por Henrique Fernandes » terça jan 26, 2010 7:36 pm
Caro Fnunes:
Comigo nunca aconteceu, mas já ouvi histórias de problemas com carga projectada de atrelados, sem cobertura do seguro que se pensava existir.
Isto é, se o atrelado bater em alguém, com ou sem a moto lá dentro, penso que estará, em princípio, coberto pelo seguro.
Mas aquilo que tem de garantir, e era só a isso que me referia, é, por exemplo, se a moto se soltar em viagem e causar danos, saber se o seguro que lhe respeita (à moto) cobre ou não o acidente, ou se o seguro do atrelado/AC nesse caso é válido. Receio que haja situações em que o seguro da moto só seja válido com a moto em circulação/utilização, mas já não seja válido se ela cair do atrelado, ou se se destravar por uma estrada abaixo, ou se cair de uma posição estática em cima de alguém ou de alguma coisa...
Dito de outro modo, a carga transportada no atrelado estará coberta contra os danos que cause a terceiros, mas só enquanto estiver dentro desse atrelado (valerá aqui o seguro do atrelado/AC?).
Como não percebo grande coisa destes assuntos, mas sei que às vezes é tudo uma questão do âmbito das coberturas (e naturalmente daquilo que se está disposto a pagar), entendi por bem manifestar a minha incerteza relativamente à matéria.
Certamente que se algum dos companheiros tiver experiência na mediação de seguros poderá esclarecer estes pormenores (para os quais me considero ignorante) e porventura avisar que os seguros dos atrelados (e da carga que transportam) são talvez daqueles que têm mais letrinhas miudinhas nos contratos.
Eu próprio gostaria de aprender alguma coisa com estas dúvidas.
Boas rotações e que nunca seja preciso activar o seguro, seja ele qual for.