Viver numa autocaravana em Lisboa

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Viver numa autocaravana em Lisboa

Mensagempor catinga » domingo dez 12, 2010 4:48 pm

Olá a todos,

Tenho um bicho a roer-me para comprar uma AC, fazer dela a minha casa e, com as poupanças inerentes, viver à grande! :)

Na impossibilidade de me tornar nómada (o patrão não deixa...), teria de ter a AC permanentemente em Lisboa. Pergunto a quem tenha uma boa ideia sobre o assunto: é coisa que se faça "confortavelmente"?

O Parque de Monsanto, é uma boa opção para "morar"?

Um abraço!
catinga

Registado: sábado jun 12, 2010 12:44 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta dez 15, 2010 6:37 pm

Companheiro:
Antes de mais aconselho-o a consultar o regulamento do Camping de Monsanto e saber qual a permanência máxima permitida.
Permita-me que lhe diga que não é muito habitual fazer-se na Europa aquilo a que o companheiro se propõe.
Ao invés, é moda nos Estados Unidos da América e um hábito enraizado no Canadá, onde milhares de americanos reformados se instalam por sinal em parques exclusivos para caravanas e autocaravanas de grandes dimensões (até instalam salamandras para aquecimento a lenha dentro dos próprios veículos!! É que a vida no Canadá é mais barata para os reformados americanos do que nos EUA. A lenha é comprada à tonelada e despejada nos álvéolos, que por norma são muito grandes e com amplas acessibilidades). Nalguns locais até têm uma pequena horta ou jardim individual, num dos cantinhos do alvéolo! Aí é possível encontrar caravanas e autocaravanas com compartimentos "expansíveis", que acrescentam muito espaço ao habitáculo, certamente muito mais caras do que as que usamos na Europa...
Mas trata-se de países com culturas muito diferentes da nossa, com muito mais espaço e, sobretudo, com condições muito mais evoluídas para este tipo de permanência. Há parques em que em cada alvéolo há um pimenteiro com ligação individual à rede eléctrica, telefone, água limpa, água suja, esgotos e televisão. Nos de maiores dimensões pode encontrar estação de correios, posto médico, etc, etc.
Depois, por exemplo, abre a época da colheita da laranja na Califórnia e na semana seguinte passa por lá e só vê um terreno com milhares de metros de alcatrão e centenas de pimenteiros ao vento, completamente vazio! Tudo tem a ver com a mobilidade/nomadismo profundamente enraizados em muitas daquelas pessoas, em países onde o emprego é volátil.
Testemunhei tudo isto em 1986 e não creio que de lá para cá as coisas tenham evoluído no sentido do sedentarismo, por isso agora deve ser uma situação ainda mais disseminada.
Se algum dia o companheiro mudar para este "tipo de vida" aqui na Europa só posso desejar-lhe felicidades e também disponibilidade financeira para poder adquirir uma AC (porque não antes uma caravana, se vai ficar sempre no mesmo sítio - pelo menos é mais barato) com boas condições de conforto, para não se saturar depressa de mais...
Boa sorte!
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor ZecaSantos » quinta dez 16, 2010 11:35 am

Companheiro Catinga,

O que pensa fazer não é grande novidade, ainda até há pouco tempo tivemos uma companheira nossa a viver numa AC na zona ribeirinha de Lisboa/Algés, que todos os dias se deslocava para hospital onde era médica.
As deslocações eram feitas normalmente de bicicleta ou quando necessário no seu R5.
A grande vantagem é que ao fim de semana ia para outras paragens, regressando da 2ª feira e estacionava noutro local durante essa semana, e nunca deixou de receber visitas e de fazer uma vida social normal.
Sei que tinha morada para toda a correspondência e para efeitos fiscais, qual era ou como funcionava é que não sei.

Julgo que é coisa que se faça confortavelmente, mas com uma autocaravana adequada.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta dez 16, 2010 9:31 pm

Companheiro Catinga:
Pegando nas palavras do ZecaSantos, na Guarda há uma médica cirurgiã, residente em Seia, que utiliza a AC nos dias em que faz serviço de urgência no hospital da Guarda.
Nesses dias é habitual encontrar a sua AC estacionada na avenida que conduz às Urgências. Como a médica trabalha durante a noite em regime de chamada, dorme na AC, a poucos metros do local de trabalho.
Original e eficaz!
Mas atenção: por aqui não são raros os dias com temperaturas bem negativas, e por isso convém ter uma AC à medida... Em Lisboa não será preciso tanto, mas ainda assim não consigo deixar de invejar as ACs americanas/canadianas dedicadas a períodos mais extensos de permanência, a um nível que para a maioria de nós é impensável.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor cookie » sexta dez 17, 2010 4:58 pm

ZecaSantos Escreveu:Sei que tinha morada para toda a correspondência e para efeitos fiscais, qual era ou como funcionava é que não sei.

uma caixa postal nos correios servirá?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor paulobraz » segunda jan 03, 2011 10:43 am

cookie Escreveu:
ZecaSantos Escreveu:Sei que tinha morada para toda a correspondência e para efeitos fiscais, qual era ou como funcionava é que não sei.

uma caixa postal nos correios servirá?

Para efeitos fiscais não.
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes