Opinião sobre capucine 1.9 Td

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Opinião sobre capucine 1.9 Td

Mensagempor spedy » domingo jul 08, 2012 6:29 pm

A748-2 Escreveu:Boa tarde

:oops: :oops: Já agora se o Andre550...tiver a carta de pesados ou o Danibeja...faço-lhes uma atençãosinha... :mrgreen: :mrgreen:

Já está a querer fazer negocio?!?!?!? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor THOR » domingo jul 08, 2012 7:18 pm

[/quote]

Está provado que não é a cilindrada que conta na potencia, não é por o bloco do motor ser maior que vai ter mais força/potencia, hoje em dia existem motores de competição 1.6CC com mais de 600CV, portanto têm mais que um Porche Carrera 4.

Grande abraço,

Danibeja[/quote]
Boas,
é verdade mas, tambem é verdade que mais rapidamente vão á oficina e mais depressa dão o "berro" pois a rotação naquele pequeno bloco é descomunal e, as peças têm muito mais movimento dai um bloco maior tem muito menos rotação e um binário superior e, no que toca ao peso das autocaravanas o binário principalmente a baixas rotações é sem duvida uma mais valia e, isso nada tem a ver com a potência.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jul 08, 2012 8:46 pm

danibeja Escreveu:Está provado que não é a cilindrada que conta na potencia, não é por o bloco do motor ser maior que vai ter mais força/potencia

Lamento Danibeja mas isto não è uma verdade absoluta e lá mais para frente explico porquê.

THOR Escreveu:Boas,
é verdade mas, tambem é verdade que mais rapidamente vão á oficina e mais depressa dão o "berro" pois a rotação naquele pequeno bloco é descomunal e, as peças têm muito mais movimento dai um bloco maior tem muito menos rotação e um binário superior e, no que toca ao peso das autocaravanas o binário principalmente a baixas rotações é sem duvida uma mais valia e, isso nada tem a ver com a potência.

Há vários conceitos mas neste momento e neste tópico o que interessa é o conceito americano que fruto do tamanho dos carros e do preço dos combustiveis lá...prefere as grandes cilindradas para aumentos de potência e nem sempre com binários altos. Aliás isso vê-se na capacidade de arranque dos 0 aos 100Km.Carros que normalmente atingem o binário máximo nas altas rotações, fruto das estradas que têm.

Na europa e fruto do tamanho dos carros e das estradas normalmente temos motores com uma cubicagem mais pequena exactamente porque ao contrário dos americanos preferimos a utilização de turbos para proporcionar um aumento de potência mais barato, uma economia de combustivel, um arranque mais rápido, atingir o binário máximo mais cedo, embora dentro de uma faixa de rotações porque depois dessa faixa de rotações acabou-se bem podemos calcar o acelarador que aquilo não dá mais...

Aquilo para onde nós devemos olhar quando compramos uma autocaravana è exactamente e em teoria a relação peso/potência pela simples razão que se tivermos o mesmissimo motor e em teoria com o mesmo binário...a relação peso potência é mais favorável no carro mais leve porque aquele motor tem de fazer menos força... 1º para quebrar a inércia e... 2º pelo poder de recuperação de velocidade abaixo de rotação ideal para atingir o binário máximo...daí frequentemente ter de "meter uma abaixo" no mais pesado para ir buscar força, ao contrário do mais leve que basta acelerar para ele atingir uma rotação favorável para uma ultrapassagem.

E è nesse momento que o veiculo mais pesado estará em esforço exactamente porque é obrigado a rolar sempre a altas rotações para manter o binário ideal/velocidade ideal para efectuar uma ultrapassagem ou abordar uma curva por exemplo.

Concerteza que os motores onde é exigido uma velocidade instantanea como os turbo comprimidos sofrem mais desgaste embora venham de fábrica sub-aproveitados exactamente para dar uma margem de segurança... os vulgares atmosféricos terão sempre uma durabilidade alargada porque não trabalham a rotações muito altas e por isso menos esforço nas peças...

A748-2 Escreveu:Para não baixarem os preços das autocaravanas...muito simplesmente baixam-lhe a cilindrada passando para o motor de 2000CC e com uns miseros 100CV e mantendo o mesmo comprimento e as mesmas comodidades (e claro o mesmo preço!!!) esquecendo-se que para moverem aquilo não é o mesmo que ter um motor de 2300CC e 130cv!!!

Quanto a isto que afirmei, normalmente só falo com conhecimento de causa e por principio não o faço de forma gratuita e isto é tomarem-nos por parvos porque se autocaravana vier de origem com o motor 2000cc e 100CV o "upgrade" para 2300cc e 130cv è extra pelo qual nós temos de pagar, se há alguns anos éramos um país de submotorizados agora é para isso que nós caminhamos fruto da crise...
Aqui alguns ainda serão do tempo do Ford Capri com 1100cc e para quem se lembra do tamanho do carro quando se abria o capôt do motor ainda se conseguia pôr lá umas malas de viagem que não coubessem na mala do carro... :twisted: :twisted:

Bem mas com menos conversa há aì alguém que queira uma atençãosinha... :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor danibeja » domingo jul 08, 2012 10:19 pm

A748-2 Escreveu:
Bem mas com menos conversa há aì alguém que queira uma atençãosinha... :mrgreen: :mrgreen:

Se lhe tirar o quatro do preço..... LOL :lol: :lol: :lol: está comprada, ainda me sobram uns trocos para tirar a categoria c.......

Em relação aos motores estou em desacordo, pois se um motor 2.0 utilizar a mesma caixa de velocidades do 2.3, e o 2.0 fosse mais rotativo o veiculo iria ter muito mais velocidade...., a diferença está na largura do piston e não na altura da biela/cambota, logo automáticamente a rotação é a mesma... mas pronto poderiamos estar aqui a noite toda a contra-argumentar..., essa da rotação é um mito, os motores fazem mais ou menos as mesmas rotações por minuto... em relação ao peso/potencia e binário concordo com o que foi dito... daí no meu primeiro post ter dito que a minha AC carregada pesa menos de 2500Kg...

Este é um campo que não tenho formação, mas desde os 12 anos que ajudava o meu pai na mecanica, e com 18 já reconstruia motores..... percebo um pouco, na componente prática.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luis Agostinho » segunda jul 09, 2012 9:15 am

O Danibeja è tramado... :mrgreen: :mrgreen:

danibeja Escreveu:Se lhe tirar o quatro do preço..... LOL está comprada, ainda me sobram uns trocos para tirar a categoria c.......

Eu disse uma atençãosinha... :twisted: :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor João Morgado » segunda jul 09, 2012 2:12 pm

A748-2 Escreveu:O Danibeja è tramado... :mrgreen: :mrgreen:

danibeja Escreveu:Se lhe tirar o quatro do preço..... LOL está comprada, ainda me sobram uns trocos para tirar a categoria c.......

Eu disse uma atençãosinha... :twisted: :wink:

Um abraço,

Companheiro Danibeja, quando o companheiro A748-2 diz uma atençãozinha, quer dizer que vai sem o "macaco". Caso não perceba, ele sabe ao que me refiro.
Um abraço.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor spedy » segunda jul 09, 2012 2:17 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda jul 09, 2012 2:37 pm

Boas a todos

Luis pela primeira vez vi uma AC igual á tua, a semana passada perto de Lagos, é sem duvida é um veiculo espetacular.

Relativamente ao tópico, motorização 1.9TD capucine, efectivamente também tive uma foi a minha primeira AC, o motor tinha 84cv de 96, e na minha opinião o motor é um pouco curto, mas hoje percebo, que depende da perspectiva e da expectativa de quem conduz, ou seja, para mim é curto porque gosto de uma condução mais viva, mas para muitos de nós a condução proporcionada por essa motorização será suficiente. Pelo menos a avaliar quando temos de parar o bicho, aí consideramos que circular entre os 80 e os 100kms será o suficiente.....

Tal como já foi afirmado aqui, tudo depende do que se pretende fazer com esta motorização.... A Europa???? apenas Portugal e Espanha, apenas Portugal.... ainda quanto tempo passaremos a viajar por ano??? 20 dias de férias e alguns fim de semanas por ano, naturalmente que tudo isso pesará na escolha.

Mas o que sentia efectivamente na condução desse motor, o factor que limitava mais o desempenho era a aerodinamica da AC, ou melhor a falta dela, não era só propriamente o peso. A deslocação do ar e o vento com o capucine, começa a notar-se efectivamente por volta dos 80kms/hora, ficando sempre dependente se existiria ou não vento frontal e neste caso também como já foi referido, teremos de ser inteligentes para tirar melhor usufruto na condução com este motor, por exemplo aproveitar bem a caixa de velocidades, perceber onde está o melhor binário, e trocar a mudança no timinig adequado, aproveitar as descidas para subir melhor, perceber que o cone de aspiração para ultrapassar um camião é util, escolher bem o local de ultrapassagem, sempre de preferência a descer.... etc.

No meu caso, um amigo deu um toque no turbo adicionando um pouco mais de pressão e avançou um pouco a bomba injectora, ficou muito melhor, mas também ficou a fazer um pouco mais de fumo.... o espirito de descontração e relax deve imperar em qualquer AC, agora claro uns cavalinhos extra, ajudam sempre a mais conforto e prazer na estrada.....

Deverá ter em especial consideração, que o não existe AC sem motor, mas o motor só serve para se deslocar, a célula e a habitabilidade da mesma é sem duvida o factor que deve ter em maior consideração, nomeadamente estado de conservação, equipamento e funcionalidade adequada ás suas necessidades.

Para todos os companheiros que estão a aguardar mais novidades do rejuvenescedor de baterias, ninguém está esquecido, no entanto quero prolongar mais os testes e assim que tiver mais resultados darei noticias, ainda assim os resultados em determinados casos estão acima das minhas expectativas e que todas as baterias que tenho vindo a testar os resultados são notorios, no entanto uns mais que outros. O que estou a testar é fundamental, para poder dar respostas efectivas á maioria dos casos. Tal como tudo o que faço, quero ter garantias que todos os que aplicarem o produto ficarão satisfeitos com resultados e que efectivamente existe uma economia de euros no curto e médio prazo.

Cumps
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Luis Agostinho » segunda jul 09, 2012 7:39 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro Danibeja, quando o companheiro A748-2 diz uma atençãozinha, quer dizer que vai sem o "macaco". Caso não perceba, ele sabe ao que me refiro.

spedy Escreveu: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nã...assim não fazem amigos aqui no fórum... :twisted: :twisted: :twisted:

alexandrechora Escreveu:Luis pela primeira vez vi uma AC igual á tua, a semana passada perto de Lagos, é sem duvida é um veiculo espetacular.

...nota-se muito o tamanho da letra... :oops: :oops: :oops: :oops:

Cá para mim o Alexandre está-se a fazer a uma atençãosinha :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor calexandre » terça jul 10, 2012 1:15 pm

Boas tardes,

para aumentar um pouco o desempenho dos vossos motores, á alguns truques ( também mencionados anteriormente ) que,
sem prejudicar a AC, poderão ter mais binário/rendimento;

- aplicar filtro de Ar KN ou Green ( filtro de ar lavável ), ao fim de 20.000 Kms o investimento fica pago e o filtro continua em uso por muitos Kms.
- eliminar panelas de escape, basta uma para passar na inspecção.
- aumentar pressão do turbo equivalente ao avanço da bomba de gasoleo.
- avanço na bomba de gasoleo.
- aplicar intercooler.
- se já tem intercooler, aplicar uma ventoinha de refrigeração no intercooler, para ter o ar mais fresco.
- aumentar o radiador do intercooler.

Isto são alguns truques, que poderão aplicar nas voças Acs sem grande investimento, e verificarão um melhor desempenho nos vossos motores sem
estarem a estragar.

Espero ter ajudado.

Cumps.
Carlos Alexandre
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

Mensagempor andre550 » quarta jul 11, 2012 11:41 pm

Quero agradecer a todos pelos posts que foram colocando e que sem duvida contribuíram para eu poder fomar uma ideia mais clara sobre o assunto que abordei neste post.
Hoje tive finalmente a oportunidade de conduzir a dita AC que me foi gentilmente alugada pelo proprietário a um preço "contido" tendo em conta os preços praticados pelas empresas do ramo nesta altura do ano.
Ao ler as ultimas respostas pouco depois de ter feito uma viagem de 220km (de Lisboa a Coimbra) para mostrar e preparar a AC para a viagem, pude rever a minha experiência de condução (1ª vez que conduzi uma AC) nas palavras do companheiro
alexandrechora Escreveu: o que sentia efectivamente na condução desse motor, o factor que limitava mais o desempenho era a aerodinamica da AC, ou melhor a falta dela, não era só propriamente o peso. A deslocação do ar e o vento com o capucine, começa a notar-se efectivamente por volta dos 80kms/hora, ficando sempre dependente se existiria ou não vento frontal e neste caso também como já foi referido, teremos de ser inteligentes para tirar melhor usufruto na condução com este motor, por exemplo aproveitar bem a caixa de velocidades, perceber onde está o melhor binário, e trocar a mudança no timinig adequado, aproveitar as descidas para subir melhor, perceber que o cone de aspiração para ultrapassar um camião é util, escolher bem o local de ultrapassagem, sempre de preferência a descer.... etc.
Cumps

Não haja duvida que a experiência conta muito. Revi totalmente a minha experiência de condução nestas palavras.
Para quem está habituado a conduzir um automóvel com 150cv e passa para uma autocaravana capucine com 90cv, que sobe a 70km/h na A1 a Serra d'Aire e é ultrapassado por camiões TIR a puxar 10 ou 20ton fica um pouco impaciente (lembrei-me do companheiro que referiu ser "necessário tomar um calmante") mas isso ocorreu-me porque eu ainda não estava em passeio, mas com uma enorme vontade de chegar a casa e mostrar a nova casa de ferias à minha mulher e filha de 4 anos (que diga-se de passagem, se não fosse a mãe a demovê-la dessa ideia, preparava-se para dormir na AC à porta de casa). Evidentemente que a grande resistência ao ar e o motor pouco potente limitam qualquer tentativa de ultrapassagem ou ainda uma velocidade cruzeiro mais próxima dos 110km/h (só a descer), mas na minha noviça opinião, as autocaravanas permitem exactamente ir sem destino e sem horas, daí que, excessão feita à minha demoraaaaada viagem de baptismo, não há pressas.
Quanto ao facto de permitir apenas viajar em Portugal ou Espanha ou até fora da Península Ibérica, sinceramente fiquei na duvida porque houve quem dissesse que estes motores eram muito resistentes (equivalentes aos Fiat Tempra da Policia), houve quem apontasse o maior desgaste dos componentes devido à maior rotação e esforço, etc.
Evidentemente que não irá permitir como aqui referiu um companheiro "tiradas de 900km/dia, mas permitirá conhecer países a 5000 ou 6000km do nosso? Com a certeza que vamos chegar com as mesmas peças?
A sensação que tive foi e que me foi transmitida pelo proprietário foi que nos leva onde os mais potentes levam, com um senão, demoramos se calhar o dobro do tempo, mas como em férias não uso relogio...
andre550

Registado: quinta jun 28, 2012 12:41 pm

Mensagempor João Morgado » quinta jul 12, 2012 12:24 am

andre550 Escreveu:... mas na minha noviça opinião, as autocaravanas permitem exactamente ir sem destino e sem horas...

Companheiro, essa é realmente a grande vantagem de uma autocaravana. Paramos onde queremos e quando queremos e partimos só quando queremos, além de irmos em viagem e ao ver uma tabuleta a indicar qualquer coisa podermos desviar para ir ver isso.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Lealbino » quarta nov 20, 2013 11:21 am

8)

Vale o que vale, mas imaginando que quem entre de forma mais "contida" neste universo o possa fazer através deste motor (1.9 TD), deixo o meu testemunho de que depois de ter lido estas opiniões fiz o meu teste e pelo menos no meu caso era mesmo o que procurava, o que senti corresponde aos relatos do companheiro alexandrechora e andre550.

Depois de testar duas semelhantes acabei por comprar uma Fiat Talento Hymer Camp 1.9 TD que terá cerca de 80 cv (1993) e é ligeiramente mais curta que as habituais (4,6m de comprimento) e que anuncia um valor de 2800 kg.

Comparei os kg/cv em relação à opção 2.5 TD que me apareceu na altura, o querer algo mais manobrável, a "casa" que reunia as melhores condições onde preferia habitar, toda a ajuda e opiniões que me deram aqui no Fórum, e a decisão recaiu na tal Hymer Camp 1.9 TD.

Até ao momento só posso dizer que não tenho quaisquer queixas do desempenho de motor dela, considerando que não procurava um carro de corrida (o veículo do dia-a-dia tem perto do dobro dos cvs) e sim algo que me levasse em conforto e descansado nos percursos mais próximos, e em ambiente de gargalhadas quando começa a perder força até aos 60km/h nas maiores subidas, mas essas subidas têm sempre um fim, e em plano safa-se na perfeição.

É tudo questão de ponderar aquilo que se procura e para o que é que se procura. Se for para correr o mundo com menos tempo e a olhar para o relógio, então decerto que todos os cavalos e sistemas mecânicos mais modernos ajudarão, se for para percursos mais pequenos/próximos ou sem problemas de olhar para o relógio... encaixa na perfeição. 8)

Espero que sirva a quem como eu veio à procura de informação, e desde já fico ao dispor para aquilo em que possa ajudar :wink:
Lealbino

Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes