ALARMES POR GSM

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Re: ALARMES POR GSM

Mensagempor jfneves » quinta jun 11, 2015 11:42 am

Bom dia,

nelson Escreveu: companheiro jfneves , o meu trás sensor de choc com afinação ,sirene ,telecomando ,botão panico ou sos ,e corta corrente ,o que chamamos de corte combustivel.


O GPS-Tracker que vou hoje mesmo instalar, também dispõe dessas "chinesices" todas, no entanto só vou aproveitar duas ou três. O meu modelo, GPS 103B, é muito semelhante ao do companheiro Nelson e custou-me cerca de 45€.

É tão completo, que o Sr. Director da AT (Autoridade Tributária), deu-se ao trabalho de me escrever a pedir informações detalhadas sobre o mesmo, pensando eu que certamente pretendia adquirir um igual. Todo solicito, enviei-lhe de imediato via email e em PDFs, fotografia com o GPS-Tracker e conjunto de acessórios, nota de encomenda com preço do ebay e comprovativo de pagamento via PayPal. O "ingrato", após toda esta disponibilidade e trabalheira, no final presenteia-me com cerca de 21€ de taxas alfandegárias!!!!!!!! Ou seja, cerca de metade do custo da mercadoria, ficando o custo final do aparelho próximo dos 66€.

Mas voltando a coisas mais concretas, no meu post anterior, o que pretendia realçar era para a conveniência dos companheiros que têm instalado este tipo de dispositivos, fazerem um pequeno ensaio relativamente à função de corte de combustível, porque, poderão pensar que realizam o corte de combustível de uma forma permanente e na realidade a mesma só perdura por cerca de três ou quatro minutos.

Tal foi o que aconteceu no ensaio que efectuei no meu dispositivo, e penso que o mesmo é similar aos demais que se compram nos mercados habituais.

O relé é instalado em série no circuito de alimentação da bomba de combustível, isto nos motores com common rail, ou no fio da electroválvula dos motores com bomba injectora. É um relé normalmente fechado, isto é, os bornes 30 e 87a estão permanentemente ligados. Mesmo que o GPS-Tracker esteja desligado, o circuito de alimentação da bomba está fechado. Um dos bornes da bobine do relé, o 85 por exemplo, está ligado ao positivo (+) e o outro, o 86, está ligado ao GPS-Tracker.

Quando é enviado o comando para o corte do combustível, no meu caso concreto ""DY+password", o dispositivo vai "injectar" o (-) no borne 86 do relé, este atraca e abre o circuito de alimentação da bomba do combustível (bornes 30 e 87a abertos), deixando esta de funcionar e por consequência o motor.

Se porventura o larápio efectuar várias tentativas para repor o motor em funcionamento, após o motor ter sido desligado, ao fim daquele tempo ( 3/4 minutos), o motor pega novamente, pensando o proprietário que o veículo está imobilizado.

Existem outras desvantagens que convém ter em atenção, tais como: 1) - O aparelho dispõe de duas antenas, uma de GSM, outra de GPS, e principalmente esta última, que têm que estar num local visível, logo facilmente detectáveis, normalmente próximo do para-brisas para poderem receber e enviar os sinais; 2) - O aparelho dispõe de um LED indicador, que de noite o torna bastante detectável, pelo que é necessário dissimular esta luz; 3)- Por cada SMS enviado, o custo ronda os 0.36€ (no meu caso o cartão Vodafone mais simples), pelo que não é propriamente barato, tendo que haver muita contenção. Só nos ensaios, gastei rapidamente os 15€ do cartão, mais um carregamento de 10€!!!!!!!!!, dado que por vezes, o aparelho envia uma série de SMS`s de "rajada". É muito trabalhador e não nos quer privar de informação.!!!!!!!!

Além de tudo isto, os "amigos do alheio" estão na maior parte das vezes um passo à frente das mais recentes tecnologias e em constantes cursos de actualização e pós-graduação.

Na minha AC disponho de bloqueador de pedais, alarme, corte de combustível dissimulado, telefone GSM com detector de movimento que efectua automaticamente uma chamada para o meu telefone em caso de entrada no interior da AC e vou instalar o GSM-Tracker.

No final de Junho, vou para Itália, país onde a ladroagem actua mais num sistema grossista, ou seja, em vez de roubar umas caixitas do TIR, levam logo o TIR e a mercadoria para o "serviço" ser mais completo e só não levam o motorista, já que normalmente são de muito alimento, por conseguinte tornam-se muito dispendiosos. Á medida que se desce para o calcanhar da bota, os perigos sobem exponencialmente e a especialização é mais refinada. Só espero que não haja uma encomenda "online" para o modelo da minha AC, caso contrário, todos os dispositivos instalados que relatei, servem pura e simplesmente para nada.

Voltando ao GPS-Tracker, e já que não sou especialista, pretendia uma ajuda de quem saiba mais do asunto.

Quando solicito a localização do veículo, o aparelho envia via SMS as coordenadas, latitude e longitude, em formato decimal e com toda a precisão, conforme confiro através do meu GPS.

Quando carrego no botão de SOS, a mensagem da localização que recebo, é com coordenadas do tipo lat: 4109.83777; lng:00837.70294, formato que desconheço. Ou seja, se colocar a casa decimal a seguir ao primeiro dígito, "atira-me" para uma localização a cerca de 40/50 Km da real.

Agradeço desde já a informação possível.

Cumprimentos,

Fernando Neves
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Re: ALARMES POR GSM

Mensagempor MigSou » sexta jun 12, 2015 9:16 am

Companheiro jfneves,

O seu GPS está a dár-lhe as coordenadas no formato NMEA.
Para mais informações sobre este formato, veja aqui: http://www.gpsinformation.org/dale/nmea.htm

Isto é um excerto desse link:
"RMC - NMEA has its own version of essential gps pvt (position, velocity, time) data. It is called RMC, The Recommended Minimum, which will look similar to:

$GPRMC,123519,A,4807.038,N,01131.000,E,022.4,084.4,230394,003.1,W*6A

Where:
RMC Recommended Minimum sentence C
123519 Fix taken at 12:35:19 UTC
A Status A=active or V=Void.
4807.038,N Latitude 48 deg 07.038' N
01131.000,E Longitude 11 deg 31.000' E
022.4 Speed over the ground in knots
084.4 Track angle in degrees True
230394 Date - 23rd of March 1994
003.1,W Magnetic Variation
*6A The checksum data, always begins with *
Note that, as of the 2.3 release of NMEA, there is a new field in the RMC sentence at the end just prior to the checksum. For more information on this field see here."

Portanto, no seu caso:
lat: 4109.83777; lng:00837.70294

Corresponde a:
Latitude: N41º 9.83777'
Longitude: W8º 37.70294'

Infelismente a maioria dos GPS não dispõe desta hipótese, ou seja, graus seguidos de minutos com casas decimais.
A maioria dos GPS tem apenas duas opções: graus decimais (como as coordenadas usadas pelo Goggle Maps) ou graus, minutos e segundos (alguns permitem casas decimais nos segundos).

Se for este o seu caso, experimente estas coordenadas:
Latitude: N41º 9' 50.2662"
Longitude: W8º 37' 42.1764"
Para obter o 50.2662 multipliquei o 0.83777 por 60, a explicação é simples, é que essas casas decimais correspondem ao número de segundos, ou seja, 1 (entre 9 e os 10 minutos) corresponde a 60 segundos.
Portanto:
1 está para 60
assim como 0.83777 está para X
X = 0.83777 * 60 / 1 = 50.2662

Boas viagens!
MigSou
 
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Re: ALARMES POR GSM

Mensagempor jfneves » sexta jun 12, 2015 11:09 pm

Boa noite companheiro MigSou,

Fiquei completamente esclarecido e agradeço a preciosa ajuda e disponibilidade que demonstrou.

Um abraço,

Fernando Neves
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Re: ALARMES POR GSM

Mensagempor MigSou » segunda jun 15, 2015 8:47 am

Bom dia companheiro jfneves,

Não tem nada que agradecer, cada um ajuda com o que pode para o enriquecimento do fórum!

Boas viagens.
MigSou
 
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Re: ALARMES POR GSM

Mensagempor Paulo » sábado jul 18, 2015 5:37 pm

Companheiro jfneves,

Normalmente as compras via Ebay superiores a 30€, fora da UE, não escapam à aplicação das taxas alfandegárias.

É assim...

Abraço,
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Re: ALARMES POR GSM

Mensagempor jfneves » sábado jul 18, 2015 7:00 pm

Paulo Escreveu:
Normalmente as compras via Ebay superiores a 30€, fora da UE, não escapam à aplicação das taxas alfandegárias.

É assim...


Boa tarde,

Já tenho comprado vários artigos na net, via Ebay, a maioria deles provenientes do mercado asiático. Com valores bem acima dos 30€ e por vezes com um peso e volume relativamente elevados, como foi o caso do voltímetro/amperímetro com shunt, e tenho tido a sorte de não terem suscitado a curiosidade dos Serviços Alfandegários. Mera coincidência e elevada dose de sorte, já que no caso do GPS-Tracker, os ditos serviços quiseram mesmo ver do que se tratava.

Mas........já lá diz o provérbio : "Tantas vezes vai o cântaro ao poço, até que um dia lá deixa o pescoço".

Felizmente não deixei lá o pescoço mas tão somente alguns euros.......é a vida !!!!!!............como já dizia um antigo primeiro desta praça. :lol: :lol: :lol: :lol:


Um abraço e boa sorte para as pequenas importações.
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