Eu não tive o problema de peso, mas também porque a minha carrinha é só de 5.2m de comprimento e a minha transformação foi feita à medida por mim com objectivos muito concretos.
O que eu posso dizer é que não se deve substimar a importancia do isolamento térmico, principalmente quando somos nós a fazer a transformação. Isto passa não só pelo chão e pelas paredes, mas também pela procura de fugas de calor. Por exemplo, ajustar as portas e borrachas para garantir que selam bem. As janelas - como já foi referido - também são um problema. Há uma pelicula que se pode aplicar e cria o efeito como o do vidro duplo (ainda que menos eficaz).
Tudo conta e é melhor atacar o problema no início, porque uma vez tudo montado é muito mais difícil. Por exemplo, eu descuidei-me com a insulação do solo e agora - em parte devido a fugas que não consegui encontrar - tenho a carrinha quente acima do joelho e fria abaixo do joelho. Portanto, não substime a necessidade de isolamento, principalmente se está a pensar aventurar-se fora do nosso país. Como ainda estou a tentar melhorar este aspecto na minha carrinha, mandei vir da amazon um termometro a laser para procurar fugas por 15€.
A vantagem que a sua carrinha tem é que não vai ter que pagar imposto na transformação (que no meu caso ainda foram 2500€)
Como disse, a minha transformação foi muito específica para os meus objectivos, por isso apesar de estar cada vez mais satisfeito com ela (e já fui até à Noruega e Marrocos) com ela não é para todos. De qualquer forma, se tiver dúvidas, ou quiser inspiração, pode ver o tópico:
viewtopic.php?t=6465 ou contactar-me.
Se está a fazer a sua própria conversão, a vantagem é que pode poupar muito dinheiro, principalmente se souber de onde encomendar. Eu recomendo vivamente lulukabara, um site espanhol com entrega em Portugal ao mesmo preço que em Espanha e com preços muito inferiores ao que encontra por cá. Algumas das decisões que tomem que me pouparam dinheiro (mas não são para todos) foram:
- A abordagem frigorífico de compressor (procure no forum) recomendada pelos colegas. 100€ vs 500€ é uma grande diferença.
- Dependendo da sua utilização, também compensa pensar se vai querer uma instalação de gás tradicional ou não. Eu utilizo um fogão que leva cartuchos de gás, o que significa que não preciso de instalação de gás, garrafa de gás (peso e risco) nem um fogão caro. Em vez disso, tenho dois fogões portáteis de 15€ cada um, que levam cartuchos. Sai barato e tenho duas bocas de gás tão potentes como um fogão normal, mas a desvantagem é que é preciso outra alternativa para aquecimento.
- Tenho uma sanita portátil em vez duma sanita de cassete - 70€ vs 300-400€. A desvantagem é que é um pouco menos prático para esvaziar.
Estes são alguns exemplos. Como disse, não são para todos, tanto que a minha carrinha tem um volume de caixa de 280x176x183, o que - associado com o facto de que de fora não se nota que é uma AV - implica sermos criativos para termos tanta coisa lá dentro. Isso e a transformação custou 4000€. Mas faça a sua pesquisa e não se prenda necessáriamente ao que é mais popular.
Outra dica, entre em contacto com o IMTT cedo na sua transformação. Há uma série de pequenos detalhes que eles exigem e mostrar o seu plano ao engenheiro que vai avaliar antes ajuda imenso a evitar problemas mais tarde.