autocaravanismo na TVI

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Nódoas?

Mensagempor josegon_calves » sábado fev 27, 2010 12:34 pm

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia em particular ao Companheiro "A748-2",

Analisando friamente toda a reportagem e a postura dos nossos Companheiros, poderia ir mais longe na análise critica, muito mais longe!

Contudo, e apesar de entender que as criticas construtivas devem ser sempre benvindas, fico-me apenas por aqui, não vá "ferir" algumas susceptibilidades e "virar" o mau da fita!

Não quero, no entanto, deixar de agradecer a esses mesmos Companheiros o excelente trabalho prestado ao Autocaravanismo. Apesar de "pecar" por defeito, foi o melhor trabalho sobre este tema elaborado em Portugal até hoje, na televisão portuguesa.

Só isso, já é digno de agradecimento!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Pois é...

Mensagempor ANTRES » sábado fev 27, 2010 10:06 pm

A748-2 Escreveu:Bom dia,

Com todo o respeito por aqueles que aqui tecem rasgados elogios ao desempenho destes 3 companheiros que fôram à TVI defender a "nossa dama", vou deixar aqui um "exercicio de análise" mais profundo.

Por isso "sintonizem" este blogue que por acaso até pertence a uma das pessoas que participou no programa. Reparem neste pormenor...ou pormaior que é a imagem que aparece a encimar o dito blogue, e que, se não me falha a visão é um parque de estacionamento dos muitos em que todos nós gostamos de estacionar, eu inclusive (quase que apostava que é na Praia da Rocha), mas não quero levantar falsos testemunhos...quanto á colheita do vinho que está em cima da mesa...é realmente a única coisa que me intriga e isto já para não falar nas "castas" que isso então é impossivel de distinguir nos rótulos das garrafas...

Agora...cadeiras e mesas sinceramente não reparei...estavam lá?!?!

Junto à Marina de Portimão, estacionamento em ‘’L’’ e um belo bacalhau com grêlos couve – ‘’tronchuda’’ – e uma bela pinga do Douro(cá está a colheita e a casta!) servido em ‘’flutes’’ apropriados, sob a capa de um sol outonal, passei um dia agradável.
By: http://autocaravanaspt.blogspot.com/

Em seguida atentem nas afirmações que são feitas no dito programa e que são proferidas aí por volta dos 27 min. e 24 seg. pelo companheiro David.

Não tenho que julgar ninguém nem tenho de dar lições de moral a ninguém e muito menos fazer juizos de valôr, até porque todos temos públicas virtudes e defeitos privados como qualquer humano, mas por favor, temos de ser mais sérios quando fazemos a defesa da nossa dama, para não corrermos o risco de... faz o que eu digo não faças o que eu faço.

Reafirmo o respeito que todos me merecem,e até prova em contrário todos sômos inocentes...até ao dia.

Podem continuar...não se prendam comigo, só lamento a nódoa que cai sempre no melhor pano...sendo eu a nódoa, claro!!!

NB: Nada me move contra o Antonio Rezende, aliás penso que é uma pessoa como eu, autocaravanista e que sabe apreciar as coisas boas da vida, e que faz o mesmo que muitos...eu inclusive...cadeiritas...mesitas...calços...etc!!

Quem não tem telhados de vidro?
Quem é perfeito?
Quem não erra?
Mas,... há que respeitar a Natureza... mesmo se ela (a Natureza) nem sempre nos respeita!
Quero ser Norueguês,... poderei ''armar barraca ou tenda'' onde me apetecer!
O meu abraço desde a webCam de Manteigas.
A R
ANTRES

Registado: domingo dez 23, 2007 11:21 am

Mensagempor Duarte » domingo fev 28, 2010 12:54 pm

Idealizar algo, por em prática algo, construir algo, e uma tarefa que não está ao alcance de todos. E claro que quêm se propôe a fazer algo, não está isento de criticas, mas essas criticas mesmo que não sejam construtivas, nunca deitam por terra aquilo que de positivo foi feito neste caso particular.
Agora criticar é uma coisa fácil, pois jogar ao chão é facil mas para se levantar algo que seja é sempre mais dificil.
No meu entender todas as opiniões são válidas, mas o caminho que devemos seguir no meu entender é que a união faz a força e devemos agora mais que nunca estarmos unidos, para a próxima oportunidade, e dar a conhecer esta modalidade ainda melhor, sublinhando que o programa da TVI foi um importante marco na viragem da forma como a comunicação social abordou esta paixão que é comum a todos nós.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor Luis Agostinho » domingo fev 28, 2010 1:57 pm

Boa tarde José Gonçalves,

Em parte alguma do texto que eu escrevi, transparece alguma critica ao programa e ao desempenho dos 3 companheiros que lá estiveram...

O que eu me limitei a chamar a atenção, é que num dos blogues onde era possivel visionar o programa e que para o qual éramos encaminhados, que mereceu tantos elogios... nesse dito blogue a "imagem de marca" era exactamente uma das práticas mais gravosas daqueles que acham que nós devemos ser um poço de virtudes.

Limitei-me a seguir a "linha editorial" deste fórum, que aliás tem aqui um espaço próprio para denunciar situações dessas.

http://www.campingcarportugal.com/ "Isto NÂO"

Será que alguém se atreve a colocar ou pedir para colocar no albúm das más praticas a fotografia do Antonio Resende?!

O que me deixou realmente estupefacto, foi no meio de tanto elogio merecido, ninguém se tenha lembrado de ver o óbvio.

Quanto às respostas do António Resende não concordo quando ele diz que queria ser Noruguês...como tenho familia lá e porque já lá estive, sei que eles não são assim como ele afirma...mas isso seria entrar num assunto com pano para mangas e neste momento isso não é o mais importante.
Quanto aos telhados de vidro...o ser perfeito ou imperfeito...errar ou não errar...
Chamo atenção para o "eu inclusive" no meu texto inicial.

Quanto ás criticas destrutivas ou construtivas é tão subjectivo como o copo meio cheio ou meio vazio.

Dito isto dou por encerrado o assunto, se me quiser responder aconselho-o a fazer por mp, já que penso que este assunto despertou pouco interesse, tendo em conta que num universo de 270 visionamentos do tópico desde as 11.30 de sábado até hoje só se obteve 2 respostas dignas desse nome.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Helder » domingo fev 28, 2010 3:50 pm

Valorizar o que de bom se faz. Para dizer mal, bem bastam os de fora. Eu também não gosto de muitas coisas, mas ponho ao lado do prato. O silêncio por vezes é a melhor palavra, secalhar até deveria estar calado.
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Esclarecimento

Mensagempor ANTRES » domingo fev 28, 2010 10:28 pm

A748-2 Escreveu:Boa tarde José Gonçalves,

Em parte alguma do texto que eu escrevi, transparece alguma critica ao programa e ao desempenho dos 3 companheiros que lá estiveram...

O que eu me limitei a chamar a atenção, é que num dos blogues onde era possivel visionar o programa e que para o qual éramos encaminhados, que mereceu tantos elogios... nesse dito blogue a "imagem de marca" era exactamente uma das práticas mais gravosas daqueles que acham que nós devemos ser um poço de virtudes.

Limitei-me a seguir a "linha editorial" deste fórum, que aliás tem aqui um espaço próprio para denunciar situações dessas.

http://www.campingcarportugal.com/ "Isto NÂO"

Será que alguém se atreve a colocar ou pedir para colocar no albúm das más praticas a fotografia do Antonio Resende?!

O que me deixou realmente estupefacto, foi no meio de tanto elogio merecido, ninguém se tenha lembrado de ver o óbvio.

Quanto às respostas do António Resende não concordo quando ele diz que queria ser Noruguês...como tenho familia lá e porque já lá estive, sei que eles não são assim como ele afirma...mas isso seria entrar num assunto com pano para mangas e neste momento isso não é o mais importante.
Quanto aos telhados de vidro...o ser perfeito ou imperfeito...errar ou não errar...
Chamo atenção para o "eu inclusive" no meu texto inicial.

Quanto ás criticas destrutivas ou construtivas é tão subjectivo como o copo meio cheio ou meio vazio.

Dito isto dou por encerrado o assunto, se me quiser responder aconselho-o a fazer por mp, já que penso que este assunto despertou pouco interesse, tendo em conta que num universo de 270 visionamentos do tópico desde as 11.30 de sábado até hoje só se obteve 2 respostas dignas desse nome.

Francamente, achei imensamente despropositado este comentário ao meu -''ex-libris'' - que mais não pretende que dar a ideia a quem não é AC de que o Autocaravanismo responsável é sobretudo fruir a Natureza, seja num camping, numa qualquer capital europeia ou em Àfrica.
Sempre, mas sempre respeitando a natureza,... e os ''outros''... daí que felizmente nunca me envergonho do que sou e faço!
O único ''campismo selvagem'' que assumo, infelizmente poucas vezes o fiz,... e gabo-me de o ter feito... dormir numa ''sanzala'' na Casamansa a convite de uma família daquelas que nos recebem os netos, os filhos, os avós,... e vizavós!!!
Achei, francamente o ''escarafunchar'' do meu blog que partilho com quem quer, para ''me apanhar'' em ''transgressão''.
Meu caro. Quando um AC está em ''transgressão'', compete às autoridades aplicar a respectiva coima. Mais nada! Nunca, jamais, por educação e por razões de ética, denunciarei ''os infractores''.
Acerca da ''situação referida'', e para que fique claro, informo quem queira que na minha terra diz-se ''que no Carnaval, ninguém leva a mal''.
Isto a propósito de esse estacionamento em ''L'' (servir para sermos discretos), não ocorreu em espaço Municipal, como tal não estivemos em ''transgressão''.
Ocorreu na ''passagem de ano'' (noite em Portimão) e as viaturas ficaram ´´à guardA,, da entidade proprietária do espaço, DEVIDAMENTE AUTORIZADOS a fazer o que fizemos: APROVEITAR O 1º. DIA DO ANO COM MUITO SOL!!!...
Só não divulgo mais dados, para não originar polémica a quem tão simpáticamente nos cedeu o espaço à sua guarda.
Posto isto, termino:
- Fui à TVI (e julgo que os meus parceiros) em representação INDIVIDUAL. Aceitei, após outros terem rejeitado por razões que saberão.
Foi-me dito que o propósito seria falar sobre as minhas EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS EM AUTOCARAVANA!!!
Daí que ''dei a cara'' por uma actividade que me dá prazer e gosto de ''partilhar'' com outros.
Não foi tarefa fácil já que vendo agora o que dissemos com a ''pressão'' dum directo, gostaríamos de corrigir uma ou outra atitude ou afirmação, mas como não sou profissional de informação, fiz o que pude e estou certo, transmitimos uma mensagem muito positiva do Autocaravanismo.
E mais não digo!
António Resende
ANTRES

Registado: domingo dez 23, 2007 11:21 am

Mensagempor fnunes » domingo fev 28, 2010 11:30 pm

Boa noite a todos os Companheiros!

Não querendo fazer o papel de moderador, com uma coisa me fico, será bom divulgar VIAGENS?
Querendo muitos de nós/vós dar a conhecer as nossas/vossas experiências no capitulo do autocaravanismo, em familia, e não só, bem como de outras paragens, para o enrequecimento de todos, corre-se o risco de mais tarde, utilizarem esse "material", para pôr em causa aquilo que nos une, e não o que nos divide,não está certo!
Era bom que houvesse, mais sensatez, afinal o que se escreveu não corresponde totalmente á verdade.
Errar é humano!
É altura de não somar pequenos reparos, quando o movimemnto autocaravanista, encontrou eco através destes três companheiros, pelas suas presenças no prog. da TVI, para assim melhorar a imagem,que nos consome, bem como a sua divulgação e consolidaçãodo da prática do autocaravanismo em todas as suas vertentes.Mas muito mais haveria para dizer e pelo que foi dito os meus agradecimentos.
Que perdure um bom ambiente entre todos os companheiros, pelas boas práticas autocaravanistas e não só.

FNunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Reflexão

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 01, 2010 8:13 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,
A TODOS os Companheiros e Companheiras,

Quando dei início a esta "guerra", dia 27/02 às 12H34m, pretendia apenas e somente que fosse feita uma reflexão sobre o comportamento, não apenas daqueles que nos representaram na TV mas de todos, TODOS mesmo!

Volto a afirmar, a reafirmar, e a re re reafirmar, foi a melhor reportagem sobre autocaravanismo em Portugal até hoje. Parabéns aos intervenientes!

Contudo, houve falhas, no meu modesto entender, claro!

Admito que não seria capaz de fazer melhor sob tal pressão momentânea!

Pretendi tão somente que aqui, no mosso meio, fosse feita uma reflexão sobre o assunto, que pudessemos reconhecer os "erros" que cometemos, que tivessemos a capacidade de os corrigir, se fosse caso de serem corrigidos.

Com os erros aprendemos a construir um futuro diferente.

Não foi possível entrar nessa reflexão!

Não vale a pena entrarmos em "novas guerras" por "dá cá aquela palha"!

Não vale a pena tentarmos entrar por "caminhos" justificativos que não é isso que está em causa!

Quem fez algo, certo ou errado, está feito! Há apenas que assumi-lo e, se for caso, tentar que no futuro os mesmos "erros" não sejam cometidos!

Era apenas isso que eu queria alcançar!

Não foi possivel, vamos dar ponto final nesta "guerra" que não nos conduz a lado nenhum!

O Futuro é Amanhã, e é nesse que deveremos juntar as sinergias possíveis!

Um abraço a TODOS e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 01, 2010 1:01 pm

Boa Tarde Antonio Resende,

"Meu caro. Quando um AC está em ''transgressão'', compete às autoridades aplicar a respectiva coima. Mais nada! Nunca, jamais, por educação e por razões de ética, denunciarei ''os infractores''

Perante este fortissimo argumento, só me resta pedir-lhe desculpa pelo o embaraço que lhe possa ter causado. E por isso entendo que me devo retratar públicamente e públicamente pedir-lhe desculpa por ter andado a escarafunchar o seu blog.

Peço-lhe humildemente que aceite as minhas desculpas. E já agora aos restantes participantes deste fórum também.

Cumprimentos,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Comportamentos/Consequências

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 01, 2010 1:29 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Venho desta feita manifestar publicamente a minha total solidariedade para com o Companheiro "A748-2".

Exerceu um direito de cidadania que deveria ter sido aceite por toda a comunidade Autocaravanista.

Por supostas razões de "educação" e razões de "ética", é que hoje nos encontramos no "beco" onde estamos! Caminhando cada vez mais para o abismo e assobiando para o ar como se nada connosco fosse!!!

Tivessem todos os cidadãos, independentemente do motivo que os une, no caso concreto Autocaravanismo, coragem e capacidade para de pronto chamar a atenção, apontar os erros e, se for caso disso, DENUNCIAR a quem de direito, talvez não estivéssemos aqui a discutir o "sexo dos anjos"!!!

Certamente não estariamos a passar as dificuldades que cada vez mais nos são impostas.

Costumo dizer, defendendo a nossa "classe", se é que de "classe" se trata, que somos 90% a ajir correctamente e apenas 10% a deixar-nos mal vistos.

Manter um pano devidamente limpo é difícil, sei que o é!

Mas limpar uma nódoa, é muito mais dificil!

Saibamos todos manter a verticalidade e, acima de tudo, não façamos o que não dizemos. Saibamos ser coerentes!

Estamos em Portugal, não em qualquer outro País! Devemos respeitar as nossas Regras e não as Regras de outros, talvez mais evoluidos, ou talvez não!

Ao Companheiro "A748-2", a minha solidariedade e também o meu agradecimento por ter exercido o seu direito de Cidadania!

Não tem que pedir desculpas por chamar à atenção de quem errou com educação e com respeito.

Se eu, algum dia errar, que não contesto que sou humano, sujeito ao erro, admito e aceito que quem quer que seja me chame à atenção no sentido de retroceder e aprender com o erro cometido! É assim que se faz a evolução natural de qualquer Ser Humano.

E é só!

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 01, 2010 2:06 pm

Boa tarde,

Para não editar a minha anterior mensagem, porque não me parece correcto. E óbviamente não alterar nem uma virgula que sêja nas desculpas que apresentei ao Antonio Resende...

Volto a apelar para os tais 27min e 24 seg. e deixar esta questão a quem de direito...

O companheiro David está a fazer o quê quando profere aquelas afirmações...está a denunciar quem ou o quê?!

Só se ele é autoridade ou se investiu em tal...e aí, lá volto eu a pôr a viola no saco!!!

José Gonçalves a coerência é uma qualidade em vias de extinção, por isso não estranhe o "ruído" do silêncio.
Obrigado pelas palavras que me dirige.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

(...)

Mensagempor Arvaz » segunda mar 01, 2010 7:54 pm

(...)

Não comento esta batalha entre AC.
Moderadores.... Moderadores ... MODERADORES ....
Arvaz

Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm

Mensagempor Mario » segunda mar 01, 2010 8:55 pm

Olá

Batalha....qual batalha?

O fórum é um espaço de troca de ideias sobre autocaravanismo e tudo o que possa estar relacionado.

Naturalmente que algumas interpretações sobre o que se escreve tendem,ou esquecem deliberadamente ,o que está subjacente ao autocaravanismo como grupo.

Passo a explicar.

Quando li a intervenção do Luís Agostinho entendi que a mensagem subjacente e importante estava relacionada com o cuidado que os locais na net visitados transpareçam aquilo que todos defendemos como boas práticas,esclareço que não sou propriamente um fundamentalista.

Locais virtuais e de acesso livre é importante e
conveniente ter cuidado com a informação disponível,pelo simples facto que desconhecemos quem os visita e qual a interpretação que faz sobre o que encontra.

Tão simples quanto isto, consciência de grupo,aliás seria conveniente que todos os autocaravanistas assimilassem definitivamente esse conceito .

É por esse facto que recuso aceitar o pedido de desculpas (na qualidade de simples participante no fórum) do do Luís , porque acredito que a sua intervenção pretendeu fundamentalmente defender o colectivo .
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor forum_admin » segunda mar 01, 2010 10:26 pm

Boa noite,

Tendo em atenção a liberdade de expressão e o incentivo à livre discussão dos temas, damos sempre a oportunidade ao natural entendimento e consenso entre os vários intervenientes.
Neste momento consideramos que há um desvio ao tema inicial, o qual, se bem se recordam, é o "Autocaravanismo na TVI". Assim, propomos que este tópico retorne ao tema inicial. Caso haja dúvidas específicas entre intervenientes, estas devem ser esclarecidas através de mensagem pessoal.

Recordamos também algumas regras básicas em vigor (disponíveis em http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=1588), as quais devem ser consideradas por todos os utilizadores deste espaço:
(...)
6 - Tenha atenção com o modo como interpreta os post's de outro utilizador, evitando assim atritos desnecessários. Lembre-se que num fórum, como meio virtual que é não conseguimos ver a expressão com quem trocamos opiniões, e a interpretação que lhe damos depende do nosso próprio estado de espírito, podendo causar que damos um sentido completamente diferente do que o autor pretendeu, e provocar disputas, picardias e mal-entendidos completamente desnecessários.

7 - Este fórum é um espaço livre para trocas de ideias e opiniões. Ninguém é obrigado a estar de acordo com ninguém, mas apreciamos as
pessoas que se exprimem polidamente e sem agressividade.
8 - Neste fórum o objecto de discussão não são as pessoas. São isso
sim, as nossas ideias, as nossas autocaravanas, as nossas opiniões, etc.
(...)
19 - Da mesmo forma é aconselhável que evitem entrar em "dialogo
directo", contribuindo por um lado para a diminuição de uma série de
mensagens que só interessarão aos visados, por outro também se diminui
a possibilidade de ocorrência de mal-entendidos entre os
intervenientes. Usem para o efeito as MP ou o e-mail.

Desde já agradecemos a atenção de todos para o exposto acima.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
forum_admin
Site Admin

Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor João Morgado » segunda mar 01, 2010 11:51 pm

Caros companheiros,

Quanto a mim, o tema em questão "Autocaravanismo na TVI" já está ultrapassado. Já toda a gente disse o que tinha a dizer e de uma maneira geral todos ou quase todos gostaram do que se viu e também já louvaram os três intervenientes. Perante isto, porque não encerrar este tema e partir para outro?

Saudações amistosas e autocaravanistas
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante