4 Lugares livrete, possivel alterar?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

4 Lugares livrete, possivel alterar?

Mensagempor RMartins » quarta ago 25, 2010 10:50 pm

Boa noite a todos,

vinha por este meio vos perguntar se é possível alterar o numero de lugares de viagem de uma AC.
A minha AC tem 4 lugares de viagem e 4 de dormida.
Serve perfeitamente para nós 3 e foi com esse intuito que a comprei, para nós.
Mas numa viagem ou fim de semana que queiramos convidar a ir connosco um casal amigo já não chega e lá tem de ir um carro atrás..

Será possível acrescentar 2 lugares de viagem no livrete?
Caso seja possível que custos terei para alem como é óbvio dos 2 cintos segurança que teria de por?

Cumprimentos,
Rui Martins
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor paulobraz » quinta ago 26, 2010 7:08 am

A melhor maneira é colocar essa questão directamente ao IMTT.

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Contactos/Paginas/Sede.aspx
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor pressler » quinta ago 26, 2010 7:15 am

Bom dia companheiro

Como sabe as nossas autocaravanas andam sempre a rasar o peso maximo de 3.500Kgs, normalmente têm um peso liquido de 3.150Kg 3.200Kgs para que o remanescente fique para o deposito de 100l, as bilhas de gaz, paineis solares, ar condicionada, panelas, comida, bicicletas e mais algumas coisitas ...
Daí que os lugares de cinto seja quase sempre de 4 pessoas, pois os ocupantes do veiculo não fazem parte do peso liquido mas sim do peso bruto. a media do peso de ocupantes está prevista para 6o/80kgs x 4. Agora faça as contas a 6X 60/80kgs. Ficará com peso amais do que os 3500kgs.
Esta é a dificuldade que o IMTT lhe vai comunicar, mas pode dar entrada do processo que por certo vai ser moroso. Valores devem rondar os 200€.
Só depois poderá aplicar os cintos. :roll:
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor RMartins » quinta ago 26, 2010 12:15 pm

Já enviei email ao IMTT, aguado resposta.
No livrete tenho algo parecido com ,
Peso Bruto Circulação Nacional 3100kg
Tara 2200kg

Só para confirmar, a Tara refere-se ao peso dela sem os extras, só cabine e célula, certo?!
Se assim for ainda tenho uma boa margem.. ;)

Já agora onde poderia pesar a AC só para ter uma ideia do peso dela de momento (com gas,extras,aguas,etc..)
RMartins

Mensagempor ZecaSantos » quinta ago 26, 2010 9:28 pm

Companheiro RMartins,

Pelo que diz você tem disponíveis 900kg para carga, já pesou o material todo? e quando fala em pôr 2 cintos de segurança já pensou onde tem os pontos de fixação? olhe que às vezes não é fácil.

Saudações Autocartavanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor RMartins » quinta ago 26, 2010 10:35 pm

Essa questão do peso é que queria saber.
Fazendo assim por alto, se considerarmos 75kg/pessoa multiplicando pelos possíveis 6 daria 450kg, somando á tara ainda faltam outros 450kg para chegar ao peso bruto.
Agora resta saber quanto pesam os extras que ela ja tem.

Conhece algum lugar onde a possa pesar?
RMartins

Mensagempor ZecaSantos » sábado ago 28, 2010 9:36 am

RMartins,

Atenção ao que leva 450kg pode não ser uma grande margem porque 4 pessoas levam x Kg 6 pessoas levam x+50%Kg, e depois tem 100kg de água, 80kg de gasoleo, mais 50kg dfe gás e toldo? 40 kg +-, só aqui já vaõ 270kg ... atenção ao resto.

Não se esqueça dos pontos de fixação dos cintos.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor RMartins » sábado ago 28, 2010 10:44 pm

terei isso em consideração com certeza companheiro!
O problema é que ainda não sei onde a pesar antes de todas a possíveis alterações que possa vir a fazer.

Quanto aos pontos de fixação dos cintos terei de falar com o stand para melhor aconselhamento.
RMartins

Mensagempor RuckFules » quinta set 23, 2010 8:05 pm

Sei que já vem tarde a resposta a este tópico, mas aqui deixo alguns dados sobre a minha AC e alguma pesquisa que fiz.

A minha AC tem no livrete 2875kg de Tara, 3400Kg de Peso bruto.
Na inspecção B, para fins de homologação nacional acusou 2835kg com meio depósito de gasóleo, alguma água nos tanques, mas de resto estava vazia (sem carga).
Tem averbado no livrete original (ainda alemão) 8 lugares!! Apesar de achar estranho, e não ter intenção de fazer com a AC serviço para a Carris, fiz uma pesquisa da legislação sobre lugares e cintos de segurança, e percebi o porquê dos 8 lugares.
Além dos lugares de condutor e passageiro, tem mais 2 lugares na mesa da sala (central) com cintos. Na retaguarda, onde tem outra sala/quarto, tem mais 4 lugares, sendo estes longitudinais. Segundo a legislação, lugares longitudinais não são obrigados a ter cintos de segurança (pois estes seriam mais perigosos que seguros). Portanto dá no total 8 lugares, que ficaram registados no Modelo 9 do IMTT para fins de homologação.

Cumprimentos e boas viagens.
Carlos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor RMartins » quinta set 23, 2010 10:36 pm

Não vem tarde não "Vizinho" :)

Obrigado por partilhar a sua experiência.
De qualquer maneira ainda não obtive qualquer resposta do IMTT.
RMartins

Mensagempor cookie » quinta set 23, 2010 10:45 pm

a nossa ac tem um banco longitudinal... então, será facilmente possível incluir, pelo menos mais um lugar de viagem? isto depois de atender ao peso claro...

porque actualmente temos 4 lugares de viagem e 5 de dormida quando o ideal seria 5 viagem e 5 dormida.

estas questões são tratadas só com o IMTT certo?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor RMartins » quinta set 23, 2010 10:51 pm

No meu caso banco longitudinal não tenho mas tenho um de 2 lugares que esta "virado para trás".
é o que faz de banco para a mesa de jantar.

cookie, se conseguir alguma resposta deixe aqui o email que enviou para também tentar, já que ainda não tive resposta até hoje para onde enviei o meu pedido de informação.
RMartins

Mensagempor txinho » sexta set 24, 2010 8:22 am

cookie Escreveu:a nossa ac tem um banco longitudinal... então, será facilmente possível incluir, pelo menos mais um lugar de viagem? isto depois de atender ao peso claro...

porque actualmente temos 4 lugares de viagem e 5 de dormida quando o ideal seria 5 viagem e 5 dormida.

estas questões são tratadas só com o IMTT certo?

Sim essas questões são tratadas no IMTT, tendo eu como experiencia aquando da legalização da minha AC, antes de qualquer coisa aconselho, que ligue para o n.º 808 50 20 20 (por mail, no meu caso, ainda não recebi resposta desde Maio) ou tentar pesquisar neste link (já tentei mas não encontrei nada que se assemelhasse ao caso, tambem não estive muito tempo a pesquisar). :cry:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... culos.aspx
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor pressler » sexta set 24, 2010 8:58 am

Bom dia companheiros,

Desculpem a decepção que vos vou dar... :cry:
No outro dia descobri que a minha Roller Team tinha no livrete 5 lugares: 2 nos bancos da frente, 2 no banco da mesa e onde estará o outro?
É que só tenho 4 cintos!!! Tenho um banco lateral que dá para 2 pessoas mas não tem cintos.
Eu e o Rui começámos numa pequena/grande discussão. Eu realmente gostava de ter 5 cintos, pois dava para levar a minha filha e as minhas afilhadas. Também se punha a questão de, no dia em que eu for á inspecção com a AC chumbar por me faltar o 5º cinto?
O Rui foi consultar a legislação na internet para os veiculos de categoria M1 ligeiros passageiros, imprimiu e trouxe para casa. Eu á noite virei o texto todo, chegando á conclusão que os bancos laterais nunca poderão levar cintos porque as pessoas só podem viajar sentadas para a frente ou para trás e nunca de lado!!!
Esta Lei é Europeia e foi rectificada há pouco tempo e destina-se a obrigar o uso de cinto nos veiculos M1. Ambulancias, carros funerarios, carros prisionais, autocaravanas... Tem a particularidade de obrigar á utilização de cinto pelos prisioneiros, mesmo que algemados de mãos e pés.
Um cinto de segurança tem que vir agarrado á estrutura do veiculo e seguir montes de normas, pelo que ou os cintos vêm de origem, ou será dificil conseguir aplicar e legalizar mais um cinto. ainda lá tenho as folhas com o Decreto-Lei, se quiserem eu depois informo-vos.
Os unicos veiculos que não são obrigados a ter cinto são os carros antigos de colecção e os anteriores á 1ª lei Portuguesa sobre a obrigatoriedade de uso do cinto, daí que ainda se vejam jipes da GNR e outros com as pessoas a viajar de lado.
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor cookie » sexta set 24, 2010 9:05 am

companheira, será que me pode facultar qual a legislação em concreto que se aplica a este caso?

obrigada.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes