Reunião Trimestral do ONGA

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor pressler » quarta fev 23, 2011 1:40 pm

Boa tarde Fluis!

Só venho aqui para te fazer uma pequena rectificação na cronologia que apresentaste.
O draft original do documento foi apresentado ao publico em 4 de Dezembro de 2009 . Para confirmares basta acederes a este link :
http://papaleguaspt.blogspot.com/2009/12/congresso-anmp-autocaravanismo.html

Transcriçao do conteudo do blog
Ao
XVIII Congresso da
Associação Nacional de Municípios Portugueses
Caros Senhores,

Permitam-me alertar para uma situação relacionada com a prática do Autocaravanismo entendido como uma modalidade de turismo itinerante em autocaravana e para a qual, por vezes, são tomadas medidas lesivas não só das populações que representam, como dos autocaravanistas.

Estão nessas medidas incluídas as que (de forma discriminatória e ilegal) proíbem o estacionamento de autocaravanas (veículos devidamente homologados) nas mesmas condições de qualquer outro veículo do mesmo gabarito em conformidade com o disposto no Código da Estrada.

Porque existe alguma indefinição entre ACAMPAR (que deve ser penalizado quando fora dos locais autorizados para o efeito) e ESTACIONAR, é necessário que se definam estes dois conceitos:

ACAMPAR: A imobilização da autocaravana, ocupando um espaço superior ao seu perímetro, em consequência da abertura de janelas para o exterior, uso de toldos, mesas, cadeiras e similares, para a prática de campismo.

ESTACIONAR: A imobilização da autocaravana na via pública, respeitando as normas de estacionamento em vigor, designadamente o Código da Estrada, independentemente da permanência ou não de pessoas no seu interior.

O acto de acampar, conforme é acima definido, só é permitido em locais consignados na Lei e, consequentemente, salvo excepções, também consignadas na Lei, é proibido na via pública independentemente da hora a que ocorra, devendo, na salvaguarda do interesse público, ser penalizado.

O acto de estacionar, conforme é acima definido, pode ser efectuado em qualquer local, não proibido por Lei (nomeadamente no Código da Estrada) não podendo as autocaravanas, pelo simples facto de o serem, nomeadamente através de sinalética que não consta dos diplomas legais, ser impedidas de o fazer.

Estes são os princípios que há respeitar e que os autocaravanistas que se assumem como turistas itinerantes defendem.

A existência de diplomas que legislam de forma discriminatória, impedindo especificamente o veículo autocaravana de estacionar onde outros veículos de igual ou semelhante gabarito o podem fazer, é lesiva da igualdade de tratamento a que todos temos direito.

Por outro lado, o turismo itinerante em autocaravana é um factor de desenvolvimento económico para as populações.

Para que essa mais valia se possa melhor concretizar, para que o ambiente seja ainda melhor protegido e para que os autocaravanistas se sintam bem acolhidos nos diferentes municípios do País (como se sentem nas diferentes localidades da quase totalidade da restante Europa) e, inclusive, recorrendo ao comércio local, é necessário criar condições mínimas que se consubstanciam, também, na construção de “Áreas de Serviço para Autocaravanas” em, pelo menos, uma por Concelho.

Se querem saber qual o conteudo da tal Plataforma da Filosofia,Doutrina e ética, o melhor é pedirem uma copia ao Eng.Seco dos Santos do MIDAP, pois foi ele que vos informou da reunião do ONGA e do seu conteudo também nao se deve importar de vos fornecer um exemplar do dito documento
Saudaçoes autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor time_out » quarta fev 23, 2011 1:59 pm

pressler Escreveu:...Se querem saber qual o conteudo da tal Plataforma da Filosofia,Doutrina e ética, o melhor é pedirem uma copia ao Eng.Seco dos Santos do MIDAP, pois foi ele que vos informou da reunião do ONGA e do seu conteudo também nao se deve importar de vos fornecer um exemplar do dito documento...

Boa tarde

Pois é precisamente isso que aguardamos. Quem aqui veio passar a informação que nos esclareça de uma vez por todas o que afinal se passou mas parece que estão ausentes...
Aliás há outros tópicos a aguardar esclarecimentos adicionais relacionados com o mesmo tema.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Papa Léguas » quarta fev 23, 2011 2:43 pm

pressler Escreveu:Boa tarde Fluis!

Só venho aqui para te fazer uma pequena rectificação na cronologia que apresentaste.
O draft original do documento foi apresentado ao publico em 4 de Dezembro de 2009 . Para confirmares basta acederes a este link :
http://papaleguaspt.blogspot.com/2009/12/congresso-anmp-autocaravanismo.html

Ana Pressler

Boa Tarde.

Desde 10 de Abril de 2010 que o autor do Blogue Papa Léguas não intervêm, nessa qualidade, em assuntos relacionados com uma política autocaravanista considerando que, também desde essa data, como é público, passou a assumir as funções de Presidente da Direcção do CPA.

Seria eticamente incorrecto que interviesse, mesmo que sub-repticiamente, sob o pseudónimo de Papa Léguas, muito especialmente noutros Fóruns que não os do CPA, sem expressa autorização dos responsáveis desses Fóruns.

Apresenta desde já desculpas por estar a intervir para clarificar que o texto a que a Companheira Autocaravanista Ana Pressler faz referência data de um período em que o autor do Papa Léguas nem sequer era sócio do CPA e representa, como tudo o que se encontra escrito no Blogue do Papa Léguas ou em qualquer outro local sob o pseudónimo de Papa Léguas, uma opinião exclusiva do autor que não responsabilizava, nem responsabiliza, quem quer que seja e muito menos o Clube Português de Autocaravanas.

Não obstante o autor do Blogue Papa Léguas e o Presidente do Clube Português de Autocaravanas serem uma e a mesma pessoa têm responsabilidades diferentes que não devem ser confundidas, pelo que é abusivo vir trazer à coacção textos criados, como já foi dito, num período em que o autor do Papa Léguas não era ainda sócio do CPA, à pala de situações que, na defesa da unidade (possível) do Movimento Autocaravanista, são secundários, direi mesmo acessórias, e em nada contribuem para o esclarecimento do que verdadeiramente está em causa.

Apresentando uma vez mais desculpas à equipa gestora do CampingCar Portugal por esta intervenção, a que eticamente me sentia obrigado, não só perante os meus Companheiros Autocaravanistas da Direcção do CPA como, muito especialmente, perante os sócios do meu Clube, apelo a que as análises das situações se façam numa perspectiva de futuro, pois o que está em causa é a discriminação negativa das autocaravanas.

Saudações Autocaravanistas e um Abraço (para todos)

O Papa Léguas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor josegon_calves » quinta fev 24, 2011 1:32 pm

time_out Escreveu:Pois é precisamente isso que aguardamos. Quem aqui veio passar a informação que nos esclareça de uma vez por todas o que afinal se passou mas parece que estão ausentes...
Aliás há outros tópicos a aguardar esclarecimentos adicionais relacionados com o mesmo tema.

Aguardam-se desenvolvimentos de quem, em nome da representatividade do Autocaravanismo, exerce a "actividade" de "lobye" junto das Instituições que nos devem salvaguardar.

Que não seja pelo facto de deixarem de ser, simplesmente, cidadãos "anónimos", possuidores de Autocaravanas, que lhes impossibilite agora de dar as satistafações devidas pelos seus actos.

Aguardo com expectativa o que de facto tem sido feito a coberto do Autocaravanismo ou pseudo-autocaravanismo.

Convém prestar todos os esclarecimentos para que não hajam dúvidas de quem anda a fazer o quê que possa efectivamente prejudicar ou beneficiar o Autocaravanismo.

Penso eu de que...

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

ONGA

Mensagempor decarvalho » quinta fev 24, 2011 6:30 pm

BOAS NOITES!

Ora vivam
ilustres leitores autocaravanisats e não autocaravanistas deste forum!
Li com o habitual interesse varias e elegantes litterarias intervenções, e outras mais tipicas de ileteracias.

Assim,quanto ao verdadeiramente essencial aqui fica o meu contributo:

1) Os meus agradecimentos e venia a moderaçao do forum.

2) O ONGA, é um Observatorio Não Governamental....para, isto é, sobre, a propósito de... mas não é um Observatorio DO AUTOCARAVANISMO, e muito menos um observatorio composto por CLUBES de AUTOCARAVANISMO 8(enão seria olhar para o umbigo!). Em breve, como se le no resumo da reunião...vai haver um web site e uma logotipo do ONGA... a seu tempo se vera.

3) A plataforma assinada pelo CPA, CCP, e mais pelo menos 10 mais entidades, depois de apresentada passou a ser de UNIDADE... ora o facto de passar a ser referida em alguns meios com referncia ao seu conteudo...DE FILOSOFIA; DOUTRINA E ÈTICA, só a dignifica, pois em vez de mera identificaçao formal, passa a ter uma conotaçao de ideal. E claro que nada justifica o furor litigante do comunicado do CPA.
Esta plataforma seja de unidade, de principios, de Filosofia etc sendo plural ( e não filha de nenhum projecto de UNICIDADE), permitira certamente a sua identificaçao com varias formas, ate simplesmente a PLATAFORMA DO AC.

E é tudo, não são de facto, todas as interpelaçoes que merecem resposta. Ha quem se preocupa só com coisas materiais, há quem discuta apenas pessoas, e há quem exprima e troque impressões sobre ideias...e ideais, estes merecem tudo.
E boas voltas e reviravoltas, sempre, e principalmente de neurónios!
Decarvalho, simplesmente
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Teresa Paiva » quinta fev 24, 2011 7:47 pm

Caro Companheiro de Carvalho

Hoje deu verdadeiro significado á sua habitual despedida "boas voltas e reviravoltas".

E confesso,com todo o respeito, que pela primeira vez me fez rir.
:wink:

Mas não me convenceu da boa fé da acção.

Apenas uma pergunta para finalizar. Em que qualidade apresenta aqui esta explicação? Como DeCarvalho simplesmente? Pela ONGA? Pelo MIDAP? pela Newsletter?

Um abraço e desculpe alguma ileteracia.

Teresa Paiva
Teresa Paiva

Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm

Re: ONGA

Mensagempor time_out » quinta fev 24, 2011 7:54 pm

decarvalho Escreveu:BOAS NOITES!

Ora vivam
ilustres leitores autocaravanisats e não autocaravanistas deste forum!
Li com o habitual interesse varias e elegantes litterarias intervenções, e outras mais tipicas de ileteracias.

Assim,quanto ao verdadeiramente essencial aqui fica o meu contributo:

1) Os meus agradecimentos e venia a moderaçao do forum.

2) O ONGA, é um Observatorio Não Governamental....para, isto é, sobre, a propósito de... mas não é um Observatorio DO AUTOCARAVANISMO, e muito menos um observatorio composto por CLUBES de AUTOCARAVANISMO 8(enão seria olhar para o umbigo!). Em breve, como se le no resumo da reunião...vai haver um web site e uma logotipo do ONGA... a seu tempo se vera.

3) A plataforma assinada pelo CPA, CCP, e mais pelo menos 10 mais entidades, depois de apresentada passou a ser de UNIDADE... ora o facto de passar a ser referida em alguns meios com referncia ao seu conteudo...DE FILOSOFIA; DOUTRINA E ÈTICA, só a dignifica, pois em vez de mera identificaçao formal, passa a ter uma conotaçao de ideal. E claro que nada justifica o furor litigante do comunicado do CPA.
Esta plataforma seja de unidade, de principios, de Filosofia etc sendo plural ( e não filha de nenhum projecto de UNICIDADE), permitira certamente a sua identificaçao com varias formas, ate simplesmente a PLATAFORMA DO AC.

E é tudo, não são de facto, todas as interpelaçoes que merecem resposta. Ha quem se preocupa só com coisas materiais, há quem discuta apenas pessoas, e há quem exprima e troque impressões sobre ideias...e ideais, estes merecem tudo.
E boas voltas e reviravoltas, sempre, e principalmente de neurónios!
Decarvalho, simplesmente

Boa noite

Não é meu habito entrar em polémicas mas esperava uma resposta e por isso volto a questionar quem de direito.

Se se ler atentamente as diversas interpelações facilmente se verá que há bastantes duvidas por parte de alguns e por isso esperava respostas e não um texto literário!

Penso que as questões apresentadas são legitimas e merecem respostas directas e consisas e não um texto cheio de nada.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor danibeja » quinta fev 24, 2011 11:57 pm

Boa noite,

Vou mais longe que o companheiro Time_Out...

Companheiros, respondam-me sucintamente se assim o entenderem, ás seguintes perguntas:

Companheiro Decarvalho, o texto é ou não é o mesmo? , contem ou não contem alterações?

Responsáveis pelo CPA (na impossibilidade de resposta do companheiro Papaléguas), porquê que o texto para alguns clubes não podia ser alterado, e depois alteraram? Porquê que se for (ou é) o mesmo texto, ficaram tão indignados, foi por ter sido o Companheiro Decarvalho a dar um "novo nome" (ou não)?(visto que já alteraram o nome que se saiba uma vez).

Grande abraço,

Danibeja

PS: estava a evitar participar, mas é mais forte que eu...
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

reply

Mensagempor decarvalho » sexta fev 25, 2011 12:31 am

carissimo Danibeja
è meu privilegio poder corresponder a sua pergunta!

Nao sei o que é o MUDAI, não fui privilegiado para dar opinião sobre tal texto. O que conheço dele é o que tenho lido na internet.

Sei o que é a declaraçao de principios (depois dita de Unidade) pois tomei conhecimento dela em primeiro lugar aqui no forum, e o então director do CPA Diogo Ferreira (que se demitiu do cargo depois do ultimo e infeliz comunicado daquele clube) me sugeriu a assinatura e divulgaçao. O que fiz atempadamente....como pode comprovar com este texto no blog que assino:
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... ao-de.html

Ora este texto (que pessoalmente nao me merece concordancia a 100% na especialidade) corresponde na generalidade ao que o Movimento Autocaravanista expos na AR, em varios coloquios do CAB, e também no I seminario Nacional do Autocaravanismo...e tambem ao power point sobre DIREITO AO AUTOCARAVANISMO que o meu blog reproduz logo no inicio, ou seja contem o essencial da Filosofia , Doutrina e Ética do Autocaravanismo, o que decerto que com a sua boa fé (que é igual a minha) concordará que édesignaçao justa e aceitavel.

PS
Repare-se que não alterei o titulo do texto subcrito...a PLATAFORMA pode ate ser identificada só como plataforma do AC...eu pessoalmente, pelas razões supra, é que penso que ela fica valorizada e dignificada com a qualificaçao de Plataforma de FILOSOFIA; DOUTRINA E ÉTICA do AC.

(isto obviamente ao abrigo de um direito de opinião, de pensamento e de liberdade de expressão proprio de um Estado de Direito que aceita quer a democracia represenantiva quer a democracia participativa)

Talvez este seja um tema ideal para uma proxima tertulia presencial do 1 cafe e 1 AC do facebook, cuja III edição sera dia 19 de MArço as 17h com o Duarte, amigo deste forum, conhecido como o GURU do GPS, ou seja, o tema é mesmo o GPS....ou então ficara para o jantar do mesmo dia ( o jantar organizado pelas co-pilotos) ou ainda para depois de jantar se os nossos simpaticos e construtivos tertulianos a isso se dispuzerem.... (prometo levar exemplares da Constituição da Republica suficientes)

Um abraço
simplesmente Decarvalho
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor forum_admin » sexta fev 25, 2011 12:59 am

Boa noite a todos,

Sempre foi filosofia deste fórum não permitir que se questionassem e fossem discutidos assuntos internos de entidades externas ao mesmo, pois achamos que esses assuntos deverão ser resolvidos nas respectivas organizações.

No entanto, devido às interrogações levantadas e visto o CampingCar Portugal ser um dos assinantes da Declaração de Princípios foi decidido dar um pouco de abertura para o esclarecimento deste tema. Pensamos que as principais dúvidas sobre este tema ficaram esclarecidas, pelo que este tópico fica bloqueado.

Quem não se considerar esclarecido, deverá expor as suas dúvidas por MP aos intervenientes que considerem adequados.

Para finalizar, queremos reforçar que o CampingCar Portugal tomou conhecimento, assinou e divulgou a “Declaração de Princípios”, divulgada publicamente a 31 de Maio de 2010, a qual não sofreu desde aí qualquer alteração, quer no conteúdo, quer no título.

Sendo o autor o CPA, e a outra entidade visada o ONGA, só temos a recomendar que o assunto seja resolvido directamente entre as duas entidades.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
forum_admin
Site Admin

Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes