propano

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor vitor » quinta set 30, 2010 9:59 am

Já encontrei a da Esso/Ovi. Não sei ainda se vou adquiri-la...
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor RUYMORAIS » quinta set 30, 2010 11:33 am

eu tenho um deposito de gpl de 15kg que dura imenso tempo

tenho na VW um que ja vinha de origem com a carrinha e na Ford Transit tenho um igual que comprei e adaptei
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor vitor » sexta Oct 01, 2010 10:41 am

Como não uso muito gás (tenho aquecimento a gasóleo, faço campings frequentemente e muitas refeições em superfícies comerciais) não sinto necessidade de andar com grandes e pesadas botijas atrás.
Daí a minha preferência pelo "cubo".
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor Ivo » sexta jan 28, 2011 9:27 pm

basta so mudar do butano para o propano ? nao tem que se mudar tubos maleavel e os de cobre ? e o boiler erá funcionar na mesma ? ja que a preção de BAR é maior !!!
Fiat Ducato Van Joint 2 Adventure 110CV
http://chapucillas.acmur.es/index.html
Ivo

Registado: terça jan 25, 2011 6:49 pm

Mensagempor Paulo » sexta jan 28, 2011 9:31 pm

Ivo,

Os equipamentos das nossas ACs tanto podem operar com butano ou com propano.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor ZecaSantos » segunda fev 14, 2011 3:44 pm

Companheiros boa tarde,

Ivo, o que o Paulo disse é verdade, mas se o redutor não estiver na saída da garrafa, e se tiver uma "torneira de passagem" terá que usar uma lira adequada para o propano, se o redutor estivar na saída da garrafa então não haverá problemas com uma mangueira normal para gás. Tanto num caso como no outro verificar sempre a data de validade das mangueiras.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor Ivo » segunda fev 14, 2011 4:30 pm

ZecaSantos Escreveu:Companheiros boa tarde,

Ivo, o que o Paulo disse é verdade, mas se o redutor não estiver na saída da garrafa, e se tiver uma "torneira de passagem" terá que usar uma lira adequada para o propano, se o redutor estivar na saída da garrafa então não haverá problemas com uma mangueira normal para gás. Tanto num caso como no outro verificar sempre a data de validade das mangueiras.

Zeca Santos

Sera isso Zeca ? esse é usado em fogões industriais.
Imagem
Ivo

Mensagempor ZecaSantos » segunda fev 14, 2011 4:39 pm

Ivo,

Julgo que o redutor que tem na AC seja o de origem, que será de 30mbar.

O que está na foto apesar de não conseguir ler as referências julgo que será para pressões muito superiores, como diz, para fogões industriais.

Nunca deverá utilizar esse redutor.

Cumprimentos

ZecaSantos

Mensagempor Ivo » segunda fev 14, 2011 4:55 pm

Desculpem estar a ser chato mas ha questões em que gosta de saber o que faço, não va a porca torcer o rabo. Inicialmente tinha uma garrafa da repsol que troquei para uma BP leve (butano), agora como o butano tem algumas vantagens queria trocar. O butano "trabalha" a 30mbar, assim so tenho que por um redutor propano a 30mbar? Aqui fica outra imagem , é sempre + facil atraves de imagem.
Imagem

Edit: venho agora de casa da galp onde o redutor para propano é igual a da imagem, so que "trabalha" a 37mbar.
Editado pela última vez por Ivo em terça fev 15, 2011 12:17 am, num total de 1 vez.
Ivo

Mensagempor ZecaSantos » segunda fev 14, 2011 6:11 pm

Ivo,

Se não arranjar redutor de 30mbar em propono use o de 37mbar (com 1,2kg/h), não tem problema nenhum, mas não diga a ninguém que fui eu que o informei, ok?

Cumprimentos

Zeca Santos
ZecaSantos

Propano ou butano?

Mensagempor Paulo MB » segunda fev 14, 2011 11:59 pm

Paulo Escreveu:Ivo,

Os equipamentos das nossas ACs tanto podem operar com butano ou com propano.

Abraço,

Boa noite,
Chamo a atenção para o fato de que, no Inverno, o aquecimento central deixa de funcionar se o gás for butano. Abaixo dos 10ºC já podem começar os problemas.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor nelsontiago » terça fev 22, 2011 5:51 pm

Ivo,

Ao pesquisar sobre o assunto dos redutores, encontrei isto que pode ser interessante para si e não só;

http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosS ... aspx?tab=3

trata-se de um seguro pessoal GRÁTIS para os clientes de gás. Passo a citar o texto do site;

Este seguro destina-se a todos os clientes de gás em garrafa Galp e é totalmente gratuito, com uma cobertura de €30.000, que inclui despesas com danos físicos e materiais do segurado, coabitantes ou terceiros, resultantes de acidentes com garrafas Galp Energia. Assim, você, a sua família e habitação ficam protegidos.

Se é aderente do anterior seguro Galp Gás, deve também activar este novo seguro para poder beneficiar de uma cobertura mais alargada e vantajosa.

Só fiquei com uma dúvida; será o Seguro apenas válido para habitação? :(
nelsontiago

Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Mensagempor nelsontiago » terça fev 22, 2011 10:41 pm

Últimas notícias sobre o seguro; preenchi os dados no site da Galp, e já recebi a resposta que passo a citar:

O seu pedido de activação do Seguro Cliente Galp Gás foi processado com sucesso. A sua apólice está activa e a partir desta data está segurado contra qualquer acidente com garrafas Galp Gás. É esta a nossa ideia positiva de responsabilidade!

Sempre que necessitar de ajuda, não hesite em contactar-nos. Tome nota destes contactos:
- Linha Cliente Galp Gás - 808 508 100
- Linha Emergência Galp Gás - 808 508 112

Galp Gás, o seu gás com ideias positivas!

Ora pelas palavras deles; "a partir desta data está segurado contra qualquer acidente com garrafas Galp Gás". Fica assim respondida a minha dúvida sobre o facto de usar as garrafas em autocaravana.
nelsontiago

Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta fev 23, 2011 12:20 am

Boas Nelson

Obrigado já aprendi qualquer coisa hoje...

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor txinho » quarta fev 23, 2011 9:24 am

nelsontiago Escreveu:Ora pelas palavras deles; "a partir desta data está segurado contra qualquer acidente com garrafas Galp Gás". Fica assim respondida a minha dúvida sobre o facto de usar as garrafas em autocaravana.

Companheiro nelsontiago, é sempre preciso ter em atenção e que quando dizem "qualquer acidente" somente se referem (isto tomo por certo) a defeitos nas garrajas de gás que daí venha a acontecer algum acidente. como sabem (esperemos que não :wink: ) quando acontece algum acidente com gás o problema provém de tudo menos das garrafas, caso contrário as empresas são sempre responsaveis pelo acondicionamento de matérias perigosas. Ou seja o seguro todos nós temos seja qual for a empresa de fornecimento, dificil será provar que o acidente foi provocado pelo garrafa que tinha defeito.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 48 visitantes