Bom dia Companheiro!
A minha primeira AC fui buscá-la á Alemanha e legalizei-a eu. Se for ver posts de fins de 2007 e principios de 2008 verá respostas minhas sobre o assunto.
1 - Trazer uma factura da venda(rechung) se for um stand ou uma declaração de venda(kaufertrag) caso seja um particular.
2- Inspecção feita lá
3- TUV da AC (cá corresponde á homologação da viatura que vai ter que entregar na antiga DGV agora IMTT) ESTE DOCUMENTO É MUITO IMPORTANTE!!!! Sem ele não consegue a legalização cá em Portugal. Tem as dimensoes do veiculo, chassi, pesos e todas as caracteristicas essenciais a uma homologação tecnica.
4- Livrete com a transferencia de propriedade já em seu nome com matricula em transito e seguro em seu nome.
Sendo um veiculo em 2ª mão não existem facturas com IVA! e como é para exportar da Alemanha tb não!
Com todos estes documentos vai ter que ir á ACAP levando o mod 2, fotocopias do BI, contribuinte,€€€€,etc
Depois terá de ir ao IMTT e mais algum €€€
Finalmente, e antes de passarem creio que 45 dias, vai ter que levar tudo até á alfandega da sua area de residencia para pagar 10% do ISV se o veiculo tiver menos de 10 anos. Se o veiculo for deste ano paga 10% se tiver dois anos tem desconto de X, se tiver 3....Mais velho menos paga.
Depois de tudo feito e liquidado na Alfandega vai ter de voltar ao IMTT, e á Conservatoria Registo automoveis. Como vê não tem IVA para pagar.
Se o veiculo tiver 1 ano e 2300cc faz de despesa total 1000 a 1200 eur.
No geral os Alemães são certinhos nas vendas de veiculos. Atenção é às feiras de venda de veiculos feitas por marroquinos. Ver o livro de inspecções do veiculo se tem todas as folhas e os carimbos. Ir ver o veiculo e não comprar por internet sem ver!!! Os papeis da venda lá fazem-se em menos de uma hora e já trás o titulo de propridade em seu nome!!!
Espero ter explicado o essencial.
Bons negocios