las2855 Escreveu:Como a minha AC é tracção à frente requer avaliar bem as subidas acentuadas e estacionamentos em mau piso pois derrapa com grande facilidade.
Boa Noite, para mim a tracção é o que o condutor deve ter mais noção, consoante o tipo de piso por onde passa.
Um veiculo com tracção ás rodas da frente, a subir tem muitas dificuldades, pois com muita facilidade perde o atrito, apesar de ter o peso do motor à frente, os nossos veículos (ACs) tem muito peso no eixo de trás, logo juntamente com a inclinação, vai dificultar a tracção à frente.
Já um veiculo tracção ás rodas de trás, tem mais facilidade a subir pois tem o centro gravitacional mais próximo da tracção, mas quando desce perde um pouco em relação aos tracção ás rodas da frente, que a descer seguram o automóvel melhor com o motor.
Quando se conduz na na neve, alem da prudência, deve-se, sempre que aja trilhos efectuados por outros veículos, utiliza-los também, pois quanto mais contacto directo com a estrada melhor (passear em cima da neve não é a melhor opção), e ao contrário do companheiro Bushman eu escolheria as horas de maior transito, pois existem trilhos, os veículos em movimento não deixam criar gelo no asfalto com tanta facilidade e caso tenha problemas, com mais facilidade sou auxiliado...
Outro factor de muita importância são os Pneus, existem pneus indicados para todo o tipo de situações climatéricas, sendo que os que se usam com mais frequência em Portugal, são Pneus mistos moderados, que por norma são 60% a 70% preparados para piso seco e o restante para piso molhado, logo se conduzirmos na neve com estes pneus, é muito aconselhável as correntes, porque por muita experiência que tenha o condutor, os pneus escorregam de certeza, e com muita facilidade.
Para condições meteorológicas de chuva, neve e alguma lama, os pneus devem ser da medida/largura mais baixa averbada no certificado de matricula/livrete (pneus de bicicleta

), pois desta forma evita-se "aqua planing" e cria-se atrito na neve , e de altura maior possível, para alem do conforto, tornar o veiculo mais alto; para condições meteorológicas de piso seco é o oposto.
E depois existem muitos factores, como a distancia de segurança, colocar as mudanças de forma a que trave com o motor (o motor tem que cantar forte, mas nada de grandes exageros), não deixar a viatura a patinar, e se acontecer virar o volante todo para um lado, e depois todo para o outro, por vezes resulta...

E espero que só aconteça aos outros

, mas se os outros precisarem da minha ajuda, estou sempre pronto a dar uma /duas mãozinha ...
Grande abraço,
Danibeja