Duvidas de um Maçarico

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Duvidas de um Maçarico

Mensagempor Carfes » segunda nov 16, 2015 9:23 pm

Boa tarde companheiros

Finalmente depois de muito o desejar, consegui-me juntar a esta grande comunidade do autocaravanismo

No sabado fui buscar a bicha (uma Fiat Ducato 1.9 montagem Euramobile) e acabamos por passar a noite e Domingo em Porto Covo :D

Imagem

No entanto no meio de muita emoção, existem tambem muitas duvidas... ainda tentei procurar mas nem sei o nome das coisas ... :roll:

Espero que me consigam ajudar...

1 - Ao lado do volante existe um interruptor estranho... quando o liguei liga uma luz vermelha e a ventoinha do motor...!!! Então eu é que ligo a ventoinha quando achar que está quente?! Para que serve?
O Manual está todo em alemão mas não vi lá referencia ao interruptor em nenhuma imagem

Imagem

2 - O Painel do interior tem uns quantos botões/luzes que não sei bem para que servem... Não sei bem a que se refere o interruptor vermelho mais a direita e em cima á esquerda existe um botão de pressão que parece ser das aguas limpas ao qual acende um numero no painel quando o pressiono... penso ser o nivel da aguas limpas mas nem sei bem...

Imagem

3 - O aquecedor de ambiente... Não o consigo por a funcionar... rodo o botão... ouço click constante como que um isqueiro a tentar acender... mas mais nada...

Imagem

4 - Por ultimo... para que serve isto?

Imagem

Obrigado desde já pela ajuda
Avatar do Utilizador
Carfes
 
Mensagens: 12
Registado: quinta abr 23, 2015 7:29 am
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas de um Maçarico

Mensagempor rmiguel » terça nov 17, 2015 11:45 am

Boas amigo Carfes.

Vou tentar responder com o pouco conhecimento que tenho.

1- Sim a ventoinha pode ser ligada manualmente, eu por exemplo na minha Fiat 1.9TD tenho um botão de 2 posições que liga ou 1 das ventoinhas ou as duas, no meu caso tenho 2 ventoinhas. A ventoinha penso eu que dispara automaticamente mas pode haver casos em que seja necessário o uso das duas, em dias de calor no transito pára-arranca etc. Ainda não tive necessidade de usar as minhas...

2- Quanto a esta não poderei ajudar muito, o meu painel é diferente e a foto está muito pequena, não consigo ver os símbolos.
Esse botão de pressão é para ver o nível das águas, agora não sei se será limpas ou sujas.

3- Para o aquecedor tens de rodar na posição desejada depois quando fizer os clicks pressiona o botão para baixo tal e qual como num fogão.

4- É a ventoinha que estão acoplada a esse aquecedor, ou seja "chupa" o ar quente do aquecedor para as tubagens que tens na célula para distribuir o ar quente.
Agora não sei bem as posições do botão, mas acho que a primeira roda á velocidade que seleccionaste a segunda é desligado e por fim a terceira é no modo automático, este modo não sei bem como funciona. Ainda não usei o aquecedor na minha.


De resto não te posso ajudar muito mais...
Se tiveres mais duvidas apita ;)

Abraços
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Duvidas de um Maçarico

Mensagempor Carfes » terça nov 17, 2015 12:25 pm

Muito obrigado mesmo pela rapida resposta

A minha principal preocupação era mesmo o botão da ventoinha. Fiquei a pensar "queres ver que o termostato avariou e meter aqui um botão para ligar isto manualmente?" :D

Mas assim fico mais descansado

Obrigado
Avatar do Utilizador
Carfes
 
Mensagens: 12
Registado: quinta abr 23, 2015 7:29 am
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas de um Maçarico

Mensagempor tiago fernandes » domingo nov 22, 2015 1:15 am

Quanto as ventoinhas podes testar, ligas a carrinha e deixas parada a trabalhar um bom bocado ela deve disparar a ventoinha de vez em quanto para arrefecer um pouco...

Assim ficas a saber se as ventoinhas ligam automaticamente...

Quanto ao meu aquecedor é igual ao teu e ainda não percebi como funciona...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: Duvidas de um Maçarico

Mensagempor Carfes » segunda dez 07, 2015 3:39 pm

Estou a pensar sair este fim de semana.
Vamos ver se ponho o aquecedor a funcionar pois acho que vai fazer falta.... :D :D
Avatar do Utilizador
Carfes
 
Mensagens: 12
Registado: quinta abr 23, 2015 7:29 am
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvidas de um Maçarico

Mensagempor nuno soares » quinta dez 24, 2015 6:18 pm

Para acender o aquecedor e necessário em primeiro lugar verificar se o passador do gás está aberto e depois manter o botão pressionado durante algu tempo até a chama piloto manter acesa depois de largarmos, normalmente é necessário perto de um minuto.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Duvidas de um Maçarico

Mensagempor tiago fernandes » domingo jan 03, 2016 11:27 pm

nuno soares Escreveu:Para acender o aquecedor e necessário em primeiro lugar verificar se o passador do gás está aberto e depois manter o botão pressionado durante algu tempo até a chama piloto manter acesa depois de largarmos, normalmente é necessário perto de um minuto.


O meu aquecedor não consigo por a trabalhar... e é igual ao deste nosso amigo ;)
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes