Diminuir o peso bruto...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Diminuir o peso bruto...

Mensagempor trion7 » quarta Oct 07, 2015 11:01 pm

Boa noite,

Tenho andado a ver umas autocaravanas usadas e encontrei uma que gostei em particular que é uma hymer integral S-660 com motor Mercedes de 1997 mas esta autocaravana tem um peso bruto de 4600Kg. Como só tenho carta de ligeiros só posso conduzir até 4250kg. Certo ?
Se a autocaravana tem uma tara de cerca de 3000Kg não será possível registar ou alterar de forma a ficar com um peso bruto maximo de 4250Kg ? Ainda sobravam 1250 kg para carga. Assim já se podia conduzir com carta de ligeiros.
Não percebo porque esta(e não só) autocaravana tem um peso bruto tão elevado, vejo muitas bem maiores e mais pesadas com um peso bruto mais baixo.

Agradecia o vosso esclarecimento de veteranos :D

Obrigado.
Make Love Not War... Na AC ou fora dela.
Avatar do Utilizador
trion7
 
Mensagens: 5
Registado: terça set 29, 2015 7:46 pm
Localização: Leiria

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor trion7 » sábado Oct 24, 2015 11:26 am

Ninguém sabe dizer se é possível ou não ? Nunca nenhum de vós teve esta dúvida ?
Make Love Not War... Na AC ou fora dela.
Avatar do Utilizador
trion7
 
Mensagens: 5
Registado: terça set 29, 2015 7:46 pm
Localização: Leiria

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor time_out » domingo Oct 25, 2015 10:51 am

Bom dia

A primeira coisa a fazer é contactar o representante da Mercedes e saber se qual ou quais as homologações que o chassis utilizado na autocaravana possui.

Se houver alguma homologação para um peso inferior então poderá pensar em iniciar um processo que creio será longo e dispendioso, se não existir qualquer outra homologação então nem vale a pena pensar.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor trion7 » domingo Oct 25, 2015 3:22 pm

Bom dia,

Agradeço a resposta e aproveito para perguntar, se a autocaravana for comprada na Alemanha e realmente se verificar que se poderá alterar para menos peso não será mais fácil e menos burocrático tratar do processo lá na Alemanha ?
Make Love Not War... Na AC ou fora dela.
Avatar do Utilizador
trion7
 
Mensagens: 5
Registado: terça set 29, 2015 7:46 pm
Localização: Leiria

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor MigSou » segunda Oct 26, 2015 11:53 am

Boas,

A minha AC quando veio da Alemanha vinha com um peso bruto de 3800 kg.
Ao chegar a Portugal, pedi para a pessoa que me tratou da legalização para fazer um desenho e fazer uma legalização "à lá carte" por 3500 kg.
Não houve problemas legais.

Claro que quando a carrego ela fica muito perto dos 3500 kg, por isso, tenha cuidado com a redução de peso que vai pedir.

Um abraço
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor Rui Castro » domingo nov 01, 2015 7:02 pm

Boas companheiro

Tenho uma Hymer S 700 com 4600 Kgs

Pensei mto em reduzir o peso bruto, fiz imensos planos.

Feitas as contas optei por dar 550€ e tirei a carta de pesados em 3 semanas, e resolvi o problema, tenho gerador integrado 3600 W, 220 Lts de água limpas e 200 lts residuais, 140 lts de gasóleo, garagem com imensos arrumos, 4 bicicletas etc etc, se reduzisse peso, teria que fazer mtas alterações e gastar mto mais dinheiro.

Feitas as contas e passados 2 anos, acho que foi a melhor opção, estou satisfeitíssmo com a AC e com a decisão, e sei que se reduzisse peso, andaria nos limites...

Tenho 2 filhas e qd saímos seja nas férias ou de fim de semana, não me preocupo com pesos, com tudo carregado ainda estou dentro dos limites, lembro que tem um motor Mercedes 5 Cilindros 3.000 cc... está mto equilibrada.

Fiz 50 anos este ano e tive de renovar a carta, é mto fácil. Confesso que 90 % das pessoas me desaconselhou a comprar a dita AC por causa da carta, mas arrisquei, sem duvida que foi o melhor que fiz, comprar esta AC deu-me a possibilidade de ter uma autonomia como nunca pensei ter, e que mais desejaria? Tenho uma AC de sonho!! E vou onde os outros vão.

Abraços
Avatar do Utilizador
Rui Castro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 04, 2011 1:47 pm
Localização: Aveiro

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor jfneves » domingo nov 01, 2015 9:18 pm

Rui Castro Escreveu: E vou onde os outros vão.


Boa noite companheiro Rui Castro,

Estou inteiramente de acordo com tudo o que afirmou, excepto a última frase.

Em Portugal e principalmente por essa Europa fora, existem inúmeras situações interditas a veículos com peso bruto superior a 3500Kg, principalmente dentro das cidades. Daí não me ter entusiasmado a alterar o peso da minha AC de 3500Kg para 4250Kg que a lei me permitia.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor luis.sousa.6 » domingo nov 01, 2015 9:36 pm

Acho que as coimas por circular em vias interditas a veículos com determinado peso bruto é inferior à multa por circular com excesso de peso, para além das tropelias com as inspeções....portanto.......
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor Rui Castro » domingo nov 01, 2015 10:34 pm

Boas companheiro

Sinceramente a questão dos 3.5 T, não me incomoda nada. Se tem lá um sinal, cuidado mesmo, as AC´s não são propriamente "ligeiros". Tenho sempre cuidados redobrados, já a tinha com a Elnage que tinha 3.5T PBos tinha, mais agora.

Conheço companheiros que uns dias antes da inspeção periódica, na sua AC de 3500 Kgs de PB, tem de retirar quase tudo de dentro, das garagens e arrumos. Alguns até o degrau desmontam para passar...na inspeção dentro do peso. Acima do PB permitido existem sim, muitos companheiros a circular, tb tem os seus riscos, já fui um deles.

As Hymer primam pela qualidade dos materiais, mais pesados nalguns modelos, autonomia, tamanho etc etc e enorme quantidade de extras, tudo pesa!!!O maior valor que prezo nesta minha AC, é a autonomia, é muito raro uma AC vir com depósitos de 220 lts de água, uma maravilha para quem quer ter uns bons dias de paz.

Há que optar e sentir o que é melhor para nós, partilhei aqui apenas a minha experiência, é para isso que aqui estamos.

Abraços
Avatar do Utilizador
Rui Castro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 04, 2011 1:47 pm
Localização: Aveiro

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor MigSou » segunda nov 02, 2015 4:18 pm

Antes demais queria dar os parabéns ao companheiro Rui Castro pela excelente autocaravana que tem, nem sabia que havia modelos com 220l de depósito!

Para continuar (e espero) ajudar o companheiro trion7 na sua decisão, a questão do sinal a proibir o transito a veículos com mais de 3.5T também não me preocupa muito porque isso quer dizer que essa rua é apertada ou (no mínimo) nada adequada a um veículo "largo" e por isso, eu não me meteria nessa rua mesmo que não fosse proibido (ou estando a minha AC legalizada abaixo dos 3.5T).

A questão principal pelo qual legalizei abaixo dos 3.5T confesso que foi mesmo pelos limites de velocidade, no caminho da Alemanha para cá, passei por várias Autoestradas onde o limite para veículos com mais de 3.5T era muito menor (50), enquanto para ligeiros o limite era à mesma de 130. Penso que nessas autoestradas a justificação do limite teria a ver com o facto de estas terem uma descida pouco íngreme mas muito prolongada e os veículos pesados poderem embalar em demasia. Claro que o limite e o problema do "embalar" não se iria referir a uma AC de 3.8T, mas indo eu a 100 numa AE com limite de 50...
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor luis.sousa.6 » segunda nov 02, 2015 10:33 pm

MigSou Escreveu:Antes demais queria dar os parabéns ao companheiro Rui Castro pela excelente autocaravana que tem, nem sabia que havia modelos com 220l de depósito!

Para continuar (e espero) ajudar o companheiro trion7 na sua decisão, a questão do sinal a proibir o transito a veículos com mais de 3.5T também não me preocupa muito porque isso quer dizer que essa rua é apertada ou (no mínimo) nada adequada a um veículo "largo" e por isso, eu não me meteria nessa rua mesmo que não fosse proibido (ou estando a minha AC legalizada abaixo dos 3.5T).

A questão principal pelo qual legalizei abaixo dos 3.5T confesso que foi mesmo pelos limites de velocidade, no caminho da Alemanha para cá, passei por várias Autoestradas onde o limite para veículos com mais de 3.5T era muito menor (50), enquanto para ligeiros o limite era à mesma de 130. Penso que nessas autoestradas a justificação do limite teria a ver com o facto de estas terem uma descida pouco íngreme mas muito prolongada e os veículos pesados poderem embalar em demasia. Claro que o limite e o problema do "embalar" não se iria referir a uma AC de 3.8T, mas indo eu a 100 numa AE com limite de 50...


o céu é o limite, esta pode ter entre 400 e 1000l
http://www.volkner-mobil.com/volkner4x4.html#
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor MigSou » quarta nov 04, 2015 10:44 am

luis.sousa.6 Escreveu:
o céu é o limite, esta pode ter entre 400 e 1000l
http://www.volkner-mobil.com/volkner4x4.html#


Se me saísse o Euromilhões... :D
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor luis.sousa.6 » quarta nov 04, 2015 10:37 pm

MigSou Escreveu:
luis.sousa.6 Escreveu:
o céu é o limite, esta pode ter entre 400 e 1000l
http://www.volkner-mobil.com/volkner4x4.html#


Se me saísse o Euromilhões... :D


Também já estou na fila :D
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor trion7 » domingo nov 22, 2015 4:01 pm

Boas companheiros

Isto dos pesos brutos são um pau de dois bicos se por um lado os 3500 kg dão muito jeito em mobilidade por outro é pouco para meter todas as coisas necessárias para uso.

Dou também os parabéns ao companheiro Rui Castro pela excelente autocaravana que tem, sem duvida é uma "maquina infernal" mas para já está fora de questão tirar a carta de pesados.

Tenho visto centenas de autocaravanas usadas e embora já não sejam nada baratas para o meu orçamento o coração inclina-se sempre para as Hymer integrais com motor Mercedes 1998/2003. Gosto das 660, 630, 524 e 644, embora as duas ultimas sejam motor Fiat. Acho que dentro destes modelos a minha decisão vai ser pelo melhor negócio que aparecer e claro se for uma 660 tenho que pedir redução do peso bruto para 4250 kg.

A 524 até é muito engraçada mas tem motor Fiat(até gosto dos motores e tablier Fiat mas a partir de 2003 mas já são muito caras), penso não haver nenhum modelo parecido com este com motor Mercedes.

De qualquer das formas se algum de vós tiver algum conselho e/ou sugestão pela vossa experiência, será bem vindo. :)


Cumprimentos
Make Love Not War... Na AC ou fora dela.
Avatar do Utilizador
trion7
 
Mensagens: 5
Registado: terça set 29, 2015 7:46 pm
Localização: Leiria

Re: Diminuir o peso bruto...

Mensagempor luis.sousa.6 » domingo nov 22, 2015 6:34 pm

Amigo, não tenha complexos com o motor fiat, não ficam nada atrás dos mercedes, acredite no que lhe digo. O que não faltam por aí são AC's com motor fiat, das opiniões que vou recolhendo, relativamente a furgões de mercadorias, os mercedes não eram tidos em grande conta até há pouco tempo, foi chão que já deu a suas uvas
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes