Falha de corrente na autocaravana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » terça set 10, 2019 8:26 pm

Boa noite companheiros, venho-vos pedir ajuda nesta situação que me está a acontecer. O meu frigorifico deixou de acender as luzes quando se conecta para gas, 220v ou 12v. Carrego no botão e nada acende. Como não acende, não sei em que posição está, se a gas a 220v ou a 12v, assim sendo o frigorifico a gas não acende. Reparei tambem que no painel de instrumentação da autocaravana, a bomba de agua não liga nem as luzes interior e exterior, ja fui ao quadro de 12v e os fusiveis estão todos bons, o do frigorifico 20A está bom e os dois das luzes de 10A estão bons. Verifiquei a carga das baterias da celula e as duas estão com quase 13v de carga. Alguem me pode dar uma ajuda nesta situação, algo que me está a fugir, e não sei o que será. Agradeço desde ja pela vossa ajuda. Abraço.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor time_out » quarta set 11, 2019 8:52 am

Bom dia
Terá, de por etapas, verificar onde está a interrupção do fornecimento de corrente.
Para tal deverá seguir e ir testando os circuitos.
Sem conhecer o circuito electrico da célula é dificil, à distância, dar dicas.
Boa caça
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » quarta set 11, 2019 12:14 pm

Boas, queria começar pela parte detrás do frigorifico, se encontro algum fusivel que possa ter de protecção. Alguma dica?
Abraço.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Salazar » quinta set 12, 2019 2:11 pm

Sem saber que central tem na sua autocaravana, é difícil dar palpites.
No entanto, com um multimetro, veja se chega corrente à central. Se sim, veja se há corrente nas saídas. Como disse o timeout, terá de despistar por etapas.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor miguero » terça set 17, 2019 12:35 pm

Boas,
tenta retirar o botão do frigorifico e verificar se tens alimentação, caso não tenhas supostamente por baixo do lava loiça tens umas ligações.

cumpr
miguero
 
Mensagens: 6
Registado: sexta set 06, 2019 9:27 am

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » terça set 17, 2019 5:56 pm

Boas, ponto da situação.
Consegui ligar o frigorifico a gaz, sem acender nenhuma luz do frigorifico, não sei se está a 220v, a 12v ou a gaz, se acendeu a gáz, muito provavelmente ficou na posição de gaz. No painel e niveis, ao carregar no ''test'' acende os leds da bateria celula e motor, acende os niveis de agua, só não esta a acender é a bomba de agua, as luzes internas e externa. O fusiveis na centralina estão todos bons. Liguei para uma oficina de autocaravanas, só tem previsão para novembro, acham isto normal?
Neste momento não tenho agua na autocaravana pelo painel, so consigo ter agua, ao aceder á bomba de agua e fazer ligação directa, a bomba de agua fica logo a trabalhar, pelo painel não consigo.
O painel é de uma mc louis lagan, no livro da autocaravana diz que o modelo da centralina é NE-100.
Se nada resultar, vai de fazer um painel caseiro á mestre. Até fica melhor e tudo, leva aqueles interruptores 12v com led. Com caixa de fusiveis e terminais de negativos. Rele e protecção de baterias da celula. Circuito independente para o frigorifico com cabelagem mais grossa para 30A. Centralina para painel solar independente que controla automaticamente a carga limite das baterias.
So me falta ver antes de avançar é onde se encontram os terminais de negativos da celula, pode a ver alguma coisa solta, e ver tambem os reles da centralina se está algum queimado. Se a centralina estiver queimada, é o que faço.
Toda a ajuda é bem vinda, agradeço desde ja a vossa ajuda.
Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Salazar » quarta set 18, 2019 7:31 pm

Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » quinta set 19, 2019 9:17 pm

Boas,
agradeço ao companheiro Salazar, pela ajuda.
Tive o trabalho de andar a traduzir para portugues a parte do diafragma para amanha com um multimetro tentar ver os que se passa.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » sexta set 20, 2019 4:50 pm

Boas, ponto da situação, andei a ver hoje com o multimetro as ligações, mas não consegui ver nada, simplesmente porque não tinha corrente, as 3 baterias da celula estavam com apenas 5volts. Algo andou a descarregar as baterias. Andei a ver todas as fichas na centralina e parece que está tudo bem ligado, tanto a placa da centralina como a placa do painel de niveis, não vi nada de anormal, não vi nada queimado.

Imagem

Imagem

No entanto, estive a olhar bem para este diagrama, o rele RE1 é o que faz activar as luzes, tanto interior como exterior e quando carrego no botão do painel para acender as luzes, não acende, e não se ouve o tal ''tic'' do rele a acionar. O relé RE3, é o que faz acionar a bomba de agua, e ao carregar no botão da bomba de agua no painel, não liga a bomba de agua, tambem não se ouve o ''tic'' do rele. O rele RE2 é o que faz acionar no frigorifico trivelante, no botão que faz escolher 12v, 220v ou gás, o mesmo não está a acender, tambem não se ouve o ''tic'' do rele. E isto acontece mesmo com as baterias da celula com carga a 12V.

Já agora explico para que serve o rele RE7, é simplesmente o repartidor de carga entre a bateria do motor e a baterias da celula, quando o motor é ligado o rele aciona, e começam a carregar as baterias da celula, ao deligar o motor o rele desconecta a ligação entre a bateria do motor e da celula. O rele RE6, é um rele que está ligado á luz exterior da autocaravana, quando o motor liga, o rele disconecta-se e a luz exterior desliga-se automaticamente.

Ja a agora para que serve o F5,F6,F3,F2,F1 e o F4?

Será que queimaram estes 3 reles?? o RE1, o RE3, e o RE2?? Não será muita coincidencia queimarem os 3 ao mesmo tempo??
Tentei tirar estes 3 reles da placa, mas parecem que estão soldados.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Salazar » sexta set 20, 2019 8:21 pm

Os f são os fusíveis.

Faça um teste de continuidade aos relés. Assim despista logo se os relés estão bons ou não.
Já tem as baterias carregadas? Tem corrente e que corrente tem à entrada da centralina? A ver no pino 1 e 2 da ficha jp11.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » sexta set 20, 2019 8:58 pm

Boa noite, cabeça a minha 8) logico que os f's são os fusiveis. Vou ligar amanha o multimetro no jp11 no pino 1 e 2 a ver se tem corrente da bateria.
Agora fazer teste de continuidade aos reles, o que é isso? Como se faz? Se os reles sao soldados á placa.

Outra coisa, quando carrego no botão "test" para ver carga da bateria e aguas, está tudo atrofiado. Hoje como disse, com o multimetro fui ver a carga das baterias, e tinha apenas 5volts de carga. Mas ao carregar no botão do "test" os leds das baterias do motor e da celula, todos acesos, ou seja, tinha a indicação que estavam no maximo, uma beleza :lol: :?, já o nivel de agua, tinha enchido o deposito de agua limpa, e o indicador dos leds só acendia a luz vermelha a dizer que não tinha agua no deposito, outra beleza :lol: :?
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » sexta set 20, 2019 9:29 pm

Aqui está a parte dos fusiveis desta centralina.

Imagem
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Salazar » sexta set 20, 2019 10:18 pm

O teste de continuidade serve para ver se existe continuidade num circuito. Ou seja se o circuito está fechado. No multímetro, normalmente mesmo os mais baratos, é representado por este simbolo:
Imagem

Como exemplo, pegamos num simples botão on-off com 2 contactos. Na posição off, o multímetro envia um sinal eléctrico por um contacto, mas não chega ao outro. Não temos sinal no multímetro. Na posição on, o sinal enviado pelo multímetro chega ao outro contacto e o multímetro apita informando que o circuito está fechado.

Para testar o RE1, deverá colocar um dos terminais do multímetro no pino 2 da JP11 e outro no pino 4 da JP8, certificando-se que o f6 está bom. Com o botão das luzes no painel na posição off não deverá ter indicação no multímetro. Na posição on, o multímetro deverá apitar.

Para testar RE2, testar continuidade entre 2 da JP11 e 4 da JP9.

Para testar RE3, testar continuidade entre 2 da JP11 e 6 da JP10

Para testar o RE6, testar continuidade entre o terminal do f5 e a 2 da JP9. Usando a ignição como interruptor.

Que painel tem? O ne101 ou o ne102?
O carregador de bateria de 220v está a carregar as baterias?
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » sábado set 21, 2019 9:46 am

Bom dia, vou fazer isso que me disse.
O painel é o NE-101.
Não sei se o carregador de baterias de 220v está a funcionar, vou ligar o cabo 220v á AC e ligar o carregador. Como sei se o carregador 220v está bom?
Abraço.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Salazar » sábado set 21, 2019 10:40 am

Quando ligar a carregador, a tensão das baterias deverá ir para os 14.4v
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes