CAI SOLIDÁRIO

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

CAI SOLIDÁRIO

Mensagempor Santo Surfista » quarta dez 14, 2011 10:53 am

Este texto pode ser lido no site do CAI

"Na semana passada o João Sá enviou-nos uns desenhos e uma ideia...
Um dos desenhos foi escolhido e a ideia foi aceite.
Assim nasceu um dos novos projectos do CAI!

O projecto será o seguinte : CAI SOLIDÁRIO!

Realizar-se-á do seguinte modo, com inicio já no programa da passagem de ano: quando estivermos a planear fazer alguma actividade num Municipio, indagaremos a Camara sobre alguma entidade de Benefeciencia mais necessitada de ajuda de bens alimentares, roupas, enxovais para crianças ou bébés, fraldas ou remedios para lares de idosos, etc. Até se poderá dar o caso de haver alguem a necessitar de uma cadeira de rodas, uma cama especial, algo assim.

Faremos uma escolha de uma dessas entidades e indicaremos aos participantes no encontro, passeio, inauguração que para participarem têm de doar algo!

Numa época de crise em que existem dificuldades em todos os "cantos" deste País, os autocaravanistas não podem só pedir...pedir que as Camaras ou juntas de freguesia gastem dinheiro a criar uma AS quando o poderiam transformar em bens e auxiliar quem precisa.

Mostrar que o autocaravanista também tem uma consciencia social e não se preocupa só com passeatas e diversão. Creio que será uma forma de estes Municipios nos verem de uma outra forma e nos ajudarem ainda mais!"

Imagem
Rodas no Asfalto
Nas Ondas do Vento

Saudações Autocaravanistas,
Santo Surfista
Santo Surfista

Registado: terça ago 26, 2008 8:41 pm

Re: CAI SOLIDÁRIO

Mensagempor cookie » quarta dez 14, 2011 11:18 am

acho esta ideia excelente mas venho apelar a que a solidariedade seja plena e que abranja tb instituições que ajudam animais.

pode haver sócios interessadas em ajudar, também, outras vítimas de maus tratos e negligencia que infelizmente pululam no nosso país... :(

há aqui uma lista das associações portuguesas:
http://www.encontra-me.org/lista_associacoes
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta dez 14, 2011 9:11 pm

Boa noite,

Venho apenas solidarizar-me com este tipo de Atitude, muito Nobre, muito Digna!

Pelo menos uma vez na vida os Autocaravanistas não exigem algo para seu uso pessoal e pensam na restante população, muita dela, carenciada, bastante carenciada!

É algo que não deve deixar de ser enaltecido e até promovido!

Numa época em que as dificuldades são bastantes para toda a população, existem cidadãos com imensas dificuldades, que deixaram de pertencer à "classe média" e passaram simplesmente para a "classe baixa", muita dessa gente, tem vergonha, vergonha de ser pobre!!!

Isto, passa-se em Portugal!

Parabéns pela iniciativa!

Quanto aos animais, que também eles são preteridos em épocas de grandes apertos, continuarão a ser preteridos porque as pessoas, infelizmente, já não dispõem de mais "furos" para apertar!!!!

Há gente a passar fome!!!!

É uma Realidade em Portugal!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor cookie » quarta dez 14, 2011 9:20 pm

josegon_calves Escreveu:Quanto aos animais, que também eles são preteridos em épocas de grandes apertos, continuarão a ser preteridos porque as pessoas, infelizmente, já não dispõem de mais "furos" para apertar!!!!

Há gente a passar fome!!!!

É uma Realidade em Portugal!

Um abraço,

não concordo em absoluto!! e devo dizer que não esperava este comentário do companheiro... lamentável a desculpa da crise para despachar os bichos.

um animal é um elemento da família e por incrível que pareça é mais fácil arranjar-se comida para ele do que para nós. é só querer.

renovo os meus votos pela iniciativa solidária e mantenho o apelo para que se lembrem dos demais animais, é que nós também somos animais e isso parece que a maioria das pessoas se esqueceu.
cookie

Mensagempor Luis Agostinho » quarta dez 14, 2011 9:47 pm

Boa noite,

Acho que estamos todos um bocadinho nervosos... :cry:

E desculpem-me se vou ser um bocado curto e grosso...

Mas nesta discussão estéril e um bocadinho histérica...acabaram por estragar e esvaziar de sentido o gesto que o CAI quiz associar a esta época do ano...no minimo acho que podiam pedir á admnistração do fórum para apagar as vossas mensagens e já agora a minha também se faz favôr...pelo menos para que não se perca a nobreza e a visibilidade do gesto do CAI...que merece a nossa admiração.

Independentemente da razão que vos assista.

Um abraço, :wink:
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta dez 14, 2011 10:26 pm

Concordo em absoluto!
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor cookie » quinta dez 15, 2011 9:20 am

solidariedade = SOLIDARIEDADE ALARGADA

SIM pois os que passam dificuldades precisam de ajuda a VÁRIOS níveis e agradecem de coração

ao fazerem auscultação de necessidades das famílias ponderem também essa vertente. quem ajuda, ajuda a vários níveis.
cookie

Mensagempor Santo Surfista » quinta dez 15, 2011 10:46 am

Bom dia a todos!

Não vale a pena apagar os posts porque são o espelho do que cada um pensa.
Aos companheiros Luis Agostinho e Jose Gonçalves que gostaram da ideia, quero informar que caso não venham aos programas realizados pelo CAI, podem sempre contribuir! :oops:
A ideia que o CAI lançou poderá ter o contributo de todos os autocaravanistas.
A ideia que estamos a organizar para a passagem de ano e para entregar em Ferreira do Zezere está nas maos dos socios Vera Coelho e Jose Rodrigues e tem o email : caisolidario@gmail.com onde podem tirar as duvidas que tiverem.
A Vera foi a diversas superficies comerciais recolher preços de alimentos para organizar cabazes de € 4,00 cada.
Imaginem o cabaz 1 (arroz,açucar,azeite,sal) cabaz 2 (pápas para crianças,leite,gelatina).....
Os autocaravanistas escolhem 1 cabaz, vão comprar os ingredientes e arranjam maneira de o entregarem ao CAI (um amigo que vá ao passeio, via CTT para a sede do CAI, ou passam em Ferreira do Zezere, etc)
A ideia dos cabazes vem para que o leque de produtos seja mais amplo e menos repetitivo, abrangendo uma lista maior de escolhas e não por querermos obrigar as pessoas a dar um valor certo.

Quanto á ideia da Cookie também tem pernas para andar, pois grande parte dos autocaravanistas tem amiguinhos de 4 patas...
Fica aqui o desafio à Cookie, de meter mãos ao trabalho e juntar-se ao CAI nos seus eventos e recolher pessoalmente os contributos dos participantes ou de outros que queiram contribuir! :wink:

A ideia é recolher dentro do possivel bens e não dinheiro!
E não é só para a época do Natal! Vai continuar, porque Natal é quando um autocaravanista quer!
Boas ondas!
Rodas no Asfalto
Nas Ondas do Vento

Santo Surfista
Santo Surfista

Mensagempor Papa Léguas » quinta dez 15, 2011 11:17 am

Saúde para todos

Solidariedade substituiu o conceito de caridade?

Sem pretender de nenhuma forma apoucar a iniciativa do CAI (antes pelo contrário) não quero deixar de, na oportunidade, trazer à reflexão dos meus concidadãos que caridade e solidariedade são conceitos diferentes e que devem ser usados com propriedade.

A grande, a enorme diferença entre caridade e solidariedade assenta na atitude que se tem na prestação de uma ajuda imediata (caridade) sem que de alguma forma desenvolvamos esforços para transformar a situação do carente (solidariedade).

Praticarei a caridade (e talvez fique de bem com a minha consciência) ao dar a um pedinte uma moeda ou um pão sem me voltar a preocupar com o problema, excepto quando outro pedinte, ou o mesmo, me voltar a confrontar com a miséria.

Serei solidário se, para além da moeda ou do pão, como forma de resolução imediata de um problema, desenvolver todos os esforços ao meu alcance para modificar a situação de carência, de forma a não ser de novo abordado e ter de continuar a praticar caridade.

Passando do exemplo restrito, individual, para uma aplicação ao nível da intervenção social dos cidadãos, actuando de forma colectiva, há que considerar que, para além da intervenção imediata possível e tantas vezes necessária (caridade), também devem os cidadãos ter acções, iniciativas, que alterem a situação dos indivíduos a quem se dirigem (solidariedade), nomeadamente através de acções de natureza política.

Não considero irrelevantes, nem condeno, a prática de acções de caridade, mesmo que apenas uma vez por ano, mesmo que apenas para nos sentirmos bem connosco, mas entendo que devemos, que é nossa obrigação, lado a lado com os que são objectos da nossa caridade, termos iniciativas para que o nosso semelhante possa viver sem ter que depender da nossa caridade. Porque isto é que é solidariedade.

Respondendo à pergunta com que iniciei esta reflexão digo que solidariedade não substituiu o conceito de caridade, pois que não obstante serem formas diferentes de ajudar o nosso semelhante, a solidariedade, como já referi, pretende criar condições para retirar o indivíduo da situação de carência, pretende obviar a que o indivíduo seja objecto continuado de caridade, pretende devolver a dignidade à pessoa, tornando-a, verdadeiramente, nosso igual.

Saudações autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor Santo Surfista » quinta dez 15, 2011 12:36 pm

Companheiro Papa Leguas,

Chame-lhe caridade ou solidariedade ou algo ainda diferente.
Reflita o que quiser sobre o assunto.

O que o CAI quer é fazer algo, é mudar as atitudes e a imagem dos autocaravanistas na sociedade e com isso ajudar os que cada vez precisam mais.
E como pode ver no meu post anterior, não se fica pelo natal!
É um projecto para continuar durante o resto do ano em todas as actividades que façamos.

Boas ondas
Rodas no Asfalto
Nas Ondas do Vento

Santo Surfista
Santo Surfista

Mensagempor Haddock » quinta dez 15, 2011 2:42 pm

Boa tarde a todos

Há já muito tempo não entrava neste Forum. No entanto esta iniciativa de um dos meus Clubes Autocaravanistas do coração e a discussão que á sua volta se gerou despertaram-me a veia e a vontade de teclar.
Há já algum tempo conversava com um amigo, sonhando com o que faria se me saísse o Euromilhões; e uma das minhas prioridades seria a de instalar um canil para receber animais abandonados. Uma das coisas que me parte o coração é o abandono dos animais. Esse meu amigo retornou-me: eu preferiria dar prioridade à Casa do Gaiato que tanto precisa! Fiquei um pouco incomodado com a resposta mas foi-me impossível não lhe dar razão.(história veridica).
Por isso amiga e companheira cookie neste tempo de dificuldades talvez tenhamos que dar prioridade aos humanos embora com o coração em sangue por ver o que certos "animais de duas pernas" fazem aos bichos.
Quanto às discussões verborreicas sobre solidariedade e caridade estão bem na linha da conversa "esquerdalhista" que me traz afastado de certos clubes.
Caros consócios do CAI: esta é uma bela e humilde iniciativa a que dou o meu mais incondicional apoio. Agradeço aos companheiros do Fórum CampingCar Portugal por manterem este espaço de discussão. Aproveito a ocasião para expressar a todos os meus melhores votos de Feliz Natal e que o ano de 2012 seja o menos "troikiano" possível.

Vitor Silva
aka Haddock
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Haddock

Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm

Mensagempor cookie » quinta dez 15, 2011 3:28 pm

mas vamos lá ver uma coisa, a que propósito é que a solidariedade (ou caridade) perante uns anula o mesmo perante os outros????

desculpem mas isso para mim são balelas, talvez pq o meu coraçao seja suficientemente grande para englobar os 2. mas não devia acontecer o mesmo a todos nós??? pena que a carteira não acompanhe... :roll:

infelizmente não me vou juntar ao CAI :( ainda, de momento, não tenho disponibilidade profissional para tal

agora, para quem não pensa com calma sobre o assunto, aí vão umas dicas:

todos temos em casa mantas velhas, lençois rotos, jornais que vão para o ecoponto etc. há muitas associações que anseiam por receber esse tipo de material cujo unico destino é o LIXO!! por isso quando estiverem a arranjar a casa para estas festas, peguem nessas coisas que estão para lá no arrumo ou na garagem, a ocupar espaço e a ganhar pó e dêem uma lavadela e entreguem numa instituição da vossa área de residência. ficam todos a ganhar.

e se de vez em quando deixrem de consumir alguns cafés e pegarem nesse dinheiro e comprarem um saco de ração, acreditem que daí não virá mal ao mundo.

há inúmeras actividades em que qualquer um pode participar e que ajudam as instituiçoes como "cãominhadas" e outras, p.ex. a asaast de santo tirso tem na manga a 2ª edição de um curso básico de obediência canina (em stand by por falta de inscrições) etc...

por isso é que digo que é só querer, a vários níveis, e grão a grão...

tiro o meu chapéu a esta inicitaiva e a minha dica foi dada no sentido de alargar horizontes.
cookie

Mensagempor forum_admin » quinta dez 15, 2011 5:00 pm

Boa tarde,

Queremos apelar à calma e ponderação de todos os intervenientes. Só continuando a manter um diálogo polido e sem agressividade, se tiram conclusões positivas seja qual for o tema.

Resumindo o CAI teve uma iniciativa que é de Louvar e divulgar.

Existiram neste mesmo tópico, algumas sugestões de alargamento da iniciativa, que o CAI, pode ou não aproveitar(ou porque não outra entidade autocaravanista). Agora por favor, não vamos desviar do tema (solidariedade Autocaravanista), bem como pedimos que evitem fazer aqui, quer comparações entre clubes, quer tratar de questões internas dos clubes.

Obrigado pela compreensão.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
forum_admin
Site Admin

Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor Mcas » quinta dez 15, 2011 9:43 pm

Viva!
Cá estamos nós a ser portugueses!
Em vez de apoiar se a iniciativa (ou remeter-se ao silêncio se em discordância), sai logo o palavreado.
Vamos ao que interessa!
Quem não vai a F. do Zêzere como é que faz?
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Calita » quinta dez 15, 2011 11:07 pm

Boa noite a todos

Excelente iniciativa.

Parabens ao CAI,que esta ideia não passe do papel e que se consiga levar por diante.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes