Intervenção no Litoral de Alvor

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Intervenção no Litoral de Alvor

Mensagempor time_out » domingo Oct 05, 2008 11:50 am

Bom dia

O jornal O Barlavento publicou a seguinte notícia de interesse para o autocaravanismo. Ver em:
http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=27481
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor Luis Almeida » domingo Oct 05, 2008 7:28 pm

Boa tarde.

A criação de um parque para as autocaravanas, dependendo obviamente da sua localização e condições, poderá ser uma excelente oportunidade para o ordenamento do estacionamento naquela zona do Algarve.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » domingo Oct 05, 2008 9:02 pm

Não sendo grande amante do Algarve, não posso deixar obviamente de felicitar esta iniciativa 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor Dematos » domingo Oct 05, 2008 9:14 pm

boa noite !
Faço minhas as palavras do companheiro Pluma Vermela.
Estou mais virado para o Portugal profundo.
Saudações
Dematos
Dematos

Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor Dematos » domingo Oct 05, 2008 9:19 pm

Peço desculpa pelo erro de teclado.
É claro que queria dizer Pluma Vermelhinho
Saudações
Dematos
Dematos

Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor Paulo » domingo Oct 05, 2008 9:55 pm

Boa noite,

Esta AS de Alvor, é uma das duas que referimos no mail que incluiu a análise CampingCar Portugal ao documento CCDR-Algarve.

A primeira foi anunciada para o Parque de Lazer da Figueira, conforme já tinha revelado aqui http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=1800 e a segunda é esta de Alvor. Irá situar-se junto ao complexo desportivo de Alvor (piscinas), no local aproximado onde é habitual haver ACs estacionadas.

Já é possivel ver esta previsão na respectiva maqueta: http://www.campingcarportugal.com/diversos/Alvor-As.pdf

Pensamos que as nossas reuniões com a C.M.Portimão, no início deste ano, terão ajudado muito positivamente neste processo.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor seco » segunda Oct 06, 2008 9:13 pm

Boas

Vale a pena insistir!
É preciso ser persistente, mas as coisas vão mexendo....
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor alfacinha » sexta jan 16, 2009 10:51 pm

Boa noite companheiros,
Segundo o DN de hoje, a GNR levantou vários autos a autocaravanas de turistas estrangeiros (casais ingleses,alemães e holandeses com mais de 50 anos e reformados ), na zona da Praia de Armação de Pêra, Praia Grande (entre Albufeira e Silves) e Senhora da Rocha, no concelho de Lagoa. Consta que o valor mínimo de cada coima foi de 150 euros. O título da notícia é: "GNR combate campismo selvagem". Será que os companheiros estrangeiros estavam a abusar e a serem maus autocaravanistas?
Alfacinha.
alfacinha

Registado: segunda jan 07, 2008 3:11 pm

Mensagempor Paulo » sábado jan 17, 2009 12:43 am

Caro Alfacinha,

Para a GNR actuar, quase de certeza que sim - "estavam a abusar e a serem maus autocaravanistas". Até porque este tipo de autocaravanista tem comportamentos em Portugal que não lhes passam pela cabeça ter na Holanda, Suíça...etc. Consideram Portugal como um paraíso...

A utilização do espaço envolvente da AC é permanente e a paragem é excessivamente prolongada (no mesmo sítio), isto é, costuma ser de várias semanas...para não dizer mais.

Conheço relativamente bem este tipo de situação, pois o que exponho acima é facilmente encontrado aqui no Algarve.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Papa Léguas » sábado jan 17, 2009 1:09 am

alfacinha Escreveu: O título da notícia é: "GNR combate campismo selvagem". Será que os companheiros estrangeiros estavam a abusar e a serem maus autocaravanistas?
Alfacinha.

Se a notícia que transcrevo abaixo estiver correcta a resposta é que estavam a abusar e a serem maus autocaravanistas:

GNR combate campismo selvagem

Uma operação de fiscalização da GNR, ontem, entre as 7 e as 13 horas, visando o combate ao campismo selvagem em locais proibidos, nomeadamente cordões dunares, levou à instauração de 16 autos de contra-ordenação a turistas de autocaravanas estacionadas na zona da Praia de Armação de Pêra (Silves), Praia Grande (entre Albufeira e Silves) e Senhora da Rocha, no concelho de Lagoa.

Nota; O sublinhado é meu.

Fonte: http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=15416
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor Papa Léguas » sábado jan 17, 2009 1:22 am

No seguimento da notícia transcrita no meu post anterior transcrevo uma nova notícia, mais desenvolvida e que vem, em meu entender, confirmar a anterior:

“Orla Costeira” do SEPNA da GNR combate campismo selvagem

O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, desenvolve acções de vigilância e fiscalização em áreas ambientalmente protegidas por lei, da orla costeira algarvia e costa vicentina.

As actividades humanas nas dunas, a actividade comercial ilegal, o campismo e o caravanismo em locais interditos, foram nos últimos dias alvo de atenção especial por parte das patrulhas do SEPNA, que desenvolveram acções de protecção da fauna e da flora nas áreas protegidas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, do Parque Natural da Ria Formosa e da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Segundo fonte da GNR, a operação “orla costeira” teve início ás últimas horas do dia 28 e estendeu-se até esta madrugada e nela estiveram empenhados 51 militares do SEPNA. Foram elaborados 26 autos pela prática de campismo selvagem mas, para além destes, cerca de centena e meia de casos foram detectados porém tendo acatado as advertências dos agentes da autoridade.

Nota: Os sublinhados são meus

Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=64208
Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

assunto serio

Mensagempor decarvalho » sábado jan 17, 2009 9:44 am

Ora vivam....

Grato ao Papa Léguas pela divulgaçao e partilha destas informações !

Esta noticia deve ser aprofundada com toda a seriedade que merece, designadamente quanto ao teor dos autos levantados e base legal de fundamentação. Circunscrever a realidade fáctica para a sua apreciação teórica e despaixonada, é uma metodologia que se impõe sempre.

Nao se trata de uma autuaçao isolada de um policial embirrento em relaçao a um pacato autocaravanista, mas sim de uma acçao sistemática e importante desenvolvida pro varaisa uatoridades do Estado, e portanto alicerçada em fundamentação muito provavelmente correcta.

Mais, não se evidencia nenhuma discriminação em relação a autocaravanistas. Ha sim um conjunto de situações que foram consideradas de campismo selvagem, ou de outra forma ilegais, e até é de sublinhar que no seguimento de algumas advertências (espera-se que pedagógicas) estas foram acatadas.

Pena não estar ainda em pleno funcionamneto o Observatório Nao Governamental para o Autocaravanismo, em fase de instalaçao. Seria um dos locais adequados, para sem fundamentalismos nem maximalismos, esta questão ser analisada e ponderada, e ate ser objecto de propostas para serem presentes a quem de Direito.

Pois não é com vinagre que se apanham moscas, pois não?
Boas voltas e reviravoltas, inclusive de neurónios!
Decarvalho
(simplesmente)
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Papa Léguas » sábado jan 17, 2009 1:57 pm

Permitam-me, ainda, que sobre esta matéria teça algumas considerações que me parecem, salvo melhor opinião, pertinentes.

É evidente que um autocaravanista deve ter nas suas preocupações a defesa do meio ambiente entendida no sentido mais lato da palavra.

As instituições têm, nomeadamente os Governos, legislado nesse sentido. É exemplo disso a Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/99 que pode ser consultada no Blogue do CAB em http://www.cab-circulo.site90.net/Diversos/Resolucao_Cons_Ministros_136-1999_de_29_de_Outubro.pdf

Contudo, por vezes, parte da legislação é discriminatória para os autocaravanistas.

Atente-se, voltando ao exemplo da Resolução acima, que o Artigo 8º alínea d) proíbe, incompreensivelmente, nos Parqueamentos, o estacionamento de autocaravanas entre as 0 e as 8 horas.

Trata-se de uma medida discriminatória porquanto não impede que outro tipo de viaturas estacione nos mesmos locais. E não se venha argumentar que uma autocaravana estacionada, mesmo que no seu interior estejam pessoas, sem ocupar mais espaço que o do próprio veículo, é uma forma de campismo, porque não é. Nada justifica, pois, esta discriminação.

Legislação discriminatória, deste tipo, tem que ser combatida pelo Movimento Autocaravanista de Portugal.

Claro que me não parece ser o caso referido na notícia sobre autuações, porém é uma boa ocasião a aproveitar para denunciar o que me parece ser uma legislação incorrecta porque discriminatória.
Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Cáça á multa ou... ?

Mensagempor basilio » sábado jan 17, 2009 4:16 pm

Caros companheiros, permitam-me que aqui manifeste a minha humilde solidariedade e indignação enquanto viajante em Autocaravana, a todos os companheiros Nacionais e Internacionais Autocaravanistas que foram vitimas de mais uma já acostumada perseguição, opressão e caça á multa por parte das Entidades Portuguesas intervenientes. Ao longo do percurso que efectivamente já efectuei na minha AC nomeadamente na Europa, Norte de África e por ultimo pisei o solo do Continente Asíatico em que vi a Asía como o meu proximo horizonte, se gostarem de ver fotos dos sitios por onde passei vide em : http://sites.google.com/site/adventurpo ... otografica, efectuei milhares de Kms e com Excepção de Portugal nunca vi pelos lugares por onde passei qualquer "operação stop" ou qualquer outro tipo de caça á multa ou repressão aos Automobilistas Autocaravanistas, e sempre me senti bem acolhido em todos os paises por onde passei pela parte das autoridades locais, vi sim algumas operações de fiscalização exporádicamente em certas fronteiras, com a intenção clara de controle de tráfico e não de outras...,pois efectivamente nunca vi em lugar algum nenhum evento semelhante ao Português, com a persegução clara e efectiva á carteira dos automobilistas, e no caso expecifico á carteira dos Autocaravanistas, por parte dos "amigos do alheio".
Pois caros companheiros na parte que toca a "todos" Portugueses, já conhecemos os procedimentos da "prata da casa", todos nós sabemos que esta forma de actuação é muito bem aceite pelas Autarquias e respéctivos governos, que vêm assim as suas áreas financeiras a prosperar engordando assim os cofres, na tentativa de justificar o injustificado controle das suas contas. Algumas duvidas me ocorrem : Será para isto que servem as regulamentações que querem implementar aos Autocaravanistas?
Será que as regulamentações das equipes de decisores deste Pais, nomeadamente dos regulamentadores do Turismo, cada vez mais serem "amigos do alheio"...?
Ou será que nos bastidores destas operações vergonhosas estará o verdadeiro sentido da operacionalidade regulamentar ?
Efectivamente será esta a imagem de Turismo Itenerante que pretendem passar para o Mundo...?
Meus caros será que Portugal é efectivamente um pais "Selvagem" onde não se olha a meios para atingir fins... ?
Já agora vale a pena pençar nisto e esperar pelos proximos episódios, que concerteza irão realizar-se. Isto meus caros,sempre em Prol de um Pais que alguêm pretende que seja "civilizado" sempre repleto de "boas práticas e bons costumes" por parte dos Selvagens que querem podem e tentam mandar, sempre sobre fórmulas opressoras,e como sempre quem sofre é o povo extremamente pacifico que somos. Pelas palavras descritas pelo companheiro de Carvalho, esperemos então pelo Observatório para que alguêm neste Pais defenda de uma forma não verbal mas sim documental e juridica todos as injustiças quem sabe se á margem da lei que os utentes de viaturas ligeiras tituladas de Autocaravanas são vitimas neste país.

Cordialmente
basilio
Membro Expulso

Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm

discriminaçao

Mensagempor decarvalho » sábado jan 17, 2009 6:40 pm

VIVAM....

se ha discriminaçao ha inconstituionalidade e a lei ou decreto lei, portaria etc...é ilegal por inconstitucional (viola o principio da legalidade)

se é inconstitucional:

1) é deixar ir para tribunal, arguir a inconstitucionalidade e esperar que o juiz declare que ele (diploma) nao é aplicavel por esse vicio grave (atitude passiva)
2) ou entao faz-se uma queixa ao provedor de justiça (ha formularios on line) pedindo a declaraçao do início de processo de inconstitucionalidade pois ele (provedor) tambem competencia para o fazer (atitude pro activa)

Claro que todo o MOVIMENTO AUTOCARAVANISTA em todas as suas componentes deveria ou poderia divulgar esses formularios e ate remete-los preenchidos para o Provedor.

A minha contribuição aqui fica neste forum, que é uma execelente plataforma para uma queixa ter seguimento por parte daqules que se interessam verdadeiramente pela concretizaçao do direito ao autocaravanismo itinerante.

Ora vejam um exemplo em em:
http://adopcaodosanimais.blogs.sapo.pt/182195.html

e aqui fica o impresso
http://www.campingcarportugal.com/forum ... c759e71f26

Apresentação de queixa ao Provedor de Justiça

Formulário
Os campos com (*) são de preenchimento obrigatório!
I - Identificação:

(*) Nome:
(*) Morada (Residência)
(*) Cidade/Localidade:
(*) Código Postal: -
Telefone/Telemóvel:
Fax:
(*) Correio Electrónico:

NOTA:
Se a queixa se referir a assuntos fiscais, indique, na caixa em baixo, o número de contribuinte:

Número de Contribuinte:
NOTA:
Se a queixa se referir a regimes de protecção social indique, na caixa em baixo, consoante os casos, o seu número de beneficiário da Segurança Social ou de Subscritor da Caixa Geral de Aposentações:

Número:

II-Queixa:

(*) 1. Contra que entidade(s) se queixa? Identifique com precisão essa entidade:

(*) 2. Qual a decisão ilegal, ou omissão ilegal, dessa entidade que motiva a sua queixa? Especifique.

3. De que data é essa decisão ilegal, ou desde quando se verifica a omissão ilegal, ou quando é que delas tomou conhecimento?

(*) 4. Contactou já, por escrito, a instituição, organismo ou serviço público em questão, a fim de obter a solução ou reparação da sua pretensão?
Caso afirmativo, junte cópia das exposições que fez e das eventuais respostas que recebeu

Documentos que pretenda anexar à sua queixa:
Documento 1:
Documento 2:
Documento 3:

5. Qual é a sua pretensão ou qual o resultado que espera obter da apresentação desta queixa ao Provedor de Justiça? Concretize.

6. O objecto da sua queixa foi já alvo de decisão judicial ou encontra-se pendente em tribunal?

7. Em caso afirmativo, queixa-se de demora excessiva na resolução judicial?
(indique, por favor, a referência do processo em tribunal e qual o tribunal)

8. Outras explicações úteis à apreciação da sua queixa (por favor, seja concreto e preciso na apresentação destas explicações).

NOTA:
Cópias de documentos úteis à apreciação da queixa devem ser juntos, ou enviados:

Por correio: Rua Pau de Bandeira, 9
1249-088 LISBOA
PORTUGAL
Por fax: 213 961 243

Voltar atrás | Topo da página
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes