Dúvidas elétricas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Dúvidas elétricas

Mensagempor Fan1893 » terça jun 15, 2021 9:08 pm

Boa noite,
Pediram-me para tratar da parte elétrica de uma carrinha com um sistema solar, como única forma de carregamento de uma bateria de 100ah.
Não tendo experiência em eletricidade-auto, surgiram-me algumas dúvidas:
- Saída Load do controlador solar. Tenho visto vários esquemas e uns usam essa saída, outros nunca a usam para nada. Quais as vantagens e desvantagens?
- Ligar o negativo ao chassi da carrinha. Eu, no meu esquema, não o fiz. Mas já vi vários esquemas que o fizeram. Quais as vantagens e desvantagens?
Obrigado
Fan1893
 
Mensagens: 8
Registado: terça Oct 06, 2020 11:16 pm

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Kimzé » quarta jun 16, 2021 4:03 pm

Boa tarde companheiro Fan1893.

Por aquilo que escreveu, também tenho dúvidas, o que quer saber realmente?
Como deve saber da minha parte, posso ajudar na área de energia solar, não me quero meter na elétrica auto.
Mas não sei se já tem painel ou painéis montado(s), ligado(s) e de quantos Watts, se for mais que um, se são ligados em paralelo ou em série, se já tem controlador montado, ligado, de que tipo e amperagem?
Você só refere a saída Load.
Não sei se tem dúvidas na montagem desse equipamento ou já está montado e tem dúvidas na ligação?
Sei que não ajudei, mas tente ser mais específico, para eu puder saber realmente onde me posso prenunciar.

Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Fan1893 » quarta jun 16, 2021 9:19 pm

Desde já agradeço a resposta.

Não tendo grande experiência em eletricidade-auto, para ajudar a quem me pediu ajuda com a parte elétrica, andei a ver alguns esquemas. E reparei que em alguns a saída Load (símbolo da lâmpada) do controlador do painel solar era usada, mas noutros esquemas não, ligavam tudo à bateria que, por sua vez, esta está ligada à saída da bateria do controlador solar (sendo, a única coisa que vi sempre comum em todos os esquemas que vi é que no caso de haver inversor, este estava sempre ligado à bateria).
Gostaria de saber o porquê disto, quais as vantagens/desvantagens de ligar luzes e fichas USB (para carregamento de telemóveis, etc) à saída Load do controlador e as vantagens/desvantagens de ligar as mesmas coisas diretamente à bateria.
Por exemplo: compressorcompressor/geleira de 40w, onde ligavam? Saída Load ou Bateria?

A outra dúvida prende-se com o circuito negativo. Em alguns esquemas vi no comum ligado ao chassi da carrinha, noutros não (o que desenhei também não está). Mas gostaria de saber vantagens/desvantagens de ligar o comum à carroçaria do veículo.

Espero que tenha sido mais esclarecedor na apresentação das minhas dúvidas.
Fan1893
 
Mensagens: 8
Registado: terça Oct 06, 2020 11:16 pm

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Kimzé » quarta jun 16, 2021 11:58 pm

Boa noite companheiro Fan1893.
Continuo a não ter a informação mais específica.

Mas vou tentar esclarecer como as coisas funcionam, pensando que o objetivo, será carregar uma bateria de 100Ah e fazer uma ligação de um frigorífico (penso que seja 12v) e restantes equipamentos de luzes, algumas fichas USB e ainda um inversor de corrente, que irá tudo funcionar com os 12v da bateria.

Esqueça a saída Load, só lhe vai servir para pouca corrente, a única coisa que pode usar se tiver nesse regulador é a saída USB, para carregar algum telemóvel.

Pela experiência que tenho, tudo ligado diretamente à bateria, através de um quadro elétrico com os devidos fusíveis e por partes (Centralina usadas nas autocaravanas).

A sequência é a seguinte:
-- Vêm os fios do painel solar, passam por um disjuntor/fusível, depois é ligado ao controlador.
-- Depois do controlador, passa por outro disjuntor/fusível, o mais junto da bateria possível e ligam na bateria.
-- Depois sai o + e - (o + interrompido por um disjuntor/fusível) para ligar ao inversor de corrente,  a partir do inversor já tem 220v para ligar qualquer aparelho "individualmente", porque se for para ter 220v na carrinha toda, tem que haver outro quadro com os respetivos disjuntores em corrente alternada.
-- Depois dessa sequência, já está a bateria a ser carregada pelo painel solar, que por sua vez alimenta o quadro elétrico para tudo que for 12v. 

Pergunto, qual a potência do painel e tipo de controlador?
Vai fazer toda a diferença, para saber se aguenta todo esse sistema ligado.

Mas se não percebe de eletricidade-auto, eu não arriscava, porque é de grande responsabilidade fazer uma ligação dessas (se for na totalidade, porque se for apenas para carregar a bateria e ligar um inversor, você consegue com as minhas orientações), porque tudo tem que estar bem dimensionado em espessura de fio consoante o comprimento, corrente usada e bem protegido com fusíveis.

Não sei se consegui lhe dar alguma ajuda?

Abraço.
Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Fan1893 » quinta jun 17, 2021 7:31 am

O que tenho é (por ordem e em série) :
- 1 Painel 100W
- Controlador PWM 20A
- 1Bateria 100Ah
- Fusível 40A
- Caixa de fusíveis: corrente entrada (max 100A) e em cada saída (30A max)
- Inversor (ainda não sei a potência) : ligado à entrada da caixa de fusíveis (porque normalmente os inversores já têm o seu próprio fusível)
- Depois cada saída da caixa de fusíveis passa por um daqueles painéis de controlo da net (que mostram a tensão da bateria, tem 2 USB + 1 ficha isqueiro) que têm switch que ligam/desligam: LEDs, + 2 fichas USB e + 1 ficha isqueiro (para geleira/compressor (+- 40w).
É este o circuito que desenhei.
Com isto as minhas 2 dúvidas mantêm-se:
- Saída Load do controlador
- Negativo ligado à carroçaria do veículo
Fan1893
 
Mensagens: 8
Registado: terça Oct 06, 2020 11:16 pm

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Kimzé » quinta jun 17, 2021 10:11 am

Bom dia companheiro Fan1893.

Eu já tinha respondido a essas duas questões.

-Não ligue nada à saída Load, ela é muito limitada, principalmente em controladores baratos.
-Faça a ligação do negativo à bateria e não ao chassi.
-O inversor tem que ser ligado diretamente à bateria e o mais próximo possível, e com cabos de no mínimo 16mm2.
-Os fusíveis que os inversores trazem são interiores, para dividir por partes os seus componentes, aconselho a colocar um disjuntor térmico, porque se houver um aquecimento na ligação, vai derreter o cabo que liga a bateria ao inversor e provocar um incêndio.

Diga ao seu amigo que esse painel só com essa bateria, não vai conseguir manter esse equipamento, porque só o frigorífico vai sugar mais que o painel irá dar.

Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Fan1893 » quinta jun 17, 2021 11:14 am

Sim, você respondeu dando a sua opinião.
Eu queria era saber vantagens e desvantagens e o porquê de alguns esquemas serem feitos de outra forma.

- Cabo do inversor = 16mm2 = 6mm (diâmetro) certo?

- A saída Load é limitada, sim. Segundo este controlador deve ser limitada a 20A (o que ligando o que é para ligar, exceptuando o eventual conversor 12v/200v, chega e sobra).
Eu queria era perceber as diferenças. O porquê do controoador ter aquela saída específica. Será que corta a alimentação quando a bateria atinge um limite minimo (para não deixar a bateria baixo abaixo do mínimo)?

- A geleira vai ter um Switch em que é alimentada pela bateria do carro quando este está em funcionamento ou alimentado pela bateria do painel.

- Vou pensar no disjuntor térmico. Aconselha algum específico?

Obrigado pelas dicas
Fan1893
 
Mensagens: 8
Registado: terça Oct 06, 2020 11:16 pm

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Kimzé » quinta jun 17, 2021 11:57 am

Bom dia companheiro Fan1893.

O cabo de 16mm2, está mesmo escrito no isolamento, tem que ter 5,13mm de cobre. Mesmo sendo de 16mm2, há pelo menos dois tipos, um com isolamento mais fino e a fiação de cobre mais grossa e um com o isolamento bem mais grosso e a fiação com fios de cobre muito finos, deixando o cabo bem mais maleável, aconselho este último.

Alguns controladores, já nem trazem essa saída Load, porque acaba por ser desnecessária.
Mas sim, tem os parâmetros para ser regulado a tensão mínima e máxima, para limitar tanto em excesso como para cortar em caso de baixa tensão da bateria.
As vantagens, na minha modesta opinião, é mais usado para quem, em residências tem o controlador ligado ao inversor e liga algumas lâmpadas diretamente à saída load, porque em alguns controladores funciona como temporizador também.
Numa autocaravana não vejo outra vantagem, além do que vai haver mais aquecimento do próprio controlador e precisará de instalar um cooler/fan, para arrefecer, mas isso é a minha modesta opinião.

Os disjuntores térmicos são estes do link.

https://mauser.pt/catalog/index.php?cPa ... talho=2713

Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Fan1893 » quinta jun 17, 2021 12:34 pm

Nesse link a parecem-me disjuntores normais, não termicos.
Um desses tenho eu à saída da bateria de 40A, caso haja uma corrente superior a 40A a sair da bateria ele dispara.

Térmico supostamente são aqueles que disparam quando um sensor atinge uma determinada temperatura.

Estarei certo?
Fan1893
 
Mensagens: 8
Registado: terça Oct 06, 2020 11:16 pm

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Kimzé » quinta jun 17, 2021 1:40 pm

Boa tarde Fan1983.

Tem razão em relação ao disjuntor.
Mas esse tipo de disjuntor, tenho informação que em sensibilidade é muito bom para temperaturas elevadas.
Pelo menos é o que se tem usado e a informação é essa.
Mas se não arranjar outro, deve pelo menos usar um desses.
Abraço

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Salazar » quinta jun 17, 2021 6:11 pm

Posso-lhe responder dando-lhe o meu exemplo:

Eu não uso a saída "load" para nada. Não vejo qualquer interesse em ligar lá qualquer coisa cuja utilização vai estar sempre dependente da altura em que seja dia e haja produção.
Todo o meu consumo passa pela bateria. E o painel serve unicamente para carregamento da bateria.

Todos os meus negativos vão ligar à bateria. Aliás, vão ligar a um shunt e o shunt vai ligar à bateria. E o negativo da bateria por sua vez está ligado ao chassis, porque tenho um VSR a ligar as duas (motor e célula).

Do que li do restante tópico, vejo aí muitas dúvidas elementares. Sugiro analisar os circuitos típicos das autocaravanas, porque o que se encontra sobre o tema no mundo vanlife as vezes não é o melhor.

Regra geral, o circuito da célula deve ser desenhado de forma autónoma do circuito do carro. Sim, pode-se pensar uma forma de utilizar o alternador para carregar a bateria da célula, mas é só! Aí pode ser através de relé SPST, Voltage Sensitive Relay ou carregador DC-DC.

A fonte principal de energia elétrica é a bateria (ou banco de baterias) da célula. É de lá que sai todo o consumo elétrico. (Por isso não faz sentido acusar a saída load, quando existe)

Da mesma forma, todos os negativos devem ir directos à bateria. Até porque o shunt da victron é a melhor forma de gerir a utilização de energia da bateria.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Kimzé » segunda jun 21, 2021 9:49 pm

Boa noite companheiro Fan1893.
Venho confirmar que esse tipo de disjuntores, são mesmo térmicos.
Ao passar amperagem a mais, eles entram em aquecimento, e dispara a mola.
Eu já tinha essa informação, mas quando se aconselha, temos que ter a certeza.
Se usar esses fica protegido.
Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Fan1893 » terça jun 22, 2021 9:41 pm

Ao ler as características desses fusíveis, nada me diz que sejam térmicos. Apenas que "disparam" quando a corrente atingir o limite do fusível, mas se você o diz, tudo bem.
Como já tinha dito, tenho um testes à saída da bateria de 40A.

Outra questão: alguém tem, ou sabe como fazer, ligar um equipamento (será a geleira) à bateria do motor, quando este está ligado e, ligado à bateria solar quando o veículo está desligado fazendo esta comutação automaticamente? Ando a pensar fazer isso com um Relé, mas como tenho os negativos separados (e não os queria juntar), ando a pensar num relé DPDT.
Estou a pensar bem? Alguém tem ou sabe como fazer?
Obrigado.
Fan1893
 
Mensagens: 8
Registado: terça Oct 06, 2020 11:16 pm

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Salazar » domingo jun 27, 2021 11:06 am

Fan1893 Escreveu:Outra questão: alguém tem, ou sabe como fazer, ligar um equipamento (será a geleira) à bateria do motor, quando este está ligado e, ligado à bateria solar quando o veículo está desligado fazendo esta comutação automaticamente? Ando a pensar fazer isso com um Relé, mas como tenho os negativos separados (e não os queria juntar), ando a pensar num relé DPDT.
Estou a pensar bem? Alguém tem ou sabe como fazer?
Obrigado.


Está a pensar mal.
A forma mais simples de pensar é ter a geleira ligada à bateria da célula (ou bateria solar..., como quiser chamar). Com um relé SPST-on, ou melhor ainda, um relé sensível à voltagem, carrega a bateria da célula (ou solar...) com o alternador, quando o motor trabalha. A massa da bateria da célula deverá estar ligada ao chassis do veículo!
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Dúvidas elétricas

Mensagempor Fan1893 » segunda jun 28, 2021 4:33 pm

Certíssimo.
Mas neste momento não tenho essa opção.
Apenas tenho o painel solar a carregar a bateria do auxiliar.
Não tendo essa opção que sugere em funcionamento, a minha ideia resultará?
Neste momento coloquei um Switch DPDT (por ter negativos diferentes) e parece estar a funcionar, ou seja: numa opção a ficha do isqueiro (onde está ligada a geleira) é alimentada através da bateria do carro, na outra opção essa ficha é alimentada pela bateria auxiliar. Mas tenho este método manual, em que tem que se estar "preocupado" em mudar o Switch cada vez que quer mudar a fonte de alimentação dessa ficha. Daí ter pensado num relé para fazer essa comutação automaticamente.
Fan1893
 
Mensagens: 8
Registado: terça Oct 06, 2020 11:16 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes