Boas,
Este e um topico sobre o quela nao se encontra muita informacao, portanto vou tentar descrever o que vou fazer e como faze-lo.
A minha bateria 250aH Deep Cycle de chumbo este inverno nao gostou do frio. Ja tem uns anitos e tinha ja visto que a "performance" nao era a mesma, PDI....... Tinha de fazer uma escolha, ou comprava outra ou fazia um upgrade para LiFePo4 e supostamente ficava descansado por uns bons anos e seguintes. Hora de ler, ler, ler e ler e ver reviews, composicoes de celulas, BMS etc. etc. Enfim tirar um curso online sobre baterias. Encontrei logo um problema precisava de algo que desse mais de 100aH de descarga devido a maquina de cafe (1300W) e algo que aguenta o frigo (de 4A) por dias (nao estou para ir para parques e pagar). Portanto encontrar algo com a BMS superior a 100A era fulcral. Contactei varios empresas para cotacoes, bms/smart bms, medidas etc. etc. e obtive precos assustadoras quase me levando a desistir do projeto. Apos ter lido num forum fora do pais que afinal havia outra maneira e com a mesma qualidade voltei a procura e consegui fazer um "kit" por um preco engracado. As reviews sobre a bateria eram bons, acabei mesmo por falar com quem ja os tem e decidi fazer!! Proximo passo: carregadores e conversores dc-dc. O Eletroblock da minha Hymer nao consegue carregar baterias LiFPo4 portanto tinha de comprar um carregador (230V) mais pesquisas, mais leituras e acabei por comprar um de 20A, sei que com uma bateria de 200aH levara 10horas para carregar mas como nao estou sempre ligado "a rede" sera para uso esporadico e quando estou ligado e sempre por tempos longos, ha tempo para carregar. Proximo era o DC-DC carregador, e preciso porque a bateria "chupa" tudo o que o alternador consegue debitar e pode incendiar, avariar ou mesmo dar cabo do sistema todo. Comprei um de 40A, e deve chegar. Quem esta a ler isto deve pensar que sou maluco mas explico: tenho 700W de paineis solares no telhado e um MPPT que consegue lidar com LiFePo4 portanto estou sempre a carregar a bateria e nao me preocupo muito com o valor de carga "fixa" ou "movel" visto ter sempre o solinho a disposicao que deve "tapar" o gasto diario sobre os quais ja fiz a conta. Pior consumo que tenho e a maquina de cafe mas tambem nao funciona continuo, o arcondicionado e de uso esporadico no verao e o aquecedor a gasoleo "so" consome 10A no arranque e depois passa para 2-3A........
Proximo passo: carregamento de duas baterias diferentes nao compativeis........ Apos leituras e pesquisas tinha de arranjar uma solucao para separar os dois sistemas, habitaculo e motor. Vou fazer da seguinte maneira, parte do motor ira carregar com o alternador e o Eletroblock originais deixando separado do habitaculo por completo felizmente toda a cabelagem esta la e em condicoes portanto dai da pouco trabalho. Na parte do habitaculo vou carregar pelo novo carregador 230V, o alternador atraves do carregador DC-DC e os paineis solares. Assim tenho dois sistemas separados (os negativos do habitaculo estao todos separados do chassis) e nao devo ter problemas com correntes cruzados.
Apos instalacao do frigo fiz revisao de toda a instalacao eletrica portanto so sera preciso desligar o eletroblock e o Cyrix. Os cabos que iam da bateria do motor para a bateria do habitaculo irao servir para alimentar o carregador DC-DC e os que iam do Eletroblock para a bateria do habitaculo irao ser desligados. Assim fico descansado e nunca mais preciso de mexer. Vai ser uma aventura que o espaco e apertado, tirar a bateria "velha" de 75Kg do buraco vai ser uma aventura mas julgo que ira valer a pena.
Claro que tenho de agradecer a todos que ja fizeram algo parecido e deixaram a suas experiencias para todos lerem. Tenho de agradecer tambem ao Sr. Antonio Ribeiro (nao sei se faz parte deste forum) pela dica da bateria e espero poder ajudar alguem com este projeto relatado aqui.
Para os curiosos: bateria LiTime 200Ah PLUS, carregador 230V/20A LiTime, carregador DC-DC 40A Litime, material pequeno necessario tenho aqui, horas de trabalho nao contabilizo (e para mim) e ficou tudo por menos de 750€.
Assim que chegar tudo, tudo instalado, ligado e testado volto para dar a minha opiniao e se valeu a pena ou nao.
Beco