Boa noite,
O Camping Car Magazine nº 218 de Março de 2010, traz 2 suplementos. Um deles trata-se de um mapa com a lista de Aderentes à fórmula Camping Cheque e a sua respectiva distribuição geográfica.
Em Portugal só existem 3 aderentes, o Vale Paraíso na Nazaré, o novo Zmar e o Turiscampo em Lagos. Com esta fórmula, os camping’s tentam atrair os autocaravanistas a utilizarem os seus serviços de uma forma legítima, com recurso a uma tarifa mais reduzida e por isso seguramente mais adaptada à utilização que é feita por parte dos autocaravanistas. Com uma tarifa de 15 €, incluindo 1 lugar, 2 pessoas, electricidade, acesso aos sanitários, 1 cão se o camping os aceitar, utilização da área de serviço.
Nem a propósito, vi hoje no blogue do nosso companheiro José Vieira (http://viajarsemdestino.blogspot.com/2010/02/orbitur-no-bom-caminho.html), que a Orbitur para atrair os autocaravanistas aos seus parques iria praticar um desconto de 20% na tarifa das autocaravanas, a aplicar desde que o período de permanência seja entre as 18:30 e as 09:30, não incidindo o desconto sobre a electricidade.
Tratando-se da Orbitur, cujo administrador Manuel Dias, tem sido sempre um defensor da obrigatoriedade das ac’s pernoitarem em camping, não consigo estar tão optimista com esta campanha da Orbitur como o meu amigo José Vieira, sendo para mim difícil acreditar que desde as Jornadas técnicas no Algarve para agora, a Orbitur deixou de lutar para que as autocaravanas recolham obrigatoriamente aos campings, para os passar a tentar convencer pela via correcta, ou seja tentando atrai-los através de uma tarifa especialmente adaptada às autocaravanas de passagem? Por mim sou céptico, para além de que o desconto agora aplicada, está longe das fórmulas camping cheque e do stop accueil.
Apesar de, para mim, a Orbitur ter dos melhores parques de campismo do país, pouco faz para criar condições especialmente adaptadas ao autocaravanismo nos seus parques. Já alguém viu no seu interior, uma zona de estacionamento adaptada plana e compacta reservado às autocaravanas? Eu não vi! O que já vi foi armadilhas não assinaladas onde a autocaravana fica enterrada na areia, a mim já me aconteceu, por exemplo, na Nazaré. A área de serviço do Camping de Montargil, da ultima vez que lá estive, era simplesmente uma caricatura, feita certamente por quem não percebe nada do que é uma autocaravana e suas necessidades, e onde para lá chegar riscamos a autocaravana em árvores que deviam estar aparadas e não estão, e com as obras efectuadas no mesmo o ano passado a área de serviço ficou simplesmente inacessível e o caminho de circulação provisório no parque levava as autocaravanas a passar por outras arvores mal aparadas e com as mesmas consequências ou seja uns belos riscos.
Repare-se que não sou fundamentalista neste aspecto e nada me move em particular contra a utilização dos camping’s por parte dos autocaravanistas, aliás com 2 rapazes pequenos cheios de vida, de vez em quando um fim-de-semana passado num camping permiti-lhes a eles gastarem as energias e, a nós um pouco descanso, já que eles deixam de estar confinados a 2 metros quadrados, nada disso, o que eu sou contra é com a tentativa de sermos obrigados a pernoitar em camping’s caso contrario estamos a praticar campismo selvagem!!!
Em relação à Orbitur vou esperar para ver, se para além destas benesses, iremos assistir a mudança de atitude em relação aos autocaravanistas, no que diz respeito à obrigação de utilização dos parques de campismo para pernoitar, ou pelo contrario será apenas o arranjar de mais um argumento na sua tentativa de nos confinar a pernoitar nos camping’s.


