O que os "outros" pensam de nós?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Zé_Luís » sexta set 09, 2011 10:31 pm

Caros,

Tenho há já algum tempo assistido à pretensa oposição que se tenta fazer entre autocaravanismo e campismo.

Sendo que conheço ambos bem e nas suas diversas formas, tenho a manifestar a minha discordância com esta dicotomia. A meu ver o problema não está, como alguns crêem, nos Campistas. Está na falta de civismo de algumas pessoas, independentemente da sua nacionalidade, alojamento e meio de transporte. Reconhecendo a importância de diferenciar as duas modalidades, sobretudo no que toca a Estacionamento/Acampamento, remeter os "Campistas" (expressão que vejo associada aos "mal-comportados") para os Parques é uma falsa questão porque, nos parques eles continuaram a ser "mal-comportados".

A questão é sobretudo portuguesa, porque aqui proliferaram duas atitudes que a meu ver têm tudo de reprovável: O campismo selvagem e o campismo residencial. Foi isso que durante décadas contribuiu para a má imagem do Campismo e dos Campistas e, por arrasto do Auto-caravanismo. Lembro-me bem dos Parques de Campismo do Furadouro, Melides ou de Monsanto (e fora deles) tomados por verdadeiros clãs que, sob toldos e mais toldos instalavam verdadeiros aldeamentos de lona, com cozinhas, frigoríficos, sofás, botijas de gás e tudo o que lhes estorvasse em casa... Certamente recordam o perigo em que tal consistia (e consiste nalguns casos) sendo que várias vezes a tragédia esteve perto...

Entretanto as auto-caravanas conquistaram algum espaço mas herdaram a má lembrança ficou desses "Campistas". Alguns deles converteram-se em auto-campistas e o comportamento continuou... E é no comportamento abusivo que reside a questão... Sinceramente não me sinto incomodado pelo companheiro que se senta à sombra a ler um livro, ainda que estenda um toldo por algumas horas... Ou mesmo aqueles que, usando um sitio adequado, lá fazem a sua churrascada... Já aqui foram dados exemplos, como o da Noruega, de como isso pode ser uma prática normal e saudável... Incomoda-me isso sim, fazer Campismo, seja em Auto-caravana ou em Tenda, e ouvir os amigos "Tu fazes campismo?! Aquilo é só porcaria, tudo sujo, só filas... (referem-se muito aos balneários e lava-loiças...)", o que não é de todo verdade. Um preconceito de que, por ser barato (que nem é assim tanto!) é necessariamente mau.

O que é determinante é o comportamento que as pessoas têm, respeitando o espaço público, não incomodando quem está e quem passa e garantindo o asseio do local (dentro e fora dos parques!). Basicamente, não há que distinguir Campismo de Auto-caravanismo, mas sim distinguir Pessoas Civilizadas de Labregos...

Quando a diferença for clara para todos as placas a colocar pelos municípios serão "Os autocaravanistas/campistas são todos bem-vindos. Os labregos não".
Zé_Luís

Registado: segunda set 05, 2011 5:34 pm

Mensagempor cookie » sábado set 10, 2011 7:16 am

Concordo em quase tudo que o companheiro ze_luis escreveu, menos na não diferenciação entre campismo e autocaravanismo.

também eu fiz campismo durante a maior parte da minha vida (atrelado tenda, caravana e tenda) e nos últimos 2 anos faço autocaravanismo e é diferente em muita coisa.

não sendo permitido, a mim tb não me aflige ver alguém com o toldo aberto ou com cadeiras cá fora mas de facto (e vou mais longe) chegamos a assistir a cenas de pura badalhoquice e má educação e isso, de facto, não está relacionado com o veículo ou com a pratica do que quer que seja, mas sim com o civismo de cada um de nós...

mas acredito que este fórum terá um poder pedagógico e que "água mole em pedra dura..."
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 64 visitantes