Discriminação - Denuncia - Reclamação

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Discriminação - Denuncia - Reclamação

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 19, 2009 8:31 am

Por entender que temos Obrigações, enquanto cidadãos responsáveis,
entendo também que temos Direitos.

A "limitação", discriminação, ao estacionamento de viaturas Ligeiras de Passageiros até 3.500 Kg, no caso concrecto Autocaravanas, deve ser denunciada e reclamada por todos junto das entidades oficiais.

Pode ser que desta forma termine a discriminação e perseguição que está a ficar muito na moda em vários municípios portugueses.

Em França, Alemanha, por essa Europa Evoluida, esta fase de discriminação há muito que foi quase erradicada.

Cá no nosso "burgo" sê-lo-á certamente em breve, com a União de todos!

Da minha parte, reclamei junto do Sr. Provedor da Justiça, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Esposende e denunciei também o assunto ao "Nós or cá".

Poderá efectivamente não valer nada, mas se não fizermos nada, todos os que forem vítimas de tais práticas, de nada valerá "chorarmos" depois.

A união faz a força.

Podem ler a minha reclamação/ denuncia em:

clique para ver o documento de Reclamação completo

Sem mais e até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor zejorge » quinta mar 19, 2009 2:22 pm

Boa tarde companheiro

Queria felicitá-lo pela sua iniciativa, e penso que se todos nós, ao sermos confrontados com estas ilegalidades, tivessemos uma postura igual à sua, talvez alguma coisa já tivesso sido alterada.

Cumprimentos

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Apoiado

Mensagempor Haddock » quinta mar 19, 2009 9:28 pm

Caro companheiro José Gonçalves

creio ser este o caminho a seguir. Exigir direitos, fundamentando essas exigências, demarcando-se ao mesmo tempo dos incumpridores que prejudicam a imagem.

Bem haja e força
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Haddock

Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm

Mensagempor Aleluia » domingo mar 22, 2009 9:55 pm

Companheiro José Gonçalves, uma iniciativa de louvar.

Se por ventura, obtiver alguma resposta, não se esqueça de nos por a par.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Respostas procuram-se

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 30, 2009 6:17 pm

Boas tardes Companheiros e Companheiras,

Sobre a Reclamação/Denuncia, que oportunamente apresentei em diversas Instituições, cabe-me informar que:

- A Câmara Municipal de Esposende direccionou :?: o "assunto" para a Divisão de Trânsito :cry: ; A "queixa" não deveria ter abordado esse tema :shock: mas apenas e tão somente a ATITUDE DISCRICIONÁRIA :evil: ao não nos fornecer alternativas credíveis ou mesmo não credíveis.

- Da parte do Provedor da Justiça, acabo de receber um mail a pedir mais alguns dados sobre o "reclamante" :roll: e que o "assunto" está em análise :? .

Mesmo assim, continuo a acreditar que se todos protestarem pode ser que mais cedo venhamos a ter as condições que nos cabem, quanto mais não seja, termos o simples DIREITO DE ESTACIONAR na via pública.

Conforme forem chegando as novidades, colocá-las-ei aqui no Forum.

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Abusos

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quarta abr 01, 2009 7:27 am

Devemos reclamar quando não nos deixam fazer o mesmo que os outros vaiculos da nossa caterogia e tamanho, mas é verdade se uns fazem tudo dentro da legalidade continuamos a vêr como eu vi este fim de semana mais uma AC numa berma de estrada com apoios em baixo, toldo aberto e cadeirinha no exterior ocupada.
Era um portugues de meia idade numa AC novinha a dar cá uma tão ma imagem, com exemplos só damos passos para traz.
Que tal este ano alem de fazermos uma campanha de pressão de forma LEGAL ás entidades competentes, tambem podemos tentar promover o aparecimento de áreas para AC privadas, semsibilizar os proprietarios das AC a cumprirem a "lei" existente e darem uma imagem civilizada e culta.
Só a andar no mesmo sentido se consegue algo.
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Será que devemos chamar a atenção????

Mensagempor L.DaSilva » terça abr 28, 2009 10:11 am

Saudações desde Alenquer!
Reclamar sim, especialmente, quando a razão impera na consciência de todos os que, como eu, me considero uma pessoa normal.
Denunciar não acho muito bem muito embora as situações ridiculas, incriveis, inimagináveis, que alguns colegas caravanistas praticam nos mais diversos locais, infelizmente, nos obriguem a tal.
Fazer chamadas de atenção, na minha opinião, tem duas faces da moeda..., curiosamente, com alguns inconvenientes, tais como o que se passou comigo e com o indivíduo que ao ser abordado por estar a lavar a autocaravana utilizando para o efeito uma torneira que ocasionalmente estava em serviço no parque de estacionamento exactamente à entrada da linda cidade de Peniche, e não gostou.
Não gostou e até fui injuriado. Este homem respondeu a minha chamada de atenção com impropérios extremamente desagradáveis, não respeitando, inclusivé, as pessoas que me acompanhavam. E só não avançou para vias de facto porque outros colegas autocaravanistas ao ouvirem os altos gritos resolvaram vir em meu socorro.
Era português, homem de meia idade, sendo que a matrícula da autocaravana não era portuguesa, mas francesa.
Claro que a razão estava do meu lado. A razão ditou a minha atitude. A razão falou mais alto mas, não obstante isto, continuo a pensar se valerá apena continuar na senda...da chamada de atenção junto dos colegas que, penso, são tão normais quanto eu.
A outra face da moeda, julgo eu, é sermos aceites e compreendidos pelos colegas que reconhecem o erro e aceitam a nossa chamada de atenção.
Ao caminhar na estrada da vida... está já me ensinou há muito, muito tempo, uma grande verdade que é a seguinte: «NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA». Portanto, acho que vou continuar a fazer as minhas chamadas de atenção sempre que julgar necessário.
Cordialmente, sou,
L.da Silva
Alenuer
Há sempre um amanhã...
L.DaSilva

Registado: quarta abr 15, 2009 9:47 pm

Mensagempor Aleluia » terça abr 28, 2009 12:09 pm

Companheiro L. da Silva, não é por nada, mas eu costumo proceder do mesmo modo. Até ao momento ainda não tive nenhuma surpresa desagradável. Pois as pessoas a principio, sabem que o que estão fazendo, não é correcto e, acabam por aceitar a chamada de atenção.

Por enquanto, vou procedendo do mesmo modo. Pode ser, que algum dia me dé mal.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Luis Almeida » quarta abr 29, 2009 12:32 pm

Aleluia, também partilho dessa tua postura.

Penso que, de forma mais directa ou mais indirecta, mas sobretudo respeitando sempre as mais elementares regras que o bom senso nos dita, esta é a atitude correcta.

Apenas os "utilizadores de autocaravana" (como referiu noutro post o companheiro Mário) poderão reagir menos bem a uma nossa interpelação.

Como eu costumo dizer: o dinheiro pode comprar a melhor AC do mercado mas no que diz respeito à educação... essa, infelizmente, não se pode comprar.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

ilegalidades e inconstitucionalidades

Mensagempor decarvalho » terça mai 19, 2009 7:41 am

Ora vivam AC

parece que este tipo de cartazes são mesmo ilegais e inconstitucionais:
Imagem

a argumentação esta em
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... -pooc.html
e uma queixa ao provedor de justiça para obter a declaraçao de inconstitucionalidade esta em:
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... or-de.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor josegon_calves » terça mai 19, 2009 12:29 pm

Boas noticias!

São de facto boas notícias o facto de esta sinalização ter sido formalmente declarada de inconstitucional.

Mas, de que serve tal inconstitucionalidade, se as autarquias continuam a fazer ouvidos de mercador e em vez de retirarem os já existentes ainda colocam mais???

Em toda a orla costeira do Municipio de Esposende é proibido o estacionamento de autocaravanas!!!

A mim, não me preocupa ficar em ruas secundárias, a 50/100 metros da praia, até tem vantagens, é mais resguardado e mais bem guardado pelos aí residentes.

Mas que é uma situação lamentável, lá isso é!!!

Da minha parte, continuarei a protestar às Autarquias e ao Provedor de Justiça. Mesmo que tal não dê em nada, como é vulgar dizer-se!!

Água mole em pedra dura...

Algum dia havemos de vencer!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Mensagempor Paulo » terça mai 19, 2009 1:10 pm

Caro Decarvalho,

No que é que considera o painel/cartaz colocado à direita na foto, ilegal ou inconstitucional?

Trata-se, e bem, de uma forma de recordar os utilizadores de que não podem acampar fora dos locais previstos para essa actividade: campismo.

Sobre este mesmo cartaz, mantenho o que referi em:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... .php?t=331

Sobre a placa da esquerda, nem vale a pena fazer comentários, pois a mesma não tem qualquer valor ou fundamento.

Sobre o painel da direita, entendo-o (sem ironia) como um alerta para actividades que devem ficar confinadas aos campings. Não o posso entender como uma limitação (ilegal) ao estacionamento, habitado ou não, de autocaravanas, dado o enquadramento legal das mesmas, como veículos a motor.
Relativamente a tendas e reboques de campismo, estes devem apenas ser utilizados nos campings ou espaços autorizados para tal, dada a sua vocação exclusiva.

Se as autoridades assim não o entenderem, teremos os previstos mecanismos legais para arbitrar o processo.

Agradeço que esclareça a sua perspectiva, pois este tipo de análise é importante.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

pooc

Mensagempor decarvalho » terça mai 19, 2009 1:13 pm

Meu caro Paulo
o cartaz ilegal e incosntitucional para mim, é que proibe a entrada de autocaravanas (esta a esquerda da foto)

Meu caro JGoncalves

se a inconstitucionaliadade for declarada pelo tribunal constitucional tem força obrigatoria geral, como se fosse uma lei....

ate la se for multado podera reclamar com base na inconstitucionalidade

e pode tambem: (podem todos os leitores do forum)

aparecer em Cascais no seminario do MIDAP e interpelar a CM local...para esse facto...por ex....
ou susbcrever individualmente a sua propria queixa ao Provedor com base (ou não) no modelo que lhe deixei um link no post anterior
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes