Portagens nas Scuts

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor cookie » quinta jan 13, 2011 8:59 am

pelo menos 75% do dinheiro gasto na construção das scuts proveio da UE com a condição de serem construídas vias gratuitas para o utilizador... e agora? como é? destroi-se 75% do que foi construido para que se possa proceder à cobrança?

e em que medida é que o pagamento vai incrementar o desenvolvimento das regiões? só se for pela negativa.

no verão passado fizémos mais de 3mil km´s (pelo menos 2500kms em auto-estradas) e pagámos à volta de 40€ de portagens dos quais 30€ foram pagos na A7 para fazer 200km´s. isso é quase quanto paga um suiço para usar todas as auto-estradas do país durante todo o ano!!!

claro que é uma roubalheira, mais ainda quando o que conta para a determinação das classes dos veículos não é o seu peso nem os eixos que tem, mas sim a altura que vai do chão ao vidro!!!! (ler com ironia) é porque é a altura do veículo que determina a deterioração do piso...

é de bradar aos céus. :evil:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor spinto » quinta jan 13, 2011 9:25 am

há outros problemas que estão a aconteçer e que ainda se vão agravar muito acentuadamente já este ano que é as alternativas inexistentes e as que há a ficar fortemente degradadas.

Como o Governo decidiu taxar as scut´s.
Como o governo passou a responsabilidade da manutenção de grande parte das estradas para as autarquias.
Como o governo cortou e está a cortar os financiamentos ás autarquias.
Com o acentuado e cada vez mais degradamento das nossas vias e com um acentuado aumento do respectivo tráfego devidos ao pagamento das scuts.

Vamos ter estradas cheias de buracos e intransitáveis a muito curto espaço de tempo, vão ver que é verdade.

Vamos regredir, aliás há estradas que até metem dó (por ex. braga-barcelos) é uma gincana ás tampas de saneamento que quase tem de se ir em sentido contrario ou pelo passeio.

Sou se serei favor do utilizador/pagador porque não tenho de pagar por o que não uso, mas não taxem tudo, 1º tem de haver alternativas e depois o consumidor escolhe se quer pagar ou não.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor txinho » quinta jan 13, 2011 9:51 am

Concordo em maioria com o que foi dito por aqui, além de já me chatear todas a reinvidicações da populações, em que muitas vão ver o seu orçamento familiar reduzido em cerca de 70 €/mês (isto são muitos casos que conheço), e nada se faz. Os politicos/governos (sem cores partidarias pois todos comem á mesma mesa :twisted: ) decidem taxar uma uma via importantissima (refiro-me á A28 Ex-IC1) para ecónomia desta zona pelas trocas comerciais que existem com a Galiza na área a agricola, pois pelo conhecimento que tenho já existem algumas sucursais espanholas instaladas aqui que se vão fechar pois com os custos das portagens já lhes compensa ir ao mercado de Madrid abastecer para distribuição.
Não me vou alongar muito pois é um assunto que me consegue tirar do sério :shock: , pois pela passividade da população bem como pela ignorancia demonstrada pelos nossos politicos (repito todos), já que só fizeram estudo ao que iam embolsar, mas esqueceram-se de avaliar o prejuizos economicos e sociais que iriam acarretar essas portagens.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor cookie » quinta jan 13, 2011 11:01 am

já que se falou em espanha, queria frisar que lá há algo semelhante às scuts, as chamadas autovias (A).

as pagas são as autopistas (AP).
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor ruca » quinta jan 13, 2011 11:34 am

cookie Escreveu:já que se falou em espanha, queria frisar que lá há algo semelhante às scuts, as chamadas autovias (A).

as pagas são as autopistas (AP).

Exactamente companheira em Agosto passado andei 2 semansa pela Galiza sempre em excelentes estradas e sem pagar nada nas autovias.
Para lá de que é uma vergonha termos de comprar o tal aparelho para passar nas scuts, por exemplo no meu caso se lá passar 1/2 vezes por ano tenho de fazer esse investimento? não o vou fazer e vou passar assim depois logo se vê. Tenho amigos que já o fizeram e até agora não aconteceu nada.
grato e boas voltas
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor zejorge » quinta jan 13, 2011 3:34 pm

Olá

Cada dia que passa, estamos mais afastados uns dos outros, não pelo facto das distâncias aumentarem, mas sim pelo custo que cada deslocação representa.
Infelizmente não são só as SCUTS a custarem-nos mais, e os combustíveis ???.
Depois pedem-nos que sejamos compreensivos........
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Luis Nascimento » segunda jan 24, 2011 4:37 pm

Portugal é um pais periférico longe do centro da Europa, quer isto dizer que um produto fabricado em Portugal, comparativamente com o mesmo produto fabricado num qualquer país europeu, tem a acrescer ao seu custo, não só o transporte como o prazo de entrega.
Quer isto dizer que, como não pudemos mudar a localização do país, temos que apostar em melhorar os corredores de acesso á Europa.
Felizmente que com as ajudas da comunidade europeia já não estamos muito mal servidos, por outro lado, os nossos vizinhos Espanhóis com o mesmo tipo de ajudas melhoraram a continuidade desse corredor.
Se o vamos portajar, vamos perder competitividade e por outro lado, o que é que impede os Espanhóis de não fazerem o mesmo? Podem faze-lo e nós não vamos ter argumentos para nos queixarmos à Comunidade Europeia. Já calcularam quanto é que não custará só em portagens uma viagem daqui para França? E os turistas? a maior parte deles deixavam de viajar para cá.
Lamento que os nossos políticos não pensem nestas coisas.

Cumps,
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor Henrique Fernandes » terça jan 25, 2011 10:42 pm

Sou 100% contra as portagens nas SCUTs (todas as SCUTs...) e considero a invocação sistemática do princípio do utilizador-pagador uma grande treta!
Falemos primeiro das SCUTs: foram financiadas, em grande parte, por fundos comunitários, exactamente na expressa condição de não serem portajadas. Além disso grandes extensões das SCUTs foram construídas sobre as estradas pré-existentes, inviabilizando hoje alternatíveis razoáveis ao pagamento da portagem.
Por outro lado, e reportando-me já ao princípio do utilizador-pagador, porque hei-de eu pagar (com os meus impostos) o túnel do Marquês, os túneis da Madeira, tantas das pontes do nosso país, ou outras infraestruturas que nunca uso ou usarei, ou que apenas uso muito raramente, por sinal em igualdade de sobrecarga fiscal com quem lá passa todos os dias?
Ou, para hiperbolizar, porque hei-de financiar ainda, com os meus impostos, hospitais e centros de saúde públicos , se nunca precisei deles, ou se não vou precisar simplesmente por ter decidido suportar os custos adicionais com um seguro de saúde por conta própria?
O problema de base reside no facto de as SCUTs terem sido construídas à sombra das famigeradas PPPs (parcerias público privadas), as quais foram o negócio do milénio para meia dúzias de xico-espertos (incluindo muitos políticos), à custa dos papalvos (que somos nós...) que agora se vão esfalfar a pagar esses lucros obscenos, e que se limitam (porque não sabem o que fazer diferentemente) a descarregar a sua revolta neste tipo de intervenções a que também eu aqui me resigno!...
Quanto às considerações sobre os prejuízos de longo prazo para a imagem e a economia local e do país, que até estão correctas, a gente que nos (des)governa está-se há muito tempo nas tintas. Interessa é "resolver" o problema financeiro no imediato, ainda que à custa de uma agravamento inusitado e incontrolado do mesmo no futuro. Nessa altura já estarão devidamente "governados", e o povo anónimo que recorra então à arte e ao engenho tão portugueses, e se desenrasque!
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 61 visitantes