Camping Cheque Versus Orbitur

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Camping Cheque Versus Orbitur

Mensagempor fluis » quinta fev 25, 2010 1:07 am

Boa noite,

O Camping Car Magazine nº 218 de Março de 2010, traz 2 suplementos. Um deles trata-se de um mapa com a lista de Aderentes à fórmula Camping Cheque e a sua respectiva distribuição geográfica.

Em Portugal só existem 3 aderentes, o Vale Paraíso na Nazaré, o novo Zmar e o Turiscampo em Lagos. Com esta fórmula, os camping’s tentam atrair os autocaravanistas a utilizarem os seus serviços de uma forma legítima, com recurso a uma tarifa mais reduzida e por isso seguramente mais adaptada à utilização que é feita por parte dos autocaravanistas. Com uma tarifa de 15 €, incluindo 1 lugar, 2 pessoas, electricidade, acesso aos sanitários, 1 cão se o camping os aceitar, utilização da área de serviço.

Nem a propósito, vi hoje no blogue do nosso companheiro José Vieira (http://viajarsemdestino.blogspot.com/2010/02/orbitur-no-bom-caminho.html), que a Orbitur para atrair os autocaravanistas aos seus parques iria praticar um desconto de 20% na tarifa das autocaravanas, a aplicar desde que o período de permanência seja entre as 18:30 e as 09:30, não incidindo o desconto sobre a electricidade.

Tratando-se da Orbitur, cujo administrador Manuel Dias, tem sido sempre um defensor da obrigatoriedade das ac’s pernoitarem em camping, não consigo estar tão optimista com esta campanha da Orbitur como o meu amigo José Vieira, sendo para mim difícil acreditar que desde as Jornadas técnicas no Algarve para agora, a Orbitur deixou de lutar para que as autocaravanas recolham obrigatoriamente aos campings, para os passar a tentar convencer pela via correcta, ou seja tentando atrai-los através de uma tarifa especialmente adaptada às autocaravanas de passagem? Por mim sou céptico, para além de que o desconto agora aplicada, está longe das fórmulas camping cheque e do stop accueil.

Apesar de, para mim, a Orbitur ter dos melhores parques de campismo do país, pouco faz para criar condições especialmente adaptadas ao autocaravanismo nos seus parques. Já alguém viu no seu interior, uma zona de estacionamento adaptada plana e compacta reservado às autocaravanas? Eu não vi! O que já vi foi armadilhas não assinaladas onde a autocaravana fica enterrada na areia, a mim já me aconteceu, por exemplo, na Nazaré. A área de serviço do Camping de Montargil, da ultima vez que lá estive, era simplesmente uma caricatura, feita certamente por quem não percebe nada do que é uma autocaravana e suas necessidades, e onde para lá chegar riscamos a autocaravana em árvores que deviam estar aparadas e não estão, e com as obras efectuadas no mesmo o ano passado a área de serviço ficou simplesmente inacessível e o caminho de circulação provisório no parque levava as autocaravanas a passar por outras arvores mal aparadas e com as mesmas consequências ou seja uns belos riscos.

Repare-se que não sou fundamentalista neste aspecto e nada me move em particular contra a utilização dos camping’s por parte dos autocaravanistas, aliás com 2 rapazes pequenos cheios de vida, de vez em quando um fim-de-semana passado num camping permiti-lhes a eles gastarem as energias e, a nós um pouco descanso, já que eles deixam de estar confinados a 2 metros quadrados, nada disso, o que eu sou contra é com a tentativa de sermos obrigados a pernoitar em camping’s caso contrario estamos a praticar campismo selvagem!!!

Em relação à Orbitur vou esperar para ver, se para além destas benesses, iremos assistir a mudança de atitude em relação aos autocaravanistas, no que diz respeito à obrigação de utilização dos parques de campismo para pernoitar, ou pelo contrario será apenas o arranjar de mais um argumento na sua tentativa de nos confinar a pernoitar nos camping’s.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Papa Léguas » quinta fev 25, 2010 9:53 am

Bom Dia.

Sobre esta matéria, com cujo texto de "fluis" concordo no que às ideias de força respeita, pronunciei-me no mesmo sentido no Blogue do Papa Léguas num texto intitulado "Aproveitar os descontos? Sim, e basta!".

Permito-me transcrever uma parte substancial desse mesmo texto que diz o seguinte:

"Recordamos que ainda não passaram 20 dias sobre as afirmações de alguém que afirmava que as autarquias e as autoridades deviam actuar em conjunto e levar os autocaravanistas a criar valor económico nos parques de campismo.

Não temos conhecimento que estas intenções tenham sido alteradas e, também me não parece, que a concessão de um desconto, forçado pela conjuntura, seja uma evidência que possa ser interpretada como uma concordância com o direito de os autocaravanistas estacionarem/pernoitarem fora dos Parques de Campismo. No dia em que o presidente da Aecamp, Manuel Dias e também administrador do grupo Orbitur, o disser, aplaudirei de pé.

Mais parece, e é, uma medida de natureza meramente comercial.

Vejamos o que dizia o Barlavento online – Jornal de Informação Regional do Algarve – de 3 de Fevereiro de 2010:

Para o presidente da Associação Portuguesa de Empresários de Camping e Hotelaria ao ar livre (Aecamp), o problema está «na falta de fiscalização das autarquias e das autoridades», que deveriam «actuar em conjunto e levar os autocaravanistas a criar valor económico nos parques de campismo».

De acordo com Manuel Dias, apesar de uma autocaravana poder estar parada num parque automóvel, isso não dá ao condutor o direito de aí pernoitar, uma vez que «está a fazer do transporte um espaço de alojamento».

«Se, por força da lei, os parques de campismo estão obrigados a estruturar-se para receber este tipo de turistas, não se percebe por que têm de continuar a ver o seu negócio na rua», entende o também administrador do grupo Orbitur.

Aproveitar os descontos é uma coisa; supor que isso representa uma alteração dos conceitos é outra."
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Autocaravanismo Versos Parques de Campismo

Mensagempor josegon_calves » quinta fev 25, 2010 1:24 pm

Boas tardes Companheiros e Companheiras,

Na sequência do descrito pelos Companheiros FLUIS e Papa Léguas, resta-me dizer apenas dizer o seguinte:

Todos nos querem... mas longe!!!

E digo isto porque:

Na Revista de Campismo e Montanhismo de JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO de 2009, já com um ano de vida, ou quase, uma Reveista da FCMP, numa reportagem intitulada de "O Estranho Caso do Algarve", páginas 2 e 3, alguém, de nome José Iglezias Gonzalez, diz o seguinte:

"...
*Os preços devem ser razoáveis, em consonância com o serviço e o poder económico do país. Há que ter em conta que o espaço utilizado será muito menor, tanto que pode reduzir-se a menos de um terço de uma parcela habitual. É inegável que estas medidas podem trazer benefícios para o proprietário.
..."

Pois é! Lá Conclusões acertadas têm estes senhores! Agora acertar as palavras com os actos......

O que eles apenas querem é ver-nos o mais longe possível!

Haverá algum Parque de Campismo que pratique taxas mais baixas para serviços prestados a autocaravanas em contraponto com as caravanas???

Resposta, NÃO!!!

E contudo, quando procuramos os Parques de Campismo para neles procedermos à prática de Campismo, apesar de ocuparmos muito menos espaço que as caravanas, pagamos invariavelmente muito mais!!!

Dará para entender?

NÃO!

E depois vêm dizer que nos querem limitados aos Parques de Campismo???

Só se for para nos "sugar" até ao "tutano"!!!

Descontos sim, e basta!!!

Desculpem a minha rispidez neste tema, mas ele revolta-me de facto!

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor pressler » quinta fev 25, 2010 1:33 pm

Boa tarde FLuis,

Eu não tomo o partido de ninguém, mas se possivel aproveito o que me dão desde que cumpram a palavra dada e á letra.
Como podem ver no meu blog e no site do CAI que está em construção, foi aplicada esta manhã uma informação de que além dos descontos de permanencia para os ACs em regime de pernoita, também têm tarifas exclusivas para despejos em 13 parques de campismo.
O preço de utilização destes serviços é igual á tarifa de visitantes que varia de parque para parque e consoante a época do ano. Vai de € 2,60 a 5,50 (agosto).
Numa altura em que a nossa preocupação também é a falta de locais para despejo de modo a que não haja desculpas e vão "aos pinhais", será de experimentar.
Não creio que depois de nos apanharem lá dentro nos obriguem a lá ficar!
O presidente da AECAM pode declarar o que quiser, mas tem ordenados para pagar e está a ver o negocio a fugir-lhe. Não nos pode obrigar a pernoitar nos parques porque a Lei não está do lado dele. Aliás, com tantas infraestruturas criadas pelos municipios neste país quem pode dizer que são ilegais?
Eu tambem já tive problemas num parque em Ferragudo(Algarve), mas esse era do CCL. Apesar disso, voltei a ir a outro parque deles em Melides e dei-me muito bem!
Segundo a responsavel da Orbitur, o parque de Montargil já tem a AS em condições. Se alguem se der mal ao utilizar estes serviços, deverá fazer reclamação ao responsavel do parque e á administração da Orbitur e pedir o livro de reclamações. Serviço pago, serviço prestado.
Caso queiram a lista dos parques com fotos e coordenadas para aplicarem na vossa lista de ASs, o MIDAP já as tem e com a devida autorização do Seco posso mandar-vos.
Creio que Roma e Pavia não se fez num dia e que devagar se vai ao longe.
Saudações :wink:
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Custos

Mensagempor josegon_calves » quinta fev 25, 2010 1:58 pm

Boa tarde Companheira AnaPressler,

Quereria apenas assinalar que o Parque de Campismo de Fão, propriedade do Clube de Campismo e Caravanimo de Barcelos, cobra uma Taxa de 2€, a sócios e não sócios, acho que de Janeiro a Janeiro, pela prestação de um serviço de inclui, abastecimento de água potável e descarga de todo o tipo de efluentes.

Mesmo assim, são 400$00 para quem já esquceu os $$.

Agora 1.100$00 (5,50€) por 100 litros de água, que não custarão mais que 100$00 (0,50€), e descargas...

É realmente querer ver-nos pelas costas ou então, como atrás mencionei, "sugar-nos" até ao "tutatno".

Estamos em Portugal, onde o nosso poder de compra não se pode comparar a nenhum da Comunidade Europeia, e contudo, os nossos preços acompanham sempre os da União Europeia!!!

Mas isso são outras guerras!!!

Eu frequento frequentemente Parques de Capmismo, no verão, feitas as contas, cerca 900€, só estadia, faz-me pensar se não será preferível ir para uma Pensão ou mesmo um Hotel, e estacionar a minha "bichana" no quintal da minha sogra só para apanhar ar!

Não leve mal o meu desabafo, mas hoje estou do contra!!!

A Companheira não tem nada a haver com os custos que se praticam cá no nosso Reino de Portugal!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Mensagempor pressler » quinta fev 25, 2010 2:38 pm

Boa tarde companheiro Jorge

O que mais aqui interessa é o aparecimento de novos locais de descarga/carregamento. A taxa maxima é aplicada só no mes de Agosto!

Se os valores são grandes, os preços das nossas autocaravanas também o são! Podiamos comprar uma tenda que ficava bem mais baratinho...
Não tinhamos de pagar seguro, IUC, o IPO, não precisavamos de LCDs para ver TV, bastava ligar o radinho a pilhas daqueles da feira de 5 euros.

Um bilhete de cinema custa mais de 5euros, um maço de cigarros quase 4, um café 1 euro...

Que venham mais areas de serviço para despejos e a pagar 3 euros, ou as camararias a custo zero ou tambem a pagar!!!
Interessa é que as façam! E que ninguem nos acuse de maus, porcos e feios!
Companheiro não estou nada, nada, em dia não...
saudações
ana pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor fluis » quinta fev 25, 2010 5:03 pm

Cara Pressler

Como decerto poderás imaginar, as devidas reclamações foram sempre feitas, quer junto dos respectivos Parques, quer junto da Administração da Orbitur. Posso, no entanto, dizer que as mesmas caem “em saco roto”. Sem adiantar muitos pormenores, posso dizer que tivemos uma situação de ataque de um cão aos meus miúdos, com algumas consequências no caso do mais novo, num dos Parques da Orbitur. No caso, o animal encontrava-se a cargo da concessionária do restaurante, através dum protocolo com a Escola de Cães-Guia da Associação Beira Aguieira. Foram tomadas as devidas providências. Da Escola obtivemos uma resposta espectacular, e a devida preocupação com a situação da criança. Da Administração da Orbitur e depois de várias insistências sempre com a resposta de que estavam a analisar o caso, ainda o devem estar a analisar. Só que o caso passou-se no final de 2005.

Daí, e visto tratar de uma situação grave e de uma criança, o respeito foi nulo, pelo que podem concluir o respeito que tenham com as queixas relativas aos problemas das AC’s. Sou frequentador dos parques da Orbitur há mais de 15 anos e cheguei a ter o Cartão Orbitur, mas as situações foram tantas que cada vez menos lá paro.

Quanto ao Parque de Montargil, folgo em saber que a área de serviço já se encontra em condições, mas se essas condições forem as que tinha antes das obras da piscina, continua a não ter condições para uma autocaravana fazer os despejos e abastecer de água. Quem conhecer o espaço a que a Orbitur chama de área de serviço poderá julgar por si.

Nada me move contra o facto da Orbitur estar a criar condições específicas para as AC’s, apenas duvido muito das suas boas intenções. Não esquecer que o presidente da AECamp e o administrador da Orbitur são a mesma pessoa, e bem sabemos as posições que tem tido em relação ao autocaravanismo.

Relativamente à questão da lista dos parques, o CampingCarPortugal sempre agradeceu toda a colaboração prestada pelos foreiros para actualizar a lista de Áreas de Serviço, pelo que se o MIDAP nos fizer chegar essa lista, faremos a devida actualização, desde que se confirme uma tarifa razoável para a utilização em exclusivo da área de serviço, na reestruturação que estamos a efectuar à secção de áreas de serviço do portal, só irão ficar os camping’s que permitam a utilização da A.S. por autocaravanas de passagem.

Mesmo assim para mim não chamo razoável uma Tarifa de 5,5 €. Para uma área, por exemplo, como a de Montargil, em que os despejos são efectuados em plena concorrência e algum desconforto perante os que tentam lavar os carros, o barco, as motos de água e moto 4, já que aquilo que é considerado a área só permite o despejo da cassete, sendo o abastecimento e o despejo das águas cinzentas efectuados na zona de lavagem de carros cujas dimensões não permitem o acesso pleno da ac, restando como única possibilidade a manobra de modo a colocar a zona de despejo na zona da grelha, mas tudo isto em prejuízo, e perante o olhar reprovador, dos restantes utentes.

Para terminar ficam algumas imagens tiradas no parque de campismo de Montargil o ano passado, as quais ente outras, foram alvo de uma exposição feita à orbitur com o resultado a ser o mesmo ou seja zero:

Imagem

Imagem

Imagem
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta fev 26, 2010 12:35 am

Companheiros:
Ontem, ao procurar na Net áreas de serviço (públicas e gratuitas) para ACs em França, situadas à volta de Leoville (uma vila onde em tempos trabalhei e onde tenho amigos), encontrei - num raio de 50 km - um total de 32 estações!!
Isto dá uma ideia de como estes senhores que em Portugal gostariam de nos "obrigar" a pernoitar em parques de campismo estão desligados da realidade.
Defendessem eles a pernoita de ACs fora dos campings, através da criação de uma rede nacional de AS públicas (gratuitas ou pagas), com a consequência de a prazo Portugal ficar conhecido lá fora exactamente por deter essa capacidade, e então sim, comoçariam a ganhar bom $$ com as ACs.
Se os franceses, alemães, e outros viessem mais a Portugal, e apenas 10 ou 20% de entre eles decidissem ir de vez em quando para um camping só para descansar e "recarregar baterias", os parques de campismo veriam o seu negócio crescer em flecha.
Mas para isto é preciso paciência, inteligência, e perspectiva de longo prazo, qualidades que infelizmente não estão ao alcance de todos.
Os descontos são bem vindos, mas não resolvem o essencial do problema. Costuma dizer-se que gato escaldado...
Tenho dito.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Autocaravanismo Versos Parques de Campismo

Mensagempor josegon_calves » sexta fev 26, 2010 7:25 am

josegon_calves Escreveu:"...
*Os preços devem ser razoáveis, em consonância com o serviço e o poder económico do país. Há que ter em conta que o espaço utilizado será muito menor, tanto que pode reduzir-se a menos de um terço de uma parcela habitual. É inegável que estas medidas podem trazer benefícios para o proprietário.
..."

Bom dia Companheiros e Companheiras,

No meu post de ontem às 13H40m, que transcrevo, o que disse, o que mantenho, o que direi sempre, é que existe um preço exageradamente alto praticado para uma estadia em Parques de Campismo Portugueses em contraponto com uma estadia em Caravana.

Uma autocaravana, de passagem, ocupa realmente muito menos espaço que uma caravana e paga sempre mais. Muito mais!

Sei do que falo! Adquiro todos os anos o Guia de Parques de Campismo em Portugal onde vêm assinalados todos os custos!

Sei do que falo, porque já fui utilizador de caravana e sei o espaço que ocupava.

Também já fui praticante de Campismo em Tenda, com muito orgulho, e sem vergonha alguma! Mantenho na minha autocaravana uma tenda "iglo" para acolher amigos quando estes excedem os lugares disponiveis na autocaravana!

Já acedi a Parques de Campismo, em Portugal, apenas com a tenda, porque os mesmos não dispunham de espaço para albergar a minha autocaravana. A estes Parques de Campismo eu costumo apelidar de 2ª. residência para muitos. Daqueles que possuem instalações absolutamente fixas durante o ano inteiro.

Não é, portanto, por ser proprietário de uma autocaravana, custe ela o que custar, que estou disponivel para pagar um preço exageradamente alto por um serviço, seja ele qual for!

Entendo que o custo das coisas deve ser compativel com o valor das mesmas, em tudo na vida!

Claro que não custa nada abrir a boca e mandar um número ao ar a ver se cola... Há quem cale e consinta, há quem não aceite e recuse! Incluo-me no segundo grupo!

Não é por um maço de tabaco custar cerca de 4€, deixei esse vício há muitos anos por entender que o mesmo me queimava a saúde e o dinheiro, que vou aceitar um preço de 4€ (800$00) por algo que entendo que não vale mais que 1€ (200$00)!!! Apesar de pagar em €€€ continuo a fazer as contas em $$$. É que o dinheiro custa-me a ganhar!!!

Todo este "paleio" para dizer que não tenho que pagar os desvaneios de outros. Se querem ser proprietários de algo, procedam previamente a estudos de viabilidade económica e, se o mesmo concluir que terá viabilidade, avancem! Agora não me peçam para pagar os funcionários e etc. de algo que não responde às minhas necessidades ou ambições, só porque alguém quis ser proprietário e concluiu depois que a coisa custa mais do que pensava.

Frequento regularmente Parques de Campismo, reafirmo, mas nada me impede de comparar um custo/serviço prestado em Portugal e o mesmo custo/serviço prestado em Espanha. E sabem que mais, é muito mais barato do outro lado da fronteira com uma qualidade muitíssimo superior. Infelizmente, tenho que defender os nossos irmãos espanhois, é apenas uma questão de contas! Nem na Orbitur, que são de facto os que melhores serviços/qualidade oferecem em Portugal se comparam aos dos medianos parques de campismo aqui ao lado. E quando falo aqui ao lado, não falo na Galiza. Falo da Andaluzia.

E é só!

Cada um paga o que quer, mas eu não aceito pagar 1.000$00 apenas por entrar, descarregar 100 litros de águas residuais, abastecer outros 100 litros de água potável e sair! Não! Eu, não aceito!

Mas não impeço quem o aceite!!! Cada um age em função dos seus princípios e valores.

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

despejos

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quarta mar 03, 2010 10:55 am

Enquanto em Portugal não existir alternativa estamos confinados ao que existe.

Não sejamos tanto individualistas e façamos algo para ter melhor condiçoes nas nossas passagens por este Portugal.

Agora NUNCA utilizemos desculpas esfarrapadas para sermos PORCOS e ABUSADORES DO ESPAÇO
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta mar 03, 2010 1:41 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde em particular para CCLV-CANOAGEM,

Companheiro, já ando de autocaravana há pelo menos 13 anos. Do tempo em que nem se falava em Áreas de Serviço. No entanto, nunca ninguém me viu, por que não o fiz, descarregar liquidos pelos campos e montes! Sempre o fiz, com maior ou menor dificuldade, pagando ou gratuitamente, essas descargas em Instalações Sanitárias! Mesmo actualmente, com várias Áreas de Serviço já existentes em Portugal, não me privo de efectuar essas descargas em qualquer Estação de Serviço ou outro local dotado de Instalações Sanitárias, com autorização e deixando mais limpo o local do que aquilo que o encontrei! E sou EU que procedo a esses trabalhos sem qualquer tipo de vergonha!

Mais! Por mais Áreas de Serviço que sejam criadas em Portugal, por mais Parques de Campismo que ofereçam Serviços a preços condizentes, acreditem, continuarão a existir no "meio" os PORCOS, os FEIOS e os MAUS!!! Nem duvidem!!!

Poderão ter todo o dinheiro do mundo para adquirir as melhores e mais sofisticadas autocaravanas, mas não conseguirão comprar a Educação, o Respeito e o Civismo! Infelizmente!!!

Disso tenho consciência! Mas qualquer coisa poderemos mudar se exercermos sempre o nosso Direito de Cidadania ao chamar à atenção dos prevaricadores e, se for caso disso, denunciá-los junto das Autoridades competentes!

Se estas actuarem em tempo útil, a normalização do Cumprimento das Regras será rapidamente reestabelecida!

Vêja-se o exemplo do comportamento dos peões no atravessamento das passadeiras, e ai incluo-me. Durante anos e anos ninguém nunca foi chamado á atenção ou sequer autuado. Foi um "deixa andar" que quase se tornou num "direito adquirido"!

As autoridades decidiram agora começar a intervir. No minha apreciação, nunca deveriam ter deixado de intervir, e não seria agora necessário vir a terreiro chamar os peões de desobedientes e por ai fora!!!

É tudo uma questão de não deixar criar precedentes e as coisas resolvem-se com a Legislação que existe. Nada mais!!

E era só esta chamada de atenção, julgo que muito oportuna, dada a divulgação que está a ter na comunicação social.

Cumpram-se as Regras e as Leis e tudo está bem!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes