Vila Real Sto António - Novo Regulamento estacionamento AC

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Vila Real Sto António - Novo Regulamento estacionamento AC

Mensagempor Paulo » quinta fev 21, 2019 5:49 pm

Em França a associação CLC Comité de Liaison du Camping-car resolve eficazmente as questões inerentes a regulamentos abusivos. E em Portugal?

https://www.sulinformacao.pt/2019/02/au ... 200-euros/
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Vila Real Sto António - Novo Regulamento estacionamento

Mensagempor Salazar » sexta fev 22, 2019 3:52 am

Para não me alongar sobre o estado do autocaravanismo (e não só) cá no burgo, deixo uma citação que atribuem a Júlio César.

Há, nos confins da Ibéria, um povo que não se governa nem se deixa governar.


Em relação a este caso em particular, apenas acrescento o seguinte:
Como em tudo na vida, são necessárias regras.
Para saber se essas regras são ou não bem feitas, são necessários cidadãos informados que saibam contestar (e como contestar) o que é mal feito.
E mais não digo.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Vila Real Sto António - Novo Regulamento estacionamento

Mensagempor Cardoso » domingo fev 24, 2019 7:57 pm

Se todos compreendessem a diferença entre ESTACIONAR e fazer CAMPISMO tudo seria mais simples.
e eu por mim nunca me preocupei com essas ditas leis locais, para mim apenas existe uma lei e aquela que respeito
Código da estrada e categoria do meu veiculo!
a 30 anos com autocaravana nunca tive problemas...

Alguns conselhos ,do que fazer ou não fazer ....
Esta em espanhol mas de fácil compreensão...

http://lafurgoteta.com/legislacion-naci ... oC_caOlJyg
Cardoso
 
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 30, 2017 7:44 pm

Re: Vila Real Sto António - Novo Regulamento estacionamento

Mensagempor Paulo » sexta mar 01, 2019 4:37 pm

A Associação Autocaravanista de Portugal CPA interpõe providência cautelar relativa a Regulamento idêntico em Silves e ameaça com o mesmo procedimento para este de VRSA. Parabéns e que sejam os tribunais a esclarecer até onde se pode legislar.

Os autocaravanistas incumpridores devem entender AGORA a importância dos bons comportamentos.

https://www.sulinformacao.pt/2019/03/as ... eaca-vrsa/
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Vila Real Sto António - Novo Regulamento estacionamento

Mensagempor Paulo » terça mar 26, 2019 5:31 pm

Verifica-se igualmente que a generalidade dos estacionamentos habituais estão agora interditados a ACs e não é apenas para pernoita. Esta situação coloca problemas na paragem breve, diurna e de passagem.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Vila Real Sto António - Novo Regulamento estacionamento

Mensagempor ilidiojrs » terça abr 02, 2019 10:05 am

Há dias fizemos uma paragem em Sesimbra para almoço e estacionei num parque em que existia uma "informação" a proibir o estacionamento de autocaravanas. Digo "informação" porque não conheço nenhuma sinalética ao abrigo do Regulamento de Sinalização do Trânsito que estabeleça tal proibição.
Estacionei na mesma, retirei o ticket (parque era pago) e fui almoçar tranquilamente. Quando regressei estava tudo normal e ainda descansei uma horita antes de me fazer à estrada.
Há municipios que tem optado por uma opção mais complicada em que colocam nas entradas dos parques de estacionamento uma espécie de baliza cuja altura não permite o acesso de viaturas mais altas, como é o caso das AC (caso do estacionamento junto ao Porto de Abrigo na Nazaré). Ainda assim, não me parece tão ilegal como a colocação de uma informação específica para proibir as AC.
Acho que este ambiente de caça às autocaravanas a que se têm vindo a assistir nos últimos tempos é o reflexo, por um lado, do boom do turismo e, por outro, dos "autenticos acampamentos" que às vezes alguns autocaravanistas fazem. Algumas CM, eventualmente mais expostas ao lobbie da hotelaria, acham que não precisam deste tipo de turismo, em especial, dos acampamentos. É uma mentalidade pouco esclarecida (para não lhe chamar outra coisa) mas que, infelizmente, parece estar a crescer. Fiscalizar os acampamentos dá trabalho e implica recursos, por isso vai-se pelo caminho da proibição.
Em Alcobaça, onde resido, foi aberto recentemente um parque de autocaravanas mesmo no centro da cidade. Atualmente é gratuito mas está a equacionar-se a aplicação de uma taxa. Acho que este deve ser o caminho a seguir. Não me parece mal cobrar uma taxa para estacionar/pernoitar num local munido das condições adequadas para os autocaravanistas. E se o problema é a pernoita, cobrem-nos uma taxa turistica como se faz em Lisboa e no Porto e em muitas cidades europeias quando ficamos em hotéis.
ilidiojrs
 
Mensagens: 12
Registado: quarta fev 06, 2019 2:35 pm


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes