O nosso umbigo é lindo!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Arrumar casa

Mensagempor Eugénio Rodrigues » terça fev 22, 2011 12:04 am

Companheiro José Gonçalves

Bem-vindo ao Grupo Companheiro!

Parece que já não sou o único!!!

Um abraço,

Como vê, não é com certeza o único...

Companheiro ProfZeca

Relativamente a Ponte de Lima compreendo-o perfeitamente: a primeira vez que lá fui tive o mesmo impacto negativo que tão bem descreve.

A vontade é de abandonar o local de imediato, no entanto, como não o fiz, acabei por descobrir opções muito válidas de estacionamento e pernoita, dê uma vista de olhos:

http://autocaravanismovirtual.com/index.php?option=com_content&view=article&id=168:pontelima&catid=61:cidades-visitadas-em-ac-videos-hd&Itemid=118

Estes locais se quisessem também facilmente que os teriam proibido, o que não quer dizer que não o venham a fazer.

Estive posteriormente na Expolima e a postura dos autocaravanistas presentes foi exemplar à excepção de um ou dois autocampistas. Estivemos lá cerca de 35 autocaravanas, algumas das quais, quase todas espanholas, em frente ao rio.

Surpreendeu-me o alinhamento das Acs, quase todas a ocupar apenas um lugar de estacionamento, como pode ver nas fotos e o comportamento exemplar da maioria.

http://autocaravanismovirtual.com/index.php?option=com_content&view=article&id=183:24-autocaravanas-pernoitaram-no-parque-da-expolima-de-sabado-para-domingo&catid=39:concentracoespasseios&Itemid=59[/quote]

Tenho esperança que o novo parque de campismo http://europaconcorsi.com/projects/156382-Sala-de-espect-culos-e-parque-de-campismo contemple uma AS para autocaravanas e não venha acabar por conduzir à interdição destes locais, onde ainda podemos estacionar com qualidade e acessibilidade. Se o fizerem não voltarei mais...

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Ponte de Lima

Mensagempor profzeca » terça fev 22, 2011 12:10 am

Obrigado companheiro Paulo
Obrigado pela dica, mas realmente não faz sentido nenhum aquele sinal, se ainda fosse "proibido pernoitar" ainda compreenderia, mas estacionar!!! Mesmo sendo um sinal "faz de conta", não dignifica, em nada os seus responsáveis e só têm a perder com estas coisas.
A esperança é que, tal como as vontades, se mudem as mentalidades.
Um abraço autocaravanístico
JCS
"Só devemos olhar o outro de cima, se for para o ajudar a levantar-se."
profzeca

Registado: sexta jan 21, 2011 6:55 pm

Mensagempor josegon_calves » terça fev 22, 2011 8:07 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro Eugénio Rodrigues,

Agradeço a solidariedade manifestada publicamente, como agradeço também a todos os Companheiros e Companheiras que se solidarizam e defendem a dignificação do Autocaravanismo.

Não tenho de momento nenhum envolvimento com nenhum Clube, a não ser ser seu Associado, em vários diga-se, por absoluta falta de condições pessoais, mas mesmo assim não penso abdicar do direito a actuar Civicamente quer contra quem não dignifica o Autocaravanismo quer também contra quem, a título isolado, fora das Regras de Vivência em Sociedade Democrática, pretender Louros indevidos e pretender representar o Autocaravanismo em Portugal sem qualquer representatividade expressiva desta "Classe".

Tem sido essa a minha postura, e sê-lo-á certamente até que a voz me doa e imigre para um qualquer canto onde a Democracia seja muito mais que uma simples palavras despida de valores!!!

Concordo que aqui em Fórum podemos e devemos procurar soluções, ou melhor, apontar soluções, caminhos, objectivos que os Clubes representativos deverão analisar e tomar como suas as defesas aqui apresentadas para Lutas de uma Classe na generalidade.

Esse é um contributo que podemos e devemos prestar ao Autocaravanismo.

Ultrapassar esta linha e arvorar-se no direito de fazer e acontecer em nome de quem tem o direito de o fazer é incorrecto e é um Mau Caminho!

Sobre esta questão de ilegalidade/legalidade das diversas sinaléticas a que os Municípios recorrem para afugentar os indigentes a bordo de autocaravanas do seu território, entendo que é de facto Legal e sustentada por Posturas Municipais devidamente Aprovadas.

Contudo, e mesmo que não fossem Legais, entendo que não devem ser desrespeitadas sob nenhuma condição sob risco de perdermos a razão ao não as respeitarmos.

Podemos contestar, e devemos contestar, mas nunca desrespeitar!

Aliás, não faltam locais de estacionamento para qualquer autocaravana em qualquer ponto do País. É só uma questão de procurar um pouco mais desviado desses "centros/pontos negros" e os Municípios não "pegarão" connosco! Prova disso, temos Vila Real de Santo António, onde junto dos Bombeiros, muito próximo do "centro", se pode estacionar e prenoitar sem que as Autoridades nos incomódem, isto, apesar da imensa sinalética que nos proíbe o estacionamento em especial na "orla costeira"!

Os Clubes, e muito em particular o Clube Português de Autocaravanas, estão, ou deveriam estar, a proceder a diligências junto de quem de direito, Associação de Municípios, no sentido de uniformizar estas "regras" de limitação de usufruto do espaço público.

Essa é a função dos Clubes, não de mais ninguém!!!

Não temos o Direito de exigir aos Municípios "regalias" especiais, e muito menos que estes sejam obrigados a criar Áreas de Serviço e/ou Parques de Estacionamento/Prenoita apenas para uma classe de viaturas que tem o mesmo gabarito que qualquer outra viatura Ligeira de Mercadorias ou mesmo Pesado!

Se essas Entidades entenderem que somos uma mais valia, elas fá-lo-ão certamente sem que ninguém lhes venha exigir. Prova disso, temos Condeixa-a-Nova, onde o Município criou uma Área de Serviço para Autocaravanas e promove vários eventos para que as Autocaravanas e os respectivos Autocaravanistas se recolham nos seus domínios.

Querer mais do que isto, é um ABUSO!!!

Querer mais do que isto e fazê-lo sob o nome de todos sem essa autorização/representatividade é um ULTRAJE!!!

Daí que insisto, e insistirei, ASSOCIEM-SE, seja em que Clube fôr, ganhem Democráticamente a representatividade do Autocaravanismo e aí sim, defendam o Autocaravanismo em nome dos seus Associados!

Penso que não é pedir muito!

Um abraço a todos,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor cookie » terça fev 22, 2011 9:26 am

a questão do sinal de ponte de lima é perfeitamente patética.

isso também nos aconteceu e a nossa postura foi exactamente a mesma já que só vamos para onde somos bem recebidos.

rumámos a viana do castelo. quem perde é ponte de lima.

é essa a nossa postura e continuará a ser.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

A vida é bela mas não me aborrecam

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » terça fev 22, 2011 10:12 am

"Contudo, e mesmo que não fossem Legais, entendo que não devem ser desrespeitadas sob nenhuma condição sob risco de perdermos a razão ao não as respeitarmos. "

Com este comentário esta tudo dito...........
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor danibeja » terça fev 22, 2011 10:21 am

josegon_calves Escreveu:Não tenho de momento nenhum envolvimento com nenhum Clube, a não ser ser seu Associado, em vários diga-se, por absoluta falta de condições pessoais, mas mesmo assim não penso abdicar do direito a actuar Civicamente quer contra quem não dignifica o Autocaravanismo quer também contra quem, a título isolado, fora das Regras de Vivência em Sociedade Democrática, pretender Louros indevidos e pretender representar o Autocaravanismo em Portugal sem qualquer representatividade expressiva desta "Classe".

Essa é a função dos Clubes, não de mais ninguém!!!

Bom dia,

Juridicamente falando, só vejo uma personalidade com competência para representar todos os Autocaravanista, seria uma Federação, mas de Autocaravanismo, pois de Campismo já temos.

Não são os clubes de Futebol que se dirigem ao governo com as suas intenções, mas sim a FPF, com as intenções de todos os Clubes.

Para mim querer uma Federação Portuguesa de Autocaravanismo com a quantidade de Clubes que existe (independentemente da sua representatividade) já se justifica...

O Benfica tem mais sócios e simpatizantes que os outros Clubes juntos, mas não é por isso que apenas as suas ideias são postas em prática pela Federação...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Democracia

Mensagempor josegon_calves » terça fev 22, 2011 1:40 pm

Boa tarde Companheiro Danibeja,

Não queria entrar pela análise pessoal, se bem que tenha formulado o meu pensamento sobre alguns Companheiros, mas começo por lhe dizer que o meu conceito de Democracia e Representatividade não é, decididamente, o mesmo que o seu.

Não sou dono da razão, obviamente que não!

Mas não admito que 50 Clubes (???) representando um máximo de 200 Autocaravanistas, suas familias e amigos, queiram impôr à viva força a sua Lei, seja ela qual fôr!!!

O meu pomo da discórdia principal, e neste momento, é esse e apenas ESSE!!!

Segundo consta, existem em Portugal 8.000 autocaravanistas.

Aqui neste Fórum, estão "registados" (base de dados (?) das idades dos Autocaravanistas) cerca de 150 Autocaravanistas.

Destes 150 Autocaravanistas, apenas duas dezenas, no máximo, intervém activamente e se envolve nas questões que ao Autocaravanismo diz respeito.

Crê então ser correcto que dez deles imponham a todos os outros os seus princípios, valores e quereres???

Desculpe, caro Companheiro Danibeja, mas esse não é o meu conceito de Liberdade e Representatividade!!!

Posto isto, entendo que não se pode fazer coisa alguma em pról do Autocaravanismo se não se envolverem todos os Clubes Autocaravanistas que representem, no mínimo, 4.001 Autocaravanistas!

Querer "assassinar" do Clube Português de Autocaravanas, que representa mais de 2.000 Autocarasvanistas, cerca de 900 Autocaravanistas com as suas Obrigações em dia, apenas pelo facto de este estar representado na única Federação com competência Legal para defender o Campismo em todas as suas vertentes, Tenda/Caravana/Autocaravana, é um completo ABSURDO!!!

Querer negar que uma Autocaravana não é para a prática de Campismo é um ABSURDO!!!

Cada um, faz da sua Autocaravana o uso que bem lhe entender!!!

Quanto ao "benfiquismo" que o Companheiro aponta, não é algo que possamos levar em consideração para a matéria em apreço que é, tão simplesmente:

- As Autoridades não intervêm quando devem intervir, fechando os olhos e permitindo os abusos que uns quantos, alguns a coberto muitas vezes das suas influências e conhecimentos pessoais;

- As Autoridades não Autuam quem pratica Campismo na Via Pública e, parece, muito menos se fôr estrangeiro!!!;

- Os Municípios não combatem eficazmente esta praga de auto-campismo, deixando as coisas arrastar-se ao ponto de só radicalmente ser possível estancar a hemorregia;

Não há aqui cores vermelhas, verdes ou azuis, ou outras, há apenas que fazer cumprir a Lei que existe a todos, mas mesmo TODOS, os que infringem a mesma, fazendo-os liquidar na hora coimas/multas de valores superiores a 200 ou 300€ e acabava-se num ápice esta pouca vergonha que existe um pouco por toda a orla litoral, e também se acabaria com este querer de Federações, com os seus cargos e tachos, e panelas incluidas, incluindo também o lugar de destaque que tão bem faz ao ego de tanto ilustre salvador da Pátria!!!

E creio que é bom ficar por aqui porque a minha Liberdade termina exactamente onde começa a de alguém, que poderá ser a sua ou a de qualquer um!!

Não quero por isso violar o Direito de ninguém!

Note-se que já fui peça activa no panorama Autocaravanista Nacional, e que desisti de bom grado por entender que não estava a prestar um bom serviço à causa Autocaravanista, por nítida falta de tempo que problemas externos à causa me estavam a causar!!!

Ou seja, não busco protagonismo nesta "cena"!!!

Defendo apenas os meus interesses pessoais, enquanto Autocaravanista, e dou voz aos que junto de mim reclaman contra este ambiente que se está a formar!

Entendo, mais uma vez, solicitar, a TODOS, que se Associem, seja em que Clube fôr, que ganhem pela força do TODO a representatividade necessária e aí sim, pensem em Federações, que até poderá ser por aí a saída. Mas teremos que estar TODOS em perfeita sintonia.

De outra forma, encontrarão aqui voz de repúdio e de contestação!

Ninguém me vai obrigar a prenoitar em Parques de Autocaravanismo!!!

Disso, tenho absoluta certeza.

Ponto final, que já vai longo o discurso!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor Eugénio Rodrigues » terça fev 22, 2011 8:35 pm

Caro companheiro José Gonçalves,

A sua intervenção, mais uma vez, é oportuna, coerente, pertinente e arrasadora...

Não me parece que seja fácil contrapor os seus argumentos: talvez por isso muitos dos que por aqui passam optem pelo silêncio...

Quanto à questão da representatividade, não posso estar senão de acordo consigo: como é que alguém pode pensar que representa os autocaravanistas ou agir em nome destes, se por eles não foi legitimado?? Isto é surreal, é um absurdo, é uma farsa. Uma coisa é fazer-se algo pelo autocaravanismo, e que acho bem que se faça, outra é querer representar os autocaravanistas e tomar decisões em nome destes, sem tão pouco os consultarem!!!! Para isso tem de haver legitimidade!!! Mas será que alguém de bom senso pode questionar isto?

Os Municípios não combatem eficazmente esta praga de auto-campismo, deixando as coisas arrastar-se ao ponto de só radicalmente ser possível estancar a hemorregia;

Levantei aqui esta questão. O problema do auto-campismo, nós autocaravanistas, acabamos com ele num instante se quisermos. Alguém tem dúvidas disso? Será que precisamos de ser radicais? Quem tem por obrigação resolvê-lo, não o resolve, está mais que visto, optam pela via mais fácil que é colocar placas, legais ou ilegais, para dissuadir. E quem se lixa é sempre o que não prevarica, que cada vez tem menos sítios por onde estacionar/pernoitar.

Agora voltemos à questão que originou este tópico " O meu umbigo é lindo". E vou aproveitar o testemunho do companheiro profzeca. Ponte de Lima tem a zona ribeirinha interditada ao estacionamento/pernoita de autocaravanas. Em tempos a zona ribeirinha servia de palco a acampamentos de longa duração à comunidade cigana e a outros, que por acaso ou não, utilizavam autocaravanas e que se apoderaram do local. O problema da autarquia de Ponte de Lima não me parece que fossem os autocaravanistas! O problema foi, mais uma vez, o campismo ou auto-campismo na via pública. Convinha-mos! Estão a imaginar o parque ribeirinho de Ponte de Lima transformado num acampamento selvagem? Um autêntico atentado ao turismo local e à saúde pública!!!! Sabem o que é que nos fazem agora nesse local? nem sequer nos deixam parar! E sabem porquê? Porque eles acham, certamente, que se nos deixarem parar, acabamos por armar a tenda!!!! Então corta-se o mal pela a raiz!!!
Apesar de tudo, temos bons parques para estacionar e o da Expolima é excelente e central. Não correram connosco e podiam ter corrido se quisessem...
Mas alguém gosta de receber badalhocos em casa?
Mas alguém, quando visita a casa de alguém, tem o direito de exigir o melhor quarto da casa?? Já não é bom o facto de nos autorizarem a dormida? Têm de ser onde nós querermos?

Companheiros, Ponte de Lima é um local de interesse turístico inquestionável, e nós somos turistas itinerantes… Temos como visitar, temos onde ficar, mas saibamo-nos comportar…

“Para encontrarmos soluções para os problemas, é necessário primeiro perceber causas”

“ O nosso umbigo é lindo”

Grande Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor cookie » terça fev 22, 2011 10:15 pm

eu mantenho a minha posição relativamente às "pontes de lima" deste país.

conheço a cidade e teria todo o gosto em estacionar para ir a um restaurante (comer uns belos rojões com arroz de sarrabulho p.ex.), dar um belo passeio a pé, comprar uns doces regionais e umas lembranças nas barraquinhas de madeira que há no passeio da marginal.

se o município não faz o que lhe compete (exigir e/ou actuar sobre os prevaricadores mantendo abertura para receber os turistas itinerantes merecedores dessa designação) e faz o que não lhe compete (colocar sinais ilegais para proibir a minha/nossa presença nos seus enormes parques de estacionamento), então rumo a uma cidade que me saiba receber. também como uns bons rojões com arroz de sarrabulho em vila nova de cerveira p.ex.

e posso aqui confessar que fiquei muitíssimo desiludida com esta postura deste município (ponte de lima) em particular.

quando pergunta se alguém gosta de receber badalhocos a resposta é óbvia mas também é óbvio que os asseados nós gostamos de receber certo? pois bem, está claro que não é o caso de alguns municípios portugueses.

a meu ver fazem muito mal pois perdem 2 fontes de receita:

a) os autocaravanistas itinerantes que de uma maneira ou de outra gastam sempre algo nas suas visitas (a comprar lembranças, a comer em restaurantes, a visitar museus, a abastecer-se nos supermercados, bombas de gasolina etc.);

b) os "badalhocos" que são uma fonte de receita em multas/coimas

e perdem também uma boa oportunidade de educar o "povo".
cookie

Re: Democracia

Mensagempor danibeja » terça fev 22, 2011 10:31 pm

josegon_calves Escreveu:Boa tarde Companheiro Danibeja,
Mas não admito que 50 Clubes (???) representando um máximo de 200 Autocaravanistas, suas familias e amigos, queiram impôr à viva força a sua Lei, seja ela qual fôr!!!

O meu pomo da discórdia principal, e neste momento, é esse e apenas ESSE!!!

Segundo consta, existem em Portugal 8.000 autocaravanistas.

Aqui neste Fórum, estão "registados" (base de dados (?) das idades dos Autocaravanistas) cerca de 150 Autocaravanistas.

Destes 150 Autocaravanistas, apenas duas dezenas, no máximo, intervém activamente e se envolve nas questões que ao Autocaravanismo diz respeito.

Crê então ser correcto que dez deles imponham a todos os outros os seus princípios, valores e quereres???

Desculpe, caro Companheiro Danibeja, mas esse não é o meu conceito de Liberdade e Representatividade!!!

Posto isto, entendo que não se pode fazer coisa alguma em pról do Autocaravanismo se não se envolverem todos os Clubes Autocaravanistas que representem, no mínimo, 4.001 Autocaravanistas!

Querer "assassinar" do Clube Português de Autocaravanas, que representa mais de 2.000 Autocarasvanistas, cerca de 900 Autocaravanistas com as suas Obrigações em dia, apenas pelo facto de este estar representado na única Federação com competência Legal para defender o Campismo em todas as suas vertentes, Tenda/Caravana/Autocaravana, é um completo ABSURDO!!!

Querer negar que uma Autocaravana não é para a prática de Campismo é um ABSURDO!!!

Cada um, faz da sua Autocaravana o uso que bem lhe entender!!!

Quanto ao "benfiquismo" que o Companheiro aponta, não é algo que possamos levar em consideração para a matéria em apreço que é, tão simplesmente:

- As Autoridades não intervêm quando devem intervir, fechando os olhos e permitindo os abusos que uns quantos, alguns a coberto muitas vezes das suas influências e conhecimentos pessoais;

- As Autoridades não Autuam quem pratica Campismo na Via Pública e, parece, muito menos se fôr estrangeiro!!!;

- Os Municípios não combatem eficazmente esta praga de auto-campismo, deixando as coisas arrastar-se ao ponto de só radicalmente ser possível estancar a hemorregia;

Não há aqui cores vermelhas, verdes ou azuis, ou outras, há apenas que fazer cumprir a Lei que existe a todos, mas mesmo TODOS, os que infringem a mesma, fazendo-os liquidar na hora coimas/multas de valores superiores a 200 ou 300€ e acabava-se num ápice esta pouca vergonha que existe um pouco por toda a orla litoral, e também se acabaria com este querer de Federações, com os seus cargos e tachos, e panelas incluidas, incluindo também o lugar de destaque que tão bem faz ao ego de tanto ilustre salvador da Pátria!!!

Entendo, mais uma vez, solicitar, a TODOS, que se Associem, seja em que Clube fôr, que ganhem pela força do TODO a representatividade necessária e aí sim, pensem em Federações, que até poderá ser por aí a saída. Mas teremos que estar TODOS em perfeita sintonia.

De outra forma, encontrarão aqui voz de repúdio e de contestação!

Ninguém me vai obrigar a prenoitar em Parques de Autocaravanismo!!!

Caro companheiro,

Pelo que expõe vê-se perfeitamente que o seu conceito de representatividade, não tem nada a ver com o meu, isso é certo, estamos de acordo.

Para mim, para se representar alguém, tem que se ter essa personalidade jurídica de forma legal, já para si desde que seja o que o CPA (porque tem 900 sócios efectivos), está tudo bem... para si é o CPA e os outros, daí não ser preciso mais uma Federação para complementar as lacunas que a de campismo apresenta face ao Autocaravanismo Itinerante...

O CPA faz muito bem estar ligado à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, pois como o companheiro diz : representado na única Federação com competência Legal para defender o Campismo em todas as suas vertentes, Tenda/Caravana/Autocaravana , pois tal como tem nos seus estatutos nos artigos 2º a) ; 16º e 17º , está ligado à mesma como se de um cordão umbilical se tratasse, o que é perfeitamente correcto... e já agora veja bem o Artigo 2º a), pois o mesmo permite aquilo que não quer...

Não sei se conhece as regras de voto de decisões de uma Federação, é apenas nesse ponto que entra a representatividade dos Clubes, e dessa forma todos os sócios de todos os clubes ficam representados por uma instituição... , agora não obrigue mais de 5000 autocaravanista a filiarem-se em clubes, para que exista representatividade, o povo só se associa se quiser, existe quem não se queira associar.

Concordo também plenamente consigo quando diz que cada um faz o que entender com a sua AC, seja Campismo ou Itinerancia.

Mas porquê que existe lei para quem vai para dentro de um Parque de Campismo, e porquê que não existem para quem não vai, que pratica Autocaravanismo Itinerante de forma responsável.

Lá voltou a falar das autoridades que não fazem e tal...., e depois vem o contra-senso do seu discurso, coimas pagas no Acto, valores superiores ao que existe previsto na lei, como se faz isso sem alterar a lei? da qual é acérrimo defensor.

Caro companheiro, não é minha intenção assassinar o CPA (como diz), a minha intenção é por à vista de todos as incompatibilidades do Autocaravanismo Campista Vs Autocaravanismo Itinerante.

O CPA a mim não me aquenta nem arrefenta, não preciso nem de carta de campista nem de seguro mais barato, assim como, enquanto Autocaravanista Itinerante nunca me vai representar em lado nenhum...

A menos que venham com demagogias e à procura do protagonismo perdido para o "Outro", a mim não me incomoda nada, continuem o seu belo caminho na vertente Campista do Autocaravanismo... só não vê quem não quer... è por isto que eu quero assassinar o CPA ?

Grande abraço e disponha sempre...

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor jotex » terça fev 22, 2011 10:41 pm

cookie Escreveu:
b) os "badalhocos" que são uma fonte de receita em multas/coimas

e perdem também uma boa oportunidade de educar o "povo".

:twisted: Bem visto
jotex

Registado: terça abr 20, 2010 11:06 pm

Regulação

Mensagempor josegon_calves » quarta fev 23, 2011 8:09 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro Danibeja,

É a última vez que intervenho sobre este tópico.

E vou fazê-lo para que se entenda um pouco o porquê de se estar a querer "assassinar" o Clube Português de Autocaravanas.

Se o Companheiro, e todos os demais, que entendem não se dever associar, persistir nesse conceito, é um direito que lhe assiste.

Não pode, obviamente, exigir que o dono da casa lhe forneça o quintal com todas as mordomias para poder parquear a sua autocaravana e aí fazer o que bem lhe aprover!

Nem pode sequer, obrigar os outros a fazer o mesmo!

Quanto a isto, ponto final!!!

O Clube Português de Autocaravanas, quando foi fundado à cerca de duas décadas, partiu da iniciativa de meia dúzia de pessoas, carolas, que deram o seu melhor, o que tinham e o que não tinham, para que o Autocaravanismo tivesse algo que os representasse.

Esssas pessoas, oriundas do meio Campista, provenientes muitas delas das tendas, outras das caravanas, optaram por evoluir e investiram em Autocaravanas.

Na sua boa-fé, e no seu querer dar representatividade a uma nova Classe de Turismo, Autocaravanismo Itinerante, ao criarem o respectivo Clube, sentiram, e bem, que deveriam estar enquadradas em algo que lhes desse "cobertura Institucional" em termos de Poder Decisório.

Para isso, só estando a "coberto" de uma qualquer Federação.

Há Clubes de Autocaravanistas, actualmente, que estão agregados a Federações tão diversas como Ciclismo e outras. Não é por isso que os outros tem o direito de Amanhã, virem reclamar do porquê dessas "ligações"!!!

Quem o fez, na altura, fê-lo na sua boa fé e no seu melhor saber em prol de um objectivo, REPRESENTATIVIDADE!!!

O Clube Portugês de Autocaravas está filiado na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, porque era, à época, a melhor escolha possível, a única, aquela que poderia defender os interesses não do Clube mas dos Autocaravanistas.

Querer agora condenar esse facto é RIDÍCULO!!!

Desculpe o modo de o declarar, mas entendo que nem o Companheiro Danibeja, nem NINGUÉM, tem o direito de acusar o Clube Português de Autocaravanas de não ter feito, SEMPRE, o que entendia ser o Melhor Caminho para o Autocaravanismo!!!

Esta nova Direcção, eleita DEMOCRÁTICAMENTE, que quase foi forçada a apresentar-se para que não se caísse num vazio, propôs aos seus Associados enveredar por todos os meios possíveis ao seu alcance, no sentido de:

- Clarificar junto da FCMP se era esta a Federação que defendia o Autocaravanismo como forma de Turismo Itinerante, daí o surgimento da Declaração de Princípios que muitos Clubes, Associações, Organizações, Fóruns, e inclusivé a Federação, subscreveram na integra!

- Se não não fosse essa a representatividade e a defesa da Federação para com o Autocaravanismo como forma de Turismo Itinerante, seria dado aos Sócios do Clube Português de Autocaravanas o poder da decisão de sair ou não da Federação.

Estamos a meio de uma "Governação" desta nova Direcção, que tudo tem feito em pról do Autocaravanismo, já muito foi feito inegávelmente, não podemos, NINGUÉM, exigir que se meta A CARROÇA À FRENTE DOS BOIS!!!

Os passos estão a ser dados, firmemente e conscientemente, e o que tiver que ser decidido sê-lo-á pelos Sócios do Clube Português de Autocaravanas e não por aqueles que em nada têm contribuido para a existência deste que é o Clube que mais representa o Autocaravanismo em Portugal!!!

Posto isto, caro Companheiro Danibeja, se quiser associar-se ao Clube Português de Autocaravanas para aí exercer o seu direito de voto e desta forma intervir no Caminho a seguir, seja bem vindo.

Se não o fizer, não o direito de comentar o que quer que seja no que ao Clube Português de Autocaravanas diz respeito. E não tem também o direito de exigir o poder de representatividade que efectivamente não tem!

Mais uma vez peço desculpa pela frontalidade mas não ser ser de outra forma!

Mais uma coisinha!

Ninguém, do Clube Português de Autocaravanas, ou quem quer que seja, me encomendou para vir aqui defender o que quer que seja.

Estou a intervir em nome próprio, José Gonçalves, por iniciatica própria e em defesa de um hooby que é meu, Autocaravanismo!

Quanto às multas que entendo que devem ser aplicadas, de preferência na hora sem apelo nem agravo, basta que sejam reguladas à Legislação, que existe e que está válida, que proibe a prática de Campismo na Via Pública.

Tão simples quanto isso!

Se as Autoridades não actuam, porque não o querem fazer, segundo minha opinião, deverão passar a fazê-lo.

Mesmo que não tenham as respectivas coimas/multas estipuladas em conformidade com a gravidade da transgressão e com os valores consentâneos com os dias que correm, poderão sempre correr com os indigentes, a qualquer hora do dia ou da noite, tornando desta forma impossível a prática de Campismo na Via Pública.

Não acredito que aqueles que foram corridos de Marrocos, e de outros locais à beira mar plantados, estivessam na disponibilidade de vir ser incomodados, constantemente, em terras portuguesas!

Fácil? Não?

Quanto a mim, sobre este assunto, PONTO FINAL!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor cookie » quarta fev 23, 2011 9:25 am

gostaria de colocar uma questão apelando a quem sabe a resposta:

qual o diploma legal que criou a FCMP?

agradeço desde já a resposta.
cookie

Mensagempor time_out » quarta fev 23, 2011 9:34 am

cookie Escreveu:gostaria de colocar uma questão apelando a quem sabe a resposta:

qual o diploma legal que criou a FCMP?

agradeço desde já a resposta.

No site da FCMP está publicado um pequeno historial sobre o seu aparecimento.
Passo a citar um excerto:

...Em 1941 constituiu-se o Clube Nacional de Campismo que logo se extinguiu em 1945 para dar lugar à constituição da Federação Portuguesa de Campismo que procurou uniformizar a sua orgânica com as outras actividades desportivas.
Em 1944 o Ministério da Educação Nacional emite as Bases da Orgânica Campista, prevendo a criação da Carta Campista Nacional. Neste mesmo ano o campismo é classificado como desporto da classe B.
Finalmente em 1945 é nomeada uma Comissão Administrativa que teve como principal missão a elaboração dos Estatutos da Federação Portuguesa de Campismo, os quais vieram a ser aprovados em 3 de Março de 1945, dando início à orgânica do nosso movimento associativo campista...

in http://www.fcmportugal.com/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=765&exmenuid=-1
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor cookie » quarta fev 23, 2011 12:36 pm

companheiro,

essa informação já a tinha lido mas gostaria de saber qual o diploma legal que consagra a criação da FCMP. procurei essa informação no site da federação mas não a encontrei, daí a minha pergunta.

de qualquer forma agradeço a tentativa de esclarecimento.
cookie

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante