Pedido de informaçao

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Pedido de informaçao

Mensagempor jorgefgoncalves » terça mar 31, 2009 10:41 pm

Boa Noite,

Estou em negociação com uma AC na alemanha, mas estou com algumas dúvidas acerca da papelada a trazer para a legalização, se tenho de cá pagar IVA, que tempo tem a matricula de transito, etc... agradeço desde já a alguem que me possa tirar ajudar.
Cumprimentos,
_______________________________________
Jorge Gonçalves
Avatar do Utilizador
jorgefgoncalves
 
Mensagens: 40
Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor António » quarta abr 01, 2009 2:39 pm

Boa Tarde
O IVA sói paga cá se o não pagar lá ( comprar com IVA incluido) fica a ganhar lá 19% cá 20%.
Matricula de trânsito lá pode pedir 5 Dias, 15 Dias, 30 dias ou 60 dias.
Acho 30 dias suficiente, 15 á justa, 5 milagres acontecem.
E lá na TUV peça a inspecção para AC é mais caro mas sem ela cá é muito dificil depois pois as AC quase todas não têm COQUE e quando o pede dão-lhe o do Chassis (esse todos os veiculos têm) (mas também faz falta para o nº de motor)mas para as medidas da AC tem de vir na TUV para cá legalizar.
Mais Factura ou declaração de venda, documentos do veiculo, matricula de trânsito e ir á Alfandega da sua zona depois mais algumas voltas.
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor jotas1957 » quarta abr 01, 2009 6:23 pm

O Iva como particular terá que pagar na Alemanha só os comerciantes têm a opção, embora seja sempre preferivel o pagamento ser lá efectuado devido a diferença.
O seguro e matricula o preferível em minha opinião será a de 30 dias poderá sempre convencer o vendedor a ficar este custo a seu cargo.
Se o modelo da autocaravana não estiver homologado em Portugal terá que efectuar uma inspecção na ex DGV para a respectiva homologação.
No meu caso no ano de 2007 entreguei todo o processo a uma agência automobilistica que me levou com todas as despesas cerca de 500 Euros
Avatar do Utilizador
jotas1957
 
Mensagens: 80
Registado: sábado jan 10, 2009 6:58 pm
Localização: Maia

Boa Noite,

Mensagempor jorgefgoncalves » quarta abr 01, 2009 10:52 pm

Antes de mais muito obrigado pela vossa colaboração em me tentar ajudar.
Segundo entendi e tratando-se de uma AC usada para evitar de cá pagar o IVA devo trazer factura de compra com iva incluido?
Na TUV deve constar nº de chassis nº de motor medidas e COQUE????(não sei o que é).
O comerciante já me enviou copia de documentos por email, esta semana ficou de fazer inspeção e mandar cópia, haverá mais algum cuidado a ter antes de fazer negócio?? pois estou um com medo de ser enganado.
Cumprimentos,
_______________________________________
Jorge Gonçalves
Avatar do Utilizador
jorgefgoncalves
 
Mensagens: 40
Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Paulo de Almeida » quarta abr 01, 2009 11:45 pm

Boas,

Os bens em segunda mão comprados a sujeitos passivos não estão sujeitos
a IVA desde que os mesmos não tenham sido adquirido com isenção de IVA.
Ou seja, se a AC for comprada a um particular e este já tenha pago o IVA
(como é normal) não se tem que pagar novamente o IVA.

Abraços
Haja estrada...
Paulo de Almeida
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jul 21, 2008 4:35 pm
Localização: Vieira de Leiria

Mensagempor pressler » quinta abr 02, 2009 7:35 am

Bom dia Companheiro!

A minha primeira AC fui buscá-la á Alemanha e legalizei-a eu. Se for ver posts de fins de 2007 e principios de 2008 verá respostas minhas sobre o assunto.
1 - Trazer uma factura da venda(rechung) se for um stand ou uma declaração de venda(kaufertrag) caso seja um particular.
2- Inspecção feita lá
3- TUV da AC (cá corresponde á homologação da viatura que vai ter que entregar na antiga DGV agora IMTT) ESTE DOCUMENTO É MUITO IMPORTANTE!!!! Sem ele não consegue a legalização cá em Portugal. Tem as dimensoes do veiculo, chassi, pesos e todas as caracteristicas essenciais a uma homologação tecnica.
4- Livrete com a transferencia de propriedade já em seu nome com matricula em transito e seguro em seu nome.
Sendo um veiculo em 2ª mão não existem facturas com IVA! e como é para exportar da Alemanha tb não!

Com todos estes documentos vai ter que ir á ACAP levando o mod 2, fotocopias do BI, contribuinte,€€€€,etc :shock:
Depois terá de ir ao IMTT e mais algum €€€ :shock:
Finalmente, e antes de passarem creio que 45 dias, vai ter que levar tudo até á alfandega da sua area de residencia para pagar 10% do ISV se o veiculo tiver menos de 10 anos. Se o veiculo for deste ano paga 10% se tiver dois anos tem desconto de X, se tiver 3....Mais velho menos paga.
Depois de tudo feito e liquidado na Alfandega vai ter de voltar ao IMTT, e á Conservatoria Registo automoveis. Como vê não tem IVA para pagar.
Se o veiculo tiver 1 ano e 2300cc faz de despesa total 1000 a 1200 eur.
No geral os Alemães são certinhos nas vendas de veiculos. Atenção é às feiras de venda de veiculos feitas por marroquinos. Ver o livro de inspecções do veiculo se tem todas as folhas e os carimbos. Ir ver o veiculo e não comprar por internet sem ver!!! Os papeis da venda lá fazem-se em menos de uma hora e já trás o titulo de propridade em seu nome!!! :wink:
Espero ter explicado o essencial. :oops:
Bons negocios
Roller Team
Granduca Garage P
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta abr 02, 2009 8:24 am

Companheira pressler, só de ver todas essas explicações já fiquei zonzo :lol:

Os meus parabens por saber isso tudo :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor time_out » quinta abr 02, 2009 8:54 am

Bom dia

Atenção que a legislação mudou pois foi introduzido a taxa de emissão de CO2 o que faz que os motores mais poluentes sejam bem penalizados.

Certifiquem-se do valor dessa taxa pois pode mudar por completo o valor final do veículo.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor pressler » quinta abr 02, 2009 12:32 pm

Pluma vermelhinho, quem tem de fazer os papeis junto de entidades como a alfandega e a IMTT fica BEM pior que zonzo... Fulo, irritado, frustrado e no dia em que tem tudo prontinho e o D.U.A. na mão, abre uma garrafa de champagne para comemorar!
Eu trabalho num despachante oficial tive que aprender apesar de esta não ser a minha area (legalização automovel)

Caro Time Out a taxa de Co2 é para os ligeiros de passageiros. Os comerciais não pagam, os camiões não pagam e as Acs felizmente tb não. A tabela de ISV aplicada às autocaravanas é igual á dos ligeiros de passageiros, mas depois só se paga 10% do resultado final. Por enquanto... O mesmo se aplica com o IUC em que as ACS foram ewnglobadas na tabela dos veiculos de mercadorias, pagando pelo peso.
Roller Team
Granduca Garage P
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor jorgefgoncalves » quinta abr 02, 2009 10:14 pm

Boa noite,

Cara Pressler, os meus agradecimentos pela sua participação que foi bastante eslarecedora, já agora se não for pedir muito sabe-me dizer quanto tempo temos que lá ficar para obter a matricula de 30 ou 60 dias?
Cumprimentos,
_______________________________________
Jorge Gonçalves
Avatar do Utilizador
jorgefgoncalves
 
Mensagens: 40
Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm
Localização: Lisboa

pedido de informação

Mensagempor ventura » quinta mai 07, 2009 10:29 pm

Estando a pensar adquirir uma AC usada na Alemanha para o final do ano e atendendo ás informações tiradas deste forum por intermédio da companheira pressler que muito me esclareceram, procuro saber se o jorgefgonçalves já tem a sua compra mais avançada e se me poderiam fornecer sites de consecionarios alemães credenciados de alguma compra que tenham lá feito, bem hajam.
Bons passeios com muita cor.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor bushman » terça mai 19, 2009 7:18 pm

Boas ppl. Vou arrancar amanha para a Alemanha e espero regressar de autocaravana 8)
Só agora vi este tópico, e já estou a abanar :shock: Tanta coisa :roll:
Estou na duvida com essa Tuv?? é a Coc (certificado homologação ?), e a inspecção?
Informaram-me no imtt que teria que ir ao representante para carimbar a homologação, caso esta esteja homologada, mas este(representante) pediu-me 135€ sempre, esteja ou não homologada. Será que posso fazer a homologação no imtt, pois se ela não tiver homologada tenho que pagar á mesma 135€representante+150€no imtt.

Caro Ventura, lá para o fim de semana coloco aqui mais um post :shock: ou sim ou sopas :oops:

ai, ai, isto vai ser complicado...
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor bushman » quarta mai 20, 2009 9:27 pm

Caro Ventura,
Cheguei ao registo a faltar 10 min para fechar, seguro no R/C e registo no 1º andar, matricula a 300mtrs, paguei 90€ por 30 dias. Voltamos á autocaravana para montar a matricula e foi apresentada no Registo, confirmaram nº motor, chassi, etc. Tá feito, tenho os papeis em meu nome, declaração de venda e só estou em Frankfurt porque já tinha alugado o hotel e assim amanha saiu fresquinho pros 2200km´s com paragem em Andorra.
Espero bem não me faltar nenhum documento.
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor bushman » quarta mai 20, 2009 9:30 pm

Sites na alemanha:

- Ebay.de
- mobile.de
- autoscoot24.de

Espero ter ajudado.
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Compra na alemanha

Mensagempor jorgefgoncalves » quarta mai 20, 2009 10:46 pm

Caro Ventura,

Só agora vi as questões que me colocou, se ainda o puder ajudar com a minha recente experiência (compra efectuada), através do site http://www.reisemobile-schneider.de/
100% de confiança sempre me enviou documentos por mail quando lhe solicitava para o fazer.
Aproveitei para levar a familia e tirar umas mini férias de 8 dias, o que foi simplesmente espetacular, rodamos cerca de 3500Km.
Neste momento está em fase de legalização com tudo pago resta-me esperar pela papelada, para aqui chegar foi fundamental a ajuda dos companheiros através do forum, em particular a companheira Pressler.
Cumprimentos,
_______________________________________
Jorge Gonçalves
Avatar do Utilizador
jorgefgoncalves
 
Mensagens: 40
Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm
Localização: Lisboa


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes