Segurança

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Segurança

Mensagempor oguh » quarta jul 01, 2009 11:19 pm

Uma pessoa como eu que estou muito verde no assunto autocaravanismo olha para a falta de segurança que aumenta dia para dia no nosso cantinho do mundo e pensa, como se defendem dos amigos do alheio quando param para dormir.
Quais são, se é que os há, os cuidados a ter quando se para para dormir.
Ou será que se fica com um olho fechado e um aberto toda a noite :lol:
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Re: Segurança

Mensagempor Helder » quinta jul 02, 2009 8:51 am

Bom dia,
Eu iniciei o autocaravanismo o ano passado com uma ac alugada, não fazia a minima ideia de como isto funcionava. Fui 15 dias para o norte de França e nunca senti o minimo receio.
1º- O medo cria o clima de insegurança;
2º- Contactar os colegas dos sites da especialidade e sim com eles que sabem esclarecerem os locais seguros para pernoitar;
3º- Saidas para o estrangeiro, tentar contactar em site estrangeiros no pais para onde se vai os locais seguros;
4º- onde existem autocaravanas paradas para pernoitar, sera com toda a certeza o local a escolher;
5º- Para mim o mais importante: cheirar o local, se não lhe inspira confiança, não pernoite nesse local;
- Agora uma coisa é certa, esta no local certo para perguntar onde pode ou não pernoitar, onde é seguro parar.
Boa sorte, e fique descansado que muito em breve os experts da coisa irão responder as suas duvidas.
Helder

oguh Escreveu:Uma pessoa como eu que estou muito verde no assunto autocaravanismo olha para a falta de segurança que aumenta dia para dia no nosso cantinho do mundo e pensa, como se defendem dos amigos do alheio quando param para dormir.
Quais são, se é que os há, os cuidados a ter quando se para para dormir.
Ou será que se fica com um olho fechado e um aberto toda a noite :lol:
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Segurança

Mensagempor josegon_calves » quinta jul 02, 2009 9:02 am

Bom dia Companheiro oguh,

Ao chegar a qualquer local novo observe com cuidado o pavimento, nada melhor para conhecer o ambiente.

Vidros partidos, sinais de derrapagens, são péssimos sinais para a segurança de quem pretende prenoitar ai. Locais demasiado isolados ou demasiado escuros... evite.

A companhia de outros Companheiros é sempre uma mais valia para todos.

Em caso de dúvida, não hesite, contacte as autoridades. Estas normalmente ajudam.

Bons locais são normalmente na vizinhança dos Bombeiros e das esquadras de Policia, com conhecimento destas, claro!

São algumas das táticas por mim usadas normalmente.

Já cheguei a estar parqueado em frente à GNR e utilizar as IS destes, a convite dos mesmos, e a conviver com eles, que não conhecia de lado nenhum!!!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Areias » quinta jul 02, 2009 9:07 am

Concordo que muitas vezes a insegurança que sentimos passa muito pela nossa cabeça mas acho que encontrar um bom local de pernoita é uma questão de sorte também. Os locais de pernoita que são bons para uns nem sempre o são para os outros. Eu geralmente não me sinto seguro em mutos dos locais que são anunciados como locais de pernoite porque muitos deles estão isolados e acabo por optar por zonas residenciais mas isto já é uma escolha individual.

Quanto á forma como tentamos ter alguma segurança, eu o que faço é ter o alarme ligado e com o botão de pânico sempre á mão. Na única vez em que me fez falta, aprecebi-me de uma coisa muito importante e que me ajudou bastante, ter o telemóvel para marcar 112 e o nome da rua onde estamos escrita num papel logo ao lado para avisar a polícia. Já me livrou de um assalto em Espanha e ainda pude ver uma perseguição como nos filmes lá do alto do capuchinho
Areias

Registado: segunda mai 18, 2009 4:27 pm

Mensagempor Aleluia » quinta jul 02, 2009 9:16 pm

Boa noite, oguh.

Para mim, na pernoita da AC, é fundamental um alarme e, ter todas as portas, trancadas por dentro.

Isto, em complemento das openiões dos companheiros anteriores.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Segurança

Mensagempor josegon_calves » sexta jul 03, 2009 6:43 am

Bom dia Companheiros,

A juntar aos cuidados e opções que costumo ter passarei também a incluir a "dica" do Companheiro Areias ou seja, anotar o nome da rua onde estou e o telefone da Policia local.

É realmente um bom complemento.

Obrigado e até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Aleluia » terça jul 07, 2009 6:12 pm

Haja saude, companheiros;

Foi-me dito ontem, por um companheiro de Porto, que aparcou no Forte Novo em Quarteira, que quando chegou estávam imensas AC, só que depois começaram a ser assaltádas quase todos os dias, acabando por se vir embora, não ficando práticamente nenhuma.

O metodo: era partindo um vidro acrílico, por onde entravam, arrebanhando tudo o que estáva á mão. Os assaltos, eram praticados por volta das 18horas, quando o pessoal estáva na praia.

Numa AC francesa, roubaram inclusivamente um portátil.

Os rapazes, tinham algum "olheiro" de serviço, pois só eram assaltádos os carros que não tinham alarme.

Conclusão; CUIDADO, para quem está a pensar ir pernoitar a QUARTEIRA, pois os amigos do alheio andam á espreita.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes