Cartografia para GPS

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Cartografia para GPS

Mensagempor Paulo » sexta nov 11, 2005 9:45 am

Olá,

Tenho presente que apenas são utilizadas as produções de 2 forncedores de cartografia para GPS - A Tele Atlas e a NavTeq.

A Navteq mostra-se (em Portugal) sempre mais actualizada en zonas mais remotas. Outra vantagem que vejo na NavTeq é uma presença mais assídua nos nomes das ruas - situação em que a Tele Atlas peca, pois muitas vezes até tem a rua, mas sem nome. Esta situação dificulta a busca do destino, quando iniciamos a navegação.

Já agora informo que o TomTom utiliza a Tele Atlas e o Navigon utiliza a Navteq (estes são os softwares de navegação mais populares).

Gostaria de saber qual vossa sensibilidade para o problema.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Duarte » sexta nov 11, 2005 9:59 pm

Boa noite

Softwares que conheço que usam "navteq"

Navigon, Destinator, CoPilot Live 6 , Garmin



Softwares que conheço que usam "Teleatlas"

Tom Tom, Alturion, MapSonic Viamichelin, Navman


Vou fazendo o update a medida que souber de mais

Saudações Rolantes
Duarte
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Paulo » sexta dez 23, 2005 11:26 pm

Calma pessoal, pois nem tudo o que hoje é verdade, amanhã também o é!!

A Tele Atlas, editou um novo mapa da Península Ibérica, que se chama Iberia-Plus, que vem com uma actualização incrível de ruas, estradas e até caminhos de terra batida.

O que refiro sobre os nomes das ruas, também já está contemplado neste novo mapa para o TomTom.

Bom Natal,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor rui_martins » segunda jan 02, 2006 12:18 pm

Olá,

Começo por desejar que tenham tido todos Festas Felizes e que 2006 venha a ser um ano muito positivo !

De qualquer modo, o assunto essencial tem a ver com a mensagem anterior, do Paulo, e o "tal" Ibéria Plus...

Tanto quanto sei, a TomTom lançou um novo conjunto de cartografia mais actualizado e com uma cobertura muito mais detalhada de Portugal. Estando a citar de memória, salvo erro, reivindicam que a cobertura de Portugal passou de 40% para cerca de 80% !!!

De qualquer modo, não é propriamente a designação "Ibéria Plus" que distingue essa nova versão, uma vez que ela já era utilizada para a versão anterior...

Genericamente havia 2 versões mais antigas: a "Ibéria" que cobre Portugal e Espanha de modo relativamente detalhado ( mas não muito ! ) e a "Ibéria Plus" que para além da tal cobertura de Portugal e Espanha, lhe adiciona as estradas principais da Europa ( daí o Plus ! ).
Aliás, toda a cartografia da TomTom que inclua a designação "Plus" o que trás a mais é a tal rede das estradas principais da Europa...

E podem perguntar "e qual é a vantagem disso, uma vez que não se trata de cartografia detalhada, mas apenas das principais estradas" ?!?
A vantagem está no facto de que estando a utilizar o "Ibéria", não ser por exemplo possivel planear um trajecto Lisboa - Paris, enquanto que com o "Ibéria Plus" já o ser, uma vez que ele, após a saída de Espanha, utiliza as estradas principais para chegar até Paris.

Um dos "problemas" do TomTom é que, mesmo tendo os mapas "Iberia" e "França" não é possivel planear o tal trajecto Lisboa-Paris, uma vez só está activo um deles de cada vez... Assim, teriamos de ter o "Ibéria" activo para planear o percurso até à fronteira Espanha/França e teriamos que mudar para o "França" para se poder planear o percurso desde a fronteira até Paris.

Com o "Ibéria Plus" ( ou com o "França Plus" ) já se pode planear ( usando sempre o mesmo mapa ) o tal percurso Lisboa/Paris.

Espero ter ajudado alguma coisa...


Um abraço amigo,

Rui Martins
Rui Martins
Braga
Bürstner T615
rui_martins
 
Mensagens: 38
Registado: terça nov 15, 2005 6:46 pm
Localização: Braga

Mensagempor Luis Almeida » segunda jan 02, 2006 5:23 pm

Olá Rui (e restantes companheiros),

Claro que a tua resposta ajudou (como sempre, aliás) a esclarecer o assunto. :lol:

Já agora e para complementar a informação que deste: sabes (ou sabem) se esse (aparente) handicap do TomTom também é comum a outras aplicações (Navigon, etc.)?
É que se pretendermos ir de Lisboa a Paris mas por estradas secundárias (ou terciárias :D ) a coisa, com ou sem "plus", não funciona lá muito bem sem mudarmos de mapa...

Pessoalmente, estava convencido de que o facto de ter carregados no cartão SD todos os mapas disponíveis para o TomTom me permitiría calcular qualquer percurso entre qualquer localidade, sem limitações. :?

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Garrbel » segunda jan 02, 2006 10:24 pm

Boa noite
O Destinator que eu usei na versão 3.075 tem um esquema um pouco diferente para calculo de uma rota transfronteiriça. No PC indica-se o local de partida (Lisboa) e o destino (Paris) Traça a rota e indica-se o que se pretende: Pontos de Interesse (POI's) e quantos Kms de margem, ou seja depois do caminho traçado pode-se indicar que se quer ter o mapa daquela rota e tudo o que estiver à esquerda e direita num raio de x kilometros. No PC é cortado o mapa que depois é transferido para o PDA. No fundo faz-se um mapa segundo as nossas indicações, ao contrario do que acontece com o TOMTOM em que ou estamos sempre a mudar de mapa para termos acesso a todos os tipos de estradas ou estamos presos às estradas principais.
No fundo se vamos para Paris queremos as estradas mais rapidas, se o passeio for até Paris incluindo o caminho é porque vamos com tempo para passear e trocar de cartão. Nas ferias deste ano(passado) trocava os mapas com o Portatil fazendo uso de 2 cartões.
Mas reconheço que o esquema do Destinator é muito mais flexivel. A Espanha pode-se dividir em 4 ou 5 mapas! E o mesmo acontece para os outros paises.

Um abraço
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra


Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

cron