"ENVELHECER COM EQUILÍBRIO"

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

"ENVELHECER COM EQUILÍBRIO"

Mensagempor Lucas DaSilva » quarta dez 22, 2010 6:56 pm

Olá!

Tenho um vizinho com o qual gosto muito de conversar. E ele diz que gosta de conversar comigo porque, segundo as suas palavras, eu sou uma pessoa que lhe dou tempo e atenção.

Sim, realmente, gosto de conversar com este homem, porque encontro nele sabedoria, experiência e o equilíbrio, que não é comum nos dias de hoje em homens da sua idade.

E há dias ele disse uma coisa que me fez meditar, que foi o seguinte: O QUE ME ASSUSTA É SE ALGUM DIA VOU PERDER A CAPACIDADE DE «ENVELHECER COM EQUILÍBRIO».Ao ouvir esta expressão de alguém que já percorreu um longo caminho na «estrada da vida» lembrei-me de como a «vida é curta»; e como envelhecemos depressa. E como a vida nem sempre parece justa, porque algumas coisas...não acontecem como nós esperamos ou pensamos.

Quando somos jovens há a tendência de olhar para o futuro e pensar... como será? Quando somos mais velhos, há a tendência de olhar para trás e dizer: «Foi bom, mas podia ter aproveitado melhor o tempo».

Bom, o importante é que nós os mais velhos não vivamos apenas em função do passado, mas saibamos desfrutar o presente, sem esquecer que a vida é preciosa.

E é por pensar nestas questões que o meu interesse em conviver saudavelmente com outros autocaravanistas aumenta a cada dia que passa.
Fica o desafio para quem ler estas poucas linhas: «Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje». Use e abuse da sua autocaravana. Saia e vá ao encontro dos seus amigos.

Cordialmente, sou,
Lucas DaSilva
Alenquer
...por onde sôa o tom das frescas águas...
(Camões)
Lucas DaSilva

Registado: quarta mar 17, 2010 10:12 pm

Mensagempor Aleluia » quarta dez 22, 2010 7:27 pm

Boa noite, companheiro Lucas DaSilva.
Uma grande verdade, o que descreves no post.
Bom Natal.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor fnunes » quarta dez 22, 2010 7:57 pm

Olá companheiros!

Neste momento a globalização, não veio melhorar o relacionamento entre os seres humanos, antes pelo contrário, o dialogo/relacionamento, os comportamentos de algumas pessoas, poderão torná-la numa ferramenta muito indesejável, nem tudo é bom, mas depende da conciência de cada um, para com o nosso semelhante.
Dialogar com o nosso "próximo" olhos nos olhos é coisa rara. Mas é enriquecedor/reconfortante quando após a conversa, temos algém com que podemos trocar ideias, experiências, pensamentos, sonhos e cada um de nós será sempre uma surpresa, numa procura inesgotável.
Mas a sabedoria, essa é sem dúvida transmitida pelo mais velhos, não de todo pelo conhecimento impirico mas tambem pela "tarimba"
Lá diz o ditado : Vale mais sete de tarimba que um de Coimbra" Sem ofensa a qualquer Conibrinsense.

A TODOS um Santo e Feliz Natal

FNunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor vitor » quinta dez 23, 2010 11:12 pm

Incluindo-me no grupo sénior deste forum (cinquentão), não posso concordar com o "vale mais 7 de tarimba que 1 de Coimbra".
A velhice não é um posto, os diplomas universitários também não.
Todos temos que aprender uns com os outros. Qualquer dos nossos filhos ou netos é mais hábil em TICs do que nós. Isto apenas significa que os mais velhos também podem/devem aprender com os júniores.
A questão verdadeiramente importante é o respeito devido a todos independentemente da idade, formação académica, estatuto social, ou conta bancária.
E o envelhecimento em equilíbrio só pode construir-se com estes pressupostos, acho.
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor Paulo MB » quinta dez 23, 2010 11:51 pm

vitor Escreveu:Incluindo-me no grupo sénior deste forum (cinquentão), não posso concordar com o "vale mais 7 de tarimba que 1 de Coimbra".
A velhice não é um posto, os diplomas universitários também não.
Todos temos que aprender uns com os outros. Qualquer dos nossos filhos ou netos é mais hábil em TICs do que nós. Isto apenas significa que os mais velhos também podem/devem aprender com os júniores.
A questão verdadeiramente importante é o respeito devido a todos independentemente da idade, formação académica, estatuto social, ou conta bancária.
E o envelhecimento em equilíbrio só pode construir-se com estes pressupostos, acho.

Apoiado e Boas Festas para todos.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor Elias » sexta dez 24, 2010 12:08 pm

Boa tarde a todos. Não pretendendo ser do contra, até entendo o ditado. Mas apenas quando vistas as coisas em termos específicos e generalistas. Contudo, a formação de um individuo ao longo da vida terá de ser modelada por um conjunto de factores, onde terão de se encaixar quer a aquisição de um ensino/aprendizagem, - desde os primeiros passos da Pré até ao Doutoramento e por aí fora... -, quer a aprendizagem pelas lições que o palmilhar dos anos, a vida ensina.
Subscrevo inteiramente a frase, "A questão verdadeiramente importante é .........".

Votos de bom Natal, mas como costumo dizer VOTOS DE UM BOM ANO, já que será de 1 dia para 365 dias e, estes demoram mais tempo a passar.
Cumprimentos autocaravanistas
Elias
Elias

Registado: segunda jul 06, 2009 8:58 pm

Mensagempor pressler » domingo dez 26, 2010 9:14 pm

Boa noite a todas/os os companheiros!

Após 15 dias bastante doente sinto-me bastante melhor e quando deixamos de parte a dor e o mau estar, o nosso cerebro já consegue pensar em algo mais do que o fisico. O estar doente tira-nos o "tapete" debaixo dos pés e só pensamos no amanhã. Naquele dia em que estaremos melhor e livres do que nos aflige, por mais pequena que seja a nossa doença. É claro que quanto mais nos preocupamos em chegar a essa etapa(curados) mais nos esquecemos que estamos a correr para o ultimo dos nossos dias... mórbido? Não!
Envelhecer? Não creio que seja o termo apropriado, pois desde o dia em que nascemos que estamos a envelhecer...
Viver!!! Viver com equilibrio e fazer tudo direitinho? Aprender com o erro de hoje para não voltar a faze-lo amanhã?
Desculpem-me mas não pode ser.
Se eu pudesse voltar atrás no tempo gostaria de voltar a viver tudo e a fazer todos os mesmos erros. A vida é como os bébés não vêm com livro de instruções, pelo que temos que descobrir o que fazer com a vida que nos deram e o futuro também.
Viver!!! Viver muito! Viver intensamente! Se possivel sempre bem dispostos mesmo quando tudo parece cinzento ou negro. Se o dia nos corre mal, basta uma noite na almofada e o dia seguinte será magnificamente lindo, mesmo que esteja a chover e muito frio.
Envelhecer para mim é só sinónimo de acumular de conhecimentos, como se o nosso cerebro fosse uma biblioteca gigante cheia de livros antigos e recentes todos interligados e cheios de vida.
Ter cabelos brancos (e eu tenho muitos), ter rugas, artrites, etc São chatices que têm que nos acompanhar, mas o que importa....
O que realmente importa?
É sentirmo-nos NOVOS por dentro!
Consigo acumular conhecimentos, consigo aprender, adoro aprender com os outros e aumentar a minha "biblioteca". Digamos que adoro MESMO aprender tudo e todos. Não creio que baste ouvir os outros, o fascinante é aprender os outros.
Mas por dentro sinto-me tãaaaoooo NOVA! Ficar velha? envelhecer? só no fisico. Como dizia em troca de sms's com a minha filha esta semana : no que diz respeito a ser moderna e jovem de ideias bato-lhe em pontos e ela concordou.
Podemos dizer que quem se torna autocaravanista náda na maré contra a velhice. Isto dito por alguem de 41 anos é estranho?
Nahhh!!!
Todos vocês atrás de um computador sabem que é verdade... Confessem!
Para começar estam atrás de um teclado. Uma modernice a que muitos não se adaptam.
Sempre a viajar!
Sempre á procura de um lugar onde nunca fomos!
Sempre á procura de um novo caminho e aventura!
Sempre á procura do novo mapa de GPS!
Sempre á procura de uma novidade para a autocaravana!
Sempre á procura de uma nova TV!
Sempre á procura de uma nova antena, bateria, carregador, leds, etc,etc
E sempre a sonhar naquele novo modelito de autocaravana que ainda irá ser inventado para que o possamos comprar e ficarmos satisfeitos até ao dia em que surja outro mais recente...
Lucas agora é tempo de viver e dentro de meses sentir-te-ás um verdadeiro garoto a brincar aos carrinhos, a empurrar a bicicleta e a jogar playstation com o teu neto.
Envelhecer? esquece!
só te vais lembrar disso quando os teus joelhos não aguentarem as corridas do teu neto.

Bom ano de 2011 para todos e que seja mais um anos para vivermos muito e engordarmos a nossa biblioteca da vida. :wink:
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Aleluia » domingo dez 26, 2010 10:50 pm

Boas companheiros/as.
Assim mesmo é que é Ana.
Sempre com pensamento positivo.
Mantermos a nossa cabecinha positiva, é fundamental.
Tristezas, não pagam dividas!
Votos que te restabeleças a 100%, pois 2011 está á porta e há que rolar muitoooooo.
Um bom ano para todos.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes