Baterias AGM

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor cookie » quarta nov 03, 2010 10:11 am

cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor RuckFules » quarta nov 03, 2010 1:09 pm

cookie Escreveu:e este site? alguém conhece?

http://www.bateriasdeocio.es/motor_home_batteries/


Penas só fazerem entregas em Espanha. Os preços até são bastante aceitáveis.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor danibeja » quarta nov 03, 2010 1:15 pm

Boa tarde,

No meu caso em concreto, tenho dois painéis solares (cada um ligado a uma bateria e com o seu respectivo regulador), e apenas fiz esta ligação porque tenho o conversor de corrente ligado á bateria mais potente.

Em tempos perguntei aqui no fórum se alguém utilizava um separador de corrente semelhante aos que se usam nos barcos : http://www.campingcarportugal.com/forum ... highlight=
pois desta forma também é possível carregar as baterias de forma separada, e depois através deste diodo liga-se uma à outra, isto partindo do pressuposto que o alternador tem pouca potencia para carregar as duas ao mesmo tempo.

Esta solução do diodo é excelente para quem tem um bom alternador (mais de 100Amp), pois o alternador mesmo sem separador de corrente carrega bem duas baterias.

Cada caso é um caso, pois é sempre bom consultar especialistas, quando se faz este tipo de operações.

Grande abraço,

Danibeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » quarta nov 03, 2010 2:11 pm

Companheiro Danibeja, companheiros;

Efectivamente o sistema que têm e da forma que está pensada, justifica e valida as afirmações do seu anterior post. O facto de ter o inversor na bateria mais potente, é a melhor opção e o diodo defende a sua reserva de energia, bem pensado amigo...
No entanto, o facto de ter dois paineis ligados separadamente a cada bateria respectiva, aqui neste caso, em determinadas situações está a desperdiçar recursos. Ou seja, imagine que está a tirar amperes da bateria do inversor e não está a tirar amperes nenhuns da bateria de reserva por exemplo, para luzes, esta situação reflete-se na prática quando o painel solar da bateria pequena está sem produzir corrente, porque se não está a tirar , em principio a bateria pequena está totalmente carregada. Enquanto a bateria do inversor com este a funcionar, está a ser descarregada, e estando continuamente a ser carregada por um painel solar apenas, quando na realidade poderia a receber carga de dois paineis, uma vez que o está parado porque a sua bateria está totalmente carregada. Por este motivo é que afirmo que está a perder recursos energéticos, apenas por isso. Esta minha mania da optimização e rentabilização dos meios, não se deve só á minha formação académica, eu nasci assim.... o que é por vezes bom e mau...

Assim sugiro, o seguinte e claro apenas estou a recorrer-me do seu caso Companheiro Danibeja (espero que não se importe), para praticar pedagogia no forum.
Ligava os dois paineis em paralelo, apenas com um regulador de tensão, claro que este regulador tem de ter mais 10 a 20% da capacidade dos amperes de produção dos paineis que eu não sei qual, e depois ligar a penas o regulador à bateria do inversor. Com as duas baetrias ligadas em paralelo, mantinha o diodo mas no sentido de apenas de a bateria pequena receber carga da grande e não deixar passar corrente da pequena para a grande para ter sempre a sua reserva de energia. Neste formato não precia de nenhum switch para carregar através do alternador uma ou outra, se ligar o alternador á bateria grande a corrente é como a água, o nivel de agua é constante independetemente da forma ou capacidade do recipiente, quando o alternador carrega as duas em simultaneo apenas a mais pequena fica carregad mais rapidamente e aí sim, o switch de desligar carga pode ser importante se as baterias tiverem uma grande diferença de amperagem, e só por motivos de segurança mais nada. Mas se as baterias tiverem uma amperagem muito identica mais 10 ou menos 10amperes de diferença a carga máxima é atingida em simultaneo, sem sobrecarregar nenhuma, pelo que desliga a carga vinda do alternador.

Um abraço, peço desculpa de proceder ao comentário com base no seu caso. Se está contente e da forma que está, então não execute as palavras, apenas registe para desenvolver um raciocinio futuro.

cumps a todos
Alexandre


Há já me esquecia, por causa deste post, consigo ter baterias AGM seladas de 100ah vindas da Alemanha postas em minha casa por 160euros. Quem tiver interessado, é só dizer, a proposito ainda não testei nenhuma.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor danibeja » quarta nov 03, 2010 9:24 pm

Boa noite,

Companheiro Alexandrechora, não me convém ligar os dois painéis em paralelo, pois um é de silício amorfo (que está ligado à bateria mais fraca), e o outro é Policristalino, seria uma excelente opção se fossem dois painéis com a mesma qualidade...

A minha bateria pequena (55Amp) serve apenas para tudo o que funciona a 12V (Lâmpadas Led, ventilação e pouco mais) e chega e sobra, já a maior (105Amp própria para energia Solar) utilizo para tudo o que liga a 220V (frigorífico de compressor a 220V , Computador portátil quando acaba a bateria, aquecimento de águas, secador cabelo, etc...).

Mas em relação ao motivo que me levou a escrever sobre o Diodo, para quem tem baterias com grande diferença de amperes, é uma excelente solução, principalmente quando uma delas já tem muito uso.

Já agora e porque gosta de optimização de recursos, no seu fornecedor consegue adquirir frigoríficos que trabalhem só a 12V com compressor (?) , é que eu e a minha esposa não gostamos da ideia de ter "labaredas" dentro da nossa casinha, já para não falar que estes frigoríficos consomem menos de 40Watts, o que para quem tem painéis solares não é nada, em Portugal os preços ainda são exorbitantes.

Grande abraço,

Danibeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » quinta nov 04, 2010 12:05 am

Companheiro Danibeja,

Vou tentar saber do frigorifico com compressão a 12volts, quais as dimensões aproximadas que pretende?

Durante a noite o frigorifico com compressor não irá fazer barulho, ao ponto de incomodar?

O seu receio do gás, também é uma preocupação minha por este motivo coloquei um alarme de monoxido de carbono e de gás, é eficaz e assim fico mais descansado.

Um abraço Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor siroco » quinta nov 04, 2010 9:27 am

alexandrechora Escreveu:Companheiro Danibeja,
Durante a noite o frigorifico com compressor não irá fazer barulho, ao ponto de incomodar?


O frigorífico da minha Cali é de compressor, um Waeco, e não incomoda nada, mesmo à noite em silencio absoluto mal se consegue perceber se está a funcionar. 8)

Para além das "labaredas" os frigorificos de compressor são francamente superiores aos trivalentes em todos os aspectos.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Mensagempor danibeja » quinta nov 04, 2010 12:57 pm

Boa tarde,

O correspondente a 50L, obrigado pela disponibilidade...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor joaof » sexta nov 05, 2010 5:41 pm

Caros companheiros,

Tenho lido com bastante interesse este tópico, que tem sido uma verdadeira fonte de aprendizagem visto que estou a iniciar-me no autocaravanismo.

Permitam-me lançar um assunto para discussão (e provavelmente cometer um pequeno sacrilégio):
- Na v/ opinião os geradores (a gasolina, gasóleo, GPL) são ou não uma alternativa como fonte de energia para a AC?

No meu caso concreto, vou adquirir uma AC com ar condicionado na célula. Como não sou adepto de parques de campismo, que opções tenho para utilizar este equipamento sem ser ligado a 220 V? Neste caso, os geradores são ou não uma boa alternativa?

Obrigado e cumprimentos,

João Farrim
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Mensagempor RuckFules » sexta nov 05, 2010 7:10 pm

Boa tarde João Farim.

Relativamente a geradores eu vejo dois grandes inconvenientes: o ruído e a poluição.
Um gerador por mais silencioso que seja faz sempre barulho. Não deixa de ser um motor de combustão a trabalhar. Para o ligar esporadicamente ainda acho aceitável (para ligar um micro ondas (para quem usa), ligar o Ar condicionado por uns minutos para refrescar a célula, etc. Mas para trabalhar por um longo período de tempo, temo que a vizinhança não vá achar muito simpático. A utilização durante a noite é totalmente desaconselhada.
Quanto à poluição, o gerador não ficará muito longe da AC, logo tem ali perto uma fonte de poluição, resultado da combustão.

Um à parte ainda é o preço de um gerador silencioso (que mesmo assim se ouve bem). Os últimos que vi, de 1Kw rondava quase 1000 €

Relativamente ao Ar Condicionado da célula, julgo que só será viável ligado a 220Vac (ou o gerador caso opte por ele, com os inconvenientes descritos acima). Um conversor 12-220V será de todo desaconselhável devido ao consumo dos equipamentos de Ar Condicionado.

Como nota final, provavelmente seria um tema a debater num tópico próprio para o efeito, afim de não misturarmos assuntos no mesmo tópico.
Um abraço
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Mensagempor alexandrechora » sexta nov 05, 2010 7:34 pm

Boas a todos,

Companheiro Ruckfules tem razão, o João Farim que abra um novo tópico sobre este último assunto. No momento adequado no novo tópico emitirei a minha opinião. Gostaria que discrimina-se os dados técnicos do ar condicionado, o mais importante o consumo em watts por hora, pico de arranque, etc.
Evidentemente para ter uma resposta adequada sem considerações ou eventualidades.

Cumps e até breve

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor joaof » sexta nov 05, 2010 10:31 pm

Caros companheiros,

Agradeço a v/ chamada de atenção e irei abrir novo tópico sobre o assunto assim que tiver dados mais concretos sobre as características do ar condicionado.

Contudo a minha questão tinha 2 âmbitos: um genérico (uso de geradores como fonte de energia para a AC) e outro particular (utilização do ar condicionado na minha futura AC).

E na minha opinião o que se discutiu neste fórum não foram só baterias AGM (título do tópico), falou-se também de painéis solares, aerogeradores, compressor. Ou seja, discutiu-se algo mais lato: as várias fontes de energia para funcionamento dos equipamentos duma AC.

Mas concordo que por metodologia será preferível abrir novo tópico.

Obrigado e cumprimentos,

João Farrim
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Mensagempor ventura » domingo nov 07, 2010 10:27 pm

Ola boa noite a todos/as.

As indicações que consegui titar da bateria de célula da AC foram as seguintes:
BATTERY CHARGER
MOD NE 143-P
INPUT: 230 1.9A 50/60 HZ
OUTPUT: MAX 14.7V - 250W

Não consegui ver nenhuma indicação de amperes, algum dos companheiros/as atraves destas indicações me consegue dizer a sua potência, obrigado?

Bons passeios com muita cor.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor alexandrechora » domingo nov 07, 2010 10:59 pm

Companheiro Ventura

Os dados que postou são de um carregador de baterias, e não de uma bateria.
O que posso dizer é apenas sobre o carregador de baterias, que diz que recebe corrente alterna de 230volts numa faixa de modulação entre os 50 a 60 Hertz e para ter á maxima corrente continua de saída consome 1,9 Ah. Transforma esta corrente recebida em 14,7volts corrente continua com uma amperagem máxima de 17Ah em potencial máximo de carga da(s) bateria(s).
Em prinicipio será os dados técnicos do carregador que está montado na sua AC, quando tem a ficha dos 220v ligada á rede electrica.

Se não tem mais inscrições na bateria, diga qual é o tipo de bateria e as suas dimensões, altura, largura e comprimento, com estes dados poderei lançar um valor aproximado dos amperes que sua bateria tem, ou já teve!!!

Que outro companheiro acrescente algo mais....

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor arny » quinta fev 10, 2011 6:50 pm

Boa tarde, alguém já experimentou enfiar uma bateria de gel de 120A debaixo do banco de uma Ducato de 99?

As medidas da bateria são 406x175x240.

um abraço
arny
arny
 
Mensagens: 48
Registado: terça ago 25, 2009 11:13 pm
Localização: São Marcos - Sintra

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes