FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor Henrique Fernandes » terça ago 09, 2016 4:44 pm

Companheiros:

Estalou definitivamente o verniz ao lóbi campista!

A FCMP-Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal defendeu, na Assembleia da República, que seja PROIBIDO DORMIR DENTRO DAS AUTOCARAVANAS FORA DOS PARQUES DE CAMPISMO ou de locais destinados legalmente a essa função (“áreas de serviço criadas ao abrigo de legislação própria”!
Mais, a FCMP quer ter um papel determinante e fiscalizador, POR DELEGAÇÃO DO ESTADO, em tudo o que diga respeito a esta e a outras matérias.

Ainda pior do que isso, a FCMP mete o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) ao barulho, tentando apresentar os autocaravanistas como um potencial perigo de segurança no contexto europeu e os parques de campismo como a óbvia solução – através do registo na portaria – para o controle do “problema”!

Aguardo agora o pronunciamento de todos os autocaravanistas que pertençam a clubes filiados na FCMP ou que, de algum modo, estejam ligados a essa instituição. Quero ver qual a coerência que manifestam relativamente a estas posições claríssimas da federação campista contra o direito à prática de um autocaravanismo responsável que encare os parques de campismo como apenas mais uma opção de livre escolha.

É desses companheiros a palavra! Peço-lhes que tenham a coragem de dizer aqui aquilo que pretendem fazer em defesa do autocaravanismo itinerante não campista. É nestas alturas que se impõe o debate e se clarificam posições.

Para quem duvidar daquilo que afirmo, ficam aqui alguns excertos da audição no passado dia 23 de junho na COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS:

------------------------------

(…) a pernoita no interior de autocaravanas deve ser limitada aos espaços previstos para a prática do campismo, caravanismo e autocaravanismo (minuto 7.30 da audição).

E o que deve ser proibido é a pernoita nesses veículos, fora dos espaços adequados a essa pernoita, a esse acampamento, portanto, parques de campismo e áreas de serviço (minuto 16.24 da audição).

Que [os municípios ] distingam bem as duas coisas, que permitam o estacionamento quando não haja razões que proíbam o estacionamento, e que proíbam a pernoita (minuto 43.32 da audição).

[o veículo autocaravana] deve ser tratado como veículo quando se destina a ser veículo, e quando se destina a alojamento, portanto, o alojamento tem que ser feito nos locais apropriados (minuto 44.50 da audição).

Nestes processos a nossa proposta é que a FCMP seja sistematicamente chamada a participar nestes processos por forma a assegurar uma certa uniformização de tratamento e o aproveitamento das suas competências, do seu know-how nesta matéria. Basicamente, é isto! (minuto 21.52 da audição).

(…) mas também por razões de segurança porque se entra no nosso país uma autocaravana, é claro que teve de entrar em algum outro ponto da fronteira externa da União Europeia, mas se entrou num desses países da União Europeia e por aqui passou a circular, não há nenhuma forma de controlo dessas pessoas não nacionais que aqui andam a circular nessa autocaravana (minuto 8.00 da audição).

------------------------------

Fica o link para os companheiros que se disponham a ouvir 50 minutos de barbaridades, manipulação e demagogia inqualificáveis!



http://www.canal.parlamento.pt/?cid=116 ... de-portuga



Para quem não tenha paciência para tal e deseje ir diretamente às partes mais “suculentas”, envia-se uma transcrição das afirmações da FCMP em Word a quem o solicitar por mensagem pessoal.


Henrique Fernandes
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor Salazar » terça ago 09, 2016 8:03 pm

O problema é que, se ilustrarmos este discurso com imagens como as de Altura, torna-se fácil convencer quem está de fora...

Já o dizia o outro, em terra de cegos quem tem olho é rei. E a Fcmp teve olho.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor jmg1969 » terça ago 09, 2016 9:13 pm

Barbaridades, mesmo... sem mais comentários...
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor danibeja » terça ago 09, 2016 9:37 pm

Boa noite,

Sempre fui o soldadinho que leva o passo trocado, e não é que os meus pais tinham razão!!!! Eu é que estava bem, os "outros" estavam todos mal !!!!
Neste caso o ditado não se aplica, muito pelo contrário, à anos que falo disto !!!!!

Preparem-se senhores Autocaravanistas Itinerantes, pois no futuro até o SEF, PSP, GNR vos entra pela AC a dentro a coberto de uma legislação qualquer, e principalmente, esqueçam a igualdade, nada disto vai ter a ver com o Código da Estrada !!!!

Falam, Falam, Falam, mas na hora de apoiar quem está cá por bem ninguém aparece !!!!

Para mim, se esta Lei for aprovada, chumba no Constitucional, mas eu já vi tantos malabarismos que até acredito que consigam enganar muita gente.... no entanto, tal como em outros campos, fico à espera que um associado apresente à direcção uma infracção que se possa impugnar até à ultima Instância !!!!

O Dom Sebastião ainda vos vai salvar da FCMP !!!

Adeus Futuro Sustentável Autocaravanista !!!

Parabens aos apoiantes da FCMP, pois aqui já está uma grande conquista, debater os problemas do autocaravanismo na Assembleia da República, Muitos Parabens, estava dificil de mostrarem o que valem !!!

Viva a FCMP, Viva o futuro Campista !

Não será melhor vender já a autocaravana enquanto vale dinheiro????? Se calhar é melhor começar já a pensar nisso, ainda acontece como aconteceu com as caravanas ......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor benjamim antonio » terça ago 09, 2016 10:01 pm

Boa noite companheiros.
A união faz a força, já a não união e o deixa andar dá força a estes indivíduos.
Autocaravanista abra os olhos pode ser que ainda vá a tempo.
É chegada a hora de nos unirmos em torno de quem defende realmente os autocaravanistas a FPA e renegar quem nos apunhala pelas costas.
Ps:- será que estes seres estão a ver o tacho menos cheio e tentam com artimanhas e mentiras recuperar?
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor benjamim antonio » terça ago 09, 2016 10:18 pm

Se a proposta hipotéticamente fosse avante, os autocaravanistas que nos visitam tem que passar por Espanha e alguém ficaria a perder se eles ficassem por lá.
Não vendo a autocaravana, ponto. Mais, só para a morte não há solução.
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor fluis » quarta ago 10, 2016 10:29 am

Bom dia,

Ao longo do tempo, sempre referi neste espaço que não acreditava que a defesa do autocaravanismo passasse pela Federação de Campismo e Montanhismo. Por inúmeras vezes, ao longo dos anos, se comentou e criticou algumas das declarações proferidas e ações feitas pelos responsáveis. Ainda recentemente, houve quem aqui acerrimamente defendesse que o futuro do autocaravanismo estava na Federação de Montanhismo, bem como numa famosa comissão de autocaravanismo no seu seio, mas que, após alguns breves anos de atividades, nunca se vislumbrou nada de concreto em prol do autocaravanismo (espero sinceramente que esta proposta apresentada pela Federação de Campismo não tenha saído do trabalho dessa comissão)

Apesar de me repetir, vou buscar algumas das opiniões que já transmiti em tempos sobre Federação de Campismo e Montanhismo, a qual, supostamente, nos representa:

Ainda me lembro destas declarações do senhor Jorge Vieira, diretor da Federação em 2008, ao Jornal o Público: “O que é proibido - porque configura campismo selvagem - é parar a autocaravana num local e ficar lá a pernoita”, sendo esse documento publico e ainda pode ser consultado:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedad ... 52&page=-1

O qual foi alvo de discussão neste tópico do fórum:
viewtopic.php?f=12&t=2125&p=14740#p14740
Estas declarações nunca foram desmentidas pela Federação.

Ainda não há muito tempo o site da Federação, num artigo sobre autocaravanismo, dizia entre outras coisas., algo como isto:

“A primeira coisa que um proprietário de autocaravana deve fazer é dirigir-se a um clube campista para aí obter informações.”

Sempre me perguntei como pode uma Federação promover a abertura de espaços públicos para autocaravanas, em locais em que a menos de 1 km, haja um parque da Própria Federação, ou de um clube campista seu associado? O que ganha a Federação em colaborar com as entidades municipais, fazendo a defesa da liberdade de escolha da autocaravanista, se com isso um seu associado se sentir prejudicado economicamente com a construção de uma infraestrutura municipal e gratuita.

De fato com isto, a Federação volta a assumir, de forma clara, que o seu objetivo é defender os interesses comerciais dos seus associados, mesmo que isso prejudique gravemente a liberdade, de modo consciente e sustentado, claro, dos autocaravanistas.

Claro que o comportamento de alguns autocaravanistas cria uma imagem negativa na opinião publica, o que só dá força a esta federação.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta ago 10, 2016 5:34 pm

Afinal a ofensiva contra o autocaravanismo já não vem de hoje...

A FCMP, ao propor na Assembleia da República a obrigatoriedade de as autocaravanas recolherem aos parques de campismo, limitou-se a seguir as pegadas da Associação de Parques de Campismo do Alentejo e Algarve, evidentes no extrato de uma carta dirigida em 2014 à secretaria de estado do Turismo!

Leiam por favor (ver os pontos 1 e 2 da proposta na imagem PDF em anexo - abrir com o lado direito do rato) e percebam que para esta gente os 300 mil autocaravanistas que visitaram "livremente" o Alentejo e Algarve "valeram" uma fuga de 67,5 milhões de euros ao seu negócio no ano de 2013!

É este o preço da nossa liberdade!

O mais incrível é que a FPA, com um orçamento inferior a 10 mil euros/ano (!) e a funcionar com base na carolice de uma equipa de corajosos tem conseguido travar estes fanáticos da ganância e do lucro.

Companheiros, só vos digo uma coisa: não se unam de uma vez por todas em clubes, apoiando a FPA, e depois um dia queixem-se...Imagem
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor time_out » quarta ago 10, 2016 9:29 pm

Boa noite

Gostava de ler agora as opiniões dos famosos membros da comissão de autocaravanismo da FCMP sobre este assunto.
Durante algum tempo "inundaram" este espaço com propaganda colorida de modo a cativar os recém chegados!
Discutiram contra tudo e todos os que ousaram contrapor as suas opiniões como se a verdade absoluta estivesse apenas com eles.
Claro que irão continuar a defender a sua dama pois estou certo que cada um desses membros lucra com o facto de estar na comissão assim como a FCMP lucra em ter o autocaravanismo na sua alçada (não esquecer que cada licença desportiva - desde quando campismo e autocaravanismo é desporto? - dá direito a um bonus por parte do nosso estado!)

Deixo aqui o esafio para esses defensores virem agora retratarem-se.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor cookie » quarta ago 10, 2016 9:52 pm

A minha alma está parva com tamanha estupidezzzz!!!
Espero, só espero que haja bom senso e que não haja cedências a essa corja.
Surreal! Em vez de evoluirmos vamos regredir???
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor Paulo » quinta ago 11, 2016 9:54 am

Caríssimos amigos Autocaravanistas,

Esta posição da FCMP espelha o estado anacrónico desta instituição, pois parou no tempo e não consegue ver para fora dos muros dos SEUS parques de campismo e daqueles que pertencem aos seus associados. A evolução do autocaravanismo está a causar-lhe desconforto, pois não consegue participar desse sucesso uma vez que não lucra o suficiente com o mesmo para alimentar a sua ganância desmedida.

É pena que até neste tipo de atitude a FCMP não seja inteligente e não esteja ao corrente do que se passa à sua volta. Se houvesse interesse pelo tema Autocaravanismo, certamente estaria mais informada e saberia que aqui bem próximo, nas Astúrias (Espanha), o governo deste Principado tentou esta fórmula de obrigatoriedade das pernoitas aos parques de campismo, mas gradualmente tem caído por terra. Assim, tem estado a abandonar esta pressão e começou a criar áreas públicas para autocaravanas, onde cobra pelo estacionamento e o próprio Governo tem receitas. Hoje em dia esta província espanhola já não afasta o turismo em autocaravana, mas pelo contrário, é um destino cada vez mais em voga, pois é a continuação da Galiza a caminho da Cantábria e do País Basco espanhol.

Apenas aflorei este tema a título comprativo, para mostrar que as imposições puras e duras aos autocaravanistas não aumentam directamente a procura por parques de campismo. Só quem não tem visão e é pobre em termos de gestão dos seus espaços é que não consegue ver isto.

É hora, mais do que nunca, de haver união e articulação directa entre os vários polos autocaravanistas (entenda-se clubes e associações) e barrar este tipo de atitude mesquinha a que a FCMP já nos habituou. É hora de haver articulação entre todos os interessados e se necessário recolher fundos para a impugnação legal desta artimanha da FCMP.

Esta situação só vem dar razão a todos nós, que nunca concordámos com a inclusão da FCMP na definição do futuro do autocaravanismo, pois era estar dormir com o inimigo. Agora a máscara caiu e está bem patente que a FCMP apenas se aproxima dos temas do autocaravanismo por interesse de negócio, o que não é de estranhar. Também não podem os autocaravanistas ignorar estes desenvolvimentos nem devem dar azo a que o estacionamento ou a pernoita sejam confundidos com campismo. Temos alertado para esta situação há mais de uma década e nem sempre temos sido entendidos…mas é um ponto crucial para haver argumentação do nosso lado.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta ago 11, 2016 11:19 am

Caro Paulo, subscrevo tudo o que disse!
Mas como unir os autocaravanistas se continuamos a ter clubes como o CPA e o CAC-CL que estão federados na FCMP? Na mesma federação que depois os trai desta maneira? Em vez de se aliarem aos clubes já federados na FPA?
O autocaravanismo representa 0,000001% na FCMP.
Mas na FPA representa 100%!
Enquanto não houver uma revolução na cabecinha dos dirigentes dos clubes autocaravanistas que ainda não aderiram à FPA vai ser impossível criar massa crítica que ganhe força para mudar o estado de coisas junto do poder político.
E essa revolução também vai ter de acontecer na cabecinha do autocaravanista português individualista e comodista, que não se organiza nem se associa, esperando que os outros travem todas as lutas e que depois possa colher em pé de igualdade os eventuais benefícios.
Ou então fica o terreno lavrado para este tipo de investidas da FCMP e das associações de parques de campismo.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor maprista » quinta ago 11, 2016 1:38 pm

Toda a gente foi apanhada de surpresa com esta posiçao da FCMP ,mas tb era de esperar.Abre se agora uma nova luta contra os Parques de campismo ,sem condiçoes para receberem ACs,com preços incomportaveis e nao ambientalistas.De notar que a Federaçao ,é uma federaçao de parquistas ,e que ,com a atual utelizaçque dao aos parques sao anti ambientalistas,a impermeabilizaçao dos solos criada pelos utentes em permanencia dos parques,é um crime ambientalista e nós defensores do ambiente nao podemos de maneira nenhuma colaborar com uma Federaçao de Parquistas.
Esta dita Federaçao assinou protocolos conjuntamente com outras entidades,nomeadamente o ACP,sobre o Autocaravanismo,e vem agora vergada aos lobies da hotelaria e abençoada pela CCDR algarve,tomar esta posiçao,antidemocratica e reguladora de un dos principios basicos da democracia,a liberdade.
Apenas nos resta uma posiçao...a UNIAO,fazendo cair esta Federaçao e os seus lacaios.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta ago 11, 2016 2:11 pm

Apenas nos resta uma posiçao...a UNIAO,fazendo cair esta Federaçao e os seus lacaios.


Mário Prista, concordo com esta sua posição.

Mas atenção, não é verdade que toda a gente foi apanhada de surpresa... Só se foi lá para os lados do CPA e do CAC-CL...

Há anos que eu digo com todas as letras que esta é a ideologia de sempre da FCMP! A única diferença é que desta vez perderam a vergonha e resolveram chamar os bois pelo nome.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: FCMP quer proibir pernoita fora dos parques de campismo!

Mensagempor maprista » quinta ago 11, 2016 2:14 pm

Em 2010, o CPA,MIDAP,CAB e TCA com o portal Camping car,ao qual se juntaram posteriormente a FCMP e o ACP,foi assinado um manifesto sobre a doutrina e a Etica do Autocaravanismo.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes