inversores

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

inversores

Mensagempor heliorodrigues » segunda jun 25, 2012 8:06 pm

Boas,

O que acham destes inversores de corrente de 500W (cerca de 28€ com envio incluido)

http://www.ebay.co.uk/itm/500W-DC-24V-t ... 1c10ed26ba

http://www.ebay.co.uk/itm/Car-Inverter- ... 2c620a3870

Tive um desses DOXIN no passado mas nao tive muito tempo de o experimentar pois vendi o veiculo com ele pouco tempo depois.

Como a minha AC não tem nenhum inversor, a minha ideia era somente ligar um ou dois computadores portáteis...

Como ainda estou a descubrir este mundo das AC's, ainda não percebo muito disto. Por exemplo, tenho várias fichas de corrente 220V na AC mas não funcionam pois parecem não estar ligadas as baterias (dai necessitar do inversor certo...?), ou essas tomadas são só para ligar quando tiver electricidade exterior (EDP) ligada à AC atraves de um cabo?
A ideia era mesmo utilizar essas tomadas e estarem todas ligadas as baterias e puder utilizar as que quiser.. (caso contrario não tem sentido lá estarem se somente dão com electricidade exterior)

Obrigado!
Avatar do Utilizador
heliorodrigues
 
Mensagens: 30
Registado: quinta mai 31, 2012 10:20 pm

Re: inversores

Mensagempor txinho » terça jun 26, 2012 8:47 am

heliorodrigues Escreveu:Como ainda estou a descubrir este mundo das AC's, ainda não percebo muito disto. Por exemplo, tenho várias fichas de corrente 220V na AC mas não funcionam pois parecem não estar ligadas as baterias (dai necessitar do inversor certo...?), ou essas tomadas são só para ligar quando tiver electricidade exterior (EDP) ligada à AC atraves de um cabo?
A ideia era mesmo utilizar essas tomadas e estarem todas ligadas as baterias e puder utilizar as que quiser.. (caso contrario não tem sentido lá estarem se somente dão com electricidade exterior)

Obrigado!


Bom dia,

Companheiro em relação aos inversores, á primeira vista parecem-me ser de 24 v e não de 12 v??!!! :?
As fichas que dizem 220 v somente funcionam quando a AC está ligada a energia externa de 220 V, é possivel coloca-las todas a funcionar com o inversor, foi o que eu fiz com a minha AC, mas somente fiz isso com uma ficha e deixei as outras. :D .
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Re: inversores

Mensagempor heliorodrigues » terça jun 26, 2012 12:03 pm

ola txinho, muito bem visto isso dos 24v.. eu lerdo como sou, nem me iria aperceber.. obrigado!

ja encontrei o correcto: aqui esta http://www.ebay.co.uk/itm/500W-USB-Mobi ... 4ab2d78d9a

500w deve chegar para 2 laptops e carregadores basicos?

é muito trabalho coloca-las as fichas todas a funcionar com o inversor? :-P (pergunto isto por teres feito so com uma ficha :-P)

abraços

cumps
Avatar do Utilizador
heliorodrigues
 
Mensagens: 30
Registado: quinta mai 31, 2012 10:20 pm

Re: inversores

Mensagempor txinho » terça jun 26, 2012 1:16 pm

Boas heliorodrigues,
Em relação ao inversão penso que chega perfeitamente para 2 laptops, agora devias confirmar que tipo de inversor é que se refere (existe de Onda Sinusoidal Pura e Onda Sinusoidal Escalonada :mrgreen: acho que se diz assim, alguém daqui te irá esclarecer melhor :roll: ). Sei que onda pura é mais conveniente para equipamentos eletrônicos, (disto também não percebo muito, só sei que o meu é de onda pura). tens uma melhor explicação aqui: http://www.profafonso.com/index.php?opt ... 24&lang=pt
A ligação da ficha é muito simples basta ligar ao inversor uma ficha normal e levar o cabo até essa ficha e desligar os fios previamente ligados e ligar os vindos do inversor assim sempre que ligas o inversor ficas com essa tomada a funcionar a 220v.

Espero que tenhas percebido esta linguagem de um leigo na matéria hehehehhe :mrgreen: :mrgreen:

Abraço
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
txinho
 
Mensagens: 494
Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am
Localização: Barcelos

Re: inversores

Mensagempor heliorodrigues » terça jun 26, 2012 3:52 pm

nas proximas semanas irei testar :-) obrigado!
Avatar do Utilizador
heliorodrigues
 
Mensagens: 30
Registado: quinta mai 31, 2012 10:20 pm

Re: inversores

Mensagempor Kan0udo » quinta jun 28, 2012 11:55 pm

Olá a todos

Tem uma outra maneira de obter os 220v do inversor em todas as tomadas: lique a saída do inversor à entrada de corrente de rede logo antes do disjuntor ou depois, como queira, desde que quando liga um desliga a outra. Não manter ao mesmo tempo as duas energias, o regulador pode não gostar disso.


Saudações caravanistas
fd

www.planeta-aventuras.com

(Por muito cuidado que tenhas podes não ter sorte; sem cuidado, não há sorte que te valha!)
Kan0udo
 
Mensagens: 20
Registado: domingo mar 25, 2012 8:30 pm

Re: inversores

Mensagempor brunomnr » quarta mar 20, 2013 4:15 pm

Boas,

Precisava de uma ajudita no que toca aos inversores, ou seja, pretendia comprar um inversor para alimentar um pc portatil, ou uma arca frigorifica no caso de falha da EDP, penso que um 200 w a 12v e onda modificada serve, como o seguinte:

http://viewitem.eim.ebay.pt/200W-DC-12V ... 69000/item

Alguem me consegue ajudar nisto?
Avatar do Utilizador
brunomnr
 
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 20, 2013 10:43 pm
Localização: Pombal

Re: inversores

Mensagempor fnunes » quinta mar 21, 2013 7:26 pm

Olá a todos!

Relativamente a inversores 12vdc/220Vac por mim utilizados, desde um "made China" e outro "espanhol" todos de ond sinusoidal pura, porque o comp. portatil, assim como o carregamento das baterias da maq. de filmar não funcionam com os inversores de onda midificad (onda quadrática), por isso aconselho os de onda pura e mais caros (2x) que os normais.
Quanto á potência de 200W convem ter em conta qual a que necessita para a arca congeladora,e convem que a potencia disponivel do inversor seja superior 1.5 vezes á solicitada. Atender se as baterias tem capacidade para alimentar a potência requerida, porque não basta ter um inversor com muita potência se não tiver Amperes/hora nas baterias, para a transformação de corrente contínua em corrente alternada de 220V.

Saudações
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: inversores

Mensagempor brunomnr » sexta mar 22, 2013 6:39 pm

Todos os aparelhos que pretendo alimentar, têm um consumo que nao passa os 150w, por isso um de 200w serve, um de 300 penso que já seria desperdiçar energia. A minha bateria é de 70Ap, será suficiente para alimentar 200 ou 300w no pior cenário, ou seja, a debitar a maxima potencia? Nunca utilizei um aparelho destes, mas sem o carro ligado, isto é capaz de mandar a bateria à vida em pouco tempo, se não tiver o carro ligado para repor o gasto ou estou enganado? Acho um aparelho muito util, e muito mais economico que um gerador, para quem quer desenrrascar um ou dois aparelhos! Realemente os de onda pura, não são uma pechincha...
Avatar do Utilizador
brunomnr
 
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 20, 2013 10:43 pm
Localização: Pombal

Re: inversores

Mensagempor bornes » quinta mai 16, 2013 3:22 pm

caros companheiros
concordo com o companheiro f-nunes, os computadores ou carregamento de baterias devem ser feitos só com inversores de onda pura. Tenho um inversor de 2000/4000W de onda pura. Tenho tudo ligado a 220V, 400Amp, 2 painéis e mesmo assim, quando estou com a tv ligada, ou o rato não anda, ou a tv faz interferência. Por isso, muito cuidado com os inversores, não vá pensarem que estão a comprar uma coisa boa e barata e sair uma coisa muito mais cara.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: inversores

Mensagempor RMartins » quinta mai 16, 2013 9:03 pm

Quais recomendariam (marcas e/modelos) e de quantos Watts? para ligar um portatil, ventoinha e carregar uns telemoveis, etc..?
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: inversores

Mensagempor fnunes » sexta mai 17, 2013 6:54 pm

boas!
RMartins, relativamente ao inversor, só poderá decidir-se pela aquisição, depois de saber qual a potência que efectivamente precisa. Mas, pelo que relata um inversor de onda sinusoidal pura, entre 300w a 350W, penso que chegará.
Mas não esquecer os materiais que vai instalarda bateria até á(s) ficha(s), ter atenção á seçcão dos cabos sup. a 4mm2 de seção/cada e a respectiva proteção (fusível 10 a 15A), depende das distâncias entre bat. e ficha.
Sobre as marcas, aconselho quase todas menos as chinesas..., (se bem que agora tudo é feito na China),e assim sendo será dificil dizer-lhe uma marca sem este rotulo, mas tente a fullwat, inversores 12dc-230Ac.
Saudações Ac.
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: inversores

Mensagempor RMartins » sexta mai 17, 2013 9:00 pm

Obrigado!
o pouco uso que lhe irei dar, será mais numa viagem mais longa onde precise ligar o portatil para os putos irem entretidos a ver um filmeco ou dois.
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Re: inversores

Mensagempor Oliventino » sexta mai 17, 2013 10:08 pm

Boa noite.
Eu uso dois inversores da waeco, um fixo de 550w e outro de 100w de ligar ao isqueiro, que da para o computador, tablet, máquina fotográfica...tem porta usb, 59.30€, não é onda pura e nunca falhou.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: inversores

Mensagempor Garrbel » sábado mai 18, 2013 12:28 pm

Boa tarde

Mas porquê usar inversores para alimentar um portatil? O conversor passa de 12V para 220V para depois o transformador voltar a converter para 18V ou 19V (cada operação destas implica sempre perdas)

Para alimentar um portatil uso há muito um pequeno transformador, muito mais barato que passa de 12V para o necessário do portatil (18V ou 19V depende do portatil) - encontra-se a venda no media markt ou semelhante.

AG
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Próximo

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes