oops!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

oops!

Mensagempor las2855 » sábado jan 09, 2010 3:23 pm

Boas,

Quando se pensa que já se sabe tudo e temos tudo controlado vai de partir com a tomada 220v exterior ligada!!!
Esta aconteceu-me a semana passada.
Felizmente parei a tempo...
É um lembrete que não devo descontrair demasiado. :wink:
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado jan 09, 2010 9:20 pm

Companheiro:
Não se penalize. Eu já arranquei com os apoios de trás assentes no chão! Foi uma bagunça...
E de outros erros nem vos digo.
Que ninguém diga «desta água não beberei»...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor caminheiro » sábado jan 09, 2010 9:25 pm

Boa noite,
Eu fiz uma que não digo por vergonha, nem que me matem.
caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado jan 09, 2010 11:07 pm

Caminheiro:
Por aqui ninguém mata ninguém...
DIGA, POR FAVOR!
Henrique Fernandes

Mensagempor las2855 » domingo jan 10, 2010 1:43 am

Sim, sim, partilhem aqui os vossos deslizes e assim sentir-me-ei melhor... :D
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor joaquim » domingo jan 10, 2010 10:55 am

A mim aconteceu arrancar com o degrau em baixo...ainda era muito maçarico nessa altura...um camionista que ia atrás começou a buzinar e a fazer sinal de luzes e eu vá de pensar, o que é que aquele parvalhão quer...Depois de tanta insistência lá decidi parar e claro, lá estava o motivo de tanta buzinadela! Depois disso fiz uma alteração que não dava mais para situações daquelas, assim que se liga a chave da ignição sobe o degrau...Agora tenho o cheklist memorizado, gás, degrau, antena,apoios, portas e janelas.
Abraço!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor caminheiro » domingo jan 10, 2010 11:47 am

Bom dia,
Como já outros se "confessaram" então aqui vai.
Depois de uma noite tranquila numa área alemã, dirigi-me à zona de serviço contigua para os procedimentos habituais, mas com uma pequena diferença:-Ia carregar somente 1/4 de depósito de água limpa pois de seguida ia para a Suiça e como na fronteira pesam as autocaravanas e eu ando no limite de peso era melhor acautelar-me. Em boa hora o fiz pois fui mesmo à báscula. Mas voltemos ao que interessa. Pedi à cara metade que, no interior, vigiasse o painel e que me avisasse quando acendesse a indicação de 1/4 de depósito. Fui pondo água e a indicação estava sempre a zero. Sempre a por água e sempre a zero até que a água começou a transbordar pelo bojão de entrada. Bizarro, muito estranho. De repente fez-se luz e ía desfalecendo. Tinha atestestado o depósito do gasóleo com água. O que se segui foi dois dias de imobilização, reboque, uma trabalheira e carteira mais aliviada.
Nessa altura já tinha 100.000Km de autocaravana pelo que foi pura distracção e também o facto dos tampões de água e gasóleo estarem ao lado um do outro e serem iguais. Acontece.
Caminheiro
caminheiro

Mensagempor las2855 » domingo jan 10, 2010 2:28 pm

A minha sogra uma vez, ao acender a luz de falta de óleo no tablier do seu lancia delta, distrai-se e enche o radiador com óleo de motor... :shock:
Mesmo com diversas purgas e lavagens do sistema em oficina nunca mais ficou bom!
É o que dá enganar-se na tampinha!
Cordialmente,
las2855
las2855

3 deslizes

Mensagempor decarvalho » domingo jan 10, 2010 3:19 pm

Ora vivam,
aqui vai num um, mas três "deslises"
e por ordem de gravidade decrescente...

1) em Nice, à saida do hypodrome,...uma varanda começou a voar baixinho e aterrou na esquina da capucine...
2) na zona de Mont Marsan.... ao subir um passeio a manete da alavanca de controle das aguas sujas cinzentas, embateu e abriu o depósito...
3) na Figueira da Foz, ao sair de manha, só ao fim de algum tempo se percebeu que os sinais de adeus...eram para assinalar a antena de TV não recolhida!

e quem sabe o que ainda poderá acontecer no futuro!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Aleluia » domingo jan 10, 2010 4:44 pm

Boas, companheiros. Não é um deslize, mas é uma situação para prevenir o 3º ponto, focado pelo Decarvalho.
Por um interruptor na base da aste da antena. Assim quando se baixar a aste, esta preciona o interruptor, o que nos indica que a antena está recolhida, caso contrário, assim que ligar a ingnição houve-se um "bip-bip" constante, até baixar a antena.

Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor majv » domingo jan 10, 2010 7:06 pm

Bem, até agora, acho que só tenho (temos) um deslize, se bem que já em duplicado, e no espaço de 4 dias.
Talvez por me terem metido na cabeça, que não deveria andar com o frigorifico na opção de automático (já nem me lembro qual era a razão...) andávamos sempre a mudar de bateria para gaz e vice-versa, consoante estávamos parados ou em andamento.
Nas férias de 2008, a 22 de Julho, em pleno Col de La Bonette-Restefond, e após a passagem da etapa do Tour, vou para dar á chave e....népias.
Como a patroa é que tinha a missão do contrôle do frigorifico...retirei-lhe esses "poderes", e acumulei mais essa função...
Dia 26, isto é, 4 dias depois, na Praia de Piemanson, quando vou ligar o motor para ir fazer manutenção á área de serviço de Salines de Giraud...pois é....idem idem, aspas, aspas.
Além de ter sido gozado...a partir daí foi decretada a opção "automático".
Até hoje, nunca mais tive problemas.
Apenas um aparte, em ambas as situações, bastou um cheirinho de bateria dado por companheiros franceses, e pegou logo.
Ahhhhhhhhhhhh
E por acaso, acabo de me lembrar de outra:
ainda com a AC antiga, e na 1ª viagem que fizémos, Agosto 2007, vim de Lamego até Nelas com a antena semi-levantada.
Vá lá, que não vinha totalmente levantada, e graças ao arvoredo do parque de Nossa Senhora dos Remédios, que não me permitiu levantar mais....
Em Nelas, parei para abastecer de gasoleo e começo a ver uma sombra estranha....era a dita, que não estava recolhida.
Saudações com outros auto-caravanistas, houve....se algum era por causa da antena, não sei.
:D :D :D
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor caminheiro » domingo jan 10, 2010 8:02 pm

Boa noite,
A gaveta dos talheres, bastante pesada, saltou numa curva porque não estava trancada. Então instalei um microinterruptor e um besouro que me alerta de alguma gaveta destrancada, logo que o motor começa a trabalhar. Já pensei estender a solução ás janelas, clarabóias, porta do frigorífico e porta da casa de banho. Para a antena não há alarme porque sendo automática recolhe logo que o motor trabalha. Os avisadores são muito úteis para tudo o que possa não estar em posição de marcha. Pena não haver ainda avisadores para que as capucines não beijem as varandas salientes em ruas estreitas, como também já me aconteceu em Viana do Castelo.
Faz-me confusão o que diz o companheiro majv porque, o normal, é que a alimentação do frigorífico a 12V se faça única e exclusivamente quando o motor está a trabalhar, independentemente da posição em automático ou manual. Se assim fosse nunca descarregaria a bateria.
Boas voltas e poucos percalços.
caminheiro
caminheiro

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo jan 10, 2010 9:00 pm

Caro Caminheiro:
Pelo menos na minha AC o frigorífico funciona a 12V mesmo que esteja parada, se for essa a minha escolha. No verão o painel solar é até suficiente para alimentar as duas baterias auxiliares (a do motor está sempre "defendida") quando fica estacionada ao sol, pelo que muitas vezes não utilizo o gás (se o calor não for demasiado, ou para paragens curtas) para manter o frigorífico.
A propósito de deslizes já consegui torcer, partir e soltar a manete de abertura do depósito de águas sabonetadas por ter colocado as rampas para nivelamento na parte de trás dos peneus traseiros. Quando arranquei para a frente a dita manete ficou presa na parte mais elevada das rampas e desfez-se tudo.
Vou ficar atento às "azelhices" dos companheiros e mais para a frente vou espetar-vos com uma que há-de deixar-vos boquiabertos. Com efeito sei hoje que não há limites para a estupidez humana, e duvido que alguém aqui seja capaz de dar um exemplo tão perfeito dessa verdade (e de irresponsabilidade...) como eu hei-de conseguir fazer adiante (estou a falar de mim, claro...).
Vão procurando nas vossas memórias o erro mais colossal e contribuam para me consagrar o futuro campião da asneira (para minha vergonha)!
Até à hora da revelação limitem-se a ir roendo as unhas...
Henrique Fernandes

Mensagempor las2855 » domingo jan 10, 2010 11:19 pm

deslizes de novatos não contam pois serão sempre perdoados.
agora doutorados é outra história... :lol:
Cordialmente,
las2855
las2855

Toldo aberto

Mensagempor Mcas » terça jan 12, 2010 12:35 am

A minha é mais para o cómico: em França, numa AS onde estavam 20/30 ACs resolvo mudar e sítio porque estava um pouco inclinado. Como o sol batia "de chapa" tinha o toldo aberto até metade e, vendo que distância para o novo sítio era curta (uns 40metros) achei que não valia a pena recolher o toldo. O pessoal das outras Acs, pensando que eu me ia embora com o toldo aberto, começam a gritar, a esbracejar, a assobiar, todos num grande alarido a avisar-me da anormalidade....Simpáticos...
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes