconveniente de ser uma lista bastante exaustiva, e eventualmente sempre incompleta.

E será possível estabelecer um critério objectivo em função dos 3 factores que enumerei (local onde estamos, tipo de objecto, e período de tempo em que o objecto permanece fora da autocaravana)? Ou então em função de outros critérios?

Deixo o assunto à reflexão e opinião de todos nós (membros do fórum, clubes, projectos, movimentos, organismos, etc.).

Cumprimentos,

Bom dia

Penso que o termo autocampismo foi introduzido para dar nome a situações em que se faz a prática do campismo (tal como acontece nos parques de campismo) fora dos mesmos e usando uma viatura (não importa se é ligeiro de passageiros, de mercadorias, misto, autocaravana, ligeiro+caravana, etc...).
Se condenamos que se pare um carro e que se monte um "acampamento", por exemplo num parque de estacionamento publico então tambem devemos condenar que se faça o mesmo quando estamos na presença de uma autocaravana!
Já num parque de merendas é perfeitamente normal adaptar o que dispomos ao dito parque, por exemplo se há zona para estacionamento e zona para as merendas então teremos de deixar a autocaravana no parque e levar o que bem entendermos para a zona das merendas. Não iremos transformar a zona de estacionamento em zona de merenda porque temos toldo, cozinha, etc...
Numa zona remota, sozinhos ou num pequeno grupo, fazer uso do que dispomos para ter um momento de mais conforto é algo que é perfeitamente aceitável não esquecendo de deixar o local tão limpo como o encontrámos.

O bom senso deve imperar e como este é subjectivo muita tinta continuará a ser usada até que se chegue a um consenso.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor João Morgado » sábado set 08, 2012 9:46 am

time_out Escreveu:Penso que o termo autocampismo foi introduzido para dar nome a situações em que se faz a prática do campismo (tal como acontece nos parques de campismo) fora dos mesmos e usando uma viatura (não importa se é ligeiro de passageiros, de mercadorias, misto, autocaravana, ligeiro+caravana, etc...).
Se condenamos que se pare um carro e que se monte um "acampamento", por exemplo num parque de estacionamento publico então tambem devemos condenar que se faça o mesmo quando estamos na presença de uma autocaravana!
Já num parque de merendas é perfeitamente normal adaptar o que dispomos ao dito parque, por exemplo se há zona para estacionamento e zona para as merendas então teremos de deixar a autocaravana no parque e levar o que bem entendermos para a zona das merendas. Não iremos transformar a zona de estacionamento em zona de merenda porque temos toldo, cozinha, etc...
Numa zona remota, sozinhos ou num pequeno grupo, fazer uso do que dispomos para ter um momento de mais conforto é algo que é perfeitamente aceitável não esquecendo de deixar o local tão limpo como o encontrámos.

O bom senso deve imperar e como este é subjectivo muita tinta continuará a ser usada até que se chegue a um consenso.

Subscrevo na íntegra.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor chicojo » sábado set 08, 2012 1:30 pm

companheiros: boa tarde e un fim de semana excelente a todos
vou tentar dizer duas coisas, apesar da minha foramação intelectual, não ser com a capacidade de me exprimir, como os colegas anteriores
primeiro :não procures elogios mas faz tudo para os merecer
segundo:não julgar os outros inferiores a ti,nem superiores =igualdade
terceiro:procurar de agir, com o melhor que hà en nos,ao encontro dos outros
è nesta filosofia ,que eu vivo ,que importa os erros na minha escritura?
Se eu vivo em armonia com o meu visinho?
Não é isto un bom senso?

Boa vida a todos___________chicoJo
chicojo

Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante