Frigorifico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorifico

Mensagempor José Duarte » segunda mai 19, 2014 7:26 pm

Venho solicitar eventual ajuda para situação ocorrida na semana passada.
Frigorifico está a funcionar nas três modalidades, no entanto na ultima saída e após percorrer cerca de 100 Kms notei que a luz de 12V se encontrava desligada.
Parei e de seguida ocorreu-me verificar fusíveis no separador das baterias onde já tinha observado a existência de 30A, 10A e 15A. O de 15A que tem o símbolo de frio estava bem, o de 10A com informação auxiliar encontrava-se queimado e o de 30A estava bom. Como tinha material de reserva substituí por novo. Coloquei motor em funcionamento e tudo O.K.
Sempre desconfiado ia dando uma olhadela pelo espelho. Novamente entre os 70/100 Kms pifou outra vez, 10A queimado e assim sucessivamente até chegar a casa.
Será que a algum Companheiro terá ocorrido esta situação e que solução foi encontrada?
Muito agradeço.
Saudações e Cumprimentos,
José Duarte
José Duarte

Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm

Re: Frigorifico

Mensagempor José Duarte » quarta mai 21, 2014 1:46 pm

Bom. Como não obtenho qualquer dica tenho que deitar mãos à obra.
Está a aproximar-se a volta que pretendemos dar pelo Norte Transmontano, após almoçarada com os meus Camaradas da 21ª Companhia de Comandos em Vila do Conde.
Caso tenha algum êxito indicarei as voltas. Sou leigo na matéria, porque a minha atividade profissional foi na área bancária.
Saudações e abraços.

José Duarte
José Duarte

Mensagempor RMGM » quarta mai 21, 2014 6:50 pm

Companheiro José Duarte
Normalmente dentro do frigorífico há uma placa a informar quantos amperes que ele consome
Depois de ver esse valor deve aplicar um fusível com um valor ligeiramente superior (ex: se for 10A aplicar fusível de 15)
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor José Duarte » sexta mai 23, 2014 1:46 pm

Boa tarde Companheiro RMGM.
Tomei nota das suas observações. Neste fim de semana estarei junto da minha autocaravana, atendendo que a tenho num parque de um condomínio onde reside o meu Filho.
No entanto levanta-se uma duvida, como a comprei em 2010 em segunda mão (é de 03/1997) nunca se tinha registado este problema.
Vou começar por retirar a bateria de habitáculo que está debaixo do banco do pendura,(é fácil o acesso já que um Companheiro me deu em 2010 uma dica para mandar instalar umas dobradiças), e verificar todas aquelas ligações a ver se descubro alguma coisa que possa estar a causar a situação, para além de verificar se dentro do frigorifico existe alguma indicação como o Companheiro refere.
Qualquer das formas não se deve tratar de um curto-circuito, porque se assim fosse, penso, que o fusível queimava no imediato.
Voltarei ao assunto.
Obrigado pela atenção.
Cumprimentos,
José Duarte
José Duarte

Mensagempor José Duarte » segunda mai 26, 2014 6:35 pm

Saudações a quem consultar este tópico.
Conforme dica do Companheiro RMGM, verifiquei no interior do frigorifico se existia alguma indicação quanto à amperagem de funcionamento. Na verdade existe uma etiqueta mas que de tão sumida não consigo visualizar nada. Trata-se de um "Electrolux" pequeno e de ligação a gás com isqueiro de pressão.
Visto isto, retirei a bateria do habitáculo e desapertei o separador. Examinei todas aquelas ligações uma a uma (como se fosse um entendido na matéria). De todos aqueles fios havia um que me pareceu apresentar a ficha demasiado frouxa (aparentemente o que ligará "AUX"). Apertei a ficha com um alicate de pontas e parece que ficou bem justo.
Reinstalei tudo, tendo tomado a iniciativa de colocar um bocado de uma câmara de ar a separar o separador da chapa do apoio do banco.
O separador é Italiano tem a indicação "Separatore automático batterie Mod: CSB40" e "Corrente di carico: 70A-12V" e "Corrente Frigo: 30A-12V" e "CBE".
Vou arriscar arrancar nestas condições, pode ser que tenha sorte e o problema possa ter estado naquela dita ficha que, com a trepidação, provocasse esta avaria.
No regresso direi como se passaram as coisas, no entanto, pelo sim pelo não, vou reforçar a reserva de fusíveis.
Cumprimentos,
José Duarte
José Duarte

Mensagempor José Duarte » sábado mai 31, 2014 9:17 pm

:D
Está tudo O.K.
Depois de rodar cerca de 370Kms o fusível resistiu.
Portanto se a algum companheiro se registar está situação, verificar o aperto das fichas dos fios que estão ligados ao separador de baterias.
Saudações e cumprimentos a todos.
José Duarte
José Duarte

Mensagempor Calita » segunda jun 16, 2014 10:33 am

Bom dia a todos

Aproveito este tópico para colocar uma questão relacionada com o frigorifico da AC

O frigorifico funciona bem a 12 e 220V,contudo quando o coloquei a gás no ínicio tudo estava bem,mas ao fim de 2 dias comecei a notar que não refrigerava tão bem,assim como nota-se um odor estranho (meio a gás,meio a queimado) e a grelha exterior junto à saída da chaminé encontra-se completamente preta,creio ser fuligem,será um problema de limpeza?

O que poderá estar mal?

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor benjamim antonio » segunda jun 16, 2014 11:43 am

Bom dia companheiro Carlos
Já alguma vez limpou a chaminé e o bico pivô? não, então chegou a altura de o fazer.
Pessoalmente faço-o uma vez por ano. Desmonto o cachimbo e depois limpo, com um palito, o calibrador (o chapelinho que se encontra dentro) a chaminé é limpa com um escovilhão,
não havendo, prende uma tira de esfregão da loiça ( verde sem esponja ou similar) prende o mesmo com cordel ou fio eléctrico deixa duas pontas para fazer o movimento de vai e vem até deixar de sair qualquer fuligem.
Veja as duas uniões dos tubos em principio não deve ter fugas, a operação é feita com espuma de água com detergente.
Espero que resolva o problema, porque nesta altura faz muita falta para as manter em fresquinhas.
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio

Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm

Mensagempor Calita » sexta jun 20, 2014 9:06 am

Companheiro Benjamim

Grato por as dicas, este fim de semana já vou fazer essa limpeza e depois ver o resultado.
Carlos Martins

Imagem
Calita

Mensagempor spedy » sexta jun 20, 2014 9:31 am

Companheiro Calita, que tipo de botija usa a Autocaravana?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jun 20, 2014 10:30 am

spedy Escreveu:Companheiro Calita, que tipo de botija usa a Autocaravana?

Eu só conheço redondas...!!! :mrgreen: :mrgreen: Embora também as haja quadradas!!! :roll: :roll:

Ou que tipo de gaz...?!?! Maçaricos!!! :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Calita » sexta jun 20, 2014 11:03 am

Uso gás butano.
Terá alguma influência?

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Calita

Mensagempor Calita » sexta jun 20, 2014 11:04 am

Luis Agostinho Escreveu:

Eu só conheço redondas...!!! :mrgreen: :mrgreen: Embora também as haja quadradas!!! :roll: :roll:

Um abraço,

Este "home" está sempre em cima do acontecimento. 8) :mrgreen:
Carlos Martins

Imagem
Calita

Mensagempor spedy » sexta jun 20, 2014 11:20 am

Luis Agostinho Escreveu:
Eu conheço redondas...!!! :mrgreen: :mrgreen: Embora também as haja quadradas!!! :roll: :roll:

Um abraço,

E o maçarico sou eu... Se também conhece quadradas é porque não conhece redondas...

Companheiro Calita a pergunta foi clara, que tipo de botija...

Se for tipo galpão ou repsol de encaixe não terá problema, caso seja tipo as botijas francesas de enroscar diretamente o cheiro a gaz pode dever se ao facto de a mesma estar com pouco gaz.

Cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Calita » sexta jun 20, 2014 9:57 pm

A botija é da BP e o redutor é semelhante ao da Repsol.Mas o que me está a intrigar é o facto da grelha estar preta na saída da chaminé e o frigo deixar de fazer frio, pois mesmo no congelador a comida estava completamente descongelada.
Será que o problema se resolve com uma limpeza?
De qualquer forma vou fazer o que o companheiro Benjamin sugeriu.
Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Calita

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 10 visitantes