O futuro é já hoje!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Paulo » sábado set 05, 2009 2:31 pm

Esta questão dos comportamentos desadequados, demonstrados pelos “autocaravanistas” que não merecem essa designação, mas sim “utilizadores de autocaravanas”, para não atribuir classificações de outro tipo, foi e continua a ser uma das principais preocupações deste Portal.
Considerámos e consideramos muito importante a divulgação das “Regras de Ouro” e da “Política Ambiental”. Esta divulgação tem ultrapassado MUITO a Internet, pois a entrega de folhetos em mão assume volumes na ordem dos milhares, bem como o respectivo contacto directo. É claro que fizemos (e fazemos!!) o que estava ao nosso alcance, com os poucos meios que tínhamos os quais são cada vez menores. À época em que tal começou não eram tão evidentes e triviais estas situações, mas conseguimos antever que tal iria acontecer, devido ao desconhecimento que observávamos nas pessoas e ao aumento esperado do número de ACs…e infelizmente aconteceu.

O Verão de 2009 foi particularmente fértil em situações destas, um pouco por todo lado, mas inevitavelmente com maior frequência no litoral. Com alguma mágoa tive mesmo que partir para o diálogo directo com pessoas que estavam ao meu lado estacionadas (se é que se pode chamar tal…), pois ultrapassavam os limites mais remotos que poderíamos tolerar. Não falo só de portugueses, pois nesta situação estiveram: um italiano (de cuja situação tenho fotos que irei enviar para vários fóruns italianos!), um inglês e vários portugueses. Estes últimos na fase das primeiras saídas, com veículos importados, isto é, adquiridos sem qualquer intervenção de quem poderia dar um pouco de formação cívica na utilização dos mesmos. Pena é que esta “formação”, a qual deveria ser assegurada por parte dos vendedores, quando existe, seja muitas vezes apenas técnica…

Há uma confusão completa entre o ter uma autocaravana e poder fazer o que se quer em qualquer lado. Alguns vendedores vendem essa ilusão, pois não querem dizer a quem compra que esta actividade turística, como qualquer outra, tem regras. Mesmo não havendo Leis específicas para o autocaravanismo, em Portugal, existem outras, mais genéricas, que limitam muitos dos actos que constatamos, como por exemplo o Dec. Regulamentar nº 38/80.
Penso que se as autoridades distinguirem bem as evidências, e se forem rigorosas com quem infringe, não perdoando mas aplicando coimas aos prevaricadores, estes aprenderão que autocaravanismo não é sinónimo de anarquia, mas sim uma actividade turística que tem de ser desenvolvida com regras. Regras estas que não lhe tiram o sentido de liberdade que a mesma comporta. Esta liberdade é essencialmente sentida por nós ao nível de não estarmos obrigados a reservas, podermos adaptar a viagem aos nossos timings específicos, podermos parar em espaços com enquadramentos paisagísticos especiais, termos um veículo que nos dá todo o conforto….etc….etc.
Se não aprendermos depressa, será tarde demais e a utilização da autocaravana deixará de ter o sentido que tem, pois as interdições multiplicam-se ao ritmo do crescimento do parque de ACs.

Por outro lado, entendo que a generalidade das associações/clubes de autocaravanistas da nossa praça têm passado ao lado deste problema, quando o deveriam ter tomado, na prática, como um objectivo fundamental. Lamentavelmente, alguns, estão mais preocupados com acções de notoriedade ou marketing, promoção pessoal dos seus líderes ou mesmo na divulgação dos conteúdos dos seus sites ou volume de visitas aos mesmos. Note-se que os clubes/associações constituem pontos de encontro importante para a divulgação intensiva de acções para a boa imagem do autocaravanista e da sua actividade turística.

Terminando, e continuando a opinar sobre a questão associativa, quero também alertar sobre a desarticulação que existe em Portugal entre as várias associações/clubes. Esta situação é grave e não direcciona o autocaravanismo português para bom porto. É necessário que as várias entidades olhem para o lado, como por exemplo para o caso espanhol (ainda muito verde) ou para o caso francês. Este último tem resultados à vista, onde muito se deve à actuação dos clubes regionais, mas talvez toda a dinâmica esteja assente nas associações aglutinadoras desses clubes: FFACCC (Fédération Française des Associations et Clubs de Camping-Cars), SICVRL (Syndicat des Véhicules de Loisirs) agora denominado uniVDL e especialmente o CLC (Comité de Liaison du Camping-car).

Olhemos para estes exemplos, aprendamos com as melhores práticas e coloquemos à frente o Autocaravanismo!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Carta aberta ao Senhor Presidente da Câmara Municipal

Mensagempor caminheiro » sábado set 05, 2009 4:00 pm

Boa tarde companheiros,

Sómente denunciar os factos aqui no forum não basta. É por isso meu dever contribuir também com ideias, crente de que associações, clubes, foruns e nova legislação não vão travar este descalabro. Estou convicto que este fenómeno somente poderá ser travado pela via repressiva. Advogo por isso o envio, por mail, de uma carta aberta ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de ................................., elucidando-o sobre o comportamento dum bom autocaravanista e pedindo a repressão policial continuada aos prevaricadores “autocampistas” e só a estes, pedindo a criação de estruturas de apoio ao autocaravanismo mas principalmente solicitando que não entre pela via das interdições de estacionamento e circulação de autocaravanas fazendo assim pagar o justo pelo pecador.

Esta iniciativa visa, preventivamente, tentar limitar a onda de proíbições que certamente já estão em preparação em muitos municípios.
O desafio que lanço aos companheiros com espírito pró-activo é:

1- Que avance um voluntário para coordenar esta iniciativa
2- Que os companheiros com veia literária e ideias claras sobre esta problemática pubiquem aqui a sua carta aberta ao Senhor Presidente da Câmara.
3- Que decorrido o tempo necessário para a redação das cartas se proceda á eleição da melhor carta.
4- Que a carta eleita seja enviada, por mail, aos presidentes das câmaras onde o problema se põe com mais acuidade, com cópia para o vereador responsável do turismo.

Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor jorgefgoncalves » sábado set 05, 2009 4:57 pm

Boas,

Embora intervenha pouco sigo atentamente os tópicos do forum e desde já quero saudar o companheiro Kobra pela sua frontalidade em abordar um problema do qual ninguém quer falar, pois é mais facil culpar os novatos (como eu) com AC importadas.

Foi com muita satisfação que no passado mês de Abril pus pés ao caminho e fui a alemanha de onde vim de autocaravana, para isso foi indispensavél a ajuda que obtive no forum de varios companheiros pincipalmente da Ana Pressler.

È verdade que não tive nenhuma formação para me iniciar como autocaravanista, apenas imformação do funcionamento dos seus equipamentos, mas também sei que a Formação que os meus pais me deram juntamente com a informação de boas práticas do CPA (onde me fiz sócio ainda antes da legalização da AC), são suficientes para não me rever de rotulado como prevericador, pois sou adepto de parques por uma questão de comodidade e acima de tudo segurança (Exemplos: Parque Verde fase legalização AC, Quarteira Orbitur, Caparica Orbitur, La Marina Alicante).

A continuarem com esses comentários com os quais eu me incomodo e como eu deve haver mais, vejo que só tenho duas opções possiveis:
1º Trocar AC por qualquer desde que seja nacional (pois passo automaticamente a fazer parte de outra elite).
2º Simplesmente vender a AC e considera-la como uma experiência passageira (opção que prevalece).

Para terminar não quero que fiquem com a ideia que eu acho dos que têm AC importada não são prevericadores também são juntamente com os que têm nacionais a juntar a imensos estrangeiros que todos nós vimos nesta altura do ano, a minha sugestão vai no sentido de começar a denunciar essas situações mas com provas tal como fotos comforme está no CampingCar intitulado "ISTO NÃO!!!" independentemente de ser importada, nacional ou estrangeiro de passagem ai sim talvez se inicie um novo ciclo, pois ninguém gostaria de reconhecer a sua AC por razões menos próprias de AUTOCARAVANISTA.
Peço desculpa por me alongar mas é o que me vai na alma...
Cumprimentos,

Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm

ora essa!

Mensagempor decarvalho » sábado set 05, 2009 5:31 pm

Meu caro Jgonçalves...
ora essa!

não ha elites no autocaravanismo a não ser face a quem não tem o gosto de ser autocaravanista....ja que todos os autocaravanistas consideram esta forma de estar e viajar como superior a de outros meios de turismo e de ferias...

a sua presença neste forum é bem um indicio da sua auto exigencia em se inserir no movimento autocaravanista responsavel, e por isso as suas reacções, opiniões, perguntas e contribuições são sobremaneira importantes como alias as do demais aqui trazidas de boa vontade no seu pluralismo.

Os autocaravanistas conscientes são homógeneos em poucas coisas, (a ética ou cartilha e regras de ouro básicas do autocaravanismo) e heterogeneos na maiora delas...e nessa diversidade está a riqueza das possibilidades deste sistema de gozo de tempos livres, ate compativel com actividades profissionais e participação em reuniões institucionais no estrangeiro como tem sido por vezes, o meu caso, e de outros....

a autocaravana é apenas o meio, o instrumento.O que conta mesmo são os neurónios...ou se preferir, a alma de cada um de nós....e neste meio a alma não é apenas até Almeida...é até onde a autocaravana puder ser conduzida!

Quanto ao resto...responsabilidades de acção...quem deve assumir responsabilidades pelo lado do autocaravanismo, de forma institucional...que as assuma mesmo. Claro que ja se msotrou à evidencia o que é que se pode fazer com um projecto, com determinação e com uma estartégia corente. Mas não chega. Ha que obter em Portugal o resultado pratico de Italia com a Lei Franki, o de França coma directiva do Pirmiero Ministro Villpin, e em Espanha coma s Directivas da Mesa do Trafico...com ou sem lei à portuguesa...a menos que a solução seja mesmo aguardar por uma iniciativa comunitária....

Bem haja pelos seus desabafos!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor CS-UMP » sábado set 05, 2009 11:02 pm

Jorge Gonçalves boas noites.
Não é costume eu intervir em fóruns, também nunca fui de clubes/associações, tenho AC á cerca de um ano (importada), tenho acompanhado quando posso o que se passa nos fóruns, no inicio só lia discussões/insultos, pensei vou apagar estes fóruns dos favoritos, pois para sair de AC quando me apetecer, não preciso disto para nada,
Caro Jorge Gonçalves, estou absolutamente de acordo consigo, e em total desacordo com o Sr. Paulo (moderador), parece-me que de moderador, não tem nada, não concordo nada com ele, pelo menos nesta mensagem 813.,por aquilo que tenho ouvido/lido, ao contrário daquilo que se diz muito, acho que os mais velhos são mais «desleixados» que os mais novos, e que na concentração de Abrantes houve pessoal novo que andou apanhar bonés, por isso, mais vale só, do que mal acompanhado.
Exemplos!..
As regras da boa educação não nascem com as ACs, nasce com as bases de educação de cada um, desde que nascem, por esse motivo é que acho que a conversa do Sr. Paulo, mais parece uma conversa comercial.
As pessoas que vêm para aqui escrever que viram isto/aquilo, hoje quase todas as pessoas têm telemóvel, se estão perante um acto impróprio, e que não querem falar por receio dos efeitos secundários dai resultante, acho que a medida CORRECTA, pegam no telefone e chamam a POLICIA/GNR.
Dia 1 de Junho fui de férias até Roma, sempre pela linha de costa, no retorno fui pernoitar numa área de serviço na auto-estrada na zona de marseille, por volta das 03:00/h 3 ACs foram assaltadas, incluindo a minha, estávamos todos a dormir, levaram umas quantas coisas, na AC do lado disparou o alarme, ai reparei que tinham entrada na minha, pela porta do navegador, com silêncio absoluto, ai vesti-me com roupa escura, e fui há caça dos rapazinhos, que estavam ali a meia dúzia de metros escondidos entre os camiões a basculhar as malas que tinham roubado, e recuperei todo o material, fui acordar um alemão que estava numa relote há minha frente, e fui-lhe entregar a mala que lhe tinham tirado com tudo cartões/dinheiro Etc., qual foi o meu espanto!.. O rapaz parecia desconfiado que eu tinha tirado o dinheiro e que tinha entregado o resto.
Ai está uma boa acção, e uma má recompensa.

http://picasaweb.google.com/bastos1964

BASTOS
(SETUBAL)
Editado pela última vez por CS-UMP em segunda set 07, 2009 10:50 pm, num total de 3 vezes.
CS-UMP

Registado: sexta jan 02, 2009 12:42 am

Mensagempor jorgefgoncalves » sábado set 05, 2009 11:40 pm

Caro Bastos,

Bem haja, não por me dar razão mas por compreender a minha mensagem, mais ainda pelo relato do assalto de que foi vitima que isso sim eu considero importante pois AS todos nós utilizamos e calculo que deve ser das piores experiencias que um autocaravanista possa passar.

Folgo em saber da recuperação dos pertences.
Cumprimentos,

Registado: segunda mar 16, 2009 11:51 pm

Mensagempor ASantos » domingo set 06, 2009 10:04 am

Bom dia,

Em minha opinião a questão levantada frequentemente quanto às “autocaravanas importadas” é relativamente à provável ausência das necessárias explicações sobre a conduta e comportamento quanto às regras de utilização. Nunca interpretei de outra forma que não esta. Aliás, caso a interpretação seja directa então apenas seriam auto-caravanistas aqueles que possuam autocaravanas de marcas cujo fabrico seja português, porque importadas são todas as restantes.

Considerando a tipologia da maioria das pessoas que possuem uma autocaravana, eu arriscaria a dizer que apenas uma pequenissima percentagem acede á internet e a foruns. Por isso, o maior esforço a fazer para “espalhar” a informação terá de ser da forma convencional, o papel. Pelo que já foi exposto, o Campingcar tem vindo a fazê-lo mas é necessário que mais entidades o façam.

Antes de adquirir a autocaravana, aluguei uma para efectuar a experiência. Antes do dia de levantar a viatura, visitei alguns foruns e dei-me ao trabalho de ler quase todos os topicos existentes, mesmo os mais antigos. No dia combinado para levantar a autocaravana alugada, fiquei surpreendido pela pouca informação que forneceram sobre os despejos. Não poderiam/deveriam estas entidades facultar uma lista dos locais onde tal é permitido? Será que esta informação vai condicionar o aluguer destas viaturas?

Julgo que muitos proprietários de autocaravanas nem fazem ideia que existem zonas de despejo das águas. A algumas semanas estava parado junto a uma autocaravana espanhola e vieram questionar-me sobre um local para efectuar os despejos. Como tinha imprimido a lista das AS disponivel no site do CAS dei essa lista à pessoa porque simplesmente verifiquei que não tinham qualquer conhecimento desses locais. Então a preparação da viagem?...

Quanto à questão da carta para as Câmaras, a ideia é boa mas a minha dúvida é na forma como a mesma vai ser interpretada. O problema é que será mais rápido e barato e dá menos trabalho simplesmente proibir.

Cps
ASantos
ASantos

Registado: quarta jun 24, 2009 7:18 pm

Mensagempor joaquim » domingo set 06, 2009 2:02 pm

PPL:
Vou tambem dar o meu modesto contributo sobre este assunto que considero muito pertinente. Acho que os maus comportamentos não têm rigorosamente nada a ver com as ACs, se são importadas ou nacionais. Sou muito maçarico nestas andanças e como alguém já disse em baixo a aquisição era um sonho de há muitos anos mas, que só agora pude concretizar...Após a aquisição da AC o meu interesse foi procurar na net e nos locais próprios, tudo onde pudesse recolher ensinamentos, aliás, já disse isto num outro tópico. Registei-me em vários sites e fiquei a saber muito sobre tudo aquilo que podia e não, fazer. Queria dizer que actualmente existem muitas pessoas, reparem que não digo autocaravanistas...alugam ACs não têm tempo nem querem aprender as regras...e depois vão fazer porcaria.Será uma pequena %,,,? pode ser...! No ultimo parque que estive apareceu um italiano, rapazito novo...eu estava tranquilo cá fora da AC sentado e reparo na movimetação do dito cujo. Saca da cassete, olha para um lado e para outro e não esteve com meias medidas vai despejá-la num sitio que dizia "águas sujas" em várias linguas. Ali mesmo ao lado estava um letreiro que dizia onde se devia despejar as cassetes e o tanque das águas sujas. Bom o homem fez para ali uma porcaria, ainda por cima não tinha utilizado papel higiénico apropriado para se desfazer, imaginem a mistura...Cá o rapaz, foi ter com ele e fiz-lhe ver que aquela atitude não era própria, que havia sitios para despejos, mais com gesto do que com palavras, bom ,ele entendeu, foi buscar uma cana para pescar a porcaria que tinha feito, lavou tudo com a mangueira e no fim antes de partir para despejar o depósito de águas sujas veio ter comigo para perguntar onde era o sitio indicado. Despediu-se de mim ao partir e penso que não ficou nada melindrado com a "aula de boas maneiras" a situação...este episódio apenas para ilustrar que não são só os portugueses que fazem m...Se houver a preocupação de nos informar-mos, se formos pessoas bem formadas e tanta inf. que há por ai decerto que as coisas funcionarão lindamente... Por isso, quem anda nisto há muito tempo tambem terá um papel "formador" através dos muitos canais que temos há nossa disposição, na net, no terreno, etc.
O meu cumprimento!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor Paulo » domingo set 06, 2009 11:46 pm

Caro CS-UMP,

(...) e em total desacordo com o Sr. Paulo (moderador), parece-me que de moderador, não tem nada, não concordo nada com ele, pelo menos nesta mensagem 813(..)

Aquilo que discutimos aqui são as ideias e os factos e não as pessoas, pelo que aquilo que o Sr. refere não faz sentido algum sobre as minhas funções adicionais de moderador deste fórum. O meu post foi colocado a título pessoal e não a título de moderador, como qualquer leitor atento pode concluir.

Quando refere que:

As regras da boa educação não nascem com as ACs, nasce com as bases de educação de cada um, desde que nascem, por esse motivo é que acho que a conversa do Sr. Paulo, mais parece uma conversa comercial.

Apenas lhe tenho que dizer que não me conhece, pois se assim fosse saberia que não tenho nenhum lucro ou negócio associado ao autocaravanismo. Se tem algo mais a aclarar, neste âmbito, pode faze-lo publicamente, pois estou completamente à vontade e tranquilo.

Relativamente à questão dos veículos importados, penso que fui bem claro, pois o sentido do meu reparo foi associado ao facto de que esta aquisição raramente passa por um vendedor que alerte o comprador para algumas regras cívicas de utilização. Se ler o meu post com atenção e sem vontade de o levar para outro âmbito, só pode concluir que é este o sentido da observação.

Estes últimos na fase das primeiras saídas, com veículos importados, isto é, adquiridos sem qualquer intervenção de quem poderia dar um pouco de formação cívica na utilização dos mesmos.

É óbvio que o mau comportamento não se esgota neste tipo de autocaravanistas, pois o comprar uma AC importada não vai catalogar essas pessoas de um modo especial ou diferente. O meu post refere estas pessoas no contexto dos que encontrei na altura em que as situações que relato aconteceram...é uma questão de uma leitura atenta daquilo que escrevi.
Paulo
Moderador

Mensagempor Silvia, Lino e Micael » segunda set 07, 2009 9:59 am

Dia 1 de Junho fui de férias até Roma, sempre pela linha de costa, no retorno fui pernoitar numa área de serviço na auto-estrada na zona de marseille, por volta das 03:00/h 3 ACs foram assaltadas, incluindo a minha, estávamos todos a dormir, levaram umas quantas coisas, na AC do lado disparou o alarme, ai reparei que tinham entrada na minha, pela porta do navegador, com silêncio absoluto, ai vesti-me com roupa escura, e fui há caça dos rapazinhos, que estavam ali a meia dúzia de metros escondidos entre os camiões a basculhar as malas que tinham roubado, e recuperei todo o material, fui acordar um alemão que estava numa relote há minha frente, e fui-lhe entregar a mala que lhe tinham tirado com tudo cartões/dinheiro Etc., qual foi o meu espanto!.. O rapaz parecia desconfiado que eu tinha tirado o dinheiro e que tinha entregado o resto.

Desulpe , mas no escuro e em silencio vesteu roupa escura (teve tempo para isso tudo e veu a roupa?? e ainda por cima foi um heroi de recuperar tudo???
Fantasioso no mínimo... não estrá a relatar um episódio do "inspector gadget"
Saudações Caravanistas
Micael, Sílvia e Lino

http://viajarminhoac.blogspot.com/
Silvia, Lino e Micael

Registado: sexta mai 22, 2009 4:39 pm

Uma boa acção!!1

Mensagempor fnunes » segunda set 07, 2009 10:07 pm

Boas!

É de louvar a atitude que o companheiro CS-UMP teve.
Pena é que outros autocaravanista não lhe sigam o exemplo, pois eu comungo da sua a atitude, perante o acontecimento que nos relata.
Já Não concordo e por isso e que eutou num forum para se discutir ideias, quanto ao seu 1º paragrafo, o nosso ilustre Paulo é uma pessoa coerente e não precisa de se justicar pois, quem com ele conctata, depressa que quaisquer dúvidas serão dissipadas.
Voltando ao comportamento de alguns Acs, antes de chamar a Policia/GNR ou outras Forças, demonstrrar-lhes que estão errados e todos os dias estamos a aprender, apesar de muitas vezes, correremos o risco de ser maltratados e sairmos de cena 1º que eles, mas não nos arrenderemos de ter contribuido para melhorar o ambiente e analtercer a nossa condição ce AUTOCARAVANISTAS.

Um Abração
Fnunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor CS-UMP » segunda set 07, 2009 11:34 pm

Meu caro Paulo…

Boas noites, peço desculpa, porque talvez me tivesse excedido um pouco, mas faz parte de mim, sou muito frontal, por vezes até demais.
O Paulo disse:

[b]O Verão de 2009 foi particularmente fértil em situações destas, um pouco por todo lado, mas inevitavelmente com maior frequência no litoral. Com alguma mágoa tive mesmo que partir para o diálogo directo com pessoas que estavam ao meu lado estacionadas (se é que se pode chamar tal…), pois ultrapassavam os limites mais remotos que poderíamos tolerar. Não falo só de portugueses, pois nesta situação estiveram: um italiano (de cuja situação tenho fotos que irei enviar para vários fóruns italianos!), um inglês e vários portugueses. Estes últimos na fase das primeiras saídas, com veículos importados, isto é, adquiridos sem qualquer intervenção de quem poderia dar um pouco de formação cívica na utilização dos mesmos. Pena é que esta “formação”, a qual deveria ser assegurada por parte dos vendedores, quando existe, seja muitas vezes apenas técnica…[/b]

Certamente muitos colegas tiveram a mesma interpretação do que eu tive, ou parecida, só que no anonimato.
De qualquer maneira tudo se resolve, acho que foi a primeira vez que escrevi por aqui, não fique zangado comigo.
Um Abraço
BASTOS

2º-PARTE

Referente ao comentário anterior da Sr Sílvia, Lino e Micael, disse:

[b]Desulpe , mas no escuro e em silencio vesteu roupa escura (teve tempo para isso tudo e veu a roupa?? e ainda por cima foi um heroi de recuperar tudo???
Fantasioso no mínimo... não estrá a relatar um episódio do "inspector gadget"[/
b]

Apesar dos erros ortográficos grosseiros, apetecia-me dizer umas palavrinhas grossas, mas D.SILVIA/LINO, ETC. Não gaste o seu tempo a dizer parvoíces, quando for de férias para fora do pais, Deus queira que não lhe aconteça o mesmo, porque estas situações não são agradáveis para ninguém, (os senhores sabem o que é acordar e verem que as portas foram abertas, e não terem o dinheiro, nem cartões, nem documentos a 2500km de casa, e com o deposito vazio) faço votos para que nunca lhes aconteça.
BASTOS
CS-UMP

Registado: sexta jan 02, 2009 12:42 am

Mensagempor KOBRA » terça set 08, 2009 2:28 am

Boas :

Como os comentarios ja vao longe de mais eu abstenho-me de dizer o que quer que seja pois teria muito mais que comentar neste topico contra os tais proficionais do autocaravanismo pois como compreenderao estou por estes meios a quase 24 anos desde encontros desportivos da federaçao ate organizaçoes pessoais e ja vi e presenciei e inclusive me incomudei com os tais prof mas se querem continuar a chamar aos iniciados ( todos ) de culpados pelas situaçoes que estao a acontecer e nao querem olhar por si proprios abaixo pois entao da que pensar se nao serao piores que os que prevericam alguns prepositadamente outros sem preparaçao e sem aconselhamentos pois nem todos os praticantes de AC tem acesso a estes ou outros foruns e nem todos os vendedores de AC mesmo novas informam devidamente os incautos compradores das suas obrigaçoes com as suas AC isto acontece muito por aqui no norte que e onde eu pessoalmente presencio o facto o que lhes interessa e vender para chegarem ao fim do ano e apresentarem lucros o resto cada um que se desenrrasque ao bom modo Portugues.
Mas quando isto começar a dar para o torto e nao se venderem as Ac e que vai ser o Deus me acuda e la vamos fazer pressao para que haja uma lei ou legislaçao para apoiar as AC.
“Quando se tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do plano.” Gerhard Erich Boehme
KOBRA

Registado: sexta jun 01, 2007 12:19 am

Mensagempor Silvia, Lino e Micael » terça set 08, 2009 1:12 pm

Tudo se resume a CIVISMO. Quando compro uma casa o vendedor não me indica que tenho que deitar o lixo apartir das 18 h nos respectivos locais, de igual forma os vendedores de AC não têm qualquer tipo de obrigação.

Quando compro uma casa não me increvo em nenhum forum nem faço pesquisas de como e onde devo depositar o Lixo.

Pois bem porque? Porque tenho civismo, responsabilidades e direitos....

Não adianta andarem a dizer que a culpa é de terceiros, pois eu sou muito nova nestas andanças de autocaravanas e nunca me passaria pela cabeça despejar as àguas grises na via pública, pois em casa também não atiro pela janela fora a àgua "suja" de lavar a louça.

A culpa é de serem porcos e sem qualquer tipo de principios de civismo, nem respeito pela sociedade.
Saudações Caravanistas
Micael, Sílvia e Lino

http://viajarminhoac.blogspot.com/
Silvia, Lino e Micael

Registado: sexta mai 22, 2009 4:39 pm

Mensagempor Paulo » terça set 08, 2009 1:23 pm

O companheiro Kobra toca em dois pontos importantes, os quais vou destacar, em complemento aos meus posts abaixo.

1 - As acções menos próprias não são "propriedade" dos mais novos nesta actividade. Há um pouco de tudo neste conjunto, pelo que me parece que este ponto está esclarecido e é de aceitação geral. A aplicação de coimas a quem não cumpre é algo que me parece essencial, especialmente nesta fase de desenvolvimento do autocaravanismo.
O conotar negativamente todos os turistas em AC, é realmente um risco que corremos, devido a uma parte que não tem em atenção determinadas regras simples de comportamento. Motivo esse que me faz pensar que a penalização é uma das soluções que contribuirá para a melhoria desta situação, desejávelmente acompanhada de acções pedagógicas despoletadas pelos intervenientes neste sector (clubes/vendedores....etc).

2- Não havendo um interesse directo nesta matéria por parte da generalidade dos vendedores/importadores, todos os esforços que os autocaravanistas e os clubes/associações (formais ou informais) façam por seu lado, terão mais dificuldades em atingir as metas que todos ambicionamos. No entanto, há vendedores/importadores que se esforçam neste sentido e estão preocupados com esta situação.
Penso que, por um lado, é um erro a venda de uma ilusão de "liberdade total", mas por outro lado, quem compra, também deve entender que essa "liberdade total" deverá estar condicionada a regras e normativos legais elementares. O campismo na via pública ou a ausência de cuidados ambientais são falhas que não podem ser aceites em sociedade. Nem em Portugal nem em lado nenhum!
Mas lá está, não são essas "limitações", ou melhor, obrigações básicas de quem vive em sociedade, que tiram o verdadeiro sentido do autocaravanismo.

Caro Bastos, não estou zangado consigo, apenas gosto de colocar os pontos nos "iiis", especialmente quando a minha mensagem tem interpretações diferentes daquelas que o texto transmite. Mas a "falar/escrever" é que nos entendemos.

Abraço,
Paulo
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes