Bom dia companheiros,
Desculpem a decepção que vos vou dar...
No outro dia descobri que a minha Roller Team tinha no livrete 5 lugares: 2 nos bancos da frente, 2 no banco da mesa e onde estará o outro?
É que só tenho 4 cintos!!! Tenho um banco lateral que dá para 2 pessoas mas não tem cintos.
Eu e o Rui começámos numa pequena/grande discussão. Eu realmente gostava de ter 5 cintos, pois dava para levar a minha filha e as minhas afilhadas. Também se punha a questão de, no dia em que eu for á inspecção com a AC chumbar por me faltar o 5º cinto?
O Rui foi consultar a legislação na internet para os veiculos de categoria M1 ligeiros passageiros, imprimiu e trouxe para casa. Eu á noite virei o texto todo, chegando á conclusão que os bancos laterais nunca poderão levar cintos porque as pessoas só podem viajar sentadas para a frente ou para trás
e nunca de lado!!!
Esta Lei é Europeia e foi rectificada há pouco tempo e destina-se a obrigar o uso de cinto nos veiculos M1. Ambulancias, carros funerarios, carros prisionais, autocaravanas... Tem a particularidade de obrigar á utilização de cinto pelos prisioneiros, mesmo que algemados de mãos e pés.
Um cinto de segurança tem que vir agarrado á estrutura do veiculo e seguir montes de normas, pelo que ou os cintos vêm de origem, ou será dificil conseguir aplicar e legalizar mais um cinto. ainda lá tenho as folhas com o Decreto-Lei, se quiserem eu depois informo-vos.
Os unicos veiculos que não são obrigados a ter cinto são os carros antigos de colecção e os anteriores á 1ª lei Portuguesa sobre a obrigatoriedade de uso do cinto, daí que ainda se vejam jipes da GNR e outros com as pessoas a viajar de lado.
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler