O futuro é já hoje!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

O futuro é já hoje!

Mensagempor ASantos » terça set 01, 2009 9:18 pm

Boa noite,

Na passada sexta-feira após terminar o dia de trabalho, desloquei-me com a familia para um local junto à praia, que já anteriormente tinha utilizado. É um local onde nunca fui, ou vi, alguém ser inquirido pelas autoridades e onde não existe qualquer placa proibitiva de estancionamento.

Na manhã de sábado, quando nos preparavamos para a habitual saida de bike, ficamos surpreendidos porque no lugar duma autocaravana estava uma espreguiçadeira e duas bikes a ocupar o espaço. De imediato pude verificar que a autocaravana tinha-se deslocado alguns metros para jundo da rotunda de forma a reabastecer de água utilizando para isso uma conecção à rede de rega. Isto tudo realizado na via publica com prejuizo de quem por ali circulava.

No domingo de manhã, após regressarmos de mais uma volta de bike (forma que utilizamos para conhecer melhor os locais onde paramos) e quando estavamos a ponderar o que fazer, se o almoço ou uma ida à praia, visto ser praticamente meio-dia, aconteceu algo inesperado:
- Olha, acabaram de passar à nossa frente com uma “cassete”!...
- O quê? Não pode ser, foi confusão tua!
- Não, tenho a certeza! É a senhora da autocaravana do lado.

Saímos cá fora para confirmar e ainda podemos observar esta senhora a despejar a cassete, alguns metros mais à frente a poucos centimeros do passeio para cima da area que compôe as dunas que separam a estrada da praia. Penso que deduzem a quantidade de gente que por ali passava no momento, olhando para aquela estranha coisa a despejar um líquido tão…
Por respeito a todos vós, privo-me de dizer o que me passou pela cabeça fazer…!

Acabada a tarefa, a senhora dirigiu-se à tal fonte de àgua e, descontraidamente, lavou a cassete e despejou a àgua para jundo da relva próxima a esse acesso de água (quem lá for a seguir que se cuide). Depois, voltou para a sua autocaravana e colocou a cassete.

Não, infelizmente ainda não acabei. Passado menos de meia hora, desta vez uma senhora acompanhada de um senhor, cumpriu exactamente o mesmo ritual que a anterior senhora.

Com esta situação a decisão consensual foi a de abandonar imediatamente este local!

Confesso que é duro ler os relatos que por aqui vão surgindo, mas acreditem que é mesmo revoltante assistir ao vivo a estas coisas. Não indico qual o local intencionalmente.

Para terminar, devo dizer que na noite de sábado deslocamo-nos à AS mais próxima para fazermos os respectivos despejos e reabastecimento. De salientar que a utilização desta área é gratuita e dista a 20kms do local onde me encontrava estancionado (40km ida e volta).

Cumprimentos
ASantos
ASantos

Registado: quarta jun 24, 2009 7:18 pm

O futuro é já hoje!

Mensagempor ASantos » terça set 01, 2009 9:19 pm

No seguimento da minha mensagem anterior, gostaria de dizer o seguinte:

A maioria das mensagens refere que os autocaravanistas são discriminados, tratados com desdém, etc, etc. Mas não nos devemos esquecer que existe a outra face da moeda, tal como relatado anteriormente, neste e noutros topicos/forum.

Com os escassos recursos disponiveis, seguramente que para as autoridades é mais fácil (e barato) proibir que vigiar e convenhamos, vigiar o quê? Quando? Quem? Fica um polícia em permanencia junto a um aglomorado de auto-caravanas?

Até pode parecer demagogia mas a realizade é esta!

Passados dias sobre o episódio que relatei, questiono-me sobre se não tinha a obrigação, enquanto cidadão e interessado em que não venham a proibir as auto-caravanas de estancionarem neste local, de contactar as autoridades e denunciar estes dois elementos.

A opção que tomei foi a de impavido, embora não sereno, virar as costas e assobiar para o lado, neste caso, vir agora ao forum fazer “queixinhas”. Desculpem lá o azedume mas estou realmente lixado comigo próprio.

Socialmente a denúncia é vista como uma chaga para a sociedade, talvez como consequência do passado em Portugal. No entanto, os tempos são outros, caso não demonstremos claramente às autoridades que ainda existem auto-caravanistas que respeitam as boas práticas e que inclusivamente são eles próprios que zelam pelos seus interesses, denunciando aqueles que claramente prevaricam, então teremos um longo calvario a sofrer.

Não tenho muitas ilusões relativamente à máxima de que até prova em contrário somos todos inocentes. Isso é treta! Umas noticias na televisão sobre esta matéria e seremos todos, mas mesmo todos, ao olhos do “povo” considerados como “despejadores de cassetes em céu aberto”, ou têm duvidas?

O futuro depende em primeira instância de cada um de nós, mas na minha opinião ele é já hoje. Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre este tema que seguramente será controverso.

Cumprimentos
ASantos
ASantos

Mensagempor Ana Boialvo » terça set 01, 2009 10:46 pm

Ao companheiro ASantos, que pena não ter chamado à atensão os ditos"autocaravanistas" talvez tomassem consciência do que estavam a fazer, às vezes é preciso um abanão.
Ana Boialvo

Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm

Mensagempor Manuel Soares » terça set 01, 2009 11:22 pm

Muitas vezes chama-mos atênção e ainda nos responde mal.

Também já vi despêjos para a ria no park frente ao bombeiros de Peniche, á hora de almoço. Lembro os companheiros, que existe uma área de serviço nos bombeiros de Peniche
Boas Compaheiros. Espero seja bem vindo neste meio fantastico. Aprende-se m/ uns com os outros. Até sempre por agora.
Manuel Soares

Registado: quinta mar 22, 2007 11:20 pm

LIBERDADE

Mensagempor josegon_calves » quarta set 02, 2009 6:42 am

Bom dia,

Comecei com a palavra "LIBERDADE" em título.

Isto para reafirmar o que todos sabemos(?), que a minha liberdade vai até onde começa a do outro, seja ele quem for.

Infelizmente, há muitos, mas mesmo muitos, que ainda não sabem(?) o que significa "Liberdade", e o resultado, será mesmo de, mais dia menos dia, haver mais e mais restrições a quem cumpre porque alguém não cumpriu!

A "massificação" de autocaravanas, nacionais e estrangeiras, a facilidade(?) com que se adquire um "brinquedo" destes, e todo o dinheiro do mundo, não comprarão nunca o respeito, o civismo e a educação.

E se lhes chamamos à atenção, enquanto cidadãos responsáveis, corremos o sério risco de sermos nós os maus, corremos o risco de termos que abandonar à pressa o local para evitar insultos e coisas piores...

Um dia destes, sinceramente, ainda penso se não será melhor vender o meu "Hotel Rolante" e adquirir uma viatura de mercadorias para pelo menos tentar passar despercebido por entre tantos atropelos.

Ai penso, penso!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor edurana » quarta set 02, 2009 7:42 am

Bom dia Companheiros:
Companheiro ASantos, não fique irritado consigo próprio, são situações tão condenáveis que ficamos paralizados do pensamento, a nosssa vontade nessas alturas é fazer outra coisa, mas..... essa senhora (com s minusculo) estava acima de tudo a ofender-nos a todos o que cumprem as regras. Um abraço para si.
Li tambem do companheiro Manuel Soares que há uma area de serviço nos Bombeiros de Peniche. Vou lá algumas vezes e desconhecia tal.
Como funciona?
Obg.
edurana

Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am

Mensagempor Papa Léguas » quarta set 02, 2009 9:06 am

edurana Escreveu:Li tambem do companheiro Manuel Soares que há uma area de serviço nos Bombeiros de Peniche. Vou lá algumas vezes e desconhecia tal.
Como funciona?

Ver informação em http://papaleguaspt.blogspot.com/2009/0 ... niche.html e também em http://papaleguaspt.blogspot.com/2009/0 ... festa.html
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor ASantos » quarta set 02, 2009 7:21 pm

Boa tarde,

Existe o conceito de que as pessoas podem alterar os comportamentos pela via do dialogo e da aprendizagem. Acreditei nesta forma de evolução, mas a experiência veio contrariar os que dizem os livros. Já consegui alterar comportamentos num mês pela via da “perda de paciência” que não tinha conseguido fazer em 7 meses pela via do diálogo. É triste, mas é uma verdade comprovada.

Em 1989 num parque de estancionamento junto à fronteira alemã, após estancionar o meu veículo, iniciei conversa com motoristas portugueses que por ali estavam. Fui de imediato avisado para não deitar qualquer tipo de lixo para o chão. O que acontecia é que as autoridades aplicavam coimas de forma intransigente a quem o fizesse. Ora, nessa altura nos parques de estancionamento em Portugal o lixo abundava e raros eram aqueles que tinham o cuidado de não deitar lixo ao chão, no entanto garanto quepor lá os estancionamentos estavam extremamente limpos, independentemente do local onde ele se situasse.

O facto de estrangeiros não cumprirem as regras em Portugal pode efectivamente ter como causa a falta de Areas de Serviço. Para mim essa não é a razão principal. Porque não fazê-lo se não existem consequências?

Este tipo de comportamento por parte destas pessoas, sejam Portugueses sejam estrangeiros, será o mesmo se existir uma AS a 1km! Não é uma questão de AS é mesmo uma questão de educação.

O caso de denuncia às autoridades também tem consequências, claro que sim. Possivelmente mesmo alguns dos que cumprem as regras, discordam com esta forma de abordagem do problema. No entanto, é necessário “dar” a conhecer às autoridades que exite quem respeite as regras, isso poderá fazer mesmo muita diferença.

Cumprimentos
ASantos
ASantos

Mensagempor caminheiro » quarta set 02, 2009 8:39 pm

Boa noite companheiros,
Tenho hoje 68 anos. Tinha eu 40 e já sonhava com uma autocaravana. Tive que esperar 22 anos para conseguir concretizar o meu sonho e eis que agora, com tempo disponível e com alguns recursos financeiros para poder viajar, me sinto envergonhado e revoltado por tudo o que é relatado neste post e a que eu próprio também já assisti.
Essa onda autocampista selvagem está a ser tão avassaladora que só poderá ser contida com a acção das forças policiais e a denuncia dos cidadãos, autocaravanistas ou não. Não há campanha cívica que consiga travar essa horda de incívilizados.
Como não quero vir a ser confundido com essa gentalha a minha vida de autocaravanismo também está por um fio. Peço desculpa pelo meu azedume. Só quis desabafar.
Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor caminheiro » quinta set 03, 2009 9:37 pm

Companheiros,
Transcrevo abaixo o post dum companheiro Espanhol em que manifesta a vergonha pelo comportamento de "autocampistas", principalmente Portugueses.
O original em http://www.acpasion.net/foro/showthread.php?t=48026

vergüenza ajena
Pues eso, que este verano he sentido vergüenza ajena, y casi casi me dan ganas de vender mi ac y dejar este mundo. Os cuento por qué.
Este verano hemos hecho ruta desde Asturias a Galicia, pues bien, no paramos de quejarnos de que no nos quieren, que no nos dejan pernoctar etc etc. Lo que yo he podido ver este verano es que no me extraña que no nos quieran, lo que me extraña es que todavía no sea generalizado el que no nos dejen pernoctar en ningún sitio. Tanto en Asturias como en Galicia he visto a la mayoria de las acs con los toldos desplegados, mesas y sillas fuera, cocinar en las aceras, ropa tendida fuera, he visto vaciar los grises en la calle....sinceramente, yo tengo ac, me encanta, pero sé que tengo que respetar a los demás, que no tengo que molestar, si quiero sacar toldo y demás, me meto en un camping, como hago muchas veces, pero lo que no se puede hacer es "acampar" y luego quejarnos de que nos tratan mal. Si queremos que nos respeten, tendremos que respetar.
Este tipo de comportamiento lo he visto hasta en aereas de ACs donde en las normas se ponía expresamene prohibido sacar toldos, mesas, sillas etc etc, pues con un par, ahí estaban las ACS debajo de la señal con toda la parafernalia sacada.
El colmo fue ya que una de esas acs se quejaba porque los chavales hacían botellon al lado de su ac, así que tú tienes derecho a sacar toldo, sillas, mesas, a cocinar y comer en la calle y ¿la gente no puede beber en la calle? ¿por qué?insisto respetar para ser respetado
Es cierto que en la mayoria de los casos eran ACs extranjeras, sobre todo portuguesas, pero también las había españolas.
Pues lo dicho, que he sentido vergüenza ajena, que al final acabamos asqueados de las acs (siempre buscabamos sitios donde no las hubiese o camping) y hasta nos planteamos vender la ac.
Solo pongo esto para que reflexionemos también un poco nosotros.
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Não olhes para aquilo que eu digo....

Mensagempor fnunes » quinta set 03, 2009 10:27 pm

Boas noites !

Todos nós, concerteza, teriamos muito que contar certas posturas de alguns autocampistas, que documentadas aqui, pouco ou nada resolvem, porque esses, concerteza, não têm acesso e muito menos participam em foruns relacionadaos com as boas práticas , bem como outras maneiras de estarem em sociedade com um espirito ecologico.

Por vezes fico na dúvida, se devo chamar á atenção/reparo dessas pessoas, ou simplesmente tomar a decisão mais fácil, não intervir.
Mas normalmente e correndo o risco de ser ofendido verbalmente e fisicamente, aposto sem hesitar pela 1ª posição. Assim sendo, ficarão a saber que a liberdade deles não começa onde acaba a nossa. porque o contrário é lhes permitir, abusar do espaço, das pessoas e de toda a envolvente e isso, eu não permitirei.
Caso contrário, com a sua posição, ficarão mais á vontade para abusar e poderão assim sentirem-se senhores "Do Alentejo e Alem Mar" pela sua mediocridade e má educação/formação.

Eu estou nesta dar luta aos que não são dignos de viver no mesmo espaço limpo e seguro e wquem disser o contr´rio está a denegrir o nosso futuro e o bem do Planeta.

cumprimentos
Fnunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor KOBRA » quinta set 03, 2009 10:36 pm

Companheiros boas :

Eu não digo que faço eu pura e simplesmente ja fiz a minha AC esta a venda e digo do fundo do meu coraçao que e uma das coisas que mais me vai custar depois de 28 anos de autocaravanismo e de convivio salutar com muitos de voces mas cheguei a um ponto que tenho vergonha e repudio de ser mais um autocaravanista a ser confundido com essa reles nao sei se minoria se maioria que so da mau parecer a quem quer por ca andar e fazer algo por esta mui nobre actividade como eu ja fiz com muitos encontros promovidos por mim e alguns acampamentos desportivos nacionais mas hoje e o dia em que me despeço de tudo isto com ate breve se possivel.
Acreditop que isto um dia hade de ser como era a 15 anos atras.
“Quando se tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do plano.” Gerhard Erich Boehme
KOBRA

Registado: sexta jun 01, 2007 12:19 am

Mensagempor Luis Nascimento » sexta set 04, 2009 1:37 pm

É preciso calma, penso que isto é uma fase passageira.
Ultimamente o número de auto caravanistas aumentou consideravelmente, a importação de autocaravanas usadas a baixos preços, permitiu a muitos o acesso à prática do autocaravanismo.
Foi um crescimento demasiado rápido que não permitiu a muitos imbuírem-se do espírito do autocaravanismo e que o confundiram com campismo, daí terem-se tornado autocampistas.
Penso que com o tempo a maioria se vai convertendo, compete-nos também a nós com o nosso exemplo e nos contactos que temos com eles, doutrina-los. Depois também há este mundo da Internet com fóruns e blogues que dão sempre uma boa ajuda.
Haverá sempre as ovelhas ranhosas, mas isso existe em todos os rebanhos e quanto maior for o rebanho…

Cumps,
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Civismo

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » sexta set 04, 2009 2:38 pm

Pois mas o que esta a acontecer é que estamos todos a ser olhados como maus da fita e a ser ESCORRAÇADOS de alguns lugares.

Axo que as autoridades tem que penalizar mais os infractores porque só assim talvez apredam a se comportar em sociedade.

Mas tudo tem que ser feito rapidamente para minimizar o estragos ja feitos e que continuam actualmente.
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor KOBRA » sexta set 04, 2009 11:47 pm

Boas :

Pois mas o que e facto e que eu ja não e a primeira vez que vejo os "velhos do restelo" a praticarem actos menos dignos e a aconselhar os novos a facilitarem nas diverssas atitudes.
Tive contacto directo com alguns que se autointitulam autocaravanistas e que ate por aqui andam e colaboram em diverssos programas que me deixaram estupfacto ,por isso companheiros e tudo muito bonito mas por favor não culpem so os mais novatos porque esses se calhar não tem toda a culpa.
“Quando se tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do plano.” Gerhard Erich Boehme
KOBRA

Registado: sexta jun 01, 2007 12:19 am

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes