|
||
|
|
|
Circulação em Rotundas
Rotunda é uma praça formada por cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal.
Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo dentro da rotunda para mudar de via de trânsito, devem ser previamente sinalizadas. Na circulação em rotundas, o condutor deve adoptar o seguinte procedimento:
O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
•Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.
Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
•Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar
•Aproximar-se progressivamente da via da direita
•Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar
•Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair
•Os condutores de veículos a motor que pretendam entrar numa rotunda passam a ter de ceder a passagem aos condutores de velocípedes, de veículos de tracção animal e de animais que nela circulem.
•Os condutores que circulam nas rotundas deixam de estar obrigados a ceder passagem aos eléctricos que nelas pretendam entrar.
•Passa a ser proibido parar ou estacionar a menos de 5 metros, para um e outro lado, das rotundas e no interior das mesmas.
[code][/code]
Paulo MB Escreveu:Caro paulobraz,
Permita que discorde da sua opinião. A transcrição que faz do código da estrada é explícita e tira-lhe a razão em dois pontos: quando sair tem obrigatoriamente de fazer sinal (não é uma questão de civismo, mas sim imposta por Lei) e se circular na faixa mais à direita tem de sair obrigatoriamente na 1ª saída (nunca deve manter-se à direita para sair na 2ª saída).
Infelizmente poucos automobilistas sabem cumprir as regras e daí a confusão que por aí paira.
Um abraço,
joaquim Escreveu:Fiquei sem saber o mais importante para mim...Estou a circular por dentro com o pisca esq. ligado, vou sair na 3ª saída, ligo o pisca dto. mas, na faixa de fora e em paralelo circula uma outra viatura, quem tem prioridade...? Fui claro...?
cumptos!

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 74 visitantes